Uma das atividades físicas mais eficazes para melhorar a postura é, sem dúvida, a prática de yoga. As aulas desta modalidade estão repletas de alongamentos, posições que prezam o equilíbrio, o alinhamento perfeito do corpo e técnicas de respiração que ajudam a criar consciência corporal. Isto também permite que tenha mais atenção à sua postura no dia a dia e pode corrigi-la de forma consciente quando está à mesa ou sentado no carro, por exemplo.

É muito comum ficar tenso depois de estar muitas horas na mesma posição e acabar por retrair e enrijecer os músculos de forma involuntária. Com os vários exercícios e as posturas praticadas ao longo das aulas de yoga, vai aprender a relaxar e aliviar tensões nos músculos e nas articulações.

Todo este trabalho permite diminuir as dores nas costas e alinhar do corpo com mais naturalidade. Isto porque, além de melhorar a postura, a prática de yoga promove a flexibilidade, o que alivia as dores nas articulações e aumenta o equilíbrio do praticante. Por isso, se tem problemas em manter a postura correta e gostava de começar a fazer aulas, continue a ler para ficar a conhecer o nosso guia para iniciantes de yoga.

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Benefícios de uma aula yoga para a postura

Um dos maiores benefícios desta atividade é o seu impacto positivo sobre a postura dos praticantes, algo que é fundamental para mantermos o corpo bem estruturado e evitar dores, tensões e lesões. Como tal, as posições e movimentos executados nestas aulas são uma ótima forma de praticar exercício físico para pessoas de todas as idades, mesmo que tenham alguns problemas de saúde. Estes são alguns desses benefícios, que permitem obter e manter uma boa postura.

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Esta atividade, além de ajudar a aliviar o stress e a relaxar de forma profunda, também permite corrigir uma má postura e problemas de costas. | Fonte: Pexels.com

Aprenda a respirar corretamente com uma aula de yoga.

Alívio da tensão

As posições e os exercícios de respiração executados nas aulas de yoga permitem libertar as tensões do corpo. Quando ficamos muito tempo sentados ou na mesma posição, as nossas articulações e músculos ficam tensos, dificultando os movimentos e causando algumas dores. Isto acontece porque, se não existir movimento durante algum tempo, a tendência é de os tecidos musculares retraírem.

A execução das posições em cada aula permite reverter esse quadro, ao movimentar e trabalhar os músculos que estão tensos. Praticar esta atividade de forma regular, pelo menos uns dias por semana, ajuda a que os grupos musculares sejam capazes de melhor às nossas necessidades e conseguimos manter uma postura ideal.

Aumento da flexibilidade

Parte do que se trabalha nas aulas de yoga são as técnicas de alongamento, que são um dos focos de cada posição e movimento da atividade. Quando permanecemos muito tempo na mesma posição ou adotamos uma postura errada ao caminhar ou sentar, habituamo-nos a ela. Os músculos e articulações "congelam" pela falta de atividade e má circulação, e todos os nossos movimentos passam a ser limitados.

As aulas de yoga são a opção ideal para recuperar a sua elasticidade e ser capaz de realizar movimentos mais amplos, mantendo um boa postura e sem que se sinta dor, claro. Praticar esta a atividade física ajuda a alongar os músculos e articulações, que com a postura correta, ficarão muito mais flexíveis.

Redução e alívio das dores

Uma das consequências da má postura é ter muitas dores de costas, seja na região lombar, nas costas, nos ombros ou no pescoço. Estas dores manifestam-se quando passa muito tempo numa posição errada, que força os músculos e faz com que fiquem tensos.

Sempre que se tenta reajustar e corrigir a postura, sente ainda mais dor devido à dificuldade que os músculos sentem em voltar à posição natural e acabar por permanecer torto. Desta forma, ao trabalhar para corrigir a postura nas aulas de yoga, acaba também por estimular a circulação sanguínea e aliviar as dores que sentia anteriormente.

Fortalecimento dos músculos

Ao trabalhar para alongar os grupos musculares nas aulas de yoga vai também aumentar a sua força. As posições que executa em cada aula têm como objetivo final, não só que seja mais flexível, mas também que tenha força suficiente para que se conseguir manter na postura exata.

mulher a alongar no tapete
Para ter melhores resultados, deve executar estas práticas várias vezes semanalmente e não apenas de forma mensal, quer seja em casa, num estúdio ou online. | Fonte: Pexels.com

Desta forma, cada postura fortalece os músculos que estão a ser utilizados no movimento. Ter músculos bem trabalhados é essenciais para manter uma boa postura. São eles que ajudam a proteger os ossos e que proporcionam o apoio necessário para se equilibrar.

