Ter o conhecimento de uma língua estrangeira na ponta da língua é uma ótima vantagem para a vida toda.

Quando falamos em aprender um idioma que não seja o português, pensamos logo no inglês ou no espanhol. Mas sabia que a procura pela aprendizagem de tem vindo a aumentar de ano para ano?

Além dos métodos de aprendizagem ditos "tradicionais", hoje em dia podemos ainda fazer bom uso da tecnologia que está ao nosso alcance para estudar uma nova língua, tal como tablets e smartphones.

Descobrir um novo idioma e familiarizar-se com uma nova cultura através do iPad pode ser muito prático. No conforto do lar, dentro dos transportes públicos ou na fila do banco, todas as horas são boas horas para estudar a língua de Angela Merkel quando se tem um dispositivo móvel em mãos.

Gostou da ideia e também quer tentar aprender e/ou complementar os seus estudos em alemão através do tablet, mas não sabe bem como?

Quer conselhos para aprender alemão?

A Superprof apresenta abaixo algumas informações e dicas que podem ser muito úteis nesta aventura rumo ao nível bilíngue do idioma de Goethe.

Benefícios de se aprender alemão

A língua alemã ganha cada vez mais espaço e notoriedade dentro do mundo profissional, principalmente dentro da Europa.

O número de pessoas que decidem se dedicar à aprendizagem de alemão aumenta de ano para ano.

Mas quais os benefícios de falar o idioma dos irmãos Grimm?
De onde vem esse entusiasmo crescente face à língua?

Apontamos alguns motivos que, por um lado, mostram que o alemão não é uma língua assim tão difícil a ser aprendida e que, por outro, o podem fazer ficar ainda mais interessado em estudá-la (caso ainda esteja na dúvida).

As tecnologias podem ser um grande aliado na aprendizagem| Fonte: Unsplash.com

Saiba mais sobre como aprender alemão rapidamente!

Parceiros comerciais e industriais

Sabia que a Alemanha é o segundo maior importador e exportador de mercadorias do mundo? Ou seja, tanto Portugal como vários outros países ao redor do globo compram e vendem muito do e para a nação de Albert Einstein.

Alguns mercados importantes na relação importação - exportação entre os dois países são:

  • Agroindústria (frutas e sucos tropicais);
  • Máquinas e equipamentos (setores mecânico e eletrotécnico);
  • Setor automobilístico.

Sendo assim, várias empresas alemãs estabeleceram-se no país ao longo das décadas.

Mesmo que o domínio do idioma não seja indispensável para conseguir trabalho dentro de companhias alemãs instaladas em Portugal, de facto, as hipóteses daqueles que dominam a língua de crescer dentro da empresa são maiores que as dos que só falam português.

Se não trabalha em nenhuma empresa proveniente da Alemanha, mas este é um dos seus objetivos profissionais, então o domínio o alemão trará, com certeza, vantagens perante os seus seus concorrentes pela vaga em questão.

Língua número 1 da Europa

90 milhões de germanófonos estão espalhados por toda a Europa. Muito enganados estão aqueles que pensam que só os habitantes da Alemanha possuem a língua como nativa: Áustria, Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein dentre outros países, têm o idioma de Goethe como uma das línguas locais oficiais.

Ao dominar o alemão, conseguirá abrir portas com mais facilidade dentro dessas nações, tendo a oportunidade de conseguir comunicar com milhões de pessoas.

Evolução do turismo

Há alguns anos, nunca ninguém apostaria no alemão para ser o idioma utilizado na comunicação através da Europa. No entanto, o cenário económico, político e turístico mudou completamente.

Cidades como Berlim, Hamburgo, Munique e Dusseldorf atraem vários turistas, sejam eles vindos da Europa ou de outros continentes.

Saber alemão pode abrir várias portas no seu percurso profissional| Fonte: Unsplash.com

Para aqueles que desejam entrar no mercado do turismo - companhias aéreas, agências de turismo, hotelaria, etc. - falar alemão pode ser uma grande qualidade para poder crescer no mercado.

É bom ter em mente que os alemães gostam muito de fazer turismo e viajar pelo mundo inteiro, inclusive em Portugal!

E mais: aprender alemão começando do zero é mais fácil do que parece.

Assimilar a língua através de aplicações

Estudar alemão através de aplicações para tablets não se compara com a metodologia de imersão total (melhor maneira de se aprender alemão rapidamente).

A utilização de aparelhos tecnológicos na aprendizagem do idioma da Alemanha pode, no entanto, ser muito útil para revisões da matéria e pesquisas sobre a história e a cultura de origem germânica.

Alguns dos benefícios que as aplicações podem oferecer são:

  • enriquecimento do vocabulário;
  • aperfeiçoamento da gramática;
  • melhora das construções frásicas;
  • etc.

As atividades apresentadas nesses programas são geralmente intuitivas e de fácil compreensão, dando ao aluno a oportunidade de progredir no seu próprio tempo.

