Capítulos
- 01. Explicações de inglês melhoram nível aprendido na escola
- 02. Estudar inglês online e outras dicas para obter boa classificação no exame nacional
- 03. Curso inglês prepara conteúdo do exame nacional
- 04. Como estudar para o exame nacional de inglês com explicações de inglês
- 05. Melhorar nível com curso inglês para aceder a profissões específicas
Quando surgem as datas dos exames nacionais, geralmente a prova de inglês é que menos assusta os alunos. O inglês está tão enraizado no dia-a-dia, que a maioria dos alunos não o encara com o devido respeito.
A matéria de inglês está longe de ser simples e, tal como qualquer outra disciplina, exige esforço e dedicação. Não é por se perceber alguns conteúdos que se ouvem, que necessariamente se vai escrever bem, sem erros ortográficos!
Não deve, por isso, ser subestimada e os alunos devem encarar o seu estudo com seriedade para obterem uma boa classificação final. Um curso intensivo de ingles permitirá obter os conhecimentos necessários para passar na prova.
O empenho e o estudo não devem ir todos para as provas de português, matemática, física ou química que geralmente geram maiores apreensões. O inglês nunca deve ser deixado em segundo plano!
Trata-se de um grande erro! Uma boa nota no exame nacional de inglês poderá ser usada na entrada de alguns cursos mais específicos da universidade. Entrar no curso que tanto sonhou, poderá ser determinado por esta nota.
Imagine o que será não entrar no curso tão desejado por causa de uma má classificação no exame nacional de inglês?
Inscreva-se num curso intensivo de ingles ou cursos de ingles online e obtenha uma maior classificação no exame nacional!
Explicações de inglês melhoram nível aprendido na escola
A língua de Shakespeare é a mais ensinada a nível global! É muito improvável que realize o seu percurso escolar sem ter passado pelo inglês…. Seja na escola primária, no básico ou no secundário!
Provavelmente, já teve aulas de inglês na escola e realizou exercícios de expressão e compreensão escrita e oral...
O ensino é ministrado para que os alunos tenham uma aprendizagem geral e global. Os docentes da língua inglesa seguem uma estrutura e um sistema para que os estudantes possam treinar e obter os melhores resultados no exame nacional.
Contudo, é possível verificar que muitos dos alunos que obtém uma classificação positiva na prova não têm um nível assim tão elevado de inglês…
Por isso, é necessário realizar mudanças nos conteúdos ministrados para que os estudantes obtenham uma excelente classificação no exame nacional de inglês e, ao mesmo tempo, um nível elevado para usarem na vida adulta e profissional. Enquanto isso não acontece, recorrer a explicações de inglês poderá ser uma boa oportunidade.

Como é geralmente realizada a avaliação das competências de inglês? Existe um sistema simples, definido pelo quadro europeu comum de referências para línguas:
- Nível A1: nível de escola elementar; aprendizagem de bases, algumas palavras…
- Nível A2: nível com 5 eixos, nomeadamente a compreensão oral, expressão oral, interação oral, compreensão escrita e expressão escrita.
Também se estuda a fonética, a sintaxe, a cultura e a história dos países anglófonos.
- Nível B1, nível ensino médio.
O programa escolar de inglês do ensino secundário difere do ensino básico. Entre outras competências, é valorizado a pronúncia oral em inglês.
Não perca mais tempo e aprenda o idioma de Shakespeare com explicações de inglês!
Estudar inglês online e outras dicas para obter boa classificação no exame nacional
Provavelmente, dedica muito mais tempo de estudo a disciplinas como matemática, português, química ou biologia. Esquece-se que o exame nacional de inglês é tão ou mais importante do que todas as outras provas.
Mas não se preocupe, que vamos deixar algumas dicas de preparação para o exame nacional de inglês.
- Estudar em grupo
Está provado que estudar em grupo permite avançar rapidamente na matéria. Os elementos do grupo podem complementar-se a nível de conhecimentos e ajudarem-se mutuamente. Por exemplo: se domina mais uma matéria, poderá explicar à outra pessoa e, em troca, receber explicações de outra área que tem mais dificuldades.
Então, organize a matéria que irá estudar no exame nacional e marque aulas de grupo.
- Falar inglês!
Outra dica muito eficaz é falar em inglês sempre que possa. Normalmente, como é uma língua que não domina tão bem, fica naturalmente como menos à vontade e confiança. Para ganhar mais segurança, comece a falar em inglês e desafie as outras pessoas a fazerem o mesmo!
Com o tempo e a prática constante, o seu inglês acabará por sair com tanta naturalidade que quase nem dará conta.
Também poderá conviver mais com a comunidade anglófona. Procure nas zonas perto das universidades ou em diferentes associações. Nada melhor do que ter uma formação ao vivo!
Será sem dúvida, a melhor formação que receberá!
- Estudar ingles online
A internet é um recurso inesgotável… Pode complementar todo o seu estudo, com o recurso a informação complementar que encontrará online. Se realizar uma boa pesquisa, poderá encontrar vários cursos de inglês online gratuitos em diferentes sites. Para além disso, também descobre com relativa facilidade fichas de exercícios; provas de exames nacionais de anos passados; conselhos para aprender com maior eficácia, entre outros. Entre no site BBC Learning English e aceda a um todo o manancial de informação. Estudar ingles online é sinónimo de sucesso!
- Testes online
Se sente que ainda precisa de estudar mais para conseguir realizar o TOEIC ou o TOEFL, poderá procurar online testes gratuitos que o ajudam na preparação destas provas. E o melhor é que também encontra as respetivas explicações no caso de se enganar.
- Leia em inglês
Poderá mergulhar completamente no inglês com relativa facilidade. Comece a ler jornais e revistas em inglês ou veja séries e filmes na língua inglesa, sem a colocação de legendas. Se sentir muita dificuldade na compreensão, coloque as legendas em inglês.
- Tenha aulas privadas
Se sentir que ainda tem muitas dificuldades ou pretende mesmo obter a melhor classificação possível, realize aulas particulares com um professor. Todo o ensino será personalizado e ajustado ao seu nível e irá ajudá-lo a ultrapassar as maiores dificuldades.

Curso inglês prepara conteúdo do exame nacional
Qual é o conteúdo que sai no exame nacional de inglês?
Perguntas de escolha múltipla!
A prova geralmente tem sempre um texto que poderá ser de um jornal, um artigo científico, um poema, uma crónica, etc.
Geralmente, a prova é constituída por diversas perguntas de interpretação do texto. Deverá dar respostas de acordo com o conteúdo. Então, um dos primeiros conselhos que damos é a leitura atenta do texto para não perder tempo precioso a ler novamente o texto sempre que estiver com alguma dúvida.
Neste momento, não pode estar a pensar na última série do Netflix que acabou de assistir… Precisa de estar completamente focado para interpretar todo o texto corretamente.
Ao deparar-se com uma palavra que não conhece o significado, não deve bloquear e deixar a ansiedade começar a crescer! Siga em frente e tente perceber o seu sentido com o contexto global do conteúdo. Não dê voltas à cabeça ou grande importância à palavra porque só estará a perder tempo precioso na realização do exame.
Já sabe que se irá deparar com exercícios referentes à gramático. Não tem escapatória possível! Irá encontrar os famosos verbos irregulares e deve ter estudado previamente toda a lista.
Outro exercício que costuma surgir são as conjunções, mais conhecidas como linking words. Estudo muito bem as mais raras para estar preparado para enfrentar todos os desafios no exame!
A voz passiva é outro elemento gramatical que costuma sair sempre no exame nacional de inglês, como por exemplo: “The street was blocked by the police”. Em termos gerais, são usadas para dar importância à acção que está a acontecer e não a quem realizou a ação.

Também irá deparar-se com os discursos indirectos, ou seja, com o reported speech. Memorize a dica: sempre que estiver perante o reported speech, imagine que está a contar algo a uma pessoa amiga:
“She said that we had spoken with her about the test yesterday”.
Porque é mesmo importante, tenha um curso inglês orientado para o exame nacional e prepara todo este conteúdo!
Como estudar para o exame nacional de inglês com explicações de inglês
Deve desenvolver algumas técnicas de organização para aprender a rever muito rapidamente e com eficácia todo o conteúdo aprendido.
Deixamos aqui algumas dicas para realizar o exame nacional de inglês, com o seu tempo otimizado:
- Realize fichas com toda a matéria aprendida. Devem ser temáticas e ter a maior diversidade possível de exercícios. Pode usar cores para ir memorizando a informação essencial! Estas fichas devem também ser muito resumidas para assegurar o seu tempo. Realize as suas fichas em forma de tópicos.
- Aumente o seu vocabulário: crie listas com diferentes temas e leia o máximo que conseguir em inglês.
- Não se esqueça sempre de divertir! O estudo pode ser bom e não tem de ser sempre aquela coisa chata que adia o máximo que consegue. Tente encarar o estudo com uma boa atitude e tente divertir-se ao máximo e verá que quase nem dá conta de ter estado a estudar! Escolha filmes e séries sempre em inglês e tente colocar sem legenda. Se não conseguir, pode colocar a legenda, mas em inglês.
- Converse em inglês: voltamos a insistir neste ponto. É que para além de treinar a expressão oral em inglês, também acabará por refletir na língua! Lembre-se que ao realizar exercícios, que também são muito importantes, está a treinar apenas o seu raciocínio para o tema específico a que dizem respeito. Mas, se estiver a falar, vai obrigar o seu raciocínio a desenvolver-se e a procurar vocabulário que precisa. Não está circunscrito a um exercício em específico!
- Faça simulações de provas. Existem muitos online, baseados nos exames nacionais de inglês que saíram no passado. Logo, deve investir o seu tempo e acostumar-se ao mesmo tipo de questões que vão sair na prova. Veja onde costuma errar mais e procure estudar com maior pormenor essas matérias para obter depois melhores resultados na prova final!
- Organização é sinónimo de sucesso! Crie um calendário de estudo, marque horários específicos para cada matéria e estude por blocos. Irá ver que é um excelente método para absorver toda a informação com facilidade.
- Explicações de ingles. Procure um bom professor e otimize todo o seu estudo. Poupará mais tempo e conseguirá logo aprender a ultrapassar as maiores dificuldades.
Essencialmente, não ache que está a desperdiçar tempo ao estudar para inglês. Existem muitos estudantes que ignoram a língua e acham que já sabem tudo. Poderá marcar a diferença nesta prova, onde os outros estudantes não deram tanta atenção.
Também é importante reforçar que deve gerir o seu stress e ansiedade. Saiba sempre que no dia da prova ou sabe ou não sabe! Se seguiu as dicas e estudou com compromisso e responsabilidade, mantenha a tranquilidade porque está pronto para obter uma excelente pontuação!
Melhorar nível com curso inglês para aceder a profissões específicas
Em muitas profissões, dominar o inglês é fundamental e ditará o sucesso ou insucesso de um profissional. Profissões como tradutor, jornalista ou guia turístico exigem um bom conhecimento do inglês. Tenha por isso em atenção que deverá investir em excelentes cursos de inglês.
O curso de relações internacionais ou equivalente, é também uma das profissões que precisa de um bom domínio da língua inglesa. Não duvide!
Mas não apenas! Existem muitos outros empregos que vão solicitar conhecimentos a nível do inglês.
Esta língua é uma das principais a nível global e, no mundo dos negócios, ocupa o lugar número 1.
Sempre que se deparar com um cliente internacional, terá de ser capaz de se expressar em inglês para conseguir fechar o negócio.

Está comprovado que ter um excelente domínio de inglês é essencial para se conseguir negociar. Lembre-se que precisará do inglês para conseguir convencer um cliente ou então não terá qualquer oportunidade!
Então, se pretende trabalhar na área das relações internacionais, assumir um cargo de administração numa grande empresa ou trabalhar na área da diplomacia, considere investir em aulas particulares de inglês. O conhecimento não ocupa lugar e nunca será demais dominar cada vez melhor o inglês.
Uma boa classificação no exame nacional de inglês poderá permitir o acesso ao curso com que sempre sonhou. Não menospreze a importância da língua e da respetiva prova!
Também poderá ponderar realizar os testes reconhecidos a nível global, como o TOEIC, TOEFL e IELTS. Poderá sempre ficar com um certificado e usá-lo nas mais inúmeras situações, especialmente a nível profissional, para provar o seu nível de inglês.
Se obter uma excelente nota nestes testes, significa que realmente tem um bom nível de inglês. Invista num curso ingles e sinta-se com preparação para encarar os desafios permanentes do mercado de trabalho.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos