Não tem como ir a Coimbra e não se apaixonar por esta bela cidade! Está repleta de história e monumentos, mas também imensos espaços verdes, jardins e infraestruturas modernas. Coimbra mistura antiguidade e modernidade.

A cidade é também muito conhecida por causa da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa. A sua grande importância contribui muito para os avanços tecnológicos e científicos a nível local e nacional.

Coimbra é uma cidade completa, tanto para o turismo e gastronomia, como para os negócios. Com tantas particularidades, acaba por ser muito rica em cenários pitorescos e imponentes. Por estes motivos e muitos mais, é excelente para tirar um curso de fotografia online ou presencial.

A arte da fotografia é uma área que está cada vez mais em ascensão e consequentemente são cada vez mais as pessoas que se interessam pelos cursos de fotografia e desejam aprender mais e até mesmo especializarem-se profissionalmente.

Algumas pessoas olham para esta arte como um simples passatempo e querem apenas tirar um curso para conseguirem obter melhores fotos das suas viagens para colocarem nas suas redes sociais. Basicamente, querem apenas aprender os conceitos básicos da fotografia para o seu uso pessoal.

Outras de nível intermediário ou mais avançado, procuram um curso para melhorar e aperfeiçoar outros pontos mais específicos como técnicas e métodos bem mais avançados que vão permitir tirar fotografia profissional.

Curso de fotografia e oportunidades de trabalho
A fotografia está em crescimento e vem abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. | Fonte: Pexels

O curso de fotografia traz grandes benefícios, seja para uma possível carreira ou para o desenvolvimento pessoal e artístico.

Os moradores de Faro, podem inscrever-se num curso de iniciação à fotografia!

Iniciação à fotografia: escolas de fotografia em Coimbra!

Poderá realizar a sua iniciação à fotografia em Coimbra através de várias instituições:

Universidade de Coimbra: nesta instituição de referência poderá tirar o Curso de Fotografia e Composição. Cada turma tem uma parte teórica e outra prática. A segunda é usada para os alunos apresentarem os seus projetos práticos. O desenvolvimento de projetos individuais é feito em grande grupo e, posteriormente, de forma individualizada. O acompanhamento dos projetos é realizado semanalmente.

Os objetivos desta disciplina devem permitir aos alunos conhecer a técnica fotográfica; a História da Fotografia no contexto social, científico e artístico, assim como aumentar significativamente a cultura visual contemporânea de forma a amplificar o espírito crítico na reconstrução do mundo a partir de imagens.

Master.D - Centros Formativos: neste espaço, o curso de fotografia é dirigido a candidatos, com ou sem experiência, que pretendam adquirir os conhecimentos e competências técnicas essenciais para o desempenho de profissões nesta área, tais como fotógrafo (em vertentes como fotojornalismo, fotografia documental, de autor, de publicidade, moda, produto ou eventos), assistente de fotografia, repórter fotográfico ou editor de imagem.

Ao longo desta formação são abordados diversos conceitos fundamentais que visam a preparação para o trabalho em fotografia, abrangendo temas como a história da fotografia, elementos base de técnica fotográfica, fotografia em variados contextos profissionais, pós-produção em Photoshop, organização de ficheiros, entre outros.

Este centro destaca que a Fotografia é uma memória palpável que se prolonga no tempo. Com a evolução da tecnologia, foi-se tornando cada vez mais importante na comunicação, tornando-se posteriormente transversal a diversas áreas.

Em Viseu, existem várias maneiras de aprender a tirar fotografia!

Academia Olhares: à sua disposição terá um Curso de Fotografia – Iniciação. Apesar de hoje em dia parecer muito fácil fotografar, em virtude do aparecimento das câmaras digitais, fotografar vai muito mais além do que clicar apenas num simples botão. Na era do analógico, tal como na era digital, uma boa fotografia depende essencialmente da visão do fotógrafo e do seu domínio técnico na hora do clique. No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar os princípios básicos da técnica fotográfica;
  • Descrever a importância da relação entre diafragma, o obturador e o ISO;
  • Distinguir os diferentes tipos de objetivas;
  • Distinguir luz dura de luz suave;
  • Ajustar o balanço de brancos na câmara;
  • Analisar o histograma de uma fotografia;
  • Usar o modo manual da câmara.

Este curso destina-se a todos os interessados em explorar os conhecimentos base para entrar no mundo da fotografia.

Curso profissional de fotografia em Coimbra
Que tal ousar e especializar-se em fotografia profissional em Coimbra? | Fonte: Pexels

Sabia que pode ter aulas de fotografia em Lisboa?

Vantagens de investir num curso de iniciação à fotografia em Coimbra!

O ensino de fotografia online tem muitas vantagens, seja para alunos iniciantes, intermédios ou avançados.

Lembre-se que muitas aulas podem ser ministradas online e nas suas idas para o terreno, poderá continuar a ter um apoio online do professor. Hoje em dia, basta ligar o whatsapp e realizar uma videochamada.

