Portugal é um país conhecido pelas suas mais belas paisagens e cenários deslumbrantes, que acaba por inspirar diversas formas de arte. A fotografia é definitivamente uma delas.

O país conta com cidades com as mais diversas características, desde as mais clássicas e tradicionais, que proporcionam monumentos e museus cheios de história e cultura, as que são conhecidas pelo seu charme e encanto, e ainda as que são direcionadas para os amantes da praia e belezas naturais.

Uma coisa é certa! Todas as cidades têm uma característica em comum: proporcionam cenários perfeitos para que possa tirar um curso de fotografia e evoluir muito rapidamente enquanto fotógrafo profissional ou amador.

Seja para os amantes da fotografia que utilizam a arte apenas como um passatempo, ou seja para os profissionais de conhecimento já avançado, um curso de fotografia tem muito o que oferecer! Desde a aprendizagem contínua, novidades e atualizações da área ou a oportunidade de expandir o seu conhecimento, seja para arranjar novas oportunidades de trabalho ou simplesmente melhorar a qualidade das suas fotografias!

A arte da fotografia proporciona bons momentos e é utilizada como uma terapia de relaxamento, pela sua redução do stress e ansiedade.  Em contrapartida, sentirá um aumento da sua autoconfiança e foco para atingir os respetivos objetivos.

Portugal é um país que está em constante crescimento e de certeza que vai precisar de cada vez mais profissionais, completamente competentes nesta área. Especialmente porque as redes sociais crescem imenso e com elas e necessidade de publicar boas fotografias! Não espere mais e corra atrás dos seus sonhos. Comece já a tirar o seu curso de fotografia em Portugal!

Evoluir na fotografia com um professor particular
Com um professor particular, acabará por evoluir rapidamente na arte da fotografia.  | Fonte: Pexels

Os moradores de Faro, podem inscrever-se num curso de iniciação à fotografia!

Quer tirar fotografia no Porto?

Se mora no Porto, poderá desde já conhecer o significado da palavra “auto-didata”: quem é capaz de ir aprendendo sozinho ou com curso de fotografia porto. Hoje em dia, com um computador e acesso à internet poderá chegar a imensos conteúdos que são disponibilizados online e muitas vezes gratuitamente.

Descubra como se poderá tornar um fotografo profissional no Porto:

Youtube 

Esta canal de vídeo dispensa praticamente apresentações! Pode procurar por vídeos relacionados com a disciplina específica que deseja aprender na área da fotografia. Irá ter com toda a certeza milhões de resultados… Escolha os que apresentam melhor qualidade e comece a estudar!

Fóruns 

Embora, os fóruns já tenham vivido melhores dias a nível de popularidade, ainda encontrará algumas comunidades online e bem ativas. Por isso, pesquise por fóruns de fotografia, coloque as suas dúvidas, faça questões e esteja completamente de braços abertos para receber conteúdo de outros utilizadores.

Livros 

Por muita tecnologia que exista, um livro será sempre um livro! Procure no Porto pelas bibliotecas públicas, torne-se leitor e traga gratuitamente livros para casa sobre fotografia. Certamente que também encontrará muitos ebooks disponíveis online e totalmente gratuitos!

Belas fotografias com técnicas aperfeiçoadas
Registe belos momentos com técnicas aperfeiçoadas da fotografia. | Fonte: Pexels

Em Viseu, existem várias maneiras de aprender a tirar fotografia!

Iniciação à fotografia em Lisboa: tudo o que precisa de saber!

Se procura tirar uma licenciatura em fotografia na cidade lisboa ou curso de fotografia lisboa, tem algumas opções para começar já a analisar!

Universidade Lusófona (Licenciatura em Fotografia)

Nesta universidade encontrará a Licenciatura em Fotografia. Terá um plano de estudos rico com absolutamente tudo o que precisa para dominar a arte da fotografia e até começar a trabalhar na área.

IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação - Universidade Europeia  

No IADE encontrarás uma conjugação de duas áreas: fotografia e cultura visual. À sua disposição irá abordar vários tópicos essenciais:

  • técnicas e equipamento (desde a fotografia analógica à digital);
  • temáticas fotográficas (publicitária, reportagem, moda, jornalismo);
  • criatividade (foco no próprio projeto, na vertente empreendedora e na abordagem ao vídeo e à realização);

Estas são apenas duas das instituições em Lisboa, mas existem muitas mais! Entre em contacto para saber mais!

No Funchal, pode melhorar a sua fotografia criativa!

Se é morador no Funchal, fique desde já a saber que poderá aprender fotografia online! E isto seja qual for o seu nível de ensino: iniciante, intermediário ou avançado.

Hoje em dia, já existe uma certa familiaridade com uma aula online, onde poderá relaxar e sentir-se com muita mais descontração. Se está a viajar, não precisa de cancelar a sua aula, ou mesmo se estiver a passar férias na casa de uns familiares, poderá continuar com a sua aula!

Com o decorrer das aulas e com a sua evolução, notará que irá aumentar a sua auto-confiança.

Os moradores de Coimbra também podem aprender a tirar fotografias!

