O Porto é uma cidade costeira do norte de Portugal que é considerada Património Mundial da Unesco desde 1996. É a invicta cidade do mundialmente famoso vinho do Porto, da histórica ponte D. Luís que já sobreviveu a várias cheias do rio Douro, das tripas à moda do Porto, a cidade que protegeu o liberalismo de D. Pedro durante o cerco absolutista de D. Miguel, e a cidade da animada tradição de São João.

Mas, além de ser uma importante cidade histórica que, hoje em dia, tem cada vez mais turismo, a invicta cidade do Porto tem uma noite muito animada e uma vida artística bastante ativa. Por isso, tem uma agenda carregadinha de eventos, inúmeras escolas de música onde os alunos podem aprender a cantar, muitos palcos onde podem procurar inspiração e, claro, atuar. É, portanto, uma cidade das cidades portuguesas mais indiciadas para quem quer aprender a cantar!

Por último, o Porto é uma cidade onde todos os que desejem cantar mais e mais podem encontrar inúmeros professores de canto particulares disponíveis para orientar a sua formação musical e o seu curso de canto – qualquer que seja o nível do aluno.

Assim, tal como quem deseja aprender a cantar na capital portuguesa, entre noites e tradições animadas, imensas escolas de música com regimes de ensino mais tradicionais, ou aulas com um professor de canto particular, o aluno que viva no Porto poderá obter a formação com que sempre sonhou, ao ritmo que desejar.

Aliás, a cidade do Porto tem maravilhosas paisagens capazes de inspirar quem quer que esteja particularmente interessado em cantar e em treinar tudo quanto aprender durante o seu curso de canto. Além disso, como já referimos, é uma cidade que tem uma noite muito animada e popular, cheia de eventos culturais, concertos de vários géneros de música em várias salas de espetáculo ideais para quem está sempre a sonhar com cantar.

Aprender a cantar e participar na noite de São João

Na noite de 23 para 24 de junho, todos os portugueses que vivem na cidade do Porto saem à rua e celebram a festa de São João. Nessa noite comem-se sardinhas, dança-se animadamente, lançam-se balões para o céu, salta-se uma fogueira, entre tantas outras tradições divertidas.

Mas outra das caraterísticas que define esta animada noite portuense são as musicas tradicionais portuguesas entoadas nas ruas e os numerosos concertos de artistas populares que levam toda a gente a cantar e a dançar toda a noite!

Várias pessoas a assistir e um rapaz a filmar um espetáculo de fogo de artifício
Praticar o que se aprende no curso de canto com as músicas portuguesas populares do São João do Porto é um ótimo exercício| Fonte: Unsplash

Por isso, se é um aluno do curso de canto ou se está agora a considerar investir, pela primeira vez, em aulas de canto que o façam dominar com mestria todos os aspetos desta arte, porque não deixar-se inspirar pelas mais enraizadas tradições da cidade do Porto e aprender a cantar ao som das musicas tradicionais portuguesas que alegram a noite de São João?

Pois é, tal como um aluno que viva em Faro pode beneficiar do silêncio à beira-mar para treinar os exercícios das aulas de canto, um estudante que viva na Invicta também pode aproveitar a agitação em torno da noite de São João para aprender a cantar maravilhosas canções portuguesas e, usando isso a favor do seu curso de canto.

Espetáculos, animação e inspiração para cantar mais na noite portuense

Mas não é só na noite de São João que a cidade do Porto é animada. Na verdade, a noite do Porto é conhecida por todo o país e todos os dias abrem novos espaços que não só merecem a atenção dos turistas, mas também os elogios dos próprios cidadãos do Porto.

É verdade, o Porto está repleto de bares, discotecas e salas de espetáculo onde há numerosos concertos para todos os gostos. Aliás, a agenda cultural e musical da maravilhosa cidade do Porto é altamente preenchida e, por isso, quem goste de ouvir cantar ou pretenda ingressar num curso de canto de qualquer nível, pode aproveitar para frequentar as várias salas de espetáculo do Porto e procurar inspiração para cantar nos diversos géneros musicais que se ouvem na Invicta: música clássica, música eletrónica, música latina, funk, jazz, hip-hop etc.

O nosso leitor é aluno de canto ou está a pensar em investir na sua formação musical na cidade do Porto? Então experimente:

  • Ir a um concerto de jazz ou música clássica na Casa da Música;
  • Espreitar o festival de blues que acontece nos Jardins do Palácio de Cristal;
  • Passar um serão no Maus Hábitos e, celebrando a criatividade no mundo artístico, ouvir o novo set de um DJs ou assistir a um dos numerosos concertos alternativos que este espaço acolhe.
  • Assistir a um concerto de um artista com as músicas portuguesas mais importantes da sua juventude, no Coliseu do Porto.

Haverá melhor forma de aprender a cantar do que ouvindo música? E a boa notícia é que pode não só fazê-lo no Porto, mas também pode procurar este tipo de inspiração para cantar na recheada agenda musical de Viseu.

Uma multidão a assistir a um concerto.
No Porto há numerosas salas de espetáculo onde assistir a concertos que inspirem o aluno a aprender a cantar | Fonte: Unsplash

Encontrar um professor de canto ao seu gosto na cidade do Porto

Quer o aluno viva no norte de Portugal, quer pretenda ingressar num curso de canto em qualquer outra cidade do país, pode sempre optar por ter aulas de canto totalmente personalizadas com um professor particular!

