Foram anos de estudos e dedicação até conseguir formar-se na sonhada profissão de personal trainer. Hora de respirar aliviado, com a sensação de missão cumprida, certo? Errado! Talvez agora comece um dos maiores desafios da sua carreira: conseguir alunos. E por onde começar, afinal? Será que o melhor é ir até onde eles estão ou existe uma fórmula pronta que faz com que eles cheguem até si? É possível ter alguma segurança no exercício da profissão? Se quiser entender melhor como funciona o mecanismo para conquistar os seus primeiros alunos, continue a ler. Preparamos abaixo um mini guia sobre o assunto.
Soluções tradicionais para encontrar alunos
Sabemos que nem sempre as coisas são fáceis para quem está a começar. Mas existem alguns meios que podem ajudá-lo a tomar conhecimento de oportunidades. Vamos conhecer os principais?
Classificados
Há alguns anos, era comum comprarmos o jornal impresso e debruçarmo-nos sobre a sessão de classificados à procura de produtos e serviços do nosso interesse. Muitas pessoas conseguiam boas colocações no mercado de trabalho a partir desta prática. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, talvez o processo tenha ficado ainda mais fácil: é possível (e muito comum) procurar trabalho pela internet. Hoje em dia, não vemos mais profissionais a andar pelas ruas com alguns currículos "de baixo do braço" para distribuição nos postos de trabalho.

Portanto, quem acabou de se formar em Educação Física pode procurar na internet por um emprego num ginásio ou mesmo numa escola. Afinal, mesmo com a formação necessária, tornar-se personal trainer exige tempo e experiência. Isso significa que o seu primeiro emprego provavelmente não será como coach de desporto. Mas não há motivos para se desesperar: basta manter a calma para galgar os degraus da carreira. Entretanto, pode começar, desde já, a filtrar os mercados nos quais deseja actuar. Quer tornar-se instrutor de musculação? Deseja especializar-se em alguma modalidade? O ideal é começar a pensar em estratégias para atingir o patamar desejado.
Networking
Certamente conheceu muitas pessoas na universidade. E o melhor disso tudo é que todas elas desejam seguir carreira na mesma área que você. Antes de enxergá-las como meros concorrentes no mercado de trabalho, pense no quanto essas relações podem ser benéficas para todos os envolvidos.

Embora estejamos a viver na "era da informática", ter conctatos reais nunca foi tão necessário. Muitas vezes, aquele seu professor ou colega de turma pode ser a chave para seguir a vertente que deseja na profissão e também pode ser fundamental para a carreira de alguém. É a partir do networking (ou rede de conctatos) que tem a oportunidade de participar em eventos relacionados à área e conversar com profissionais mais experientes. Portanto, não subestime a importância das relações interpessoais para a sua carreira.
A internet : Oportunidade do mundo moderno
A informatização da qual falamos também tem outras formas de influenciar a construção da sua imagem no mercado. Ela não serve somente para procurar trabalho, mas também para colocar seus serviços a disposição do público. Afinal, quem saberá que agora é personal trainer se não aparecer? E é possível chegar a esse conhecimento a partir de alguns meios. Hoje em dia, as pessoas tendem a procurar pelos produtos e serviços de que precisam através da internet. Compras, contratações, matrículas, transações bancárias... parece que tudo já pode ser feito pela internet. Pelo smartphone, é possível manter-se conectado 24 horas por dia, 7 dias por semana. É por isso que fazer o seu marketing pela rede é uma boa maneira de colocar-se à disposição de potenciais alunos e contratadores. E existem diversos canais pelos quais pode chegar ao conhecimento do público.
Site
Trata-se de uma espécie de vitrine do seu trabalho. Criar um site para anunciar seus serviços costuma ter efeito positivo sobre sua vida profissional. Nele, pode apresentar-se ao público, com toda a sua formação, especializações e certificados. Também devem constar os treinos que oferece, com valores e benefícios, além de alguns conselhos de saúde e nutrição e um formulário para que o interessado possa entrar em contato. Lembre-se de que o site funciona como uma espécie de cartão de visitas. Resumidamente, ele deve atrair a atenção do público de modo que ele enxergue alguma vantagem no fato de contratá-lo, em meio a tantos profissionais disponíveis.
Canais de vídeo
Quantos jovens ficam famosos apenas a fazer vídeos? Um bom exemplo disso são os Youtubers. Eles surgiram há alguns anos e vem conquistando grandes públicos nos seus segmentos de atuação.

Não estamos a dizer com isso que deve investir em equipamentos de última geração para fazer vídeos que o tornem famoso, mas manter um canal pessoal pode ser uma boa estratégia. Fazer vídeos criativos pode ser a chave para "cair nas graças" do público. A partir daí, nem precisamos dizer que certamente vai ganhar muitos fãs - e alunos!
Redes sociais
Quantas pessoas conhece que não estão nas redes sociais? Dá para contar nos dedos, não é verdade? Então, nem precisamos de dizer onde deve estar para que o seu público o encontre. Entretanto, não basta criar um perfil e actualizá-lo de vez em quando. Páginas com poucas atualizações costumam cair rapidamente no esquecimento. O ideal é criar uma página e alimentá-la sempre com conteúdos relevantes, que pressupõem uma interação com as pessoas. É assim que começará a construir um relacionamento com elas antes mesmo que elas decidam contratá-lo.
Plataformas
Existem plataformas nas quais pode anunciar seus serviços. Um bom exemplo disso é a Superprof. A grande vantagem é que os profissionais são agrupados por segmento e, dessa forma, ser encontrado por pessoas que procuram por determinados tipos de aulas torna-se mais fácil. Entretanto, será necessário "caprichar" no seu perfil para destacar-se dentre os demais. Apenas, não minta! Por mais que queira convencer a todos de que contratá-lo é a melhor opção, mentir sobre especializações e habilidades pode causar um efeito reverso e "queimar" a sua imagem diante do público.
Como optimizar os seus anúncios e perfis?
Por fim, para ajudá-lo a criar um perfil devidamente atraente, listamos abaixo algumas dicas. Muitas vezes, um bom profissional acaba não sendo tão reconhecido por falta de estratégias de marketing pessoal. É por isso que precisa de ficar atento para "mandar bem" também nesse quesito.
- Destaque seus pontos fortes - Treinamentos, especializações, habilidades... como todos saberão o que faz de melhor se não disser? Coloque-se no lugar do aluno e se pergunte o que faria a diferença na hora de escolher um personal trainer;
- Conte uma história - Ser treinador desportivo não consiste apenas em elaborar fichas de exercícios. Todo os profissionais que oferecem treino personalizado acaba por tornar-se também um pouco psicólogo: ele precisa de criar vínculos de confiança com os seus alunos. Para isso, é importante mostrar-se disposto a ouvir e contar cases de sucesso. Os potenciais alunos precisam sentir-se compreendidos em seus anseios;
- Fale a mesma língua que o público - Não estamos a falar de idioma, mas sim na forma pela qual se dirige ao público. De nada adianta falar somente em termos técnicos em suas páginas: as pessoas certamente desistirão de acompanhá-las devido a dificuldade em entender. Portanto, o ideal é falar de assuntos que tragam o interesse do público, como perda de peso, musculação, bem-estar, dentre outros;
- Insira imagens - A máxima de que "uma imagem vale mais que mil palavras" é totalmente válida nesse caso. Se conta com um espaço onde oferece o treino, inclua as fotos. Caso contrário, pode tirar fotos de si com os equipamentos ou mesmo durante uma sessão. Entretanto, nesse último caso, é importantíssimo pedir a autorização do aluno para divulgá-la em canais públicos;
- Tenha cuidado com o português - Um profissional que escreve errado, seja ele de desporto ou qualquer outro ramo, não transmite credibilidade. Portanto, revise seus textos antes de postar. Não precisa de usar palavras rebuscadas e construções impecáveis, mas anúncios com erros em palavras básicas costumam perder o interesse do leitor dentro de poucos minutos.
Como pode ver, encontrar estudantes na internet não é tão óbvio quanto parece. Apesar dos potenciais alunos estarem todos ali, também há uma vasta gama de profissionais de entre os quais eles deverão escolher. E é aí que precisa de mostrar as suas diferenças, e conhecer o mercado para uma precificação justa. Além disso, manter o contato com outros profissionais do ramo e estar sempre atualizado sobre o mercado são atitudes que ajudam a conquistar mais alunos. E a perseverança e o pensamento positivo também não devem ser deixados de lado. Lembre-se: deve ser o primeiro a acreditar no seu trabalho para que os demais também o façam. O complemento ficará por conta do seu bom desempenho como profissional. Outra forma importante de propaganda é o boca a boca. A partir do momento em que começar a atender, as pessoas desenvolverão uma opinião a respeito do seu trabalho.

É por isso que deve oferecer sempre um serviço de qualidade. Quanto mais as pessoas testarem e aprovarem, mais o indicarão para os seus amigos e familiares, além de darem um bom feedback nas redes sociais. E por que não começar agora mesmo a trilhar o caminho de construir a sua imagem junto ao público e fazer um curso personal trainer online?