Por isso, o maior conselho a dar é contratar um professor de fotografia online, na Superprof e começar a obter já algumas das vantagens:

  • Aulas sem stress
  • Professor com ensino personalizado
  • Preços mais acessíveis
  • Horários a combinar
  • Mais tempo otimizado
  • Imensos professores à escolha

Também deverá equacionar qual a área da fotografia que mais deseja explorar! É claro que encontrará cursos de iniciação mais abrangentes, mas se pretende já seguir um determinado caminho, poderá já orientar os seus estudos nesse sentido:

  • Foto em estúdio
  • Foto de moda
  • Foto de natureza
  • Fotojornalismo
  • Foto a preto e branco
  • Reportagem fotográfica
  • Fotografia social (batismo, casamento, etc)
  • Fotos de arquitetura, etc.
Curso fotografia para iniciantes e profissionais
Um curso de fotografia tem imensos benefícios, seja para iniciantes ou profissionais. | Fonte: Pexels

Coimbra: quer aprender a tirar fotografia?

Os moradores de Coimbra também têm à sua disposição várias instituições para se iniciarem na arte de tirar fotografia:

Universidade de Coimbra 

Sem qualquer dúvida que na universidade mais antiga de Portugal, poderá tirar o Curso de Fotografia e Composição. As aulas dividem-se entre teoria e prática. Neste curso acabará por conhecer melhor a técnica fotográfica; a História da Fotografia no contexto social, científico e artístico, assim como aumentar significativamente a cultura visual contemporânea de forma a amplificar o espírito crítico na reconstrução do mundo a partir de imagens.

Mora no Funchal e quer tornar-se fotógrafo profissional?

Master.D - Centros Formativos 

Na Master.D existem formações para quem tem experiência e para quem se está apenas a iniciar. Irá adquirir os conhecimentos e competências técnicas essenciais para poder depois desempenhar as seguintes profissões:

  • fotógrafo (em vertentes como fotojornalismo, fotografia documental, de autor, de publicidade, moda, produto ou eventos)
  • assistente de fotografia
  • repórter fotográfico
  • editor de imagem

Estas são apenas duas das opções, mas encontrará muitas outras na cidade de Coimbra. De que está à espera para se aventurar e finalmente investir em algo que tanto gosta?

Se mora em Viseu, descubra como poderá realizar a iniciação à fotografia

Os moradores de Viseu podem ficar descansados porque também vão encontrar várias opções para realizarem a sua iniciação à fotografia. Sabe que poderá já hoje, de um modo totalmente gratuito, começar a aprender?

Pesquise e encontrará online imensos cursos de fotografia e também cursos de fotografia em Portugal. No entanto, queremos desde já ressalvar que por muita informação que encontre, nada substitui o estudo com um professor particular em Viseu que poderá contratar na Superprof. Todo o seu plano de estudos será completamente personalizado aos seus objetivos e níveis de aprendizagem. No fundo, terá alguém que o irá sempre guiar pelo fascinante mundo da fotografia.

Em Lisboa, poderá tirar um curso de iniciação à fotografia!

A Superprof apresenta um conjunto de profissionais com as mais diferentes experiências e especializações. O custo das aulas é normalmente muito acessível. Existem muitos profissionais que dão aulas online, presenciais ou ambas. Tudo depende da sua disponibilidade de horário e preferências!

Pesquise na Superprof, o professor de fotografia ideal para começar a aprender em Viseu.

A fotografia ajuda a reduzir o stress e ansiedade
A fotografia é uma terapia para quem desejar reduzir o stress e a ansiedade.  | Fonte: Pexels

Em Faro, tem tudo o que precisa para melhorar a fotografia criativa

Se mora em Faro e também pretende contratar o seu professor de fotografia criativa na Superprof, conheça algumas dicas para ajudarem no processo de seleção:

Experiência Profissional: veja todo o percurso profissional e até escolar do professor. Será ótimo para conhecer mais um pouco deste profissional. Muitos apresentam algumas especializações e é importante que perceba de que forma o poderá ajudar. Não deve, contudo, ignorar os professores mais jovens que ainda estão a construir uma carreira. Podem ter um currículo mais curto, mas serem mais inovadores e criativos no momento de ensinar. O importante, no final, é que aprenda sempre!

Portfólio: peça o portfólio dos trabalhos ao seu professor para analisar a qualidade desenvolvida. Poderá deste modo ver se gosta da sua abordagem artística e se tem um estilo que vai de encontro às suas preferências!

Feedbacks: na Superprof, os alunos costumam deixar feedback aos professores. Leia tudo o que encontrar para poder assim formar também uma opinião sobre o professor. Isto trará maior auto-confiança no momento da sua escolha!

Empatia: nunca deve menosprezar este ponto! Pense que irá passar imenso tempo com o profissional em questão e é extremamente importante que exista uma boa química de trabalho entre ambos. Irá confirmar que assim poderá aprender de um modo muito mais leve, descontraído e tranquilo.

De que está à espera? A maioria dos professores da Superprof oferece a primeira aula de forma totalmente gratuita e sendo assim, pode utilizar esta aula para verificar a respetiva empatia antes do início efetivo do curso.

Encontre já o professor de fotografia ideal em Faro!

Se mora no Porto, descubra como realizar a sua iniciação à fotografia!

Precisa de um professor de Fotografia ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.