Aprender alemão de maneira simples: é este o sonho de todos aqueles que desejam conseguir falar o idioma rapidamente. Esta busca é, por incrível que pareça, tão feita na internet quanto aquela pelo método mais ligeiro de se aprender a língua de Goethe.

Mas será que é mesmo possível aprender um idioma estrangeiro facilmente?

Existem várias "fórmulas milagrosas" anunciadas por aí que prometem ao aluno uma aprendizagem em 30, 60 e 90 dias. Quer uma dica preciosa? Fuja delas!

Alguns idiomas são realmente mais fáceis a serem assimilados que outros. Não vamos negar que uma pessoa que fala português aprenderá espanhol de maneira bem mais fácil do que inglês ou alemão. No entanto, ainda não foram comprovados milagres linguísticos e aprender bem uma língua estrangeira do zero em apenas 3 meses não é possível. Tratando-se do idioma falado na Alemanha então, podemos esperar gastar ainda mais tempo.

Mas então, quanto tempo leva a dominar o alemão?

Esta pergunta é traiçoeira, porque o período de aprendizagem é influenciado por vários fatores, tais como:

  • perfil do estudante;
  • motivação para aprender o idioma;
  • dedicação aos exercícios fora das aulas;
  • tempo dedicado à aprendizagem;
  • tipo de aprendizagem;
  • etc.

Se é nosso leitor assíduo, então sabe que nossas entradas são sempre desenvolvidas com o intuito de ajudar os nossos leitores a alcançarem os seus objetivos educacionais.

Quer conselhos para aprender alemão?

Mostramos abaixo alguns métodos de aprendizagem e estudo que podem auxiliar a tornar a tarefa de aprender alemão mais fácil, prazerosa e eficiente.

Cursos de alemão

Parece óbvio, mas não custa nada reforçar: a melhor maneira de se aprender alemão é tendo aulas do idioma. Se elas forem intensivas então, melhor ainda. Já para não falar que se elas se passarem em território germanófono, terá disponíveis todas as ferramentas para aprender a língua da Alemanha o mais rápido possível!

O acompanhamento por um professor especializado no ensino do alemão para estrangeiros permite ao aluno trabalhar pontos importantes da aprendizagem, fazendo-o avançar progressivamente no domínio do idioma.

Aulas particulares ou em grupos, em escolas de idiomas ou com professores autónomos: a escolha fica ao seu critério. Cada uma delas possui as suas vantagens e desvantagens, devendo ser analisadas por cada estudante de acordo com os seus objetivos específicos.

Saiba mais sobre como aprender alemão rapidamente!

Pode escolher o método que preferir, aulas individuais ou em grupo| Fonte: Unsplash.com

Cursos em grupo

É possível encontrar aulas de grupo de alemão para todas as idades e todos os níveis. Basta procurar uma escola de línguas que ofereça o idioma como opção de ensino. Nada como utilizar o bom e velho Google a seu favor na altura da procura.

As aulas em grupos possuem diversas vantagens, tais como:

  • tarifas mais em conta do que aulas particulares;
  • possibilidade de troca de ideias e socialização com outros estudantes que também se dedicam à aprendizagem do alemão;
  • bom local para encontrar outras pessoas com a mesma paixão pelo idioma da Alemanha, motivando ainda mais a dedicação aos estudos.

Um ponto que pode eventualmente ser negativo é que o aluno precisa de seguir o ritmo de aula do grupo. Para alguns, a matéria pode parecer ser dada rápida demais, enquanto para outros, muito devagar.

O programa de ensino engloba diversos pontos importantes para se alcançar o domínio da língua, tais como o estudo da gramática alemã, conjugação, vocabulário, pronúncia, etc.

Aulas particulares e com professores ao domicílio

Fazer um curso particular de alemão é uma ótima alternativa para aqueles que precisam - ou querem - atenção personalizada nos estudos. Esta é também uma das maneiras mais rápidas de se aprender alemão, já que o professor trabalha pontos específicos da língua, de acordo com as suas necessidades e dificuldades. Sendo assim, o aluno não precisa se adaptar à velocidade de aprendizagem de outros colegas.

Para dar início às aulas, basta encontrar um bom professor que se encaixe aos seus anseios. Fique atento aos preços, pois as aulas particulares costumam custar mais que os cursos em grupo.

E mais: aprender alemão começando do zero é mais fácil do que parece.

Privilegiar a comunicação e a troca

A segunda maneira mais fácil de se aprender um idioma estrangeiro é a conversar com nativos dos países que falam a língua.

Antes de mais nada, o alemão - assim como todas as línguas - é uma ferramenta de comunicação e de troca entre os seres humanos. Consequentemente, se o desejo é desenvolver as habilidades linguísticas, estabelecer diálogos com pessoas que possuem um alto nível de proficiência do idioma falado na Alemanha é uma excelente alternativa.

Mas como encontrar um germanófono nativo em solo português (ou em qualquer outro lugar que esteja)?

Na era digital, nada mais simples do que entrar em contacto com pessoas dos quatro cantos do mundo. Redes sociais como Facebook e Couchsurfing podem ser muito úteis para procurar turistas que já estão ou que desejam vir para terras portuguesas.

