Pilates é um método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates há cerca de 100 anos. Mesmo sendo uma criança com vários problemas de saúde, Joseph interessou-se desde cedo pelo desporto e pela atividade física. Este interesse pelo exercício, tornou-o um desportista de alto nível e permitiu o desenvolvimento de uma crença de que o condicionamento físico é a base para um vida mais saudável. Esta ideia levou ao desenvolvimento do conjunto de técnicas que hoje conhecemos como pilates.
A origem de pilates remete à procura de saúde e de qualidade de vida. Enquanto estava num campo de concentração, Joseph começou a desenvolver um método que o ajudava a manter a saúde dos seus colegas e, mais tarde, dos seus pacientes.
A verdade é que sempre acreditou que a sua recuperação rápida estava ligada à prática regular de vários exercícios físicos. O pilates é fruto do seu conhecimento sobre movimento, contrologia (uma metodologia que alia o controlo do corpo a respirar de forma correta), condicionamento físico e resistência muscular. Parcialmente baseada no yoga, os fundamentos e bases da modalidade também incluem alguns conhecimentos de mergulho, ski, ginástica e boxe.
Embora tenha evoluído ao longo dos anos, os princípios fundamentais da modalidade são a sua essência e ainda são seguidos hoje em dia pelos praticantes no mundo todo.

Saiba todas as informações necessárias para poder ter uma aula de pilates!
O que é pilates?
Pilates é um treino que engloba força, alongamentos, concentração, respiração e consciência corporal. Tem como príncipio base a contrologia, um tipo de condicionamento que visa alcançar controlo e equilíbrio entre o corpo e a mente. De forma simplificada, a capacidade de se concentrar na atividade em questão, mas tendo noção do que está a fazer e a sua movimentação.
Contrologia foi o nome inicial dado ao método de reabilitação e desenvolvimento físico. Para realizar qualquer um dos exercícios base da modalidade, é necessário ter controlo do tronco e das extremidades, para que possa completar toda a movimentação de forma segura e estável.
A fluidez, outro princípio do pilates, dita o ritmo e a qualidade do exercício. Através dela, tenta-se criar um padrão de movimentação que seja fluído e elegante, sem ter movimentos mecânicos associados.
A grande diferença da modalidade é a coordenação física que o professor de pilates demonstra durante as aulas, utilizando a musculatura mais próxima das articulações e realizando os exercícios sem causar lesões ou desgaste. Nessas aulas vai trabalhar os grandes grupos musculares, para que os consiga definir e tonificar, mas também aprender a alongar, melhorar a postura e outros resultados físicos vantajosos inerentes à prática.
Pilates tem como objetivo trabalhar o corpo como um todo, de forma a ter saúde, elegância e uma melhor qualidade de vida. É, por isso, não só um tipo de treino mais saudável, mas também uma forma de tratamento de patologias musculares ou das articulações, permitindo a alívio gradual da dor e ajudando a prevenir o aparecimento de novas crises.
E agora, já está perfeitamente convencido de que pilates é a solução de que estava à procura? Entre em contacto com os nossos professores particulares de pilates, saiba mais sobre modalidade e aprenda os exercícios básicos que pode até fazer em casa.
Os princípios do curso de pilates e a sua importância
Tal como mencionamos anteriormente, a contrologia tem como objetivo o controlo consciente de toda a movimentação do corpo. Para isso, aplicam-se todos os princípios da modalidade, que são baseados em fundamentos anatómicos, fisiológicos e cinesiológicos. Estes 6 princípios são conhecidos como: Concentração, Controlo, Precisão, Centro, Respiração e Fluidez.

