Por todo o mundo vemos pessoas das mais variadas faixas etárias a praticar desportos aquáticos como surf, windsurf, bodyboard, kitesurf e até paddle, sendo este último bastante apreciado tanto em Coimbra como em Viseu, por haver a possibilidade de praticar stand up paddle no rio, significa menos perigo, águas mais calmas e uma viagem bem tranquila!

O famoso desporto surf, tem ganho cada vez mais adeptos pelo país fora e também pelo mundo, sendo já praticado há alguns milhares de anos e o motivo disto é o sentimento e benefícios físicos que este traz aos seus praticantes, apelidados de surfistas. Ao surfar as ondas das nossas praias, o surfista sente uma sensação de liberdade inigualável e esta aliada ao contacto direto com o mar e a visão do horizonte, torna-se numa sensação realmente inexplicável e Portugal oferece essa possibilidade de norte a sul, pois sendo um país junto ao mar, existem milhares de praias onde o poderá experimentar.

Sabe onde pode ter aulas de surf em Coimbra?

Coimbra é considerada a cidade estudantil, situada na região centro do nosso país. É uma cidade historicamente universitária devido à sua universidade, criada há quase 900 anos, sendo a Universidade de Coimbra uma das mais antigas da Europa, considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Esta cidade é atravessada pelo Rio Mondego, onde é bastante usual vermos praticantes de stand up paddle e outros desportos aquáticos e encontra-se também com o mar, onde o surf e o bodyboard reinam.

Aqui é possível ainda nos dias de hoje ver as antigas ruas estreitas, escadas, arcos medievais, torres, capelas, mosteiros onde se encontram os túmulos de vários reis desde nosso país e igrejas assim como aquedutos, jardins e parques. Considerada a "Cidade do Conhecimento", se viajar a Coimbra será impossível voltar sem ter aprendido nada.

universidade de coimbra
Imagem da antiga e famosa Universidade de Coimbra | Fonte: Pixabay

Mas, além de todo o conhecimento possível de adquirir em Coimbra, esta é também uma cidade com grande ligação a artes, música, teatro, fotografia e claro, ao surf e outros desportos aquáticos. Aqui é possível praticar todo o tipo de desportos aquáticos pois além de fantásticas e grandes ondas existentes na Figueira da Foz, é atravessada pelo rio Mondego, local perfeito para desportos que não requerem a força do mar mas sim de uma pagaia como é o caso do paddle.

No entanto, é também possível praticar paddle nos mares coimbrenses, basta que antes veja os sites surf forecast, windguru ou mesmo o meo beachcam para saber como está o mar em tempo real ou mesmo ver vídeos em direto das praias para ter a certeza que não vai ao engano com o seu equipamento de paddle e ao chegar ao local ver surfistas a surfar ondas enormes!

Mas o seu objetivo é mesmo aprender a surfar em Coimbra? Iniciou-se aqui em Agosto de 2020 o projeto "Surf no Crowd", cujo principal objetivo é potenciar o surf nas zonas balneares menos exploradas, mas com excelentes condições para o surf tal como acontece nos concelhos de Figueira da Foz, Mira e Cantanhede, para que os surfistas conheçam melhor a área e adicionem Coimbra à sua lista de paragens obrigatórias para surfar. Conheça os melhores spots de surf coimbrenses:

  • Praia de Mira;
  • Praia da Figueira da Foz;
  • Praia de Buarcos;
  • Praia do Cabedelo.
  • Rio Mondego.

Como vê, foi adicionado à lista o Rio Mondego pela fantástica possibilidade de poder ter as suas primeiras aulas de surf aqui e por poder aprender tranquilamente como se deitar, remar ou mesmo levantar em cima da prancha de surf num local tranquilo, antes de se fazer às ondas da Figueira da Foz, tão parecidas com as de Ericeira, cidade surfista!

Como é o tempo e o mar em Coimbra?

Aqui, a temperatura média anual ronda os 16,1º, sendo as temperaturas mais baixas de 6º, o que faz de Coimbra uma ótima cidade para surfar em segurança em qualquer altura do ano, sendo que no Inverno as ondas são sempre bastante mais apetecíveis para os surfistas mais experientes!

Relativamente à temperatura do mar, esta nunca irá abaixo de 14º, fazendo das águas coimbrenses seguras e com baixo risco de hipotermia, mas não deve nunca descuidar-se, utilizando sempre os fatos térmicos para se manter protegido de todos os elementos!

