Quantos de nós conhecemos pessoas cheias de vontade de iniciar na prática desportiva, mas que acabam por desistir porque esperam resultados cedo demais, que não conseguem obter? Pois bem, é este um dos motivos maiores de abandono da atividade física.

A cada treino é investida uma quantidade de força, empenho, determinação e esforço que todos queremos ver refletido no espelho, porém temos que compreender que tudo tem o seu tempo, e o importante mesmo é obter boas orientações e não desistir. Ouvir música durante o treino pode ajudar!

Ao treinar com um personal trainer ao domicílio, tem a possibilidade de conseguir pequenas doses de motivação a cada treino, pois não se sente tão só, sente maior orientação e sabe que os seus objetivos foram a base de trabalho daquele profissional que vai conduzir o seu progresso até à linha da meta! O simples facto de este estar ao seu lado durante os treinos já vai dar-lhe vontade de continuar (terá mais afinado o seu sentido de compromisso de ter de ir treinar porque tem alguém à sua espera). O seu treinador vai constantemente alterando os treinos e a execução dos exercícios para que a sua atividade seja mais dinâmica e menos aborrecida. Vai também estar atento e fará pequenas mas muito importantes correções na execução dos seus exercícios.

Mas não se iluda, o facto de estar com um profissional, não invalida a necessidade de se empenhar e cumprir à regra as indicações que recebe. Será um caminho mais breve e eficaz, mas sem o seu esforço e dedicação, será apenas mais custoso (em todos os sentidos!).

A cada semana vai verificar no seu corpo pequenas alterações. E não apenas no corpo, mas também no seu estado de espírito! Vai sentir menos stress e ansiedade, e um equilíbrio emocional cada vez mais presente. Agradeça às suas endorfinas!

Para melhor treinar tem de se equipar
Utilize sempre equipamentos adequados à sua prática desportiva. | Fonte: Unsplash

O seu corpo vai comunicar consigo. Vai notar menor volume de gordura nas partes que lhe causam incómodo, os seus músculos vão começar a mostrar-se e a ficar com melhor definição, vai verificar que a sua saúde sai largamente beneficiada também, sentindo maior resistência (e como dá jeito quando precisamos de dar aquela corrida para apanhar o comboio!).

Tudo isto se manifesta logo nas primeiras semanas de treino, seja paciente e não espere grandes mudanças demasiado rápido, até porque sabiamente já diziam os antigos "depressa e bem, há pouco quem"!

Treinar em casa

Não quer ir para o ginásio, para evitar apanhar trânsito pelo caminho e estar em hora de ponta a treinar num local com muita gente. A solução ideal para si é recorrer ao serviço de um personal trainer.

São diversos os benefícios da contratação de um personal trainer. Este profissional sabe perfeitamente como motivar a sua prática desportiva, através de dinâmicas previamente estudadas e aplicadas à obtenção do seu objetivo. Um profissional ao seu lado, não vai permitir desculpas para evitar o treino. Vai ser uma constante orientação e fonte de foco para si. Está ao seu lado não permitindo que desista, mesmo quando tudo parece tão distante e inalcançável. Vai fazer com que acredite nas suas capacidades fazendo com que se supere a cada treino.

Um outro benefício que obterá quando usar os serviços do seu personal trainer, é o de ter muito menor exposição a lesões. Como vai estar com companhia profissional, vão sempre havendo correções quando se derem erros de postura ou execução. Esta ajuda é valiosa para o seu bem estar e para que não desmoralize por ter de recuperar de uma lesão! O profissional garantirá que evita problemas de maior, ao garantir o seu aquecimento antes do treino, e o alongamento no final.

Um personal trainer não lhe permite desistir!
O seu personal trainer vai garantir que consegue alcançar os seus objetivos! ! fonte: Pixabay

Desde um primeiro contacto, o personal trainer ao domicílio vai compreender as suas expectativas e necessidades, para posteriormente poder elaborar um plano de treino adaptado a si, tendo em consideração as suas forças e as suas vulnerabilidades. O foco deste profissional será garantir que o seu objetivo é alcançado, através de um determinado programa inteiramente feito a pensar em si. Este plano será tão melhor, quanto mais transparente for a comunicação entre ambos, por poder ser ajustado sempre que se revele necessário.

É por isso absolutamente essencial que a comunicação entre vocês seja muito honesta. Diga o que gosta e não gosta de fazer, quais as suas limitações, os seus objetivos concretos, os seus hábitos. Confidencie tudo o que possa ser relevante para este profissional se adaptar à sua realidade, e desta forma lhe dar o melhor resultado possível desta experiência.

