O surf tem já centenas, se não milhares de anos, tendo tido os seus inícios no Hawai e na Polinésia onde surfar as melhores ondas era um privilégio decidido pelo lugar do surfista na hierarquia local.

Nos dias de hoje existe uma grande admiração de parte dos jovens (e não só) pelo surf, pelo que este pode proporcionar à vida como ao corpo e à mente. Muitos jovens em Portugal pretendem ser surfistas e adoram os surfistas profissionais e adoram também, claro, o mar. Como se pode utilizar essa paixão?

De variadíssimas formas desde windsurf, kitesurf, bodyboard, paddle e o rei dos desportos aquáticos com prancha, o surf. Mantenha-se informado acerca de tudo que acontece com o surf em Portugal no site surftotal para não perder nenhuma notícia!

Porquê que a praia da Nazaré é tão famosa? Será boa ideia ter aulas de surf nazare?

Quando falamos ou ouvimos falar na cidade da Nazaré, cidade de Leiria, entre a grande cidade de Lisboa e de Coimbra, onde as aulas de surf são top para iniciantes no desporto, o nosso pensamento vai imediatamente para as ondas gigantes da sua praia do Norte. Nazaré ganhou prestígio e começou a andar nas bocas do mundo quando se descobriu as suas ondas.

Não se deixe enganar pela aparência desta praia pois por vezes podem parecer muito calmas mas quando menos espera poderá ver ondas com 30m de altura!

Embora a cidade tenha muito para oferecer além das ondas, tal como várias igrejas museus e muitas histórias e lendas que estão associadas a esta cidade tão portuguesa, o Canhão da Nazaré será sempre mais conhecido e quem visita a Nazaré, será quase sempre para ver ou mesmo tentar surfar as suas ondas tão magníficas. Poderá estar a par de tudo que acontece na praia da Nazaré através do meo beachcam ou mesmo pesquisando o surftotal!

onda tubular nazaré
Surfista a utilizar a manobra Tubo numa grande onda. | Fonte: Pixabay

Se mora na Nazaré e quer aprender a surfar as melhores ondas da sua cidade mas não tem experiência, poderá sempre começar em praias mais calmas, pesquisando a meo beachcam poderá ver como se encontram outras praias próximas de si como Figueira da Foz ou mesmo indo para Sul para as praias lisboetas de Carcavelos, aqui poderá aprender e treinar calmamente até chegar ao nível de experiência necessários para se aventurar em ondas mais desafiantes e assustadoras.

Mas não se assuste, embora realmente tenha ondas gigantes, a Nazaré pode várias vezes ser comparada às praias da Figueira da Foz e tem momentos em que é possível praticar kitesurf, bodyboard e até windsurf, sendo o fenómeno das ondas gigantes normalmente no Inverno!

Falando em ondas gigantes e assustadoras, sabe onde pode encontrar as maiores ondas do mundo?

LocalPaísAltura das ondas (metros)
NazaréPortugal30m
WaimeaHawai25m
Ghost tree, Peeble BeachEUA20m
Mavericks, Half Moon BayEUA20m
The RightAustrália18m
BelharraFrança15m
Punta de LobosChile10m

Além da famosa praia da Nazaré, existem mais praias na cidade.

Quando falamos em Nazaré, pensamos apenas nas ondas gigantes mas a verdade é que a cidade da Nazaré tem mais a oferecer. Se quiser fugir das ondas gigantes da Praia do Norte, consulte o windguru para as seguintes praias:

  • Praia da Vila;
  • Praia do Salgado;
  • Praia do Sul.

Porque existem ondas gigantes? Como se forma o famoso Canhão da Nazaré?

A Nazaré já é visitada por surfistas de todo o mundo desde os anos 60, tendo já sido também palco de vários torneios ao longo destes 60 anos, embora actualmente a maior parte dos torneios de surf se encontrem em Ericeira, quando falamos em torneios profissionais e surfistas com coragem e experientes, estes acontecerão na Nazaré.

O famoso Canhão da Nazaré é um dos maiores da Europa e está ainda por ser descoberto todo o mistério sobre como se forma este canhão, porque se encontra numa área geológica que não foi ainda estudada a fundo, mas acredita-se que este fenómeno possa estar associado a uma fenda na plana tectónica que atravessa a cidade, com cerca de 170km de comprimento e 5km de profundidade.

surfista na crista da onda
Surfista numa onda gigante. | Fonte: Pixabay

O que sabemos com certeza é que há certos dias do ano em que as combinações certas de vários elementos como a terra, o vento e a água do mar fazem com que aconteça este fenómeno. Este canhão cria depois condições propícias para a formação das famosas ondas gigantes.

