É praticamente impossível não gostar de ter aulas de yoga. A prática tem inúmeras vantagens, entre fortalecer o corpo, acalmar a mente e reforçar o sistema imunitário e pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou das aptidões. Mas além do exercício físico, uma das grandes razões porque as pessoas escolhem fazer uma aula de yoga é pela sua capacidade de proporcionar uma sensação de relaxamento total.

No nosso dia a dia temos contacto com várias situações que nos criam stress e pensamentos negativos que afetam a nossa saúde mental. Problemas no trabalho, problemas económicos e várias outras coisas. Tudo isto gera ansiedade e pode levar a sintomas mais graves. E é precisamente nestas situações que as aulas de yoga são a solução ideal, com as suas técnicas de meditação.

A prática regular de yoga permite gerir todos os sintomas negativos da ansiedade e redirecionar as nossas energias para alcançar um bem estar-geral e ser mais produtivo. Muitas pessoas sentem-se pressionadas e preocupadas de forma recorrente no seu dia a dia e podem beneficiar desta modalidade.

Se for o seu caso, continue a ler para ficar a conhecer todas as nossas dicas sobre como pode meditar, diminuir os sentimentos de ansiedade e manter uma boa saúde mental. Com aulas de yoga num estúdio, aulas em casa ou até mesmo online, aprenda a meditar e a acalmar todos os sentimentos negativos que nos assolam de vez em quando. Este guia para iniciantes de yoga pode ser uma ótima ajuda para todas as pessoas que precisam de se livrar desses pensamentos.

mulher a meditar em pe
Meditar é uma parte muito importante das aulas de yoga, mas também o pode fazer fora delas. | Fonte: Pexels.com

Aprenda a respirar corretamente com uma aula de yoga.

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Benefícios de praticar meditação

O ser humano começou a meditar há centenas de anos, mas os seus efeitos e benefícios no nosso organismo e comportamento humano continuam-se a sentir ainda hoje. A meditação é um treino mental que permite dar atenção apenas ao momento presente, o que contribui de forma significativa para a evolução e desenvolvimento de diversas áreas da vida dos seus praticantes.

Com um exercício interior, é um momento de concentração profunda do praticante , que tem como objetivo alcançar um equilíbrio mental e emocional. É, de forma simplificada, um treino mental que tentar educar a mente do praticante para desenvolver e melhorar as suas capacidades de lidar com as emoções, através de diversas técnicas e práticas.

Estas práticas são de tal forma importantes, que existem modalidades específicas para a meditação emocional. Dentre os diversos benefícios observados nos praticantes, denota-se especialmente grandes mudanças comportamentais. Vários estudos realizados demonstram que meditar ajuda a diminuir pensamentos negativos e sintomas de ansiedade. Além disso, causa melhorias na capacidade de atenção, na saúde física e mental e ainda na  qualidade das relações familiares e profissionais.

Também está comprovado que as pessoas que praticam meditação há mais tempo e com regularidade (pelo menos uma vezes por semana) são mais alegres, estáveis emocionalmente, confiantes e relaxadas.

alunas a meditar na aula
Deve meditar pelo menos algumas vezes por semana, dentro e fora da aula de yoga, para que se sinta melhor. | Fonte: Pexels.com

Sabe como é que consegue atingir uma boa postura nas aulas de yoga?

Razões para começar a meditar

Se quer começar a meditar, é importante que procure por um professor que o possa acompanhar e apoiar durante esta jornada. Isto porque se não meditar corretamente não vai sentir nenhum dos benefícios que mencionamos acima e o mais provável é que acabe por se sentir pior e desista.

Nos dias de hoje já consegue aprender a meditar com aplicações, vídeos online e, claro, aulas presenciais ou online. Basta escolher a opção que preferir, desde que garanta que tem um professor de yoga qualificado que o possa ajudar a meditar de forma adequada e segura. Os benefícios principais da meditação incluem:

