Há quem diga que o surf é tão antigo quanto os oceanos. Não podemos confirmar nem desmentir isso, o que está historicamente provado é que nos inícios do ser humano, utilizavam um género de pranchas feitas em madeira para pescar perto da costa e certamente teriam as suas técnicas para controlar as ondas e não se desequilibrarem, podemos chamar de um género de surf rústico, talvez.

O que sabemos é que as primeiras vezes que as pranchas foram utilizadas para surfar as ondas por puro divertimento e embora este esteja intimamente ligado ao Hawai, foi na Polinésia que se iniciou o surf como conhecemos hoje e no ano de 1800 chegou este desporto ao mundo ocidental, ganhando muitos adeptos ao longo dos anos até se tornar um desporto praticado por cada vez mais pessoas. É estimado que apenas em Portugal haja mais de 200.000 surfistas, de acordo com o site surftotal.

O que sabemos com toda a certeza é que praticar surf faz bem ao corpo e à alma, ou como diz o famoso surfista:

Para mim, o surf é como tocar música. Tocamos melodias diferentes com pranchas diferentes. - Skip Frye

As melhores ondas do centro do país, descubra Figueira da Foz

Localizada no centro de Portugal, Figueira da Foz está no litoral, tendo imensas vastas praias com ondas top para surfar, como acontece também com a praia de Matosinhos no Porto, um pouco mais a norte da Figueira da Foz. Uma cidade como a Figueira da Foz com tantas boas ondas, é conhecida pelas suas ondas direitas com mais de 1,5km de comprimento!

A praia de Buarcos é onde poderá encontrar as ondas grandes, óptimas para surfar e as ondas desta praia são consideradas as mais longas de todo o continente! Atenção que estamos a referir-nos ao comprimento das ondas e não à sua altura, esse recorde continua a pertencer à praia da Nazaré onde os surfistas podem ver ondas com 30 metros de altura! Antes de sair de casa para ir surfar poderá verificar como estão as ondas através da meo beachcam ou mesmo pesquisar por "surf forecast Figueira da Foz" para ter todas as informações tão necessárias antes de pegar na prancha de surf e arrancar para a praia!

rapariga a surfar uma onda
Surfista a aguardar a melhor onda. | Fonte: Pixabay

Figueira da Foz é bastante rica no que diz respeito a praias e mar, podendo encontrar bastantes com ondas fantásticas para surfar, tal como:

  • Praia de Buarcos;
  • Praia de Quiaibos;
  • Praia do Cabedelo;
  • Praia do Relógio;
  • Praia da Costinha;
  • Praia da Murtinheira.

Estes são apenas alguns exemplos de praias na Figueira da Foz, sendo estas as mais utilizadas pelos surfistas. Existem muitas mais, não fosse a Figueira da Foz conhecida como a "Rainha das Praias de Portugal"! E por falar em Portugal, não podíamos deixar de evidenciar que o nosso país é um dos melhores para ter aulas de surf pois sendo um país litoral  tem centenas de praias!

O que precisa antes de iniciar aulas de surf figueira da foz?

O surf, tal como todos os outros desportos exige muita força de vontade e dedicação. Mas o surf vai além do desporto, há surfistas que dizem que o surf toca a alma, que é uma forma de expressar o seu amor pelo mar e pela natureza do mundo, enquanto que outros praticam surf apenas pela adrenalina.

Seja qual for a sua motivação para surfar pelas ondas portuguesas, saiba que antes de se aventurar a apanhar ondas como as da praia do Guincho em Lisboa, que são mais específicas para surfistas mais experientes, além de obviamente fazer uma pesquisa antes para saber como estão as ondas, o que neste caso poderia ser "beachcam guincho", deverá arranjar um professor de surf com bastante experiência no mar e com muito conhecimento das ondas onde vai aprender a surfar. Este professor poderá ser de uma escola de surf ou então poderá encontrá-lo aqui, na Superprof!

surfista com equipamento de surf
Surfista equipado com fato e prancha de surf. | Fonte: Unsplash

Relativamente aos materiais que poderá e irá precisar ao longo das aulas de surf, além de saber pesquisar e ver sites importantes para os surfistas como o windguru, o surftotal e a meo beachcam nas praias da Figueira da Foz, cidade coimbrense, é ter uma boa prancha de surf, um fato de surf resistente que o proteja de dias em que a água esteja mais fria, e nunca se esquecer de prender a sua prancha ao pulso ou ao tornozelo, desta forma conseguirá tê-la sempre perto de si e não permitir que esta derive sozinha pelas ondas e fira outro surfista.