Acontece que ele separa uma onda em duas partes, fazendo com que ambas percorram o canhão e quando se encontram, formam uma única onda gigante que juntamente com a corrente que vem da costa, se torna ainda maior. Esta praia é realmente o oposto de outras bem próximas onde as águas são bastante calmas e boas para iniciar a surfar como na Costa da Caparica.

Na Nazaré será sempre imprevisível pelo que nem o site windguru poderá prever a altura das ondas, pois numa questão de segundos poderá vir uma onda com três vezes o tamanho previsto! Outro factor que poderá estar relacionado com o fenómeno, são as tempestades pelo oceano atlântico que nas estações do Outono e do Inverno trazem ainda mais força ao canhão da Nazaré.

Aliás, durante o Inverno é quando acontecem as melhores ondas para surfar em todo o país, mantenha-se a par através do surf forecast e saiba como está o mar em todas as praias desde a praia de Matosinhos no Porto até ao Algarve.

O recorde mundial de maior onda surfada

Garret McNamara é mundialmente conhecido por ter surfado a maior onda de sempre na Nazaré, atingindo os 23,77m de altura. Mas este ano, de acordo com o site surftotal, esse recorde foi ultrapassado pelo brasileiro Rodrigo Koxa, tendo este surfista apanhado uma onda com 24,4m!

Ainda sobre recordes, actualmente o recorde feminino pertence também a uma brasileira e foi conseguido também na Nazaré onde Maya Gabeira surfou uma onda com 22,4m.

Quer iniciar as aulas de surf e não sabe que material vai necessitar?

Antigamente dizia-se que para surfar precisava apenas da prancha, mas acreditamos que isso se devia ao peso das primeiras pranchas de surf, algumas eram feitas de madeira maciça e chegavam a pesar 75kg.

Hoje em dia são fabricadas em fibra de vidro o que dá muito mais mobilidade ao surfista e deixa também um espaço para outras coisas igualmente importantes.

Surfistas com as suas pranchas
Surfistas com as suas pranchas de surf e fatos de surf. | Fonte: Pixabay

Certamente que o seu professor irá indicar que material deve comprar para começar a sua aventura pelo mundo do surf, mas poderá já ficar com uma ideia:

  • Prancha de surf;
  • Cera para a prancha;
  • Fato de surf completo com ou sem mangas;
  • Protecção para os ouvidos (tampões por exemplo);
  • Protector solar;
  • Chop (corda de ligação entre o surfista e a sua prancha).

Para iniciar, não será necessário mais nada, podendo sempre acrescentar alguns detalhes que serão falados com o seu professor à medida que for progredindo as suas capacidades de surfar as ondas que lhe aparecerem.

O ideal é que consiga atingir um ponto de mestria que não lhe faça diferença se está a surfar as melhores ondas de Lisboa, da Nazaré ou do Alentejo, desde que o faça com segurança (consulte sempre a meo beachcam para ver como estão as ondas em tempo real) e claro, muita felicidade, gosto e diversão.

Com a Superprof pode encontrar as melhores aulas de surf

Connosco terá a oportunidade de encontrar os melhores professores de sempre desde o Funchal, onde o paddle é bastante praticado, passando por todas as cidades portuguesas até à Nazaré. Ao longo das praias na cidade da Nazaré será possível encontrar várias escolas de surf onde se poderá dirigir, ou, ainda mais fácil, pesquise na Superprof para encontrar o melhor dos melhores.

Manobras com a prancha de surf
Surfista a realizar uma manobra de surf. | Fonte: Pixabay

A média dos preços para as aulas de surf Nazare são de cerca 20 euros e com a Superprof a primeira aula é quase sempre oferecida pelo seu professor! Temos professores de surf por todo o país à espera dos seus melhores alunos que serão os próximos experts nas águas portuguesas.

Sabia que até em Viseu temos aulas de surf? Com a Superprof encontra professores de surf, bodyboard, kitesurf, windsurf, paddle e até aulas de surf pensadas especificamente para crianças ou mulheres!

Com a sua primeira aula com um professor Superprof pode esperar que seja algo mais teórico pois há muito a aprender seja sobre a Nazaré ou outra praia onde decida fazer as suas aulas de surf, além de como utilizar a prancha da melhor forma, como se proteger a si e aos outros e claro, como entrar no mar, remar até às ondas e finalmente colocar-se em pé em cima da sua prancha de surf!

Um dia que sinta já ser capaz de surfar sozinho e deixe o seu professor Superprof, não se esqueça de perder algum tempo a observar o mar antes de decidir fazer-se às ondas, pode até faze-lo online através da meo beachcam, para começar a familiarizar-se com as ondas e não correr nunca perigos e veja também a plataforma Superprof pois temos sempre as melhores dicas para si!

Precisa de um professor de Surf ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.