É costume ouvir dizer que cantar é um prazer que todos podem ter mas que, na verdade, cantar bem não é para todos...

Ora, assim é: todos nós podemos cantar, na rua, em casa, no duche, nos transportes públicos e, se formos recém-papás, no segredo do quarto do nosso novo rebento... Pois, todos nós conhecemos o ditado: quem canta seus males espanta!

Contudo, a verdade é que saber cantar bem exige muito trabalho e dedicação e um aluno que deseje ter aulas de canto e aprender a cantar como um profissional deve estar preparado para levar esse sonho muito a sério!

Mas não nos alarmemos, já que a Superprof tem uma ótima notícia para os que pretendem ter aulas de canto: Portugal, um país recheado de história, literatura e belas paisagens, também é um país repleto de boa música. Por isso, é também um ótimo sítio onde procurar ter aulas de música e aulas de canto, quer o nosso leitor viva na capital ou quer procure aprender a cantar em qualquer outra cidade do país.

Vamos, então, saber quais as nossas dicas sobre onde e como aprender a cantar maravilhosas músicas portuguesas (e não só) em Lisboa, a bela cidade das sete colinas?

Hábitos a evitar se sonhamos brilhar no curso de canto

Antes de mais, quer o nosso leitor viva em Lisboa ou esteja mais inclinado para ingressar nas aulas de canto na gloriosa cidade do Porto, deve começar por saber que há vários hábitos bastante comuns a quem vive nas grandes cidades que são extremamente prejudiciais para a saúde das suas cordas vocais e, consequentemente, para a bom domínio das notas musicais que aprenderá no seu curso de canto.

Então, para quem vive nos grandes centros urbanos e procura ser um ás a cantar, aconselhamos a:

  • Proteger a sua garganta e as suas cordas vocais da poluição urbana, sobretudo no inverno, quando as nossas defesas estão mais baixas e todos nos encontramos mais suscetíveis às impurezas e toxinas do ar;
  • Não fumar. Esse é um hábito que não só prejudica a sua saúde pulmonar, como tem péssimos efeitos na voz. E, repare-se, quer a voz quer a respiração são ambos fatores absolutamente essenciais para quem deseja aprender a cantar;
  • Não tomar medicamentos em demasia. Sim, nas cidades as pessoas têm cada vez mais tendência a curar todos os seus males com a rápida toma de um medicamento tantas vezes desnecessário. Por isso, se o aluno se prepara para ter aulas de canto, saiba que um dos conselhos do seu professor será, por exemplo, que não vale a pena tomar xaropes ou pastilhas para a tosse sempre que estiver a cantar durante muito tempo....
Uma rapariga, com um capuz posto, a fumar um cigarro.
Aprender a cantar e conservar a sua voz aguda implica deixar já de fumar | Fonte: Pixabay

Se, por outro lado, o nosso leitor até nem vive numa grande cidade e anda a considerar ter aulas de canto pela região do Algarve, saiba que, além destas três primeiras dicas, há outras que deve assimilar antes de começar um curso de canto:

  • Não forçar demasiado as cordas vocais, nem cantar durante demasiado tempo. As cordas vocais são músculos como quaisquer outros e, por isso, precisam de ser treinadas e fortalecidas para que possam ser ágeis. Nunca ninguém ganhou um lugar nos Jogos Olímpicos sem treinar intensamente o seu corpo para a modalidade em que compete, não é verdade?
  • Não limpar a garganta insistentemente, dado que isso pode causar traumas que prejudiquem o desempenho das suas cordas vocais e, claro, o canto.
  • Evitar ter sempre um olho numa folha com a letra da música que está a cantar, dado que, por muito que ainda possa não saber a letra, isso fará com que o aluno reprima a sua performance  – e todos sabemos que cantar implica ter presença de palco e saber encarar o público sem medo que a memória lhe falhe.

Se o estudante interiorizar estas primeiras seis dicas, estará pronto para investir – com intenção – nas aulas de canto com que sempre sonhou.

Onde e como aprender a cantar em Lisboa

Aprender a cantar tem, de facto, uma vertente autodidata absolutamente inegável que, aliás, todos os alunos devem reconhecer. É, por isso, importantíssimo praticar intensamente, procurando definir a sua voz de canto, compreendendo como pode alcançar uma voz mais aguda, pesquisando sobre a teoria musical ou decorando, por exemplo, a letra das mais bonitas musicas tradicionais portuguesas.

Mas, se o estudante vive na capital portuguesa e quer ingressar a todo o gás no estudo do instrumento musical mais natural de todos, porque não considerar uma das grandes escolas de música do país e transformar-se num famoso barítono ou mesmo num empenhado professor de canto?

É verdade: em Lisboa existem boas escolas de música que preparam os alunos para a vida de palco, instruindo-os ao nível teórico e prático em tudo quanto precisam de saber no que a cantar mais e melhor diz respeito. Assim, um estudante que resida em Lisboa pode optar, por exemplo, pelo Conservatório Nacional – Escola Artística de Música, pela licenciatura em Música da Escola Superior de Música de Lisboa ou pelo treino vocal da Evoé – Escola de Actores.

Uma mulher, em palco, frente ao microfone, a cantar.
Ter aulas de canto e saber ter presença em palco? Na capital portuguesa tudo é possível | Fonte: Unsplash

Aprender canto no Conservatório Nacional – Escola Artística de Música

Para os que querem aprender a cantar desde cedo, o ideal é optar pelas aulas de canto do Conservatório Nacional, já que esta é uma escola que inclui um regime de ensino de iniciação (adequado para alunos com idades entre os seis e os nove anos), mas também para crianças que estejam inscritas no ensino básico e até para alunos do ensino secundário.