Confira alguns dos muitos benefícios que poderá obter num curso de iniciação à fotografia em Coimbra:

  • Ambiente amigável e descontraído;
  • Professor particular;
  • Preços mais acessíveis;
  • Horários flexíveis;
  • Otimização do tempo;
  • Grande variedade de professores online disponíveis;

O aluno que deseja comprometer-se com uma formação de longa duração, pode especializar-se ainda mais nas diversas áreas que a fotografia possui.

Aqui estão algumas especialidades possíveis no mundo da fotografia:

  • Foto em estúdio
  • Foto de moda
  • Foto de natureza
  • Fotojornalismo
  • Foto a preto e branco
  • Reportagem fotográfica
  • Fotografia social (batismo, casamento, etc)
  • Fotos de arquitetura, etc
Professor com boa sintonia para o processo de aprendizagem
Escolher um professor com quem tenha sintonia e compatibilidade é essencial para o processo de aprendizagem. | Fonte: Pexels

Mora no Funchal e quer tornar-se fotógrafo profissional?

Como aprender sozinho a melhorar a fotografia profissional em Coimbra?

Se pretende já começar a dar alguns passos para melhorar tudo o que sabe sobre fotografia, tem à sua disposição várias maneiras para começar:

Revistas especializadas 

Uma boa maneira de aprender e manter-se sempre atualizado, é estar por dentro das revistas especializadas na área da fotografia. Existem sempre publicações para diferentes nichos de interesse e certamente que encontrará vários títulos nacionais e internacionais. Poderá acompanhar todas as novidades sobre os novos materiais que vão saindo, os novos métodos e imensas técnicas. Muitas vezes estas revistas tem a versão online que facilita o acesso ao conteúdo. A assinatura destas revistas pode ser um bom investimento de aprendizagem nesta área e irá ajudar a manter sempre uma atualização permanente.

Plataformas de vídeo 

As plataformas de vídeos de partilha, como o Youtube ou o Vimeo, também são uma excelente maneira de aprender mais. Existem canais dedicados apenas aos amantes desta área, onde ensinam diversas técnicas e disponibilizam muitos tutorias passo-a-passo. Informação muito útil, especialmente para os alunos iniciantes.

Em Lisboa, poderá tirar um curso de iniciação à fotografia!

Grupos das redes sociais 

Existem vários grupos nas redes sociais, aos quais pode juntar-se para discutir assuntos sobre fotografia. Uma das maiores vantagens deste método é que assim pode aprender diretamente com pessoas que já tem experiência na área ou que muitas vezes já passaram por alguma situação semelhante à sua, e podem partilhar algumas técnicas e dicas muito úteis. Estes grupos também são uma ótima opção para quem desejar vender o seu equipamento antigo e quer investir num novo, já que o mercado dos seminovos é muito valorizado nesta área.

Curso de fotografia na modalidade online
O curso de fotografia pode ser dado na modalidade online, o que permite uma maior flexibilidade na gestão do seu tempo. | Fonte: Pexels

Como acabou de comprovar, existem muitas maneiras de aprender de uma forma autodidata, mas o melhor sempre é investir num curso de iniciação à fotografia ou mais avançado. No final do curso, estará apto a desempenhar muitas funções em várias vertentes, como a fotografia em estúdio, documental, moda, fotojornalismo, etc.

Caso deseje seguir uma linha mais profissional da arte da fotografia, o curso terá um grande diferencial na conquista de boas oportunidades de negócios e novos emprego, como em agências de fotografia ou publicidade, produtoras, agências de comunicação, grandes empresas de marketing social e até como freelancer!

Também existem muitas instituições públicas, bem como associações que de vez em quando promovem cursos gratuitos de fotografia para que possa aprender alguns conhecimentos básicos e evoluir. Por isso, siga sempre a agenda cultural do seu município e esteja atento a todos os eventos que vão surgindo.

Se mora no Porto, descubra como realizar a sua iniciação à fotografia!

Melhore a sua fotografia profissional com a ajuda da Superprof!

Na Superprof, muitos professores particulares estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos para alunos de todos os níveis. É uma excelente forma de iniciar o seu curso de fotografia e tornar-se extremamente avançado!

Saiba que também é possível encontrar um professor que tenha algumas valências a nível da especialização, o que permitirá melhorar o seu processo de aprendizagem e ajudar a atingir mais depressa os seus objetivos e metas!

Regra geral, a maioria dos professores costuma oferecer a primeira aula gratuitamente! Isto é óptimo para se poderem conhecer melhor, bem como confirmar se existe empatia e verificar a metodologia de ensino.

Com a Superprof tem tudo o que precisa para arrancar com o seu curso de iniciação à fotografia em Coimbra. Fica tudo à distância de um clique e com muita facilidade poderá muito rapidamente começar o seu plano de estudos!

Do que está à espera? Comece já e tire o seu curso de fotografia em Coimbra!

Mora em alguma cidade de Portugal e quer aprender a tirar fotografias?

Precisa de um professor de Fotografia ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.