A maioria das aplicações que propõe o ensino de uma língua estrangeira oferece a primeira aula gratuita (ou primeiro grupo de atividades). Para continuar a utilizar o programa, é preciso pagar uma mensalidade (muito mais barata do que um curso de idiomas).

Aprender alemão de maneira simples é… simples!

Conheça abaixo algumas das principais apps utilizadas por aqueles que querem estudar alemão com o auxílio de um tablet.

Existem várias aplicações para auxiliar na aprendizagem de alemão| Fonte: Unsplash.com

Busuu

Com um nome um tanto quanto peculiar  - e engraçado! - Busuu transformou-se na maior rede de aprendizagem de línguas através da internet.

Através do Busuu o aluno pode aprender, ler, descobrir e ouvir alemão onde quer que esteja.

A grande diferença desta aplicação é que é a única da sua categoria a oferecer a oportunidade de interação entre aprendizes utilizadores e nativos do idioma estudado.

Uma app de fácil utilização, indica os níveis de domínio da língua como os objetivos a serem alcançados.

Muito bem estruturada, precisa e, para a alegria dos utilizadores, igualmente lúdica, Busuu permite a leitura e a releitura de palavras e frases.

Esta é, sem dúvidas, uma aplicação que permite ao estudante progredir rapidamente.

Babbel

Babbel é outra aplicação famosa e muito utilizada no mundo das apps para a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Para começar a descobrir todas as subtilezas presentes no idioma de Goethe, para trabalhar de maneira inovadora e, ao mesmo tempo, lúdica, sem deixar a interatividade de lado, Babbel é uma ótima ferramenta a ser utilizada tanto para o aprendizagem quanto para a revisão do que foi aprendido (caso o aluno já tenha aulas presenciais).

Utilizar o Babbel é muito simples: escolhe o nível desejado (iniciante ou avançado) e, depois, deixe-se levar pelas propostas apresentadas pela aplicação.

O método é extremamente intuitivo levando o utilizador a explorar de maneira simples e fácil todos os pontos da língua, inclusive aqueles mais complicados.

A partir do momento em que o nível de dificuldade é selecionado, imagens com palavras em português aparecem na tela do tablet, instigando o utilizador a escolher o seu equivalente em alemão.

O Babbel permite ao aluno avançar ao seu próprio ritmo, enquanto se diverte com a descoberta de novos vocabulários no idioma de Angela Merkel, possibilitando a construção de uma base sólida desta língua que pode parecer complicada para muitos, mas é extremamente apaixonante!

Duolingo

Muito cuidado quando começar a utilizar Duolingo, porque esta é uma aplicação extremamente viciante!!!

Esta é uma das melhores apps disponíveis no mercado para a aprendizagem de línguas estrangeira (obviamente, por isso é que se encontra na nossa lista!), possuindo uma vantagem perante os seus concorrentes: é inteiramente gratuita, independentemente do nível de domínio do idioma em que o utilizador se encontre.

O método empregado pelo Duolingo é simples e bem conhecido daqueles que já passaram pela aprendizagem de outras línguas e agora se lançam na aventura de tentar falar alemão: a repetição.

Graças a uma interface super lúdica, o aluno aprende como se estivesse a jogar um jogo, porque ganha "vidas" e passa de "níveis" sempre que acerta uma ou várias questões. Esta metodologia permite uma aprendizagem divertida e lúdica, capaz de transformar os futuros germanófonos em viciados no programa!

Ideal para aqueles que adoram procrastinar nos estudos, mas que, ao mesmo tempo, querem muito aprender o idioma da Alemanha, o Duolingo possui, sem sombra de dúvidas, o método mais descontraído de ensino do alemão.

No final de determinadas lições, o utilizador ainda recebe pequenos textos a serem traduzidos, sempre de acordo com o nível em que se encontra.

Aprenda um novo idioma enquanto joga um jogo| Fonte: Unsplash.com

MosaLingua

Contrariamente à aplicação concorrente apresentada acima, MosaLingua é uma app paga, mais antiquada e mais complexa a ser utilizada.

Um ponto positivo desta aplicação é que, graças às estatísticas que apresenta,o estudante pode acompanhar o seu desenvolvimento na aprendizagem.

O vocabulário apresentado no MosaLingua é dividido por temas: transporte, turismo, números, etc.

É, portanto, uma ferramenta verdadeiramente completa.

DeutschAkademie

DeutschAkademie é mais uma aplicação inteiramente gratuita. O seu ponto forte encontra-se nos arquivos de áudio disponibilizados aos utilizadores, permitindo um aprimoramento na parte de compreensão oral.

No início de cada exercício, o aluno tem a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos em vários testes gramaticais e de vocabulário.

O DeutschAkademie oferece uma média de 20.000 atividades para ajudar o utilizador a desenvolver as suas habilidades linguísticas em alemão.

Que tal lhe parece estudar o idioma da Alemanha sem sair de casa?

Precisa de um professor de Alemão ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.