A Física, por estudar os fenómenos naturais que atuam sobre a matéria e a natureza ao longo do tempo e do espaço, é deveras, uma das nossas disciplinas mais estimulantes. No entanto, acontece que nem sempre os alunos que iniciam pelo caminho da física, por exemplo os alunos de física quântica para iniciantes, são apresentados à ciência da melhor forma.

O facto de muitos alunos que têm o seu primeiro contacto com a física serem bastante novos, alguns ainda na pré adolescência, faz com que estes se possam deixar influenciar ou ceder às primeiras dificuldades e percam o interesse total pela física. Algo muito semelhante acontece com a disciplina de Física no ensino secundário. Se o aluno por algum motivo não simpatizar com o seu professor ou professora de física, poderá este ser um dos motivos de desmotivação numa mente jovem.

No entanto, nem tudo são sombras no mundo da física! Quando o aluno aprende de forma apropriada, carregada de significado e aplicações práticas no mundo e no nosso dia a dia, essa disciplina pode torna-se algo pulsante e edificante, já que é possível colher bons resultados através do seu estudo. Se passa ou passou por algo semelhante, iremos de seguida ensinar algumas técnicas para que consiga ter sucesso no estudo da física e todos os seus ramos.

Curso de Física de forma descomplicada e fácil de entender

É uma realidade que poucos são os que gostam de seguir uma rotina disciplinada pois a junção destas duas palavras pode ter nos dias de hoje uma conotação menos positiva. No entanto, criar uma rotina de estudos é algo absolutamente essencial e basilar no quotidiano caso queira avançar nos estudos e dominar este ramo da ciência.

Albert Einstein, o fisico mais conhecido
A obra de Einstein contribuiu fundamentalmente para a evolução da Física Moderna. Foi este físico que apresentou ao mundo o início da relatividade e da mecânica quântica | Fonte: Pixabay

Ao estudar de forma assídua, o aluno irá evitar o acúmulo de matéria, o que fará com que este não se sinta perdido durante a preparação para a época de exames. Todos sabemos que estudar apenas na véspera é uma receita para o fracasso.

Rever muita matéria de uma só vez dificulta a retenção e assimilação do conteúdo. A nossa aprendizagem só consegue ser consolidada com várias repetições, garantindo sempre que o conhecimento a que estamos a ter acesso é compreendido em vez de decorado. Quanto mais vezes forem repetidos os exercícios, fórmulas e lida a parte teórica como as leis da física, mais informação o nosso cérebro conseguirá reter.

Note que repetir não significa fazer sempre os mesmos exercícios ou reler sempre os mesmos conceitos. Repetir questões diferentes que abordam os mesmos assuntos é algo que aumenta a compreensão do aluno acerca desse mesmo assunto, assim como procurar outras fontes e também textos didáticos.

Tornar o curso de Física algo interativo

A teoria quando aliada à parte prática da física, aproximando por exemplo o conteúdo aprendido no curso de física com a própria vivência e experiência no mundo, faz com que a distância entre o conhecimento e uma boa aprendizagem da Física diminua de forma significativa. Utilizar cores, desenhos e mapas mentais no processo de memorização do conteúdo e das fórmulas pode tornar-se uma ferramenta bastante útil ao longo de toda a aprendizagem e caminho pela ciência.

Os mapas mentais são utilizados para gerir as informações e conhecimentos adquiridos. De forma geral, são representações livres de pensamentos que se subdividem a partir de um conceito central. São muito utilizados para a compreensão e soluções de problemas, já que  melhoram significativamente a memorização e também a aprendizagem.

Há muitos anos que muitos alunos fazem uso dos mapas mentais para melhorarem a aprendizagem e consolidarem o conhecimento adquirido no curso de física. A melhor ferramenta é quando o próprio estudante cria o seu mapa mental e este pode englobar qualquer assunto ou disciplina, inclusive a física e todos os seus ramos de atuação.

a física permite um entendimento geral da vida que nos rodeia
A Física é uma disciplina de conhecimento extremamente relevante para o mundo! Aceleradores de partículas, por exemplo, procuram compreender a importância da colisão de partículas elementares para a formação do universo. | Fonte: Pixabay

Para ajudar na construção de um mapa mental existem várias aplicações que pode instalar no telemóvel ou computador e algumas destas afirmam que o processo é um dos que obtém melhores resultados, ainda mais se estes mapas mentais forem recriados em papel pelo próprio aluno. Outras formas de estudar física de forma interativa, por exemplo, são visitas a museus, planetários, laboratórios e aceleradores de partículas que comunguem pelo amor à física.

É, portanto, neste momento que o conhecimento e a aprendizagem se tornam mais divertidos, leves e fluidos. O conhecimento adquirido de uma forma divertida em vez de sentado numa secretária, é bastante mais fácil de ser compreendido e decorado pelo aluno, de acordo com vários estudos. Aliás, existem hoje escolas de ensino moderno que praticam exatamente isto e os resultados são bastante visíveis.