  • redução do stress e da ansiedade: os exercícios de mindfulness contribuem para a diminuição da ansiedade e de doenças relacionadas com o excesso de sentimentos negativos, uma vez que, com eles, o praticante pode relaxar e focar a sua atenções noutras coisas que não as suas preocupações;
  • melhoria do sono: como mencionamos, uma prática regular ajuda a diminuir os pensamentos negativos e a ansiedade do dia-a-dia. Isto deixa o praticante mais relaxado e descontraído, o que permite que adormeça mais facilmente e tenha um sono profundo e com mais qualidade;
  • valorização dos pequenos momentos: dá-se um aumento da atenção nas atividades realizadas no dia-a-dia, tornando-as mais satisfatórias e intensas. Além disso, uma vez que os pensamentos negativos são eliminados, o praticante tem uma visão mais otimista da vida e consegue aproveitar cada momento plenamente;
  • aumento da produtividade no trabalho: juntamente com um aumento da concentração, dá-se também um aumento qualidade de vida no trabalho, melhorando assim a produtividade. Isto ajuda a lidar melhor com os problemas e conflitos laborais, proporcionando uma maior convivência com os seus colegas de trabalho;
  • redução da pressão arterial: meditar ajuda a normalizar a pressão arterial, enquanto realiza cada exercício mas também diariamente se praticar de forma frequente.
mulher a meditar
Existem várias razões para começar a meditar, algumas proporcionam melhoria física e outras mentais. | Fonte: Pexels.com

Descubra quais são as posturas das aulas de yoga que tem que conhecer.

Exercícios de meditação que pode fazer fora do curso de yoga

Se gosta das posturas que executa nas aulas de yoga, mas gostava de continuar a meditar em casa nós podemos ajudar. Existem vários exercícios de yoga que podem fazer fora das aulas, em casa, para ajudar a relaxar e eliminar toda a tensão que foi acumulando durante o dia. Selecione o local ideal, que seja calmo, sem muita interferência externa e com espaço suficiente para a prática das posturas de yoga. No caso de precisar do exterior, tente procurar um ambiente semelhante. Depois basta vestir uma roupa confortável e começar.

Concentrar-se na respiração

Um ótimo exercício para começar, e um dos mais fáceis de incorporar na rotina, é o de respiração. Para o executar, deve sentar-se numa posição relaxada, com os olhos fechados. Depois basta concentra-se em respirar, inspirando e expirando com calma e profundamente. O objetivo é sentir o ar a entrar e sair, e sentir o peito a encher de ar, sem deixar espaço na mente para qualquer pensamento negativo.

Contar de trás para a frente

Esta técnica é muito simples e muito útil no que diz respeito a meditar. Com os olhos fechados, comece a contar de trás para frente, a partir do número que quiser desde que seja um número razoavelmente alto, como 50 ou 100, até chegar novamente ao 0. O objetivo desta prática é concentrar toda a sua atenção numa única atividade, de modo a conseguir eliminar as sensações provocadas por todos os outros estímulos que o rodeiam.

Ganhar consciência de cada estímulo

Este é um exercício de meditação muito simples mas muito interessantes. A ideia é focar-se numa parte diferente do corpo de cada vez. Para isso, recomendamos começar por um local com pouca estimulação e depois ir mudando o foco para outras partes, desde a cabeça até os pés.

Enquanto concentra a sua atenção deve contrair e relaxar os diferentes conjuntos de músculos, para que possa estar consciente da sua presença e do seu movimento. Este exercício é uma forma muito interessante de se conectar com o seu próprio corpo e ter um conhecimento detalhado de todas as suas sensações.

Observar o ambiente

Este exercício foca-se na observação do ambiente que o rodeia. Para começar, deve-se colocar numa posição confortável, sentados e com os olhos fechados. Em seguida, abra os olhos por um instante e, depois, voltar a fechá-los. Depois, só tem que refletir sobre aquilo que viu.

meditar ao ar livre
Também pode optar por treinar estas práticas ao ar livre, em dias com bom tempo. | Fonte: Pexels.com

Tem a oportunidade de pensar nas diferentes sensações produzidas pelos estímulos que estão à sua volta. Pode fazer uma lista mental, pensar nas suas formas e cores ou até mesmo no nome de cada objeto. Além disso, este exercício até pode ser uma ótima forma de ver cada divisão da casa de uma nova maneira.

Meditar em movimento

Outro dos exercícios simples de meditação que pode praticar baseia-se nos benefícios das sensações de prazer produzidas pelo nosso corpo quando estamos em movimento. Se possível, recomendamos que o faça em contato com a natureza.

Pode fazer caminhadas ou dar longos passeios pela praia ou num parque e, desta forma, aproveitar o calor do sol, os movimentos vento, ou até a sensação das plantas e da água nas nossas mãos. Isto permite emergir na natureza e libertar todos os pensamentos negativos, relaxar e até mesmo ter consciência dos movimentos do corpo enquanto andamos.

Já está pronto para começar a meditar? Lembramos que tal como acontece numa aula de yoga, deve sempre procurar por apoio de um professor qualificado, que esteja habituado a meditar. Se não conhecer nenhum, a plataforma da Superprof é um ótimo local para encontrar professores para aulas particulares de yoga por perto.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.