O seu corpo vai refletir o seu empenho

Ainda que a sua opção de praticar desporto seja relacionada com questões de saúde e bem estar geral, vai sempre esperar ver resultados no espelho. Por mais que o nosso interesse inicial seja o de melhorar o nosso bem estar, na verdade todos gostamos de sentir aquele abdominal definido, aquele braço musculado ou a perna afinada, certo?

Para que possamos ser corretos na nossa análise, podemos monitorizar o nosso corpo através de um conjunto de procedimentos:

  • Peso - saiba quanto pesa antes de iniciar a atividade desportiva e vá comparando a cada nova etapa (peça ajuda ao seu personal trainer para verificar quando é gordura e quanto é massa muscular)
  • Medidas - meça os seus perímetros. Saiba quanto mede a sua barriga, as suas coxas, os seus braços, o quadril. Provavelmente das medições mais fiáveis, e onde vai notar as maiores diferenças.
  • Tire fotos - a comparação do antes e do depois é das mais gratificantes
  • Gadgets - há inúmeras opções no mercado que lhe permitem o registo e monitorização constante da sua prática desportiva
  • Pare para avaliar o seu estado de espírito - sente melhorias neste campo? Então é porque o treino está a fazer efeito!
A força dos exercícios físicos
Vai descobrir em si uma força nunca antes imaginada! | Fonte: Unsplash

Depois tudo será um efeito bola de neve. Quanto mais notar a diferença no seu corpo e no seu estado emocional, mais motivação vai sentir para continuar no caminho. Será extraordinário ver os resultados que conseguiu alcançar por se manter fiel ao plano que lhe foi traçado. Depois vai agradecer por ter mantido o seu foco. O seu personal trainer vai ser um fator essencial para se sentir sempre com a moral em cima ao longo de todo o percurso!

A tecnologia ao seu dispor

Hoje em dia há um sem fim de equipamentos inteligentes que fazem a monitorização da sua atividade. Seja através do seu smartphone, do seu smartwatch ou da sua smartband, estes dispositivos vão mostrar-lhe dia após dia o resultado do seu empenho.

Caso opte por este tipo de sistemas através de smartphone, e necessite de aplicações para estes registos, há algumas que podem ser de seu interesse:

  • Google Fit - além de gratuita, é das mais populares dentro da Google Store. Permite-lhe registar o tempo de atividade e as distâncias percorridas. Pode ser customizada por forma a medir outro tipo de objetivos, e integrada com outras apps. Vai sempre depender das suas preferências.
  • MapMyFitness - com um sem fim de atividades e opções de monitorização, para os dias em que treinar sem o seu treinador.
  • Strava - além de lhe permitir medir e acompanhar o seu progresso, esta app ainda lhe permite uma utilização como guia para corridas e caminhadas, através de percursos previamente certificados e avaliados pela mesma.

Se por sua vez a sua opção recair sobre a smartband, esta vai estar presente todo o dia e vai registar ao pormenor todas as flutuações que ocorram. Vai medir o batimento cardíaco ao longo de todo o dia e no final pode consultar o seu pico de batidas, bem como a sua média diária, pode ainda ver quantos passos deu ou quantos quilómetros percorreu, alguns permitem até medir a sua tensão! Adicionalmente pode ainda consultar qual o seu gasto de calorias diário. Vai ainda indicar quando estiver na hora do seu treino (caso seja programada desta forma!).

Controle o seu ritmo cardíaco com app desportiva
Para ter emprego personal trainer, as noas tecnologias são algo imprescindível.| Fonte: Unsplash

Escute com muita atenção o seu personal trainer

Quando contratamos o serviço de um personal trainer queremos (inconscientemente) ver os resultados desde o primeiro dia! O facto de fazermos um investimento no profissional dá aquela falsa sensação de "Agora não preciso fazer mais nada, o personal trainer vai salvar a minha vida e resolver todos os meus problemas". Bem, infelizmente estamos errados. A presença motivadora do treinador ajuda de maneira bastante significativa, mas não resolve tudo.

Nesta fase, já fez as escolhas mais difíceis! Decidiu melhorar a sua saúde e a sua qualidade de vida, e comprometer-se com um estilo de vida mais saudável e menos sedentário.  Deve no entanto aceitar as indicações que o seu treinador lhe dará, pois estas são especificamente suas. Não é um plano genérico, mas sim algo feito exclusivamente para si, tendo em consideração as suas características únicas. Devem trabalhar em conjunto pois só assim vão alcançar pequenas metas que vão conduzir ao objetivo final. Siga as indicações de treino, de aquecimento e alongamento, e outras mais que lhe sejam dadas. Valem ouro!

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Raquel

Sou Licenciada na área de Sócio Económicas e Redatora de conteúdos originais. Apaixonada pela vida, e pela beleza das coisas. Acredito que há sempre espaço para saber mais, e que esse conhecimento a determinada altura nos é muito útil.