Pedro era herdeiro do trono português e filho de D. Afonso IV. Inês, aia da princesa espanhola Constança Manuel, com quem Pedro estava destinado a casar. Ora, Pedro não se apaixonou por Constança – como bem sabemos –, mas viu em Inês um amor desmesurado, que faria com que o casal vivesse o amor proibido mais conhecido da tradição portuguesa, aquele que viria a ser também o drama político e passional mais complexo – e, desolador – que Portugal alguma vez viveu...

Pois é, depois de rejeitado este investimento amoroso, a morte da princesa Constança e a viuvez de Pedro levariam a que o exílio de Inês – ordenado pelo Rei –  fosse interrompido e a história de amor retomaria precisamente na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Foi aí que Pedro e Inês viveram enamorados, longe da aprovação da corte.

Contudo, já todos sabemos o fim da história, não é verdade? O amor do casal estava destinado a prevalecer, mas não a triunfar em face das ameaças da corte: Inês acabaria por ser mandada matar pelo Rei. Por seu lado, reza a lenda que Pedro vingaria o assassinato da amada pedindo que a desenterrassem e obrigando todos os membros da corte a beijar a mão da morta, cujas lágrimas para sempre tingiriam a cidade de Coimbra e a História de Portugal.

Esta maravilhosa história de um amor trágico inspirou inúmeros textos, poemas e, claro, letras de canções portuguesas. Também o poder do sentimento associado a esta lenda não pode deixar de inspirar quem se ocupa de escrever as letras de musicas tradicionais portuguesas, mas também o coração e de quem as promete cantar com o maior envolvimento.

Uma coroa branca sobre uma mesa com algodão.
Inês de Castro foi rainha só após a morte e muitas canções portuguesas a homenageiam | Fonte: Pixabay

Por isso, se o nosso leitor vive em Coimbra e está interessado em ter aulas de canto, porque não começar por procurar inspiração nesta e noutras lendas que ecoam no coração português e, claro, transformar a própria cidade onde reside em lenha para o seu repertório?

É verdade, as cidades portuguesas estão carregadas de lendas, tradições e canções portuguesas perfeitas para inspirar quem sonha cantar mais. Coimbra não podia ser exceção.

Inspiração para estudar canto na Capela Gregoriana Psalterium

Quer o estudante esteja só agora a dar gás à ideia de aprender a cantar, ou quer deseje ter aulas de canto de um nível avançado para melhorar o domínio da sua voz, a verdade é que quem canta tem, naturalmente, tendência para gostar de ouvir cantar.

Pois é, todos os estudantes de música e todos os interessados em saber como aprender a cantar são bons ouvintes, intensos críticos e frequentadores assíduos das salas de espetáculo.

Mas, além de tudo isso, são também muito empenhados nas aulas de canto e, claro, muito curiosos em função dos diversos géneros de música a que são expostos. É verdade, do fado à música clássica, das musicas tradicionais portuguesas ao jazz, um aluno do curso de canto pode encontrar inspiração – e conhecimento – em muitos tipos de música diferentes.

E o canto gregoriano não é exceção! Por isso, temos uma boa notícia para ti: se procuras aprender a cantar com mestria, mas ainda não sabes tudo sobre esta que é uma das mais antigas tradições musicais do mundo ocidental, em Coimbra poderás não só saber mais sobre ela como até assistir a um maravilhoso concerto.

O canto gregoriano é uma forma de oração cantada que, inicialmente, teve por base a tradução litúrgica do mediterrâneo dos primeiros séculos depois de Cristo. Aliás, considera-se ter sido criado pelo Papa Gregório I, embora os especialistas situem a sua derradeira imposição mais tarde. O certo é que, no início do século XIX o canto gregoriano – caraterizado por ser uma expressão vocal de uma só melodia – restabeleceu algumas das suas forças e, hoje, tem alguma expressão em várias zonas da Europa.

Duas pautas de um coro em exibição ou ensaio.
Assistir a um concerto de canto gregoriano não pode deixar de ser inspirador para quem quer vir a ser um bom barítono | Fonte: Pixabay

Portugal não se deixa ficar pra trás e, por isso, quer o aluno queira aprender a cantar e ingressar num curso de canto gregoriano em Lisboa (no Mosteiro de São Bento), quer viva na cidade de Coimbra, a Superprof garante-lhe que será possível.

Em Coimbra, damos particular destaque ao coro da Capela Gregoriana Psalterium, fundada em 1999, e exclusivamente dedicado à divulgação, prática e estudo do canto gregoriano. Assim, visitando esta associação sem fins lucrativos – e, claro, assistindo a um dos seus concertos – o aluno fascinado por aprender a cantar verá como a mestria deste género musical é absolutamente encantatória!

Quem sabe se um aluno que siga um percurso no canto e alcance o máximo domínio da sua voz no seu curso de canto não poderá vir a sentir uma inclinação especial pelo canto gregoriano?

Ser estudante e aprender a cantar nas tunas de Coimbra

Se, por outro lado, o nosso leitor está sempre a sonhar com cantar, mas não a concertos de música clássica ou religiosa, não se deixe abalar. Ora, quem canta seus males espanta, pelo que não se coíba de praticar e, escolha o percurso que escolher, não desista de procurar opções adequadas a si.