E, nesse caso, não há melhor do que procurar o seu professor de canto na plataforma Superprof!

Com um professor de canto particular o estudante pode não só escolher o professor com quem mais simpatiza, mas também optar por aquele cuja metodologia e currículo lhe pareçam ser mais apelativos! Depois, pode ainda optar por um professor de canto que dê aulas:

  • em sua casa;
  • em casa do aluno;
  • num local a combinar entre ambos;
  • à distância, via webcam.

Há ainda professores que dão aulas de canto em grupo ou aulas individuais, quantas vezes por semana/mês os alunos desejarem.

Pois é, não se pode esquecer que um professor de canto particular poderá ajustar totalmente os seus métodos e materiais de apoio aos objetivos do aluno.

Vejamos alguns exemplos de diferentes tipos de professores de canto da plataforma Superprof que poderá encontrar na cidade do Porto. Nós prometemos-lhe que, mesmo que viva e queira aprender a cantar no Funchal, na ilha da Madeira, o aluno encontrará uma oferta rica e muito semelhante!

Professor de canto 1

Na plataforma Superprof, o aluno interessado em ter aulas de canto poderá procurar um professor de canto apaixonado pela música, nomeadamente pela arte de cantar, que tenha formação em canto lírico, mas que tenha, por exemplo, experiência em outros géneros musicais mais diferenciados como o Rock, o Metal, o Blues ou o Jazz.

Este pode ser um professor de canto que já tenha participado projetos musicais e que tenha um currículo artístico tão completo quanto o seu currículo de ensino. Portanto, pode ser um professor que já dê aulas de canto há algum tempo, que tenha experiência prática e esteja preparado para consolidar os conhecimentos do aluno no que à  fisiologia do aparelho fonador diz respeito, bem como no que toca às bases essenciais do canto (respiração, apoio, e colocação da voz etc).

Assim, com uma metodologia de ensino que se foque primeiro nas noções iniciais das notas musicais e, depois, na afinação do aluno e na colocação da voz (evitando lesões nas cordas vocais), este tipo de professor de canto avançará para o estudo aprofundado da respiração, para o apoio vocal no diafragma e nos músculos intercostais, ensinando o aluno do curso de canto a aplicar técnicas do canto lírico a outros géneros musicais que pretenda aprender a cantar.

Por fim, passará para o estudo das matrizes vocais de cada um desses géneros musicais, para fomentar a boa utilização dos músculos envolvidos na projeção da voz e para corrigir, aos poucos, a postura do aluno.

Um rapaz a cantar para um microfone.
Um professor de canto particular especializado poderá ensinar o aluno a cantar metal sem esforçar as suas cordas vocais | Fonte: Unsplash

Professor de canto 2

Por outro lado, um aluno interessado em ter aulas de canto particulares pode ainda optar por ingressar num curso de canto orientado por um professor de canto que seja formado em Música, tenha um Mestrado na mesma área e, nesse momento, esteja a fazer um doutoramento em canto ou no ensino do canto.

Normalmente, um professor de canto com este percurso já tem alguns anos de experiência e ainda tem a sua formação bastante fresca, pelo que poderá facilmente ajudar o aluno a contornar as suas dificuldades e a aprender a cantar como ninguém.

Além disso, um professor de canto jovem utiliza os métodos de ensino e as técnicas de canto que tem aprendido na sua própria formação e recorre aos estilos musicais que se adaptam melhor às preferências do aluno. Por isso, quer pretenda aprender a cantar hip-hop, música clássica ou musicas tradicionais portuguesas, este tipo de professor de canto é ideal para o ajudar a estudar canto cumprindo todos os seus objetivos.

Professor de canto 3

Por fim, poderá ainda optar por um professor não só dedicado ao canto, mas também à dicção, à impostação, ao rejuvenescimento da voz cantada ou falada, à oratória, à colocação de voz para teatro etc.

Esse pode também ser um professor cujas aulas de canto passem por um repertório clássico ou popular, individuais e sem limite de idade!

Normalmente, um professor de canto que se disponibilize para dar aulas em todas estas áreas de atuação é um professor de canto especialista no ensino da voz, com uma experiência vasta nos vários ciclos educacionais da formação musical, um professor de canto dinâmico, entusiasta, comunicativo e cujas aulas de canto são voltadas para as necessidades de cada aluno, respeitando as suas limitações e incluindo tarefas multidisciplinares.

Ademais, a metodologia das aulas de canto deste tipo de professor tem por objetivo preparar o aluno não só para o canto, mas também para oratória e, por isso, recorre a exercícios técnicos de diferentes tipos, que vão desde a colocação de voz ao contacto com o público.

Por fim, saiba que um professor de canto com este tipo de formação, metodologia e anos de experiência muitas vezes acompanha as suas aulas de canto ao piano.

Uma rapariga a tocar piano.
Pode escolher um professor de canto que acompanhe as suas aulas ao piano | Fonte: Unsplash

Como vê, procurar um professor de canto particular é uma escolha que oferece imensas opções ao aluno interessado em aprender a cantar.  Além disso, importa lembrar que qualquer que seja o currículo ou experiência do professor de canto que o aluno procure, poderá sempre optar por um professor que dê aulas de canto por webcam. Nesse caso, o aluno poderá estudar canto no Porto ou mesmo ter aulas de canto em Coimbra, se por acaso tiver decidido ir passar o fim de semana à cidade dos estudantes.

Precisa de um professor de Canto ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.