Estimulação da respiração

A maneira como respiramos também ajuda a obter uma boa postura. A prática nas aulas de yoga também se foca em trabalhar todo o nosso sistema respiratório, que envolve várias regiões do tronco. Para conseguir sentir e libertar a passagem do ar, tem que permanecer numa postura reta, e encher os pulmões e o diafragma. Isto permite perceber qual é o caminho que o ar faz no nosso organismo e, se respirar sempre desta forma, verá que as costas estão sempre na postura correta. percebendo melhor o caminho do ar pelo organismo.

Depois de ficar a conhecer todas estas vantagens da prática de yoga, pode começar a fazer já algumas aulas. Se não tem nenhum estúdio por perto, procure por opções de professores particulares que lhe possam dar uma aula em casa ou até online.

Descubra também quais são as posições de yoga que tem que conhecer.

Posições ideais para ter uma boa postura

lista de posições que permite um correto alinhamento do corpo.

Árvore

Esta postura torna a zona da coluna vertebral mais flexível e elimina a tensão das pernas e das ancas. Além disso, ajuda a aliviar dores na cabeça, no pescoço, nas costas e no nervo ciático.

duas alunas a alongar
As práticas de meditação promovem o relaxamento físico e da mente e as posições de alongamento promovem uma boa postura. | Fonte: Pexels.com

Para a executar é necessário ter muita concentração e, por isso, algumas pessoas podem sentir dificuldade. Mas com alguma prática, certamente que vai conseguir.

Esfinge

Esta posição fortalece a coluna vertebral, liberta a tensão nas costas (sobretudo na região mais baixa), e ajuda a expandir o peitoral e os ombros. Desta forma, favorece não apenas a postura, mas também a capacidade pulmonar.

Borboleta

Além de ser uma posição relaxante devido ao alongamento que proporciona nas costas, esta postura da borboleta ajuda a expandir as ancas, a alongar os músculos das pernas e a deixar os joelhos mais flexíveis. Por este motivo, é uma posição especialmente vantajosa para mulheres grávidas.

Guerreiro

Nesta posição, a maior parte do esforço é feita pelos pés, o que leva a uma melhoria do alinhamento corporal. Além disso, fortalece as pernas, as costas e a zona peitoral. Esta postura tem três variações, mas pode escolher executar apenas a mais simples.

Ponte

Esta postura é conhecida por quase todas as pessoas, uma vez que era executada nas aulas de ginástica da escola. No yoga, é indicada porque trabalha o corpo inteiro. Esta posição fortalece toda a parte corporal superior, trabalhando ainda as ancas, coxas e glúteos. Tudo isto torna a coluna mais flexível e melhora a postura.

Arco

Esta posição ajuda a aumentar a amplitude dos ombros. Além disso, alivia dores na região das costas e fortalece o abdómen e os ombros, algo essencial para conseguir adotar uma postura saudável, uma vez que todos os músculos das costas fazem esforço durante o movimento.

Peixe

Esta postura ajuda a alongar os músculos das costas e do abdómen. Além disso, alivia a tensão nos ombros e pescoço, fortalecendo toda a parte da frente.

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Antes de começar, deve tentar encontrar o profissional ideal para o ajudar com estas práticas e garantir que não se lesiona. | Fonte: Pexels.com

Saiba quais são os exercícios de meditação que pode fazer no seu dia a dia.

Conselhos de um professor de yoga para iniciantes

O acompanhamento de um professor durante a execução das posturas de yoga é sempre aconselhado, mas mais ainda quando se trata de uma questão de saúde como corrigir má postura.

Nesta situação, ter a presença de um professor qualificado é essencial para garantir que executa os movimentos corretamente e que não se lesiona, ou agrava uma lesão já presente. A região das costas e lombar é utilizada em todos os movimentos que fazemos no dia a dia e deve garantir que não realiza nenhum exercício que a possa lesionar e comprometer a sua qualidade de vida.

Se já frequenta um estúdio de yoga, peça ajuda ao professor, para que este o possa acompanhar especialmente de perto. Se não, pode encontrar dezenas de professores particulares na plataforma online da Superprof que estão disponíveis para o ajudar com estas práticas. Todos estes professores da modalidade têm competência para o auxiliar nos dias da semana que tiver disponível.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.