O Funchal é uma das principais cidades do arquipélago da Madeira. A cidade é repleta de história, monumentos, igrejas e fortalezas.

O teleférico do Funchal proporciona uma das mais belas vistas da cidade. Poderá realizar um passeio divertido e subir até à freguesia do Monte. O Funchal é repleto de praias com as mais diversas paisagens que certamente inspirará boas fotos e recordações. É um excelente lugar para quem quer aprender a tirar fotografias.

Desde sempre que a fotografia é uma arte que toca cada vez mais as pessoas e, por isso, existem várias opções de cursos para quem desejar obter mais conhecimento.

Muitos dos interessados são fotógrafos totalmente inexperientes, que desejam orientação nos seus primeiros passos! Desde aprender algumas técnicas de fotografia até à compra de equipamentos para dominar a funcionalidade básica da máquina, por exemplo.

Para quem já domina um pouco mais, como o enquadramento, balanço de branco, velocidade do obturador, profundidade de campo, abertura focal e íris e deseja melhorar ou aprimorar um ponto em específico na fotografia profissional, um curso de aperfeiçoamento também é recomendável.

Neste artigo irá aprender a tirar fotografias no Funchal! Pode desde já ficar a saber que na Superprof também é possível fazer um curso de fotografia online de maneira rápida e fácil!

Mora em alguma cidade de Portugal e quer aprender a tirar fotografias?

Onde tirar curso superior de fotografia no Funchal?

Se mora no Funchal e está à procura de um local para aprender a tirar fotografias, conheça alguns dos espaços onde poderá tirar alguns cursos ou realizar alguns workshops:

Academia Carvalho at Work - Formação Profissional: Esta academia é orientada pelo professor Pedro Carvalho que tem como visão ensinar cada forma de olhar, ser e de estar. Nesta academia pretende-se promover a Fotografia, Motivação e Técnicas de Vendas através da Formação, Atividade Cultural e Prestação de serviços a particulares, empresas e sociedade em geral. Baseiam-se numa cultura organizada que promove o sentido de comunidade, criatividade, inovação e crescimento pessoal. Para saber mais, entre em contacto com a academia e tire todas as suas dúvidas!

Universidade da Madeira: este com atenção à oferta formativa da Universidade de Madeira que de vez em quando organiza alguns cursos ou workshops relacionados com a fotografia! À sua disposição tem também a Licenciatura em Artes Visuais, onde a fotografia é uma das disciplinas que será abordada. Todos os licenciados deste curso terão capacidades para desenvolver criação artística no domínio das artes visuais (desenho, artes plásticas, instalação, fotografia, vídeo e animação); para exercer funções de consultoria, assessoria, técnica, crítica e divulgação cultural; e para colaborar com museus/instituições em serviços educativos ou noutras áreas afins. Este curso é especialmente dirigido a quem ambiciona desenvolver o seu sentido estético e crítico nas diversas áreas da criação artística, num universo que compreende as artes plásticas e as novas tecnologias digitais.

Podem candidatar-se a este curso os alunos que se apresentarem ao Concurso Nacional de Acesso e tenham aprovação a uma das provas de ingresso exigidas (Desenho ou Geometria ou História da Cultura e das Artes). Os candidatos poderão ainda ingressar através dos regimes de mudança de instituição/curso, através de um dos Concursos Especiais em vigor ou através do Estatuto de Estudante Internacional.

​Estão são apenas alguns dos espaços onde poderá aprender mais e tornar-se um fotografo profissional! Fique também atento a bolsas de estudo dentro da fotografia que costumam estar disponíveis anualmente, como a do Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI).

 

Dominar asptos técnicos fotografia Funchal
Estude no Funchal: é importante dominar os aspetos técnicos da fotografia para capturar imagens de qualidade. | Fonte: Unsplash

Se mora no Porto, descubra como realizar a sua iniciação à fotografia!

Vantagens de tirar um curso de fotografia profissional online no Funchal

O ensino de fotografia online tem muitas vantagens, seja para iniciantes, intermediários ou avançados.

Para os iniciantes desta arte, as aulas online podem oferecer um ambiente mais descontraído do que uma aula tradicional, principalmente pelo facto do aluno ter a liberdade de escolha em relação ao local da aula.

É importante destacar que ao longo das aulas, o aluno fica mais motivado e confiante, treina com mais frequência e acaba por aumentar o ritmo de aprendizagem.

Confira alguns dos muitos benefícios das aulas de fotografia online no Funchal:

  • Ambiente amigável e descontraído
  • Professor particular
  • Preços mais acessíveis
  • Horários flexíveis
  • Otimização do tempo (evita deslocações)
  • Grande variedade de professores online disponíveis

O aluno que deseja comprometer-se com uma formação de longa duração, pode especializar-se ainda mais nas diversas áreas que a fotografia possui.

Em Lisboa, poderá tirar um curso de iniciação à fotografia!

Conheça algumas especialidades possíveis no mundo da fotografia:

  • Foto em estúdio
  • Foto de moda
  • Foto de natureza
  • Fotojornalismo
  • Foto a preto e branco
  • Reportagem fotográfica
  • Fotografia social (baptismo, casamento, etc)
  • Fotos de arquitetura, etc.
Vantagens curso online de fotografia
As vantagens de fazer um curso online de fotografia são muitas! Pense nessa possibilidade! | Fonte: Unsplash

Os moradores de Coimbra também podem aprender a tirar fotografias!