Existem ainda sites e aplicações para pessoas que aprendem alemão que facilitam o encontro e a troca entre aprendizes e nativos desejosos em ajudá-los.

Que tal estudar o idioma da Alemanha sem sair de casa?

As redes sociais podem ser um grande aliado na aprendizagem de uma língua| Fonte: Unsplash.com

Como o importante é falar e tentar comunicar, seja aos "trambolhões" ou de maneira fluída, não se fique apenas por aqueles que nasceram e cresceram falando o idioma de Goethe. Se conhece pessoas com domínio avançado da língua, fluentes em alemão, aproveite a oportunidade para passar a conversar com eles apenas no idioma.

Outra alternativa para encontrar germanófonos são eventos dedicados aos apaixonados pela cultura germânica. Procure no Google e no Facebook. Esta é também uma boa maneira de fazer novas amizades.

É possível começar a aprender alemão sozinho?

Se é daquelas pessoas que morre de preguiça de ter aulas de língua estrangeira ou não quer fazer sessões com um professor por algum outro motivo específico, existe ainda uma outra forma de aprender o idioma do país de Angela Merkel: a estudar sozinho.

A verdade é que essa metodologia pode acabar por ser mais difícil e demorada do que as outras, já que o avanço do aluno depende da sua motivação e dedicação à aprendizagem de alemão.

Assimilar uma língua estrangeira é uma tarefa que precisa de prática diária, através de exercícios que englobem compreensão e expressão oral e escrita.

Aqueles que optam por uma aprendizagem autodidata precisam, então, de ser muito dedicados e assíduos nos estudos para conseguirem progredir no domínio do alemão.

Encontrar bons livros

Para dar início à aprendizagem, o mais aconselhado é adquirir livros didáticos que sejam adaptados ao seu nível. Eles podem ser facilmente encontrados em livrarias especializadas e em sites de venda de livros na internet.

Não sabe em qual nível se encontra? Então procure por um teste de avaliação de nível online: a internet está cheia deles.

Fazer cursos online

Nos dias de hoje, os aficionados em aprender idiomas estrangeiros podem contar com diversas ferramentas espalhadas pela web para aprender, por exemplo, o alemão.

Aprenda também a utilizar dispositivos móveis a seu favor na hora de aprender alemão.

Não desperdice o seu dinheiro, escolha o método mais adequado para si| Fonte: Unsplash.com

Podcasts, videoaulas e aplicações, assim como filmes, músicas e cursos online de alemão podem ser facilmente encontrados na internet.

Gratuitos ou pagos, estão disponíveis opções para todos os bolsos, permitindo o progresso ainda mais fácil dos aspirantes a germanófonos.

Para não cair na tentação de procrastinar na hora dos estudos, a Superprof aconselha a escolha de um pacote de cursos pagos, seja através de um site ou de aplicações. Isto porque, ao pagar, o aluno sente-se obrigado a seguir as lições, para evitar deitar dinheiro fora. Já nos cursos grátis, é muito fácil "deixar para amanhã", e esse "amanhã" nunca mais chega!

Mas, se prefere estudar com o acompanhamento de um professor, na Superprof encontra aulas de alemão online e presencial.

Imersão linguística

Passar algum tempo na Alemanha é, sem a menor sombra de dúvidas, a melhor e mais rápida maneira de aprender alemão. Na verdade, não só na terra de Angela Merkel, mas em qualquer outra nação germanófona, como Áustria, Suíça, Luxemburgo ou Liechtenstein.

Uma experiência como esta não pode ser planeada do dia para a noite. Além de requerer um considerável investimento financeiro, ir morar para um país estrangeiro exige preparação, porque implica uma mudança de vida radical.

Morar num país germanófono para aprender alemão

Para se sentir confortável a utilizar a língua estrangeira local, é preciso morar durante alguns meses no país escolhido e não apenas algumas semanas.

Tal imersão a longo prazo não implica apenas uma importante quantia de dinheiro a ser investida, mas também um envolvimento emocional muito grande, já que significa ficar longe da família e mudar completamente o estilo de vida.

Vale a pena lembrar que o objetivo deste "mergulho" na língua e na cultura alemãs é o de fazer o aprendiz parar completamente de utilizar o seu idioma materno (no nosso caso, o português) durante o período em que vive fora.

Para que essa missão seja bem sucedida, uma boa sugestão é tentar dividir uma casa com um nativo, assim como procurar por um emprego que permita o contacto diário com o alemão.

Associadas às aulas do idioma, essas atitudes facilitam a adquirir de maneira ainda mais rápida o sentimento de conforto ao utilizar a língua alemã.

Se tiver oportunidade viaje para um país de língua alemã| Fonte: Unsplash.com

Férias com curso intensivo em países germanófonos

É fácil encontrar cursos intensivos de alemão para estrangeiros na Alemanha, Áustria e outros países que falam a língua durante o período de férias.

Destinados a diversas faixas etárias e a todos os níveis de domínio do idioma, o estudante não precisa de ir de "malas aviadas" para o país escolhido. Essa imersão fará com que progrida mais rápido na aprendizagem e conheça melhor a utilização do alemão na vida quotidiana.

Precisa de um professor de Alemão ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.