Sir Isaac Newton, Niels Bohr, Galileu Galilei, Copérnico, Max Planck, Ernest Rutherford, Albert Einstein, entre outros. Tantos são os grandes físicos que quebraram tabus e estabeleceram novas formas de paradigmas! No site PubMed poderá encontrar estudos, teses e até resultados de experiências na área da Física.

Só o facto de existirem tantos grandes nomes associados à Física e o que esta área da ciência já fez pela sociedade, faz com que esta seja considerada uma das mais importantes. Relativamente aos avanços tecnológicos que nos foram possíveis por causa da física, pensemos no avião. Com um grande aparato, com um peso superior a toneladas, consegue elevar-se do chão e voar. Sem o conhecimento das leis da fisica, tal não seria possível.

Quando entendemos que existe uma diferença de velocidade na passagem de ar que faz com que a pressão na parte de cima da asa seja menor do que a de baixo da asa, conseguimos entender como voa um avião. Como resultado, a força do peso (que atua em direção ao solo) torna-se menor que a força de impulsão (que atua para cima). Et voilà! O avião começa a voar!

Com isto em mente, o facto de a física não ter o devido prestígio entre os mais novos e os iniciados em física pela sua dificuldade aparente, pode ser um pouco desmotivante para os professores.

Como aprender Física e suceder no curso de Física?

Quando o estudo da física é iniciado, é ideal que o aluno comece a criar o hábito de criar mapas mentais. Estes contribuem para a organização das ideias e a memorização e entendimento dos conceitos. Com isto, desenvolvemos algumas dicas que poderão auxiliar o aluno a conseguir alcançar a organização mental tão necessária para os cursos de física.

a mecânica é uma das áreas da física
Se o estudo dos vários ramos da física for constante, o aluno terá mais oportunidades de ter melhores resultados nos exames de fisica e quimica | Fonte: Pixabay

Dica 1: Começar pelo início

Sabemos que a Física se divide em áreas menores de conhecimento – mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica, ondulatória e óptica. É  portanto essencial que conheçamos os conceitos fundamentais de cada área, fortalecendo assim a nossa base.

Dica 2: Melhorar as capacidades matemáticas

As duas maiores dificuldades em aprender física são a incapacidade dos alunos em interpretar o enunciado e também os conceitos físicos. A segunda dificuldade encontra-se na matemática, ou melhor, nas lacunas importantes do conhecimento matemático individual de cada aluno que afetam o seu desempenho. Portanto, melhorando as habilidades nessa área, pode contribuir para um melhor entendimento da Física.

A Física incorpora muitos conceitos básicos matemáticos e dessa forma, a resolução de problemas depende da destreza do aluno na matemática. Observe, as frações, notações científicas, potenciação, geometria, conversão de unidades e claro, o domínio das operações básicas são basilares da matemática que também são aplicados na física.

Dica 3: Criar o hábito de estudar diariamente

Criar uma rotina diária de estudos não é fácil! Quando se compromete a cumprir um tempo mínimo de estudo todos os dias, talvez pareça difícil apenas no começo, mas não tardará em transformar-se num hábito e começará a progredir nos estudos e conhecimentos.

Irá perceber que ao rever todo o conteúdo ensinado em sala de aula, o seu raciocínio se torna mais rápido, mais desenvolvido e mais dinâmico.

Dica 4: Encontrar um professor de física experiente

A orientação personalizada de um experiente professor particular de física poderá fazer o aluno ganhar algum tempo e também dinamismo nos estudos. Para o professor é fácil identificar quais as lacunas e quais as maiores dificuldades do aluno assim como as más interpretações de conceitos e das leis da fisica que poderão fazer parte do conhecimento (erróneo) do aluno.

Existem também várias outras vantagens em ter um professor particular de física ou então ter aulas de física extra curso. Na Superprof, encontrará mais de 25 000 professores espalhados por todo o país e se encontrar um professor que parece ideal para si mas esse encontra-se longe de si, não haverá problema já que poderá também ter aulas de fisica online! Se morar no Porto poderá perfeitamente ter aulas de física Torres Vedras! O valor médio das aulas de física em Portugal é de cerca de 7 euros dependendo sempre, claro, da cidade e do professor que selecionar.