Quais são as oportunidades de emprego para um fotografo profissional no Funchal?

Com o aumento das oportunidades de trabalho na área da fotografia, muitos pessoas acabaram por se profissionalizar nesta área nos últimos anos. Hoje vivem completamente da profissão de fotógrafo profissional.

Os fotógrafos podem escolher diversas áreas de atuação como eventos, paisagens ou foto de estúdio. É claro que quanto maior for a especialização, maior é a hipótese de se tornar um profissional diferenciado em relação à qualidade do trabalho. Portanto, é recomendável que não escolha muitas áreas de atuação e tenho um foco mais personalizado no que realmente gosta, para que possa evoluir na área escolhida.

O fotógrafo profissional também tem outras áreas que não são exatamente tirar a fotografia em si, como a área audiovisual, que engloba a direção de filmes e vídeos. Ou então, trabalhar na edição de fotografias que passa pelo tratamento das imagens, algo que tornou um processo essencial na criação de fotografias de melhor qualidade.

No mercado de trabalho, pode-se encontrar oportunidades de emprego tanto no regime de freelancer como em algo mais fixo! Poderá trabalhar, por exemplo, em alguma agência de marketing e comunicação.

Curso de fotografia e oportunidades de trabalho
O curso de fotografia profissional abrirá novas oportunidades de trabalho. | Fonte: Unsplash

Muitos profissionais optam pela carreira de freelancer já que permite uma maior flexibilidade da agenda e autonomia nos seus trabalhos. Entretanto, para ser um freelancer com um bom rendimento, é necessário ter muitos clientes e trabalhos frequentes, o que pode demorar algum tempo a ser construído! É necessário foco e persistência para atingir os objetivos desejados.

Para os que preferem algo mais certo e seguro, é possível trabalhar em agências de marketing e comunicação ou até mesmo nos setores criativos e de criação de conteúdo de grandes empresas.

Resumidamente, em qualquer opção que escolher, o salário dependerá da sua experiência, área de atuação, qualidade e horas investidas. E o facto é que, com muito trabalho e dedicação, conseguirá realizar os seus sonhos e atingir as suas metas. O importante é não desistir!

Em Viseu, existem várias maneiras de aprender a tirar fotografia!

Como tirar um curso para se tornar um mestre da fotografia profissional no Funchal?

Agora que decidiu iniciar a sua trajetória e investir num curso de fotografia online no Funchal, pode começar a determinar os seus objetivos e métodos preferidos para que encontre um professor ideal.

É preciso definir quais as características que procura num professor de fotografia, como por exemplo a especialidade do curso (foto retrato, foto de casamento (social), fotografia de culinária, fotojornalismo, foto de paisagem, etc). É importante também conhecer as habilitações, formações e experiência do seu professor para ter certeza que se adequa aos seus objetivos.

A Superprof conta com diversos professores que oferecem aulas e cursos online de fotografia profissional. O avançado sistema de pesquisa da Superprof permite que encontre o professor com as características que procura num processo muito simples.

Uma vez escolhido o professor, poderá entrar em contacto e agendar a sua primeira aula. Muitos professores oferecem a primeira aula de forma totalmente gratuita para se conhecerem. Poderá assim certificar-se que ambos estão confortáveis com os objetivos a serem conquistados e as metodologias de aulas a serem aplicadas.

Existem diversas maneiras de tirar um curso de fotografia gratuito devido ài grande quantidade de materiais e tutorias disponíveis na internet. Chamamos a atenção que muitas vezes estes materiais não são de qualidade suficiente para garantirem uma boa formação do aluno. Por isso, mais vale investir num curso onde terá um acompanhamento personalizado!

Na Superprof encontrará uma formação de ótima qualidade, com excelentes professores e um valor muito mais acessível do que um curso tradicional.

É importante ressalvar que poderá realizar um acordo com o professor para um pacote de aulas caso opte por um curso de longa duração.

Curso de fotografia para registar momentos incríveis
Um curso de fotografia permitirá que registe momentos especiais e inspiradores. | Fonte: Unsplash

Os moradores de Faro, podem inscrever-se num curso de iniciação à fotografia!

Encontre um professor particular na Superprof e torne-se um fotografo profissional no Funchal!

Na Superprof, muitos professores particulares para cursos de fotografia estão disponíveis para dar aulas individuais ou em pequenos grupos para alunos de todos os níveis no Funchal.

Saiba que também é possível encontrar um professor que tenha características mais específicas como experiência mais direcionada para a natureza ou fotografia de moda, por exemplo. Sendo assim, rapidamente encontrará o professor ideal mais apto para ajudar a atingir os resultados que tanto deseja.

Saiba desde já a grande maioria dos professores costuma oferecer a primeira aula gratuitamente! Isto é ótimo para se poderem conhecer melhor e verem se existe compatibilidade.

Do que está à espera? Comece já e tire o seu curso de fotografia profissional no Funchal!

Precisa de um professor de Fotografia ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.