O certo é que, no Conservatório Nacional de Lisboa qualquer que seja a idade do aluno interessado em aprender a cantar, todos obtêm uma sólida formação em diversas vertentes importantes para o mundo da música – desde as vertentes humanística, científica e histórica, à vertente artística e à estética –, de forma a que possam ingressar no ensino superior e vingando como profissionais da música. O mesmo acontece com quem estudar canto noutras conhecidas escolas de música do país, como é o caso de quem estudar canto no Conservatório Regional de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão.

Além disso, no Conservatório Nacional existem vários regimes de ensino que permitem que os alunos decidam qual o nível de envolvimento que pretendem ter com a aprendizagem do canto. É, por isso, uma ótima opção para quem deseja ingressar num curso de canto completo, ao mesmo tempo que reserva liberdade para compreender se pretende, de facto, vir a viver da música.

Seguir o ensino superior na Escola Superior de Música de Lisboa

Depois do Conservatório Nacional, a escola que aconselhamos ao aluno que complete o ensino secundário com um currículo pautado pela música é, sem dúvida, a Escola Superior de Música de Lisboa.

Aqui, o estudante fascinado pelo canto poderá ingressar numa licenciatura em música com vertente de canto, criada para formar profissionais habilitados a interagir em diversos meios artísticos e culturais que respondam às necessidades do mercado da música.

Assim, um diplomado em canto pela Escola Superior de Música estará apto a trabalhar em diversos empregos do setor musical,  bem como a criar os seus próprios projetos artísticos e culturais na área do canto.

Assim, poderá também continuar sempre a investir na aprendizagem do canto. Quem sabe não investirá, por exemplo, no ensino do canto no arquipélago da Madeira, em Espanha, nos EUA ou em qualquer outra parte do mundo.

Ter alma de ator e aprender a cantar em palco com a Evoé

Se, por outro lado, o objetivo do aluno é aprender a cantar para ser um ator mais completo e talentoso, porque não investigar o curso de canto e voz da Evoé – Escola de Atores?

Um grupo de atores a fazer um exercício de improvisação.
Estudar canto, aprender a cantar e a colocar a voz é muito importante para formar um bom ator | Fonte: Unsplash

Aqui, o aluno aprenderá a desenvolver o seu aparelho vocal para falar e cantar, trabalhando as ferramentas essenciais para o trabalho de palco de um ator que pretenda desenvolver a sua sensibilidade vocal, a sua criatividade e, claro, o seu desempenho.

Neste curso – caraterizado por ter um currículo prático e adaptado aos profissionais do teatro, cinema e televisão –, o estudante aprenderá tudo quanto precisa saber sobre:

  • a respiração;
  • o ritmo;
  • a melodia;
  • a articulação;
  • a projeção de voz;
  • a improvisação;
  • entre outros aspetos.

Lisboa: haverá melhor lugar para aprender a cantar fado?

Mas se o aluno interessado em aprender a cantar vive em Lisboa, pode ainda aproveitar para se inspirar e aprender o maravilhoso Fado português, tão entranhado na calçada de Lisboa.

Pois é, Lisboa é a cidade natal da grande cantora portuguesa e rainha do Fado, Amália Rodrigues, bem como o berço de muitos outros importantes artistas portugueses. Sim, é por esta cidade que ainda hoje ressoam importantes fados como:

  • "Povo que lavas no rio", cantado pela voraz Amália Rodrigues;
  • "Cabelo branco" ou "Mais uma noite de fado", que ficou conhecido pela voz de Alfredo Marceneiro;
  • "Ó gente da minha terra", cantado pela elegante Mariza;
  • "Lisboa menina e moça", por Carlos do Carmo.

Assim, é também aqui na capital que o estudante poderá aprender a cantar numerosas músicas portuguesas e, se sonhar com cantar o Fado, tornar-se na próxima grande voz deste género pautado pela saudade e acompanhado pela guitarra portuguesa. Não há nada mais português e, por isso, nada mais bonito.

Ter aulas de canto com um professor particular em Lisboa

Por fim, se o estudante quer muito estudar canto, mas não está interessado em ingressar em nenhuma das escolas da capital, saiba que elas não são as suas únicas possibilidades.

Na verdade, Lisboa também está recheada de professores de canto particulares que poderão ajudá-lo a ingressar no ensino de canto para iniciantes, bem como a preparar o aluno de nível intermédio para concorrer ao ensino superior de música.

Com aulas de canto particulares o aluno poderá usufruir da grande vantagem de ter um professor de canto focado em si e nos seus objetivos. Por isso, quer pretenda aprender a fazer beatbox ou quer esteja mais inclinado para o canto coral, na Superprof certamente encontrará um professor com um currículo e uma metodologia que lhe encha as medidas, ajudando-o a superar todas as dificuldades.

Uma rapariga a ouvir música e a dançar e cantar ao som da sua playlist.
Querer é poder: procure o professor de canto ideal e deixe-se levar pela batida | Fonte: Unsplash

Não é difícil: basta fazer uma pesquisa na plataforma, analisar o perfil dos professores disponíveis e, claro, escolher. Com um professor de canto particular da Superprof o mundo é a sua ostra e, por isso, de dúvidas sobre teoria musical, a dicas sobre como proteger as cordas vocais ou melhorar o alcance vocal e tornar a sua voz mais aguda, com um professor de canto só para ele o aluno poderá definir e alcançar os seus objetivos sem sair de sua casa.

E os professores de canto particulares da Superprof não estão só por Lisboa. Por isso, pode até ser um aluno temporariamente deslocado, por exemplo, em Coimbra – aulas de canto não lhe vão faltar!

Preparado para aprender a cantar mais e com cada vez mais qualidade?

Precisa de um professor de Canto ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.