Capítulos
"A matemática é a linguagem com a qual Deus escreveu o Universo." - Galileu
Todos somos diferentes, e, no que toca à matemática, nem todos temos a mesma facilidade em aprendê-la, sendo que são vários os alunos que têm dificuldades em compreendê-la. Na matemática ou noutra qualquer matéria, ter dificuldades é algo perfeitamente compreensível. Neste caso, é necessário ler e compreender o conteúdo e raciocinar sobre os números apresentados, para poder aplicar as suas diferentes fórmulas.
É do conhecimento geral que, na escola, de entre todas as disciplinas, a matemática pode revelar-se uma ciência complexa, devido a todos os números que envolve, e o seu pensamento abstrato, que nem todos temos a mesma facilidade para compreender. No entanto, devemos aceitar que ter dificuldades é perfeitamente compreensível e que também é possível revertê-las.
Explicações de matemática, cursos de matemática, metodologia específica e diversificada, suporte e apoio matemático, são várias as formas de preencher as suas lacunas da sua vida escolar. Cada aluno irá perceber, ao longo do tempo e das tentativas, a melhor forma de desenvolver o seu raciocínio e progredir à sua maneira.
Por outro lado, é também importante que aprenda a gerir o stress, criando e mantendo uma organização de estudo. O tempo dedicado à aprendizagem deve ser dividido entre todos os aspetos práticos e pontos importantes a estudar.
Se denotar que não consegue ultrapassar uma dificuldade ou exercício e que está a usar demasiado tempo com ele, talvez seja o momento de solicitar o auxílio de um explicador profissional. Normalmente apaixonados pela mesma, os professores de matemática irão guiá-lo para aprender com pedagogia, durante as sessões particulares ou aulas online.
Como ter sucesso a matemática no ensino secundário
Como em todas as disciplinas, o segredo do sucesso advém da prática! Até porque, como sabemos: "A prática leva à perfeição!". E prática significa: exercicios de matemática, muitos! Se nota que nesta área está a ficar com algumas questões e dúvidas por resolver, não tente adiar mais a resolução, uma vez que com o tempo estas só terão tendência para piorar.
A entrada no ensino secundário representa o início de uma etapa importante na vida escolar do jovem estudante. Esta nova etapa na educação significa novas aulas, novas matérias, novos amigos e também, novos desafios.
Com a mudança, poderá esperar aulas um pouco diferentes da escolaridade básica, outros docentes e a metodologia de aprendizagem e de avaliação também será um pouco diferente. Todas estas mudanças poderão significar uma fase de descobertas e superação ou um período de ansiedade e receios.
Nesta nova fase escolar, é pedido ao estudante que comece a desenvolver a sua capacidade de estudar sozinho, que se torne independente e que seja capaz de organizar o seu tempo e os seus estudos. No ensino superior esta tendência e exigência será ainda mais acentuada.

Evoluir com resultados positivos a matemática é perfeitamente possível, mesmo que a princípio se depare com algumas dificuldades. Para tudo isto, se tiver um explicador de matemática que o possa acompanhar com a sua aprendizagem fora da escola, o trabalho será muito mais fácil o desenvolvimento muito mais rápido.
Como podem as explicações de matemática melhorar as suas notas?
Em primeiro lugar, se se propuser a estudar com a supervisão e o auxílio de um especialista em matemática, isso irá proporcionar a criação de um ritmo de estudo constante e metódico, além de melhores notas nas avaliações. Pode também ter no professor alguém capaz de o compreender, devido à sua experiência e por já ter passado por todas as mesmas fases que está a passar agora e lhe poder dar bons conselhos para as superar com sucesso.
Recorrer às explicações de matemática com um professor de matemática pode ser algo muito benéfico no seu desenvolvimento e pode permitir que venha a ver bons resultados nas suas avaliações desta área. Os números deixarão de parecer tão complexos com ajuda!
Quer seja através de aulas ao domicílio, cursos de matemática, ou preparação para o exame nacional de matemática, estudar com a supervisão de um docente pode fazê-lo despertar o seu interesse pela matemática.
Para encontrar o formador de matemática ideal e com a experiência necessária, pode recorrer à Superprof, que conecta alunos e professores em Portugal inteiro, no Porto ou em Lisboa.
Quer perceba que a melhor opção para si são aulas ao domicílio, a versão online, os cursos de matemática, ou auxílio na preparação para os exames nacionais de matemática, estudar com a supervisão de um professor pode auxiliá-lo com os resultados nesta matéria.
Saiba como ultrapassar as dificuldades nas avaliações e tornar-se um aluno com um melhor aproveitamento a matemática.
O que fazer para ter um bom desempenho a matemática?
Independentemente do grau de escolaridade atual, alguma vez pensou sobre qual o seu nível de conhecimentos matemáticos? Tente refletir em tudo o que aprendeu desde o ensino básico (e ciclo) e avalie o quanto sabe sobre a disciplina.
E porque não fazer um curso de matemática para desenvolver os seus conhecimentos e melhorar as suas avaliações?
Verá que é interessante fazer este tipo de reflexões e que o permitirão ter uma maior consciência dos conceitos que estão perfeitamente assimilados e aqueles que não estão.

Para quem deseja concorrer à universidade, em qualquer que seja a área, é ideal que saiba os conceitos básicos da matemática (aprendidos no ciclo).
Se sente uma maior dificuldade nesta disciplina, o ideal é procurar por um curso de matemática ou mesmo explicações de matemática para ultrapassar essa dificuldade.
No entanto, é importante que cada aluno tenha consciência que o tempo de estudo dedicado a cada uma das disciplinas mais importantes, é o factor decisivo para as boas notas surgirem.
Pode ficar a saber, com maior detalhe, sobre os programas e metas curriculares escolares junto da Direção Geral de Educação.
Veja no nosso artigo como ser um bom aluno a matemática, temos algumas dicas para si!
Por que fazer exercícios de matemática regularmente?
Se está no ensino secundário e pensa em prosseguir os seus estudos para a universidade, saiba que a probabilidade de ter de realizar exames de matemática é grande. Posto isto, no 12º ano do secundário, o último ano antes do ensino superior, a matemática deverá ser trabalhada tanto em sala de aula como em casa.
Além da necessidade de desenvolver uma escuta ativa durante as aulas e sobre o conteúdo lecionado, além de resolver as propostas na sala de aula, é aconselhável que faça os exercícios de matemática também em casa. Isto terá um grande impacto no resultado das suas avaliações. Também pode partilhar esses momentos de partilha com os seus colegas e, além de poder retirar dúvidas com eles, sentir-se-á mais motivado à aprendizagem.
Ao tirar dúvidas sobre o conteúdo da aula, com os seus colegas, vai ouvir novamente o conteúdo lecionado com outras palavras, diferentes das do docente, que poderