Quando falamos em aprender um idioma que não seja o português, pensamos logo no inglês ou no espanhol. Mas sabia que a procura pela aprendizagem de alemão tem aumentado de ano a ano?

Também sabia que existem mais de 200 milhões de pessoas no mundo que falam alemão?

Se o seu objetivo é fazer parte desta estatística, então mãos à obra porque não existe aprendizagem se dedicação e trabalho.

Sim, aprender alemão é mais demorado do que aprender francês ou inglês. No entanto não é impossível. Não é à toa que várias pessoas dominam o idioma facilmente.

Não vamos negar que alguém que fala português aprenderá espanhol muito mais facilmente do que inglês ou alemão. No entanto, ainda não foram comprovados milagres linguísticos e não é possível aprender bem uma língua estrangeira do zero em apenas 3 meses. E no caso do idioma falado na Alemanha, conte gastar ainda mais tempo.

É preciso esforço, motivação, dedicação – assim como em tudo o que aprendemos na vida – para atingir um nível elevado de conhecimento do idioma. Mas, se é um apaixonado pela língua e pela cultura germanófona, isso provavelmente não vai ser nenhum problema.

Abaixo apresentamos alguns conselhos para otimizar a sua aprendizagem de alemão.

Desenvolver rapidamente as suas habilidades no idioma

Como aprender alemão rapidamente?

Ou melhor, é possível dominar a língua germânica sem passar anos a fio a estudar?

Várias são as dúvidas e as possibilidades ao alcance daqueles que procuram e estão dispostos a investir em alternativas para acelerar o processo de assimilação de alemão.

Muito mais fácil quando já se sabe inglês

Já fala a língua inglesa e agora quer aprender a língua de Goethe?

É uma vantagem para a sua aprendizagem, já que várias interseções aparecem nos dois idiomas, principalmente no vocabulário.

Se está interessado em aprender alemão e acompanha o nosso blog sobre o assunto, então não é novidade nenhuma que o inglês e o alemão são dois idiomas de raiz germânica.

Assim como quem já fala português tem facilidade em aprender espanhol, italiano ou francês, aqueles que dominam o idioma de Shakespeare vão ser surpreendidos ao iniciarem aulas de alemão, tamanha é a semelhança entre os dois.

Quer alguns exemplos? A primeira coluna de palavras abaixo é em inglês e a segunda em alemão. Veja como são parecidas:

  • House” – “Haus” (casa)
  • University” – “Universität” (universidade)
  • Camera” – “Kamera” (câmara)
Em alemão existem várias palavras semelhantes ao inglês| Fonte: Unsplash.com

Estabelecer objetivos facilita a aprendizagem

Falar em aprender alemão rapidamente pode ser uma noção vaga para muita gente.

Para alguns, conseguir falar o idioma em 3 meses é aprender rápido; para outros, em 6; para outros, em 12.

Antes de perguntar “como conseguir dominar o idioma alemão facilmente”, porque não questionar:

  • Que nível pretendo alcançar com as minhas aulas?
  • Quando pretendo atingir esse patamar de fluência?

Objetivos precisos, quando pré-estabelecidos, podem ser uma grande ajuda na altura de se dedicar aos estudos.

O importante é o planeamento e a preparação antes de começar a ter aulas. Tendo essa atitude, irá ganhar tempo na aprendizagem.

Nível de alemão antes de começar as aulas

É extremamente importante detetar que nível de domínio do idioma alemão possui, para conseguir progredir rapidamente na aprendizagem. Esse conhecimento permite ter as ferramentas ideais para o bom desempenho na aquisição de conhecimento.

Ao ter consciência do nível em que se encontra, fica mais fácil focar as aulas nas necessidades reais para aprender a língua.

Intercâmbio na Alemanha

Para se aprender uma língua não é mistério nenhum que uma imersão total no idioma e na cultura na qual ela está inserida é a melhor maneira para assimilar o alemão em alta velocidade.

