Apesar de ser uma das maiores cidades de Portugal, Viseu proporciona uma boa qualidade de vida, providenciando segurança, oportunidades de negócios e muitos eventos culturais.

A cidade de Viseu também é repleta de arte e história! O Museu do Grão é uma grande prova disso mesmo, já que contém muita memória do artista, uma das maiores heranças artísticas de Viseu.

Destaca-se também a Catedral de Viseu, o coração da cidade, e um dos melhores pontos de partida para que se comece a conhecer a cidade. De lá pode andar pelas ruas peculiares até ao Rossio, apreciar todos os espaços verdes e relaxar num café ou restaurante.

Os parques da cidade são cenários perfeitos para a inspiração de boas fotografias. O parque Aquilino Ribeiro proporciona momentos de paz e relaxamento necessários para que possa explorar o melhor dos seus conhecimentos de fotografia.

Como outras grandes cidades, Viseu está repleta de recursos e possibilidades para os amantes de fotografia que desejam aprender o básico ou aprimorar os seus conhecimentos técnicos.

Seja lá o que precisar, aulas individuais ou de grupo, escolas ou cursos mais práticos, aprendizagem do básico ou de conteúdo mais avançado, a Superprof está aqui para dar todas as dicas e ajudar a superar-se e tornar-se um fotógrafo profissional em Viseu!

Mora em alguma cidade de Portugal e quer aprender a tirar fotografias?

Fotografia digital com câmara do telemóvel
Fotografia digital: nos dias atuais a maioria das pessoas utiliza sua câmara do telemóvel todos os dias. | Fonte: Unsplash

Escolas para melhorar a arte da fotografia criativa em Viseu

Se pretende ganhar experiência e melhorar todo o seu conhecimento sobre fotografia em Viseu, poderá frequentar uma escola ou algum espaço vocacionado para esta arte. A melhor forma de ir melhorando a sua fotografia criativa é realmente investir a sério com curso fotografia e adquirir todos os conhecimentos essenciais para evoluir!

Como em tudo na vida, a aquisição de conhecimento e o investimento de tempo e dedicação é essencial para ser um fotógrafo cada vez melhor!

EPMS - Escola Profissional Mariana Seixas: nesta escola, poderá tirar um Curso Técnico(a) Profissional de Fotografia. O(A) técnico(a) de Fotografia é um(a) profissional qualificado(a) apto(a) a usar diversos tipos de máquinas fotográficas de 35mm e grande formato, analógicas e digitais, saber usar a luz natural e artificial para fotografar paisagens, pessoas e objetos, ter noções de impressão a preto e branco e a cores, saber usar ferramentas digitais para tratamento de imagens.

No seu plano curricular, terá os seguintes principais domínios de formação: fotografia de moda; fotografia de publicidade; fotografia de arquitetura; fotografia criativa; fotografia de estúdio; fotojornalismo; edição, pós-produção e tratamento de imagem; marketing e comunicação.

Poderá contar com as seguintes saídas profissionais: fotógrafo(a); Artista Visual; editor(a) de imagem (estúdios de fotografia, gabinetes de design, arquitetura e publicidade); jornais e revistas; agências de comunicação; departamentos de imagem e comunicação; fotógrafo(a) de Cena (artes do espetáculo).

Professores Superprof ajudam na evolução fotografia
A Superprof conta com professores que vão ajudar na sua evolução rápida de fotógrafo. | Fonte: Unsplash

Município de Viseu: é sempre bom estar com atenção às agendas culturais das câmaras! De vez em quando surgem atividades, eventos e workshops que são dirigidos à população em geral. Por isso, coloque alertas e esteja sempre com atenção para ver se encontra alguma formação de fotografia criativa.

Futurainbow: com escritórios na cidade de Viseu, a FUTURAINBOW destaca-se pela qualidade, exigência e confiança estabelecida com os/as clientes e parceiros/as, tem no know-how e profissionalismo da equipa de trabalho a sua grande mais-valia. Tem formações nas mais diversas áreas, inclusive na de fotografia!

Fnac Viseu: a Fnac Viseu também já organizou cursos de introdução à fotografia. Esteja atento à agenda cultural e logo que apareça uma oportunidade de algum curso ou workshop aproveita e inscreva-se. Também será um ótimo local para socializar e conhecer novos fotógrafos em Viseu que até podem revelar-se uma ótima ajuda no seu crescimento profissional.

Casa D’artes e Ofícios: trata-se de um coletivo de artistas nascido da vontade dos elementos que o constituem em participar numa nova experiência de criação artística e cultural, inclusão social para as artes, divulgação, partilha e formação, materializado fisicamente com a ocupação e revitalização do espaço da loja situada no n. 30 do Largo de S. Teotónio em pleno centro histórico da cidade de Viseu. Integram o colectivo os seguintes artistas: Luís Calheiros, José Cruzio e Maria da Luz.