Por exemplo, se é estudante universitário na tão aclamada Universidade de Coimbra, há várias formas de não deixar escapar a sua vontade de aprender a cantar. Uma delas – e talvez uma das mais divertidas – é juntar-se a uma das tunas universitárias deste campus e, acompanhado de colegas e amigos, aprender a cantar todo o tipo de canções, de musicas portuguesas antigas às mais recentes!

As tunas académicas parecem ter surgido em Espanha, por volta dos finais do século XIX, chegando a Portugal por volta de 1888.  São agrupamentos musicais de âmbito popular ou estudantil que são constituídos, sobretudo, por instrumentos de cordas, acordeões, flautas e instrumentos de percussão ligeira. Nos agrupamentos constituídos por estudantes – como os que existem hoje na Universidade de Coimbra – incluí-se ainda a pandeireta.

Além disso, o estudante que deseje aprender a cantar no seio de uma longa tradição como esta, que vingou em Coimbra, deve saber que as tunas de estudantes universitários envergam o traje académico da universidade – que, normalmente incluiu uma camisa, uma gravata e uma longa capa preta.

Um microfone, num palco, numa sala de espetáculo ainda vazia.
Subir ao palco com uma tuna estudantil é, sem dúvida, uma forma de divertida de estudar canto | Fonte: Pixabay

Juntar-se a este tipo de grupo é, sem dúvida, uma forma de ter aulas de canto de forma relativamente descontraída e pautada por tradição. Aqui o aluno aprenderá canções portuguesas populares e divertidas, aprenderá a cantar junto de amigos e quem sabe não apresentará alguma canção de sua autoria.

Não vive em Coimbra mas este é um modelo de 'aulas de canto' que agrada ao aluno? Então, não se preocupe: hoje em dia esta tradição está bastante difundida pelo território português. Assim, se o estudante residir ou estudar pela região da Beira-Alta, porque não considerar ingressar numa das várias tunas de Viseu e, assim, aprender a cantar na cidade de Viriato?

É possível ter aulas de canto particulares na cidade dos estudantes?

Por fim, se o aluno adora cantar e anda a considerar ter aulas de canto particulares, a Superprof é a solução ideal para si.

Na plataforma Superprof o estudante de canto – quer seja iniciante ou já um músico com conhecimentos avançados – pode encontrar todo o tipo de professores que possam dar ou prestar auxílio durante o curso de canto que frequenta.

É muito fácil: se quer aprender a cantar as mais originais canções portuguesas ou estrangeiras, vá ao nosso site em www.superprof.pt, pesquise pela região do país onde gostaria de iniciar as suas aulas de canto e analise os perfis de todos os professores que a plataforma lhe sugerir.

Por exemplo, se o estudante está desejoso por aprender a cantar a sério e procura ter aulas de canto no Funchal, ilha da Madeira, basta procurar essa especialização e essa localização, indicar o nível de ensino que procura e, claro, escolher o professor que:

  • esteja mais próximo do estudante;
  • tenha mais experiência;
  • tenha mais vocação para ensinar;
  • siga uma metodologia mais prática ou mais teórica;
  • procure dar liberdade ao aluno;
  • ou esteja disponível para lhe dar aulas de canto quantas vezes por semana o estudante quiser.

Pois é, com um professor de canto da Superprof o aluno pode aprender a cantar mais e melhor segundo os seus próprios termos.

E em Coimbra não é diferente. Na cidade dos estudantes, rodeado de lendas inspiradoras, inserido no ambiente universitário mais antigo do país e com acesso a variados géneros musicais e salas de concertos, o estudante pode optar por ingressar no Conservatório de Música de Coimbra – e enveredar pela vertente de canto –, ou pode optar por ter aulas de canto particulares e ser ele próprio quem decide a forma como quer conduzir a sua aprendizagem.

Um professor e um aluno de canto, num momento de diversão.
Um professor de canto particular utilizará a metodologia mais adequada a cada aluno: seja ela qual for! | Fonte: Pixabay

E qual é o nosso primeiro conselho? Que estabeleça os seus objetivos:

  • Deseja frequentar aulas de canto durante quanto tempo?
  • Gostaria de aprender a cantar algum género musical particular?
  • Domina o inglês ou prefere aprender cantando musicas portuguesas tradicionais?
  • Quantas horas por semana quer dedicar ao seu curso de canto?
  • Tem algum domínio da teoria musical? Está interessado nisso?

Há várias perguntas prévias que deve fazer antes de investir nas suas aulas de canto particulares e, claro, antes de escolher o professor que melhor se ajusta ao seu projeto. Em todo o caso, o estudante deve saber que as aulas de canto particulares dos professores da Superprof são adequadas às necessidades de cada aluno, podem ser divididas em atividades expositivas e atividades práticas, durar uma, duas ou três horas, ser mais ou menos interativas. O certo é que terão sempre as capacidades e as dificuldades do estudante em consideração!

E o melhor é que, quer esteja a viver em Coimbra ou quer deseje ter aulas de canto na cidade do Porto, o estudante não só poderá escolher o professor de canto particular cuja metodologia se adequar melhor aos seus objetivos, como poderá optar por um que:

  • dê aulas em sua casa;
  • se desloque a casa do aluno;
  • aulas de canto online, por webcam.

Assim, mesmo que passe o verão no Algarve, pode continuar as suas aulas de canto mesmo da sua casa de férias em Faro...

Não há, pois, desculpas para não cantar!

Precisa de um professor de Canto ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.