- Concentração – o objetivo deste princípio é a concentração total na movimentação que está a realizar, de forma a garantir que é desempenhada com a maior eficácia possível;
- Controlo – este princípio tem como objetivo obter o controlo total da movimentação, para que se possa movimentar de forma harmoniosa e concentrar-se totalmente no exercício, de forma a melhorar a coordenação motora e evitar contrações musculares desnecessárias;
- Precisão – fundamental para a qualidade do movimento e para o realinhamento postural, tendo como objetivo o controlo do equilíbrio entre as diferentes musculaturas que está a trabalhar nos exercícios;
- Centro – mais conhecido como power house, é o foco de todos os exercícios da modalidade, um vez que o fortalecimento desta musculatura traz estabilidade ao tronco e um alinhamento com menos gasto energético durante a movimentação;
- Respiração – este é um dos fatores principais da modalidade e é trabalhado desde o inicio. É o necessário que saiba respirar corretamente e que o faça sempre de forma sincronizada com a realização dos exercícios;
- Fluidez – o objetivo deste princípio é trazer leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não exista demasiado esforço nem no início nem no fim de qualquer exercício.
Estes princípios são algumas das razões porque pilates é um grande aliado na procura de uma vida saudável e porque é recomendado por tantos médicos, principalmente a pessoas com patologias musculares ou problemas respiratórios.
Além disso, sendo um tipo de exercício, fazer pilates estimula a produção de dopamina e serotonina, que são as hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Isto quer dizer, que além de todas as vantagens em termos médicos, ter aulas da modalidade também pode influenciar a parte emocional do praticante, aliviando sintomas de ansiedade, depressão, stress e outros.
Os benefícios do pilates na nossa saúde
Seria impossível mencionarmos todas as vantagens de praticar pilates de forma assídua, uma vez que são inúmeras e variadas. Desde vantagens a nível de fortalecimento da musculatura, a combate e prevenção de patologias ou até mesmo a nível mental e emocional. Nunca seriamos capazes de as enumerar todas, mas seguem-se alguns exemplos dos mais importantes:
- aumenta a resistência física e mental;
- aumenta a flexibilidade;
- corrige problemas de postura;
- melhora a capacidade de concentração;
- tonifica a musculatura;
- melhora a coordenação motora;
- ajuda a proteger as articulações;
- alivia dores musculares;
- ajuda a aumentar a capacidade respiratória;
- ajuda a prevenir a osteoporose;
- promove o relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
- elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
- melhora a postura e a resistência muscular;
- ajuda na perca e manutenção de peso;
- fortalece a musculatura abdominal;
- promove o equilíbrio de todas as funções corporais.
Pilates não trabalha apenas os aspetos físicos e corporais, como a tonificação da musculatura, a postura ou a capacidade de resistência, mas também desenvolve a parte mental e emocional dos praticantes, quanto aprendem a respirar corretamente e fazem exercícios de alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o stress.

O objetivo da modalidade é ter um corpo e mente sãos, que funcionem em perfeita sintonia e levem a uma vida mais plena, centrada, equilibrada e sem quaisquer doenças. Tal como no yoga, em pilates aprende a respirar corretamente para controlar a mente e ter um bom poder de concentração, com motivação necessária para realizar os exercícios de forma coerente. Na verdade, ter aulas de pilates é optar por uma vida mais saudável.
Quem beneficia de ter aulas de pilates?
Se ainda tem dúvidas sobre quem é que pode beneficiar de ter aulas desta modalidade, a resposta é muito simples: todos! Crianças, adultos, idosos, pessoas com problemas físicos, atletas, grávidas, etc. Pilates é uma atividade que tem vantagens em qualquer fase da vida.
Vantagens para as crianças
A verdade é que, atualmente, as crianças já não fazem a mesma quantidade de exercício que antigamente. Já não existe o mesmo tipo de ambiente na rua que permita brincar cá fora até tarde e com a proliferação dos videojogos e outros tipos de entretenimento, têm, na sua generalidade, uma vida mais sedentária. Mas fazer pilates pode ajudar até nos casos mais extremos. Todos os exercícios que ensinam a respirar, a alongar e a ser mais flexíveis podem ser adaptados para as crianças, tornando-as mais ativas fisicamente, mais saudáveis e menos sedentárias.

Dentro dos inúmeros benefícios para as crianças, são alguns exemplos:
- melhoria do alinhamento postural das crianças;
- melhoria da concentração e aquisição de uma atenção maior para tarefas como os trabalhos de casa ou durante as aulas na escola;
- melhoria do sono;
- aumento da simetria corporal, com a realização de exercícios de equilíbrio;
- aumento da flexibilidade, aumento da amplitude da movimentação e maior agilidade na realização outras atividades.
Vantagens para os idosos
Queremos acabar com esse mito que de as pessoas com mais idade não podem realizar atividades físicas. Aliás, é muito importante que há medida que a idade vá avançando, as pessoas se mantenham ativas e pilates é uma ótima opção.
Nesta faixa etária, pilates é indicado para ajudar a aliviar dores físicas e tratar problemas ósseos e das articulações, mas também é uma ótima forma de promover o bem-estar, aumentar a autoestima e dar mais motivação para o dia a dia.
Com idade mais avançada e o deterioramento da musculatura é mais fácil existirem quedas frequentes e falta de equilíbrio. Na aula de pilates trabalha-se para que a musculatura ganhe mais resistência, o que permite reduzir a quantidade de quedas e de lesões que ocorrem.
Procure na plataforma da Superprof o professor de pilates ou yoga ideal para começar já as suas aulas! Se estiver em Lisboa, encontre excelentes opções com pilates lisboa.