Capítulos
Pedro era herdeiro do trono português e filho de D. Afonso IV. Inês, aia da princesa espanhola Constança Manuel, com quem Pedro estava destinado a casar. Ora, Pedro não se apaixonou por Constança – como bem sabemos –, mas viu em Inês um amor desmesurado, que faria com que o casal vivesse o amor proibido mais conhecido da tradição portuguesa, aquele que viria a ser também o drama político e passional mais complexo – e, desolador – que Portugal alguma vez viveu...
Pois é, depois de rejeitado este investimento amoroso, a morte da princesa Constança e a viuvez de Pedro levariam a que o exílio de Inês – ordenado pelo Rei – fosse interrompido e a história de amor retomaria precisamente na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Foi aí que Pedro e Inês viveram enamorados, longe da aprovação da corte.
Contudo, já todos sabemos o fim da história, não é verdade? O amor do casal estava destinado a prevalecer, mas não a triunfar em face das ameaças da corte: Inês acabaria por ser mandada matar pelo Rei. Por seu lado, reza a lenda que Pedro vingaria o assassinato da amada pedindo que a desenterrassem e obrigando todos os membros da corte a beijar a mão da morta, cujas lágrimas para sempre tingiriam a cidade de Coimbra e a História de Portugal.
Esta maravilhosa história de um amor trágico inspirou inúmeros textos, poemas e, claro, letras de canções portuguesas. Também o poder do sentimento associado a esta lenda não pode deixar de inspirar quem se ocupa de escrever as letras de musicas tradicionais portuguesas, mas também o coração e de quem as promete cantar com o maior envolvimento.

Por isso, se o nosso leitor vive em Coimbra e está interessado em ter aulas de canto, porque não começar por procurar inspiração nesta e noutras lendas que ecoam no coração português e, claro, transformar a própria cidade onde reside em lenha para o seu repertório?
É verdade, as cidades portuguesas estão carregadas de lendas, tradições e canções portuguesas perfeitas para inspirar quem sonha cantar mais. Coimbra não podia ser exceção.








Inspiração para estudar canto na Capela Gregoriana Psalterium
Quer o estudante esteja só agora a dar gás à ideia de aprender a cantar, ou quer deseje ter aulas de canto de um nível avançado para melhorar o domínio da sua voz, a verdade é que quem canta tem, naturalmente, tendência para gostar de ouvir cantar.
Pois é, todos os estudantes de música e todos os interessados em saber como aprender a cantar são bons ouvintes, intensos críticos e frequentadores assíduos das salas de espetáculo.
Mas, além de tudo isso, são também muito empenhados nas aulas de canto e, claro, muito curiosos em função dos diversos géneros de música a que são expostos. É verdade, do fado à música clássica, das musicas tradicionais portuguesas ao jazz, um aluno do curso de canto pode encontrar inspiração – e conhecimento – em muitos tipos de música diferentes.
E o canto gregoriano não é exceção! Por isso, temos uma boa notícia para ti: se procuras aprender a cantar com mestria, mas ainda não sabes tudo sobre esta que é uma das mais antigas tradições musicais do mundo ocidental, em Coimbra poderás não só saber mais sobre ela como até assistir a um maravilhoso concerto.
O canto gregoriano é uma forma de oração cantada que, inicialmente, teve por base a tradução litúrgica do mediterrâneo dos primeiros séculos depois de Cristo. Aliás, considera-se ter sido criado pelo Papa Gregório I, embora os especialistas situem a sua derradeira imposição mais tarde. O certo é que, no início do século XIX o canto gregoriano – caraterizado por ser uma expressão vocal de uma só melodia – restabeleceu algumas das suas forças e, hoje, tem alguma expressão em várias zonas da Europa.

Portugal não se deixa ficar pra trás e, por isso, quer o aluno queira aprender a cantar e ingressar num curso de canto gregoriano em Lisboa (no Mosteiro de São Bento), quer viva na cidade de Coimbra, a Superprof garante-lhe que será possível.
Em Coimbra, damos particular destaque ao coro da Capela Gregoriana Psalterium, fundada em 1999, e exclusivamente dedicado à divulgação, prática e estudo do canto gregoriano. Assim, visitando esta associação sem fins lucrativos – e, claro, assistindo a um dos seus concertos – o aluno fascinado por aprender a cantar verá como a mestria deste género musical é absolutamente encantatória!
Quem sabe se um aluno que siga um percurso no canto e alcance o máximo domínio da sua voz no seu curso de canto não poderá vir a sentir uma inclinação especial pelo canto gregoriano?
Ser estudante e aprender a cantar nas tunas de Coimbra
Se, por outro lado, o nosso leitor está sempre a sonhar com cantar, mas não a concertos de música clássica ou religiosa, não se deixe abalar. Ora, quem canta seus males espanta, pelo que não se coíba de praticar e, escolha o percurso que escolher, não desista de procurar opções adequadas a si.
Por exemplo, se é estudante universitário na tão aclamada Universidade de Coimbra, há várias formas de não deixar escapar a sua vontade de aprender a cantar. Uma delas – e talvez uma das mais divertidas – é juntar-se a uma das tunas universitárias deste campus e, acompanhado de colegas e amigos, aprender a cantar todo o tipo de canções, de musicas portuguesas antigas às mais recentes!
As tunas académicas parecem ter surgido em Espanha, por volta dos finais do século XIX, chegando a Portugal por volta de 1888. São agrupamentos musicais de âmbito popular ou estudantil que são constituídos, sobretudo, por instrumentos de cordas, acordeões, flautas e instrumentos de percussão ligeira. Nos agrupamentos constituídos por estudantes – como os que existem hoje na Universidade de Coimbra – incluí-se ainda a pandeireta.
Além disso, o estudante que deseje aprender a cantar no seio de uma longa tradição como esta, que vingou em Coimbra, deve saber que as tunas de estudantes universitários envergam o traje académico da universidade – que, normalmente incluiu uma camisa, uma gravata e uma longa capa preta.