Se tiver condições de fazer esse investimento, então nada melhor do que passar algum tempo a ter aulas “in loco” num país germanófono.

Aprender divertindo-se

A maneira mais rápida de aprender a falar alemão é divertindo-se! Está cientificamente comprovado que assimilamos informações com maior velocidade se estas foram absorvidas de maneira recreativa.

Assimilar alemão começando do zero

Sempre com a missão de tornar a sua vida de estudante mais fácil e prazerosa, a Superprof preparou estes conteúdos com alguns conselhos para os marinheiros de primeira viagem que têm como missão “conquistar” o idioma falado na Alemanha.

Aprender alemão começando do zero é mais fácil do que parece.

Perguntas a fazer antes de começar a aprendizagem

Existem ferramentas que tornam o caminho a ser trilhado para atingir os seus objetivos linguísticos mais fácil e agradável.

 

O seu orçamento para aprender alemão estabelece o método de aprendizagem| Fonte: Unsplash.com

Quais são os seus conhecimentos prévios do idioma?

É interessante pensar nos conhecimentos que possui e que podem estar ligados à língua alemã. Essa constatação ajuda a ter noção de onde deve começar a sua aprendizagem e qual o melhor método para o seu perfil.

Quanto tempo é preciso para aprender alemão?

Cada um possui o seu próprio tempo de aprendizagem – o que é perfeitamente normal. Pessoas que falam inglês ou que possuem um contacto maior com a cultura germânica terão mais facilidade em assimilar diversos aspetos do idioma do que aqueles que possuem menos.

Quanto é que pretende gastar para aprender alemão?

Se a resposta for “zero” terá que ser um aluno muito esforçado e motivado para conseguir manter um bom ritmo mesmo sem a presença de professores. A boa notícia é que existem vários cursos e aulas de alemão online que são disponibilizados gratuitamente.

Caso tenha um boa quantia para investir neste processo, o leque de opções aumenta, assim como as suas hipóteses de os dias da semana em alemão antes do esperado.

3 métodos de estudo para iniciantes

Abaixo apresentamos três técnicas diferentes que podem ser utilizadas pelos estudantes. A primeira é a maneira mais rápida de se aprender a língua e a última a que leva mais tempo.

  • Intercâmbio cultural e de imersão linguística;
  • Ter aulas com um professor particular;
  • Ter aulas sozinho, por conta própria.

Como aprender alemão de maneira fácil

Aprender alemão de maneira simples, é este o sonho de todos aqueles que desejam conseguir falar o idioma rapidamente.

Mostramos abaixo alguns métodos de aprendizagem e estudo que podem auxiliar a tornar a tarefa de aprender alemão mais fácil, prazerosa e eficiente.

Cursos de alemão

Parece óbvio mas não custa nada reforçar: a melhor maneira de aprender alemão é tendo aulas do idioma. Se forem intensivas, melhor ainda. Já para não falar que, se forem dadas em território germanófono, então estarão disponíveis todas as ferramentas para aprender a língua oficial da Alemanha o mais rápido possível!

Privilegiar a comunicação e a troca

A segunda maneira mais fácil de aprender um idioma estrangeiro é a conversar com nativos dos países que falam a língua.

O alemão – assim como todas as línguas – é uma ferramenta de comunicação e de troca entre os seres humanos. Consequentemente, se a intenção é desenvolver as habilidades linguísticas, estabelecer diálogos com pessoas que são altamente versadas no idioma falado na Alemanha é uma excelente alternativa.

É possível começar a aprender alemão sozinho?

Sim, mas a verdade é que essa metodologia pode acabar por ser mais difícil e demorada que as outras, já que o avanço do aluno depende da sua motivação e dedicação à aprendizagem do alemão.