Paddle ou padel coimbra? Conheça as diferenças para não se confundir

Muitas são as vezes em que todos nós nos enganamos com estes dois estrangeirismos, tanto por serem escritos de forma parecida como por se lerem de forma igualmente parecida. Mas, na realidade, não podiam ser mais diferentes pois embora sejam 2 desportos, um utiliza uma prancha de surf e o outro utiliza raquetes e uma bola.

paddle no mar
Surfistas a praticar stand-up paddle no mar| Fonte: Pixabay

No pádel, é utilizada uma bola de ténis e 2 raquetes, enquanto que no stand-up paddle, é utilizada uma espécie de prancha de surf, uma pagaia e este pode ser praticado no mar ou em qualquer rio, seja ele o rio Douro ou mesmo rio Tejo em Lisboa! Com o paddle é possível obter muitos dos benefícios do surf tal como:

  • Contacto próximo com a natureza;
  • Oportunidade de respirar ar puro;
  • Melhora a condição física pois exige algum esforço remar a prancha pela água;
  • Calmo e relaxante;
  • Ajuda a libertar-se do stress diário;
  • Ser mais feliz.

Como pode beneficiar ao máximo as suas aulas de surf?

Se é já um praticante de surf, certamente usufrui já dos muitos benefícios quer físicos quer mentais que este desporto pode proporcionar. Se ainda não iniciou as suas aulas, saiba que aprender a surfar é muito mais do que aprender a subir para a prancha, controlá-la e guiá-la pelas mais diversas ondas portuguesas.

É preciso ter bastante treino e bastante técnica e conhecimento do mar para que possa finalmente agarrar na sua prancha de surf e correr em direção a ele e isto não se aplica só às gigantes ondas do Canhão da Nazaré, mas a todas as ondas de todas as praias que possa encontrar pelo mundo fora.

onda tubular surf
Surfista a fazer o truque Tubo | Fonte: Pixabay

Nas suas aulas de surf vai aprender tudo o que é possível aprender sobre o desporto, sobre o mar, as ondas, os equipamentos, regras, manobras e algumas dicas importantes que serão dadas pelo seu professor Superprof. O que não será possível aprender, conseguirá atingi-lo com muito treino e dedicação, pois como todos os desportos, o surf não é algo teórico mas sim físico e por esse motivo precisa de estar o máximo de tempo possível dentro de água para atingir o nível de surfista pró!

No entanto, ao iniciar, antes de entrar na água, irá aprender a observar o mar, como contar as ondas e como as distinguir, assim como a identificar um corrente e como a evitar ou caso se veja preso nela, como conseguir fugir dela sem se lesionar (aconselhamos que se deixe ir com a corrente até uns metros de distância da costa e quando vir oportunidade que comece a nadar para um dos lados, paralelamente à praia).

As rochas e os calhaus merecem a sua máxima atenção pois se se vir numa praia como as do Funchal onde esse perigo é bastante comum, deverá saber evitá-lo. Irá também aprender como respeitar as ondas e os outros surfistas, não devendo nunca tentar apanhar ondas que estejam já a serem surfadas assim como não apanhar ondas maiores do que as suas capacidades.

Depois de ter aprendido o básico e ter o seu equipamento essencial, deverá aprender a utilizar as tão famosas ferramentas online como o windguru, o surf forecast e o meo beachcam, pois assim poderá saber a velocidade do vento, o tamanho das ondas e até a temperatura da água, assim como ter acesso a vídeos ao vivo das ondas, tudo o que precisará de saber antes de tomas a decisão de entrar na água. Se morar no Porto, deverá pesquisar "meo beachcam matosinhos" por exemplo, assim como se morar em Coimbra deverá pesquisar "meo beachcam coimbra".

O mais importante é que siga todas as dicas do seu professor Superprof, que juntamente com os sites que referimos assim como o surftotal, onde poderá encontrar ainda mais dicas sobre manobras e sobre como entrar nas mais diferentes ondas, seja em Coimbra ou mesmo nas praias da Costa da Caparica, irão fazer com que não lhe falte nenhuma informação para que possa treinar bastante e poder utilizar o surf tanto como um escape do dia a dia ou mesmo tornar o surf a sua rotina diária!

Descubra os melhores preços para aulas de surf!

Se procura as melhores aulas de surf do país, encontrou o local certo. A Superprof tem os melhores professores disponíveis para que possa aprender a surfar todas as ondas existentes! Com possibilidade de ensinar crianças, idosos, jovens e adultos, poderá inscrever-se com qualquer idade, sendo que em todas as faixas etárias existem vários benefícios diferentes.

aula de surf para crianças
Professor de surf ensina futuros surfistas como utilizar a prancha de surf | Fonte: Pixabay

Connosco, as aulas de surf têm um custo médio de 15 euros e poderá assistir a aulas online com professores de todo o país, assim como aproveitar também aulas de surf nas praias de Carcavelos, que fica a cerca de 2h de viagem. 99% deles oferecem a 1ª aula gratuitamente para que possa além de conhecer o professor, lhe seja também possível conversarem um pouco para avaliar se escolheu o ideal para si e os seus objetivos.

Seja windsurf, kitesurf, bodyboard, paddle ou mesmo surf, em Coimbra tudo será possível!

Precisa de um professor de Surf ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.