Juntar-se a este tipo de grupo é, sem dúvida, uma forma de ter aulas de canto de forma relativamente descontraída e pautada por tradição. Aqui o aluno aprenderá canções portuguesas populares e divertidas, aprenderá a cantar junto de amigos e quem sabe não apresentará alguma canção de sua autoria.
Não vive em Coimbra mas este é um modelo de 'aulas de canto' que agrada ao aluno? Então, não se preocupe: hoje em dia esta tradição está bastante difundida pelo território português. Assim, se o estudante residir ou estudar pela região da Beira-Alta, porque não considerar ingressar numa das várias tunas de Viseu e, assim, aprender a cantar na cidade de Viriato?
É possível ter aulas de canto particulares na cidade dos estudantes?
Por fim, se o aluno adora cantar e anda a considerar ter aulas de canto particulares, a Superprof é a solução ideal para si.
Na plataforma Superprof o estudante de canto – quer seja iniciante ou já um músico com conhecimentos avançados – pode encontrar todo o tipo de professores que possam dar ou prestar auxílio durante o curso de canto que frequenta.
É muito fácil: se quer aprender a cantar as mais originais canções portuguesas ou estrangeiras, vá ao nosso site em www.superprof.pt, pesquise pela região do país onde gostaria de iniciar as suas aulas de canto e analise os perfis de todos os professores que a plataforma lhe sugerir.
Por exemplo, se o estudante está desejoso por aprender a cantar a sério e procura ter aulas de canto no Funchal, ilha da Madeira, basta procurar essa especialização e essa localização, indicar o nível de ensino que procura e, claro, escolher o professor que:
- esteja mais próximo do estudante;
- tenha mais experiência;
- tenha mais vocação para ensinar;
- siga uma metodologia mais prática ou mais teórica;
- procure dar liberdade ao aluno;
- ou esteja disponível para lhe dar aulas de canto quantas vezes por semana o estudante quiser.
Pois é, com um professor de canto da Superprof o aluno pode aprender a cantar mais e melhor segundo os seus próprios termos.
E em Coimbra não é diferente. Na cidade dos estudantes, rodeado de lendas inspiradoras, inserido no ambiente universitário mais antigo do país e com acesso a variados géneros musicais e salas de concertos, o estudante pode optar por ingressar no Conservatório de Música de Coimbra – e enveredar pela vertente de canto –, ou pode optar por ter aulas de canto particulares e ser ele próprio quem decide a forma como quer conduzir a sua aprendizagem.

E qual é o nosso primeiro conselho? Que estabeleça os seus objetivos:
- Deseja frequentar aulas de canto durante quanto tempo?
- Gostaria de aprender a cantar algum género musical particular?
- Domina o inglês ou prefere aprender cantando musicas portuguesas tradicionais?
- Quantas horas por semana quer dedicar ao seu curso de canto?
- Tem algum domínio da teoria musical? Está interessado nisso?
Há várias perguntas prévias que deve fazer antes de investir nas suas aulas de canto particulares e, claro, antes de escolher o professor que melhor se ajusta ao seu projeto. Em todo o caso, o estudante deve saber que as aulas de canto particulares dos professores da Superprof são adequadas às necessidades de cada aluno, podem ser divididas em atividades expositivas e atividades práticas, durar uma, duas ou três horas, ser mais ou menos interativas. O certo é que terão sempre as capacidades e as dificuldades do estudante em consideração!
E o melhor é que, quer esteja a viver em Coimbra ou quer deseje ter aulas de canto na cidade do Porto, o estudante não só poderá escolher o professor de canto particular cuja metodologia se adequar melhor aos seus objetivos, como poderá optar por um que:
- dê aulas em sua casa;
- se desloque a casa do aluno;
- dê aulas de canto online, por webcam.
Assim, mesmo que passe o verão no Algarve, pode continuar as suas aulas de canto mesmo da sua casa de férias em Faro...
Não há, pois, desculpas para não cantar!