A Engenharia Física e Mecânica e como a aplicar num curso de Física

Sabemos que a Engenharia Física, engloba a cinemática que é parte da mecânica que descreve o movimento, identificando a posição, velocidade e aceleração de um corpo em cada instante. Sabemos também que o tempo é uma noção aceite sem definição, característica fundamental na descrição de qualquer movimento. Neste sentido, os corpos (objetos) em estudo, denominados móveis, são tidos como pontos materiais. Ou seja, são corpos cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenómeno.

Estudar física permite que compreendamos as leis da fisica que se aplicam a nós diariamente
A Física Mecânica estuda os movimentos dos corpos e é uma vasta área dessa disciplina. O corpo pode estar em movimento ou repouso, estando este ou não sob a ação de forças | Fonte: Pixabay

Resumindo, para relembrarmos rapidamente, trajetória é o conjunto de posições sucessivas que um corpo móvel ocupa no decorrer do tempo. Aqui escolhemos um marco zero a partir de onde medimos comprimentos que sinalizam a posição do móvel. Contudo, um objeto pode estar de um lado ou de outro em relação ao marco zero. Por isso, é conveniente orientarmos a trajetória, adoptando um sentido positivo e outro negativo.

Por fim, nessa brevíssima revisão dos conceitos, temos o referencial. Um corpo sempre estará em repouso ou em movimento em relação a um observador, que chamamos de referencial.

Como se tornar um sucesso no curso de Física?

Para os alunos, é uma mais valia quando a exposição ao conteúdo é realizada de forma mais lúdica e criativa! E é para isso que existem os laboratórios de física, locais onde é possível gerir vários tipos de experiências de física, no ensino secundário e também no superior, por exemplo. Caso se queira candidatar a um curso de física Torres Vedras, certamente irá ter oportunidade de estudar e fazer experiências em laboratório.

Como referimos, tornar a Física mais interativa acaba por tornar a disciplina mais acessível a todos os alunos assim como mais dinâmica e a assimilação dos conteúdos do curso de Física pode tornar-se bastante mais fácil e eficiente. Além disso, se for possível a orientação de um professor de física e do apoio de aulas particulares de física, é muito provável que consiga avançar a passos largos nessa disciplina.

Na plataforma Superprof, poderá escolher o professor que considerar ideal para si, podendo ter aulas online ou presenciais e existem mais de 25 000 perfis de professores de física nas diferentes cidades do pais. Relativamente aos preços, as aulas de física custam uma média de apenas 7 euros e a maioria dos professores oferece a primeira aula gratuitamente.

A presença de um professor acelera e personaliza todo o processo de aprendizagem. Ele irá ajudá-lo a identificar e ultrapassar dificuldades, para que consiga completar o curso de física e quiçá, ser o próximo vencedor do prémio Nobel de Física, ou um dos próximos já que o prémio Nobel da Física 2019 foi atribuído a 3 cientistas diferentes.

Estudar Física
Estudar bastante, rever os conceitos e treinar as fórmulas é como se diz, meio caminho andado para o sucesso na física | Fonte: Pexels

Conheça algumas dicas simples e eficazes para ser bem-sucedido o curso de física:

  • Note que a sua opinião ou visão das coisas e o conceito científico são coisas diferentes;
  • Corrija o que vir que os colegas possam fazer errado, mas antes, corrija-se a si;
  • Pratique bastante a teoria com os vários exercícios;
  • Identifique e organize todas as informações dadas nos enunciados das questões;
  • Dedique-se! Desenhe os corpos envolvidos e os vetores de força;
  • Tente obter uma compreensão tal das fórmulas e das leis da física para que elas façam sentido, em vez de serem decoradas;
  • Fundamental: entenda muito bem, como o conceito se relaciona com o dia a dia;
  • Procure uma relação entre o assunto e cenas de filmes. É uma ótima forma de integrar o conhecimento! Veja o filme O Físico;
  • Desenvolva o hábito de analisar e criticar (sem formação de julgamentos) cenas de filmes de ação;
  • Procure com frequência diferentes referências para estudar. Nunca conte apenas com o material didático ou de exposição teórica;

Ao praticar bem estas dicas começará a superar uma das maiores dificuldades que os estudantes sentem acerca da ciência de Einstein: a falta de habilidade em aliar teoria e prática. Muito disto é resultado de aulas ou materiais que apenas  informam as fórmulas da física e as notações matemáticas, sem explicar de onde vem essa teoria nem os seus conceitos e fundamentos. Sempre que possível, procure outras fontes.

Aguce seu senso de curiosidade e lembre-se que revisões frequentes do conteúdo é uma das melhores táticas de sucesso, para quaisquer matérias ou áreas do conhecimento humano. Estudar apenas na véspera definitivamente não funciona e pode comprometer o seu futuro no mundo da Física.

Embora o hábito de fazer uma revisão apenas antes dos exames de física e quimica seja ainda bastante comum, se quiser ter sucesso, tente evitar fazê-lo. Ao rever e estudar frequentemente a matéria dada ao longo do ano letivo evita que acumule dúvidas e matéria e conseguirá assim evitar sentir nervosismo ou ansiedade quando os exames de fisica e quimica começarem a aproximar-se que, como todos sabemos, dificulta ainda mais o estudo e compreensão.

Precisa de um professor de Física ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.