Poderá encontrar todos os materiais que precisa para surfar desde as pranchas de surf até aos fatos térmicos em lojas de desporto como a Sportzone ou a Decathlon ou mesmo em lojas específicas de surf como a Ericeira Surf Shop, sendo a Ericeira um local associado aos surfistas, foi criada essa marca com o seu nome.

À medida que for melhorando as suas capacidades no surf e tornando-se mais experiente, poderá também verificar o site da Federação Portuguesa de Surf para estar a par de tudo o que se passa com o surf no nosso país!

O que vai aprender nas aulas de surf!

As aulas de surf em Portugal são bastante diferentes, podendo ser para iniciantes, e para isso sugerimos que inicie em praias mais calmas como por exemplo nas praias de Carcavelos, ou mesmo na Praia de Buarcos na Figueira da Foz, pois as águas são bastante mais calmas sendo as ondas perfeitas para iniciantes do surf e também para praticantes de windsurf ou kite surf pois aqui, o vento sopra com força, como se pode ver no surf forecast!

Depois de reunir todos os pontos já referidos no parágrafo anterior, poderá finalmente entrar no mar (depois de uma pequena conversa e de serem abordados alguns tópicos pelo seu professor), e usufruir da fantástica sensação que é ser levado pelo mar mas sempre controlando a situação.

pratica do windsurf
Surfista a praticar windsurf. | Fonte: Pixabay

Aqui apresentamos alguns pontos interessantes que irá aprender ao longo da suas aulas de surf:

  • Conhecer as ondas e saber o melhor timing para entrar nas ondas - o mar é muito instável e para quem não está habituado, será difícil conseguir prever e conhecer as ondas seguintes, podendo tornar-se perigoso, poderá sempre consultar a meo beachcam antes, mas nunca entre no mar sem o observar bem;
  • Remar com eficácia- este é um ponto essencial pois será a sua capacidade de utilizar os braços para que chegue às ondas sem gastar toda a energia antes, pois vai precisar dela;
  • Saber como passar a zona de rebentação das ondas e chegar ao seu pico conseguindo aceder à crista das ondas- aqui irá também aprender como não se colocar em perigo ou mesmo a outros surfistas caso esteja já alguém a surfar a onda que você pretende apanhar, sabendo sempre respeitar os outros da melhor forma e evitando conflitos;
  • Aprender a levantar-se na prancha- exige imenso equilíbrio de sua parte, assim como muito foco e concentração. Esta é a última etapa e para isto é necessário muita perseverança pois não será em dois dias que o vai conseguir, mas nós acreditamos que em menos de nada estará a fazer as manobras mais loucas em cima da sua prancha de surf!

Temperatura na Figueira da Foz

Sabemos que a temperatura em Portugal é bastante equilibrada pois não temos Verões acima dos 40º nem Invernos com temperaturas negativas, tendo o nosso país uma média de 14,9º anualmente. Tudo isto faz do nosso país um bom local para aprender a surfar assim como para surfistas mais experientes apanharem óptimas ondas como as do Funchal por exemplo, onde as ondas podem ser desafiadoras.

surfista sozinho no mar
Surfista a apanhar ondas no Inverno. | Fonte: Unsplash

A Figueira da Foz tem uma temperatura bastante equilibrada, com uma média de 21º, e a água das suas praias é de 17,5º! Com temperaturas acima da média nacional, Figueira da Foz é um paraíso tanto para surfistas como para banhistas de todo o país. Podemos dizer que aqui a temperatura é superior à cidade de Viseu para surfar, onde há também surfistas! Mas para ter sempre a certeza da temperatura, da velocidade do vento e até da altura das ondas, poderá sempre pesquisar "surf forecast" no seu telemóvel para saber sempre onde estão as melhores ondas!

Sabe onde pode encontrar as melhores aulas de surf?

Figueira da Foz, sendo a "Rainha das Praias de Portugal", tem imensos surfistas experientes como aprendizes logo, há muitos locais onde poderá aprender a surfar. Na Superprof temos professores de Norte a Sul do país, no caso do surf, poderá encontrá-los tanto na Figueira da Foz como até na Costa da Caparica! Tudo dependerá do que quer aprender e que tipo de ondas quer surfar!

Os preços das aulas de surf com a Superprof na Figueira da Foz são bastante acessíveis, custando apenas 12 euros por cada aula, e tem uma lista imensa de professores e professoras, mais de meia centena, que o poderão ajudar a apanhar as melhores ondas do país inteiro! Já sabe o que vai aprender nas suas aulas, certamente já sabe utilizar o windguru e o surftotal para ter as melhores informações sobre o mar e as praias e já indicamos os melhores locais para comprar o seu equipamento!

Encontre o seu futuro professor e deixe-se levar pelos conhecimentos dele como quem se deixa levar pelas ondas do mar, que está tão ansioso por surfar!

Precisa de um professor de Surf ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.