Imersão linguística

Passar algum tempo na Alemanha é, sem a menor sombra de dúvidas, a melhor e mais rápida maneira de aprender alemão. Na verdade, não só na terra de Angela Merkel, mas sim em qualquer nação germanófona como a Áustria, Suíça, Luxemburgo ou Liechtenstein.

Estudar sem sair de casa

Sabia que existe a possibilidade de estudar alemão dentro do conforto do seu próprio lar?

Gostou da ideia? Então confira os nossos conselhos para otimizar ainda mais a sua aprendizagem e ter sucesso a estudar em casa.

Pode optar por estudar em casa com cursos online e uma boa bibliografia| Fonte: Unsplash.com

Escolher uma boa bibliografia

Se está decidido a melhorar o seu domínio linguístico de maneira autodidata, não pode deixar passar em branco as inúmeras publicações didáticas dedicadas ao ensino do idioma alemão. São excelentes ferramentas no auxílio do avanço e da consolidação da aprendizagem.

Vá à livraria especializada mais próxima de sua casa e procura por boas opções que possam ser utilizadas durante os seus estudos. A procura também pode ser feita em livrarias online na internet ou ainda em bibliotecas públicas.

Internet: cursos online, vídeos e aplicações

A internet está lotada de cursos de idiomas e muitos deles são realmente bons.

Esta grande rede acolhe um leque variado de aplicações e sites para todos os gostos, perfis e bolsos, já que, encontramos tanto opções gratuitas quanto pagas.

Mas não é só de aulas que é feita a aprendizagem. Até no Youtube podemos ter acesso a diversos filmes, séries e podcasts na língua alemã, excelentes para treinar a compreensão oral do idioma.

Trocar correspondência com um nativo

Um ponto muito importante durante a aprendizagem de qualquer língua estrangeira é o exercício de comunicação com outras pessoas que também falam o idioma.

Se conhece germanófonos bilíngues ou nativos, então peça-lhes auxílio, criando situações nas quais só pratiquem o idioma de Goethe. Enquanto autodidata e estudante solitário, precisa de se forçar a praticar a expressão oral, senão não conseguirá avançar na sua aprendizagem.

Estudar pouco, mas estudar com qualidade

Enquanto autodidata, uma boa tática de estudos é a do avanço progressivo da assimilação da matéria. Ou seja, esqueça os cursos intensivos oferecidos na internet ou as longas e intermináveis horas de estudo por dia.

Começar a pensar em alemão

Para treinar o seu cérebro a pensar em alemão, uma boa estratégia é começar a assistir a filmes e a ouvir músicas no idioma. Comece por vídeos alemães com legendas no próprio idioma (se for mesmo iniciante, coloque a legenda em português).

Aplicações para aprender utilizando tablets

Também quer tentar aprender e/ou complementar os seus estudos em alemão através de um tablet, mas não sabe bem como?

Abaixo apresentamos algumas informações e dicas que podem ser muito úteis nesta aventura rumo ao nível bilíngue do idioma de Goethe.

Benefícios de aprender alemão

  • Os alemães são parceiros comerciais e industriais de Portugal;
  • A língua alemã é a número 1 falada na Europa;
  • O turismo evoluiu muito e os alemães são grandes viajantes!
Aproveite e converse com os turistas alemães| Fonte: Unsplash.com

Assimilar a língua através de aplicações

Conheça abaixo algumas das principais apps utilizadas por aqueles que desejam estudar alemão com o auxílio de um tablet:

  • Busuu
  • Babbel
  • Duolingo
  • DeutschAkademie

As atividades apresentadas nestes programas são geralmente intuitivas e de fácil compreensão, dando ao aluno a oportunidade de progredir no seu próprio tempo.

A maioria das aplicações que propõe o ensino de uma língua estrangeira oferece a primeira aula gratuita (ou primeiro grupo de atividades). Para continuar a utilizar o programa, é preciso pagar uma mensalidade (muito mais barata do que um curso de idiomas).

Precisa de um professor de Alemão ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.