Capítulos
Lançar-se na aprendizagem do idioma falado na Alemanha não é só começar a ter contacto com sons aos quais não estamos habituados, mas também descobrir uma nova cultura com uma grande carga histórica. Para se ter uma ideia, foram encontrados traços de utilização da língua alemã na Idade Média. De lá para cá, transformou-se bastante e tem um número cada vez maior de pessoas que a dominam. Estima-se que mais ou menos 120 milhões de pessoas ao redor do mundo sejam germanófonas, ou seja, falem alemão fluentemente. Esta população estará repartida em aproximadamente 34 países. A presença do idioma ao redor do globo terrestre deve-se, dentre outros motivos, à característica dos alemães de serem grandes viajantes. Ficou com vontade de fazer parte deste "clube"? Quer conselhos para aprender alemão? Muitas pessoas desejam - e até mesmo sonham - em falar a língua da Alemanha, mas não sabem como. Para alguns, apenas ter aulas durante poucas horas por semana não é o suficiente para atingir o nível esperado no tempo desejado. Para outros, é tarefa impossível, porque não conseguem conciliar a agenda carregada com os horários das aulas. Se esse é o seu caso, não perca as esperanças, porque existe a possibilidade de estudar dentro do conforto do seu próprio lar! Gostou da ideia? Então confira os nossos conselhos para otimizar ainda mais a sua aprendizagem e ter sucesso estudando em casa.
Escolher uma boa bibliografia
Sabia que no Porto, o alemão é uma língua corrente? Isso porque muitos imigrantes do país de Angela Merkel vieram para Portugal e se instalaram aí. O idioma falado na Alemanha foi passado, então, de pais para filhos. Sabia também que cresce diariamente o número de pessoas que têm aula para aprender a língua de Goethe em terras portuguesas? Um estudo feito há alguns anos constatou que milhares de portugueses frequentam cursos para aprender o alemão como língua estrangeira e o número não para de aumentar. Se está decidido a melhorar o seu domínio linguístico de maneira autodidata, então não pode deixar passar em branco as inúmeras publicações didáticas dedicadas ao ensino do idioma da Alemanha. São excelentes ferramentas no auxílio do avanço e da consolidação da aprendizagem. Existem livros para todos os níveis em todas as faixas etárias, o que permite ao aluno alcançar um progresso gradual. Saiba mais sobre como aprender alemão rapidamente!
Internet: cursos online, vídeos e aplicações
A internet está lotada de cursos de idiomas e muitos deles são realmente bons. A grande rede acolhe um leque variado de aplicações e sites para todos os gostos, perfis e bolsos, já que encontra tanto opções gratuitas quanto pagas. Em função do seu orçamento e do seu nível de domínio do alemão, é possível encontrar em apenas alguns cliques o programa que corresponda melhor às suas necessidades e desejos.
Curso pago ou gratuito?
Como estamos a dar dicas sobre como estudar sozinho em casa, então aqui vai mais uma: se puder, dê preferência a uma alternativa paga. Não, não estamos malucos por não escolhermos as gratuitas. O intuito é ajudar a ficar motivado, porque é muito mais fácil para o aluno abandonar pela metade uma série de aulas que não custaram nada do que aquelas que tiveram investimento financeiro.
Vídeos no Youtube
O grande site de difusão de vídeos no mundo do "www" possui milhares de cursos de alemão com professores com perfis diversos. Mas não é só de aulas que é feito a aprendizagem. Ainda no Youtube, podemos ter acesso a diversos filmes, séries e podcasts em língua alemã, excelentes para treinar a compreensão oral do idioma. Seja qual for o seu nível, encontrará opções adaptadas que irão ajudar a progredir. Para os iniciantes, a melhor escolha é a de vídeos de fácil compreensão, como os destinados às crianças. À medida que o domínio do alemão for aumentando, a dificuldade das escolhas podem acompanhar o desenvolvimento do aluno e pode passar a assistir curta-metragens seguido de longas, documentários e vídeos com vocabulários específicos. Outra boa dica é ouvir músicas na língua da Alemanha. Muitas delas têm as letras em legenda. Aprenda também a utilizar dispositivos móveis a seu favor para aprender alemão.
Corresponder com um nativo
Um ponto super importante durante a aprendizagem de qualquer língua estrangeira é o exercício de comunicação com outras pessoas que também falam o idioma. Esta parte da aprendizagem pode acabar por ser comprometida com os autodidatas, porque as pessoas ao seu redor provavelmente não falam alemão. Se conhece germanófonos bilíngues ou nativos, então peça-lhes auxílio, criando situações nas quais só pratiquem o idioma de Goethe. Enquanto autodidata e estudante solitário, precisa de se forçar a praticar a expressão oral, senão não conseguirá avançar na sua aprendizagem. Se o seu caso é diferente e não conhece absolutamente ninguém que fale alemão, então chegou a hora de colocar as habilidades com a internet à prova. Procure germanófonos na web, munido-se principalmente das redes sociais. Várias pessoas criam eventos no Facebook para promover encontros linguísticos. Verifique se existe algum deles na sua cidade. Senão, tente encontrar alguém com quem corresponder por mensagens ou Skype, porque desta forma também colocará em prática a compreensão e expressão escrita da língua.
Estudar pouco, mas estudar com qualidade
Enquanto autodidata, uma boa tática de estudos é a do avanço progressivo da assimilação da matéria. Ou seja, esqueça os cursos intensivos oferecidos na internet ou as longas e intermináveis horas de estudo por dia.
- Palavras utilizadas para se apresentar a alguém;
- Números;
- Cores;
- Peças do vestuário;
- Partes do corpo;
- etc.
Fazer listas Redija listas de 10 palavras, entre substantivos, verbos e adjetivos ligados ao assunto estudado. Memorize-as e tente formular frases utilizando-as, reforçando assim o processo. Coloque a lista de lado assim que as palavras forem decoradas. No dia seguinte, utilize alguns minutos para repetir o vocabulário memorizado no dia anterior. No final da semana, prepare um teste rápido, tipo um quiz, para ver o quanto realmente aprendeu ao fazer e praticar o vocabulário das listas. Ao praticar este exercício, verá como passa a aprender as lições estudadas muito melhor. Tenha em mente que é muito mais fácil motivar-se para estudar alemão durante 15 minutos por dia todos os dias do que uma ou duas horas seguidas apenas uma vez por semana. O tempo que estudou será o mesmo, mas perceberá o quanto a aprendizagem é mais fácil e eficiente. Experimente também variar os métodos de estudo. Sentirá, com certeza, a diferença no seu desenvolvimento. Aprender alemão de maneira simples é… simples!
Começar a pensar em alemão
Para realmente assimilar uma língua ao ponto de se sentir à vontade ao utilizá-la, é preciso, em determinada altura, começar a pensar através dela. Noutras palavras: é necessária uma imersão total na utilização do alemão. Obviamente que uma imersão 100% real apenas acontece quando moramos num país gemanófono. Mas então, como mergulhar de cabeça no contacto com a língua da Alemanha sem sair de casa?
A plataforma que conecta profes particulares e alunos