Conheça algumas dicas para ter boas notas nos exames de física e quimica

  • Dica 1: Desenvolver as habilidades de leitura- Caso não o aluno não seja um leitor ávido e tenha algumas dificuldades de interpretação, dificilmente conseguirá resolver bem os problemas de física. Como já sabemos, grande parte da resolução de um problema na Física tem como ponto de partida a interpretação de seu enunciado. Isso envolve duas coisas: raciocínio e uma boa leitura. Além de ter que possuir o conhecimento dos termos, é necessário que faça uma boa interpretação de texto. Quanto mais ler, melhor compreenderá os exercícios de física. Por outras palavras, entender aquilo que se pede é essencial para conseguir ter boas notas nos exames de fisica e quimica.
  • Dica 2: Não decorar, tentar sempre compreender!- Poucas são as coisas na Física que precisam de ser decoradas. Caso estude apenas a decorar as fórmulas, irá demorar muito mais tempo e é provável que obtenha menos sucesso. As dicas podem até ajudar em alguma medida, mas a compreensão, a boa leitura, e a correta interpretação do enunciado é muito mais eficiente!
  • Dica 3: Pedir sempre ajuda!- Sempre que se depare com alguma dificuldade ou alguma parte da aula que não tenha conseguido entender ou compreender na totalidade, anote tudo e quando tiver aula de física, coloque todas essas questões ao seu professor. Não acumule matéria pois no final do ano, isto poderá ditar o seu sucesso ou falha nos exames de fisica e quimica.
professora particular de fisica
A orientação de um bom professor particular de física dinamiza todo o estudo! Fará com que passe menos tempo, estude de forma mais eficiente e dará também oportunidade de compreender todas as questões acerca das leis da fisica | Fonte: Pexels

Ao aplicar algumas das dicas referidas, o estudo conseguirá tornar-se mais eficiente e dinâmico. O tempo gasto para aprender a matéria e compreender os conceitos e as leis da física irá diminuir consideravelmente e é bastante provável que o desempenho nas avaliações ou nos exames de fisica e quimica comece a melhorar bastante de forma progressiva.

Aprender física e ultrapassar dúvidas no curso de física de forma interativa

Como o boom tecnológico, existe hoje em dia um boom da física interativa, que dialoga com várias outras áreas do conhecimento humano de diversas formas. Actualmente no mercado, por exemplo, encontramos disponíveis várias aplicações que ajudam na preparação para os exames nacionais, sejam eles exames de fisica e quimica ou de outra disciplina qualquer.

Um dos mais conceituados é o Física Interativa, disponível para Android. Temos também o Basic Physics, Física Básica, Física in Mãos, e outros tantos. Complementar os estudos com esta ferramenta pode vir a ser algo interessante, ainda mais se praticado com assiduidade.

baloes de ar quente, experiencias de fisica
Experiências em laboratórios de física ou então ao ar livre poderá dar oportunidade aos estudantes de compreenderem e conseguirem encontrar a aplicabilidade das leis da física no dia a dia| Fonte: Pixabay

Além disso, outras formas de aprender a matéria de Física de forma interativa é quando se alia o estudo a outras formas lúdicas e de lazer. Visitas a museus, planetários, laboratórios e até mesmo a aceleradores de partículas são actividades espetaculares para os alunos de fisica.

É aqui que o aluno desenvolve uma curiosidade mais profunda, tornando assim a aprendizagem mais divertida, leve e dinâmica. Sabemos que o conhecimento que adquirimos quando estamos num momento divertido é mais facilmente fixado por nós, através dessas vivências prazerosas.

Experiências de Física nas aulas de física do ensino Secundário

É sempre mais interessante quando a exposição do conteúdo é apresentada de forma lúdica e criativa e é para isso que existem os laboratórios de física, locais onde é possível fazer vários tipos de experiências de física, no ensino secundário, por exemplo.

Como já referimos, a disciplina de física, se for mais interativa e ensinada de forma mais contextualizada com o dia a dia ou até com a nossa sociedade como o exemplo do funcionamento de um avião e quais os conceitos físicos que o permitem voar, tornar-se-á uma disciplina mais fácil, dinâmica e a assimilação do conteúdo também se tornará mais fluida e eficiente.

as leis e conceitos da fisica para a energia
Se as aulas de fisica forem dadas de forma interativa permitindo que os alunos façam experiências para verem os conceitos que aprendem em ação, tudo se tornará mais fácil | Fonte: Pixabay

Agora que está já mais a par sobre o mundo da física nos exames de fisica e quimica, lembre-se: não existe uma fórmula mágica quando se trata do estudo. Tempo, dedicação e determinação, juntamente com a rotina são aliados poderosos para alcançar resultados cada vez melhores.

A perseverança irá ser desenvolvida naturalmente se se mantiver fiel à rotina de estudos diários. Como tudo na vida, tornar-se bom em Física não é algo que acontece da noite para o dia. No entanto, nem é esse um processo complexo ou inatingível, pois é perfeitamente possível que um dia possa até ganhar um prémio Nobel da Física. 

Precisa de um professor de Física ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.