O Caos é um projecto multidisciplinar e a ocupação do espaço físico permitiu dinamizar e desenvolver uma atividade criativa regular no Centro Histórico, em conjunto com outros coletivos de artistas e com a população.

O espaço está dividido nas várias valências: galeria expositiva, atelier artístico (artes plásticas, desenho, pintura, escultura, serigrafia e gravura), loja de autor, laboratórios de fotografia analógica e digital e bar de apoio.

No Caos já se organizaram alguns workshops relacionados com fotografia e, por isso, é outro local ao qual deve estar atento e ir acompanhando com regularidade!

Estes são apenas alguns espaços em Viseu que fornecem programas para a iniciação à fotografia. Mas, com toda a certeza, que vão aparecendo outras iniciativas. Leia os jornais locais e configure alertas no Google para não deixar escapar qualquer oportunidade!

Se mora no Porto, descubra como realizar a sua iniciação à fotografia!

Quais as vantagens de tirar um curso de fotografia criativa em Viseu?

Mais de 95 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias apenas no Instagram! Tinha noção da quantidade de conteúdo que é criada todos os dias por milhões de pessoas em todos os cantos do mundo?

Do que está à espera para entrar nesse universo das redes sociais com fotos de boa qualidade? Saiba os motivos para tirar fotografia em Viseu e comece já a sua jornada!

Em Lisboa, poderá tirar um curso de iniciação à fotografia!

Antigamente, sair para tirar fotografia era significado de grandes e desajeitadas câmaras, que pesavam imenso, e dificultavam muito a deslocação entre os locais e a exploração de cenários. Hoje já não existe esta desculpa! Nos dias atuais e com o avanço da tecnologia, existem excelentes câmaras de pequeno porte e que podem oferecer fotos de boa qualidade, por terem bons componentes e capacidades semelhantes a algumas câmaras profissionais. Isso quer dizer que, aonde quer que esteja, estará com toda a preparação para tirar boas fotos e fazer daquele momento uma recordação eterna.

É claro que só o equipamento não basta! É necessário aprender muitas técnicas e métodos para que possa melhorar a qualidade das suas fotografias ao longo do tempo, e consequentemente, adquirir experiência. Os diversos cursos de fotografia estão no mercado para ajudarem neste processo.

A fotografia dedicada a momentos sociais e eventos pode ser uma ótima maneira de obter um orçamento extra. Hoje em dia, a necessidade de divulgação de fotos com ótima qualidade como recordação de casamentos, festas de empresas, aniversários e chás de bebés, estão muito valorizadas no mercado.

Com dedicação e aprendizagem contínua das técnicas e competências, conseguirá ter excelentes resultados e irá tornar-se um profissional de sucesso muito bem requisitado.

Aprender fotografia com qualquer idade
Não existe idade para aprender a fotografar… Nada é tarde quando se gosta mesmo muito… | Fonte: Unsplash

Mora no Funchal e quer tornar-se fotógrafo profissional?

Quanto custa investir num custo para tirar fotografias artísticas?

É possível começar a estudar fotografia sem qualquer custo! Existem muitos cursos online, totalmente gratuitos, e disponíveis na internet.

Os cursos online gratuitos vão do nível mais básico até o mais avançado, além de encontrar um vasto conjunto de tutoriais online para download.

Entretanto, nenhum curso substitui o acompanhamento de um professor particular que proporcionará uma metodologia de ensino personalizada de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Na Superprof, conseguirá encontrar professores com as mais variadas formações e especializações, bem como com um custo-benefício que certamente encaixara no orçamento estimado. Existem muitos profissionais que dão aulas totalmente online e conseguem também otimizar o valor já que poupam nas deslocações e nos espaços físicos que seriam necessários, caso as aulas fossem presenciais.

Portanto, é certo que encontrará o professor com o valor apropriado às suas expectativas!

Os moradores de Coimbra também podem aprender a tirar fotografias!

A fotografia proporciona paz e relaxamento
A fotografia é uma arte que proporciona muito relaxamento e alguma paz interior. | Fonte: Unsplash

Encontre um professor particular na Superprof para a sua iniciação à fotografia!

Na Superprof, muitos professores particulares estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos para alunos de todos os níveis.

Saiba que também é possível encontrar um professor que tenha características mais específicas como atuação no campo de fotografia de natureza, ou ser mais focado em fotografia de moda ou eventos. As possibilidades são ilimitadas… Sendo assim, com toda a certeza que encontrará o professor ideal para atingir os resultados que deseja.

Aproveite, a grande maioria dos professores costuma oferecer a primeira aula gratuitamente! Assim consegue conhecer melhor o seu professor e fazer as perguntas necessárias para que tenham uma boa sintonia durante o processo de aprendizagem.

Do que está à espera? Comece já e tire o seu curso de fotografia em Viseu!

Os moradores de Faro, podem inscrever-se num curso de iniciação à fotografia!

Precisa de um professor de Fotografia ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.