Capítulos
- 01. Personalidades famosas da cidade do Porto: os que chegaram às aulas de português
- 02. Lisboa: há lisboetas cujas obras sejam estudadas nas aulas de português?
- 03. Coimbra, a cidade estudantil, foi berço de que autores portugueses?
- 04. Que outras personalidades famosas portuguesas são conhecidas em todo o mundo?
Vivemos num mundo em que as celebridades são idolatradas de uma forma excessiva, existem inclusive pessoas que são famosas apenas por serem famosas, o que não faz muito sentido.
A facilidade de conseguir visualizações e ser conhecido hoje deve-se à facilidade de acesso por todo o mundo, qualquer pessoa pode fazer um vídeo e partilhá-lo no TikTok ou no Youtube e no dia seguinte, ter o nome nas bocas de todo o mundo, sem, na realidade, ter conseguido nenhum grande feito ou demonstrado grande talento.
Mas, nem sempre foi assim e os nomes que mais ouvimos falar de outras épocas, conseguiram sim grandes feitos que merecem ser falados e conhecidos até aos dias de hoje e de hoje em diante, pois fizeram parte da história da língua portuguesa, da origem de Portugal e fizeram parte de grandes eventos que mudaram o mundo, permitindo que hoje a vida seja como a conhecemos.
No entanto, embora hoje seja fácil ser uma celebridade, existem várias pessoas de nacionalidade portuguesa que nos dias actuais, conseguem o estrelato com muito mérito e ainda que estejamos habituados a que sejam de outra nacionalidade, mais habitualmente dos Estados Unidos da América, aqui, em Portugal, há muitos nomes que devem ser referidos, pelos caminhos que seguiram e, também por manterem vivas as suas origens, alguns até o sotaque com que cresceram.
Iremos ver as personagens mais ilustres de algumas cidades portuguesas numa breve lista, que deve ser lida, para que compreendamos a importância não apenas das pessoas, mas de um dos fatores que as diferencia, que é definitivamente, a cidade e local onde nasceram e cresceram.
Personalidades famosas da cidade do Porto: os que chegaram às aulas de português
A cidade do Porto é conhecida por todo o mundo por vários motivos mas, o maior será certamente o vinho do Porto, a gastronomia, os monumentos, a simpatia da população...
Mas, o Porto foi berço de muitas personalidades relevantes e importantes para o desenvolvimento da língua portuguesa como a conhecemos hoje. Aliás, era esta cidade a escolhida para capital de Portugal mas, por diversos motivos, na época, acabou por ser escolhida a cidade de Lisboa.
Há várias expressões e palavras portuguesas que são utilizadas apenas no Porto, como:
- morcão, com pronúncia portuense, ler-se-ia algo como "morcoum";
- jeco, um cão;
- estrugido, o famoso refogado;
- estar com o tau, estar aborrecido, chateado.

Há várias outras expressões portuenses que, são utilizadas no dia a dia para situações diversas e esta gente é muito frontal, por isso, um aluno de Lisboa que queira fazer um curso de português na Universidade do Porto, poderá eventualmente ter um choque. Isto, com uma distância de apenas 300km que distancia ambas as cidades. Portugal é realmente um país com as suas diferenças linguísticas bem marcadas!
Vejamos então, algumas personalidades de uma das mais conhecidas cidades do Norte!
Manoel de Oliveira
Nascido em Cedofeita, no coração da cidade do Porto em 1908 é um realizador de cinema lendário com uma carreira de quase um século! Utilizou a cidade do Porto e a língua portuguesa à "moda do Norte" bem marcadas em vários dos seus filmes.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Todo e qualquer aluno do básico que esteja com o mínimo de atenção às aulas de português, sabe de quem falamos aqui, uma das mais famosas poetas do século XX, cujas obras são estudadas e fazem parte do plano nacional das aulas de português.
Almeida Garret
Frei Luís de Sousa e Romanceiro dizem algo? Claro, são obras estudadas pelos alunos, nas aulas de português de todo o país. Almeida Garrett é conhecido por ser a figura principal do romantismo português e é um dos portuenses mais famosos.
Lisboa: há lisboetas cujas obras sejam estudadas nas aulas de português?
Lisboa, sendo a capital, é também o berço de grandes nomes de ilustres portugueses de várias áreas, como desporto, artes, ciências, artistas de teatro, cinema e televisão, cantores... Mas, foi em Lisboa também que nasceram alguns dos maiores escritores portugueses.
Muitas destas obras foram ainda escritas de acordo com as antigas regras ortográficas, antes do novo acordo ortográfico.
Fernando Pessoa
Um dos escritores portugueses mais famosos, cujas obras são estudadas durante o secundário e em todos os exames há um ar de obras suas. Publicou apenas 4 obras em vida, tendo sido 3 em língua inglesa e apenas 1 em língua portuguesa: A Mensagem. Esta é estudada no secundário e pode suscitar várias dúvidas a qualquer aluno que a estude mas, com atenção às aulas, qualquer um conseguirá ultrapassar as dificuldades e ver as suas dúvidas resolvidas.
É conhecido também pelos seus heterónimos: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Viveu a maior parte da sua vida adulta em Lisboa e foi lá também que construiu a sua carreira como o maior escritor português a viver.

Luís Vaz de Camões
Mais um grande nome de um português nascido em Lisboa, cujas obras são extensivamente estudadas no ensino básico e secundário, sendo Os Lusíadas a mais conhecida. É também o autor do famoso poema:
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer;
Que todos os alunos acabam por conhecer e estudar ao longo do seu percurso escolar. Nasceu no século XV, mas, até hoje é um dos escritores lisboetas mais conhecidos.
Coimbra, a cidade estudantil, foi berço de que autores portugueses?
Coimbra é onde se encontra a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais antigas de todo o mundo, a Universidade de Coimbra, criada no ano de 1290.
Uma cidade musa de muitos poemas e obras, foi o local de nascimento de vários grandes ilustres portugueses, e muitos destes são também estudados nas aulas de português e mais extensivamente nos cursos de português do ensino superior. Vejamos alguns exemplos.
Antero de Quental
Nascido não em Coimbra mas nos Açores, Antero de Quental cresceu a nível profissional e académico em Coimbra, onde concluiu os seus estudos e conseguiu o certificado na área do Direito. Foi o fundador da Sociedade do Raio, que pretendia renovar o país através da literatura.
As suas poesias apresentam 3 faces distintas:
- as experiências juvenis, onde coexistem muitas e distintas tendências;
- a da poesia militante;
- a poesia de tom metafísico, utilizada para expressar a angústia de quem procura o sentido da existência.

Eça de Queiroz
Eça nasceu na cidade do Porto, onde cresceu e estudou até aos 16 anos, altura em que se mudou para a cidade de Coimbra, fez o seu curso de Direito na Universidade de Coimbra, onde conseguiu o seu certificado, depois de concluir os estudos.
Os trabalhos e obras de Eça de Queiroz foram traduzidos em cerca de 20 línguas, o que nos demonstra claramente que figuras portuguesas são também conhecidas em grande escala por todo o mundo, pelos seus grandes feitos, neste caso, literários.
A sua obra mais famosa é sem dúvida Os Maias, obra literária obrigatória no ensino secundário, portanto, todos o portugueses já leram ou pelo menos ouviram falar da mesma.
Que outras personalidades famosas portuguesas são conhecidas em todo o mundo?
Por Portugal inteiro e desde a sua criação e início, houveram e há personalidades e pessoas famosas que se destacam por todo o mundo, até aos dias de hoje. E isto não é apenas na área da literatura e não falamos apenas dos que são estudados nos cursos de português!
Iremos dar alguns exemplos de pessoas de outras áreas que se destacam e fazem com que Portugal seja conhecido e famoso por todo o mundo.
Álvaro Siza Vieira
Este senhor, dispensa apresentações, já que é um dos maiores nomes dentro na arquitetura e é bastante conhecido nacional e internacionalmente. Desenhou o edifício da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde se encontram os cursos desta área, o Museu da Arte Contemporânea de Serralves, a Piscina das Marés e muito, muito mais. É também um vencedor do prémio Pritzker.
Sara Sampaio
Famosa modelo portuense, com vários trabalhos a nível internacional que foi escolhida como Anjo para a Victoria's Secret.
Cristiano Ronaldo
Outra pessoa que dispensa apresentações, Cristiano Ronaldo, nascido na ilha da Madeira é actualmente reconhecido como o melhor jogador de futebol do mundo, detendo vários recordes mundiais na sua área, que é o futebol! Em todos os países, desde a China, Sri Lanka, África do Sul, Estados Unidos da América, o nome Cristiano Ronaldo é conhecido, tal como a sua origem: Portugal.
Muitos jovens, quando lhes é solicitado que escrevam uma redação sobre o seu ídolo, escolhem o Cristiano Ronaldo, e estes jovens não são apenas portugueses mas sim de todo o mundo e muitos, dedicam-se a aprender algumas palavras em português por causa do seu ídolo!

José Mourinho
Ainda no futebol, em Portugal nasceu José Mourinho, que mais tarde, em 2010, veio a ser considerado o melhor treinador do mundo pela FIFA.
Tem a alcunha de "The Special One" e é também conhecido mundialmente.
Amália Rodrigues
A diva nacional do Fado, a intérprete mais famosa deste estilo musical, nasceu na cidade de Lisboa, construiu uma carreira musical fantástica, apreciada em todo o mundo, vindo a tornar-se uma lenda, que ajudou a que várias palavras portuguesas fossem conhecidas por todo o mundo.
José Saramago
Terminemos esta breve lista com um dos maiores nomes portugueses na área da literatura, José Saramago. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura no ano de 1998 e, em 1995, com o prémio de Camões.
Teve várias obras que se espalharam por todo o mundo, como:
- Ensaio sobre a Cegueira, sobre o qual foi produzido um filme no Japão, Brasil e Canadá;
- Memorial do Convento;
- O ano da morte de Ricardo Reis;
- entre muitas outras.
É também estudado em aulas de português por todo o país, e os seus textos saem frequentemente nos exames português do secundário, onde os alunos passam dias a ler e estudar detalhadamente as suas obras literárias, e muitas vezes, acabam por recorrer à ajuda de um professor particular, pois estas obras, apesar de fantásticas, não são fáceis de compreender.
Se precisa de um professor de português particular para explicações de português particulares, de forma a conhecer e compreender melhor as obras literárias dos grandes escritores portugueses ou até para compreender melhor a gramática, existem cerca de 10.000 professores de português na plataforma Superprof prontos a iniciar as aulas pelo valor médio de apenas 7 euros! Cada aula, poderá ser tanto online, quanto presencial. Uma aula online permite que um aluno de um certo ponto do país possa assistir às explicações de português de uma professora ou professor de qualquer outra cidade e o valor é quase o mesmo!
Portugal é um país que desde sempre foi reconhecido pelos grandes feitos dos portugueses, desde a época dos Descobrimentos até aos dias de hoje!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos