O exame nacional de inglês, realizado no 11º ano de escolaridade em Portugal, deixa muitos alunos nervosos e com ansiedade.

Tal como outras provas, é essencial ter uma boa preparação para minimizar ao máximo toda a pressão e stress que estas provas criam. Preparar-se bem para o exame nacional de inglês de modo a obter uma boa média e assim entrar no curso com que tanto sonha é possível.

Não dê muitas voltas e leia neste artigo alguns conselhos para se preparar para o exame nacional de inglês.

A escola nem sempre é suficiente para a preparação do exame nacional de inglês.
A escola nem sempre chega para preparar-se para o exame nacional de inglês. | Fonte: Unsplash

Estes conselhos servem não só para aprender melhor inglês, como também para prosseguir os estudos nesta língua que impera a nível global.

Não perca mais tempo e tenha também aulas de inglês particulares para conseguir atingir os seus objetivos com maior rapidez. Um curso de inglês online é uma excelente opção que deve considerar desde o início.

Estudar em grupo ou tirar cursos intensivos de inglês

Esta solução normalmente resulta. Mas cuidado! Não vá estudar com a pessoa de quem tem maior amizade. O objetivo é estudar, lembre-se disso. Não conversar, dar um passeio pelo parque, discutir a última série do Netflix ou ir ao ginásio. Por isso, tenha atenção e junte-se a alunos que são sérios, comprometidos e realmente estudam...

O facto de estudar inglês em grupo, rever as aulas de gramática, discutir determinadas matérias e rever a pronúncia vai ajudar-te a preencher as lacunas.

Na verdade, dentro de cada grupo de estudantes, cada um tem os seus pontos fracos e fortes.

Então, cada estudante vai poder preencher as lacunas de um e assim por diante.

O que é forte em pronúncia poderá dar os seus pequenos conselhos de pronunciação. O outro, para o qual a gramática não tem mais (quase) nenhum segredo, explicará o raciocínio lógico para construir uma determinada frase. E assim podem complementar-se.

Se acha que ao trabalhar em grupo, acabará por perder mais tempo no estudo do exame nacional de inglês, deve repensar a sua estratégia. Lembre-se sempre que as aulas em grupo podem levar a um ganho de tempo. Onde poderá perder tempo para compreender alguma matéria, o outro aluno poderá explicar muito rapidamente o que precisa de saber.

Estudar com colegas melhora a aprendizagem do inglês
Os colegas podem ajudar a tirar dúvidas de inglês. | Fonte: Unsplash

Se vir que esta opção não é para si, não tem qualquer mal. Nem todos adoramos estar sempre rodeados de pessoas. Pode tirar cursos intensivos de inglês online. Existem aulas, até gratuitas, que são ministradas através de powerpoint e nem sequer precisa de interagir diretamente com um professor.

Falar a língua permite ultrapassar o nível de inglês para iniciantes

Falar a língua dos Beatles para um aluno do ensino secundário que sempre realizou as suas aulas de inglês no ensino público em Portugal e nunca frequentou uma escola de língua poderá ser um verdadeiro pesadelo. As pronúncias, os ditongos, as formulações de frases…

Muitos alunos ao depararem-se com os normais obstáculos linguísticos e perante um público podem retrair-se, por timidez, e sofrer com um possível julgamento de uma turma inteira.

Porém, para preparar-se para o seu exame nacional de inglês, expressar-se e conversar em inglês poderia ser uma grande valia e permitirá ultrapassar aquele nível básico de inglês para iniciantes que possui.

Para aprender inglês, improvisar é um excelente exercício. Deve começar a pensar em inglês e a tentar verbalizar todos os pensamentos nesta língua que não é a materna.

O nosso conselho é que deve praticar inglês ao máximo, principalmente falando. Nem toda a gente consegue viajar para os Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, Reino Unido, etc… Por isso, vamos ter que encontrar outra solução!

Se tem a oportunidade de viver perto de uma universidade ou numa grande cidade, como Lisboa, Porto ou Braga, poderá encontrar um anglófono num bar, associação ou mesmo no ginásio local.

Normalmente, essas pessoas precisam de uma ajudinha com o português. Por que não propõe para essa pessoa uma troca de línguas? Isso quer dizer que vai tirar as suas dúvidas em português e receberá aulas em inglês. Isso também vai ajudar a treinar o seu ouvido. Se possui ainda um inglês para iniciantes não tenha vergonha e siga em frente.

Pode até encontrar anúncios desse tipo em universidades (as de Letras, por exemplo), nos diretórios académicos, em associações, bares, etc.

Fazendo isso, o seu ganho de fluidez e confiança será incrível. Enfim, poderá também digitar no Google “falar inglês online” e ver o que encontra. Não se esqueça que com serviços como o Skype, a aprendizagem e troca de experiências se tornou mais fácil e acessível!

Há mesmo sites especializados que te vão colocar em contacto com um interlocutor inglês. Via Skype, também terá conversas muito úteis para o seu exame nacional.

Reveja a matéria com aulas de inglês online

Na internet, a grande referência de aulas de inglês continua a ser o BBC Learning English. Simples, o site é uma verdadeira biblioteca da matéria, onde poderá ter verdadeiras aulas de ingles online.

Poderá ajudar muito os alunos portugueses e de outras nacionalidades. Muitos professores indicam este site para os estudantes.

Existem aplicações que podem ajudar no estudo do inglês.
A tecnologia pode ser um excelente aliado na altura da aprendizagem do inglês. | Fonte: Unsplash

Uma aplicação muito boa para aprender inglês e que pode facilmente instalar no seu telemóvel ou tablet é o Duolingo. As lições têm foco na escrita e no ditado e levam os alunos a aprender através da repetição. A estrutura autodidacta interativa do método, semelhante a um jogo on-line, cativou estudantes do mundo inteiro.

Não importa qual a matéria que esteja a precisar... Facilmente online encontra vários sites para aprender inglês e todas as suas regras essenciais como as da gramática, conjugação, vocabulário, metodologia…

Também encontra alguns exercícios para realizar online. Um dos exercícios mais comuns que se encontra é o das frases incompletas que aguardam o preenchimento. Depois são corrigidas automaticamente.

Perceberá os seus erros e o site explicará como não os cometer de novo graças às aulas de ingles online sob medida.

Também pode descobrir o conteúdo ao frequentar escolas em inglês!

Deixe o inglês para iniciantes com a realização de quizzes

Há outros sites que contêm exercícios de inglês para treinar para o exame nacional de inglês.

Iremos regressar ao BBC Learning English. Encontra cursos de diferentes níveis de dificuldade, consoante a etapa de aprendizagem em que se encontra; exercícios de gramática; aprendizagem de idioma e pronunciação; entre outros. E claro, sem esquecer os famosos quizzes.

Encontra online vários quizzes para rever o seu inglês. É algo rápido, lúdico e acaba por ser quase um entretenimento. Assim, diverte-se e aprende ao mesmo tempo.

Mas não se engane! Não ache que estará preparado após acertar todos os exercícios propostos por estes sites. Deve estudar seriamente as regras da gramática e o vocabulário para ter as bases certas para qualquer tipo de exercício no idioma.

Então, estes exercícios são bons para treinar o raciocínio e variar o modo de aprendizagem. Mas não fazem milagres e devem ser acompanhados de muito estudo para ajudar na realização da prova nacional. Tem de querer obter um nível superior ao inglês para iniciantes que possui.

Mergulhe nos cursos intensivos de inglês

Imersão! Esta é a única solução com 100% de garantia de dar certo! Para aprender inglês, é importante estar sempre em contacto com a língua. Infelizmente, é difícil partir para os Estados Unidos, Inglaterra ou Irlanda antes do exame nacional…

Mas não se desespere! Vários elementos vão permitir que esteja imerso na cultura anglo-saxónica sem precisar de viajar! Nomeadamente, os filmes, leituras, séries… Se conseguir incluir a língua inglesa nas suas horas vagas, seria um grande avanço!

Já se falou da importância de conversar com pessoas anglófonas para a aprendizagem da língua. É uma das primeiras coisas a realizar-se...

Pode utilizar também os outros suportes para estar sempre a praticar o idioma. Primeiramente, para rever o nível de escrita de inglês para o exame nacional, é importantíssimo ler. Isto pode passar pela leitura de revistas ou jornais em língua inglesa que encontra facilmente na internet. Se obter uma boa nota, pode usar este exame nacional para entrar num curso que exige um nível de inglês demasiado elevado.

Existem milhões de sites à sua disposição e poderá escolher o tema que prefere, como desporto, cultura, cinema, ciência, atualidades, sites de informação em inglês…

Enfim, não há nada melhor que se deixar levar por um bom romance em inglês...

Embarque numa história em inglês! Se algumas palavras travarem no começo por não conhecer o significado delas, não se deixe levar pelo desânimo! Continue a insistir e conte com  a ajuda de um dicionário inglês-português ou somente inglês para prosseguir a sua leitura. Pode ter certeza que a fluidez chegará um dia!

Não se esqueça que a leitura é muito importante para identificar as palavras. Aliás, está provado que ler reorganiza o nosso cérebro e melhora o desempenho visual. Imagine agora realizar este exercício numa outra língua, que não a materna!

Escutar o inglês também é extremamente necessário! Nós aconselhamos a exercitar os seus ouvidos com um suporte que com certeza adora: séries e filmes.

Opte por ler jornais e revistas em inglês
Ler sempre será um bom caminho para aprender a língua inglesa. | Fonte: Unsplash

Veja os episódios da sua série preferida ou filmes anglófonos sem legenda ou com legendas em inglês. Identificará a pronúncia das palavras graças à legenda escrita.

Todas estas dicas representam verdadeiros cursos intensivos de ingles com diferentes suportes. E a melhor parte é que são totalmente gratuitos.

Treine a escrita com aulas de ingles online

Não há melhor maneira de fazer o cérebro funcionar noutra língua que a fala e a escrita. A vantagem de escrever na outra língua é que terá mais tempo para refletir.

Por exemplo, a tradução literal do português para o inglês quase nunca é possível. A língua de Shakespeare possui a sua própria gramática e as suas próprias regras. As frases são construídas de maneira diferente.

Para preparar-se melhor para a sua escrita em inglês, é necessário saber a língua. E quando falamos em saber, não quer dizer saber falar. Nem sempre falar significa dominar a língua também na forma escrita. Esqueça a ajuda de tradutores online! Nem sempre são bem-vindos…

Se quiser um reforço, os professores particulares do idioma são altamente recomendados! Para isso, pode contar com o site do Superprof! Lá encontra os melhores professores de inglês para as suas necessidades!

Encontre também um bom curso de ingles no Superprof e tenha aulas de ingles online.

 

Precisa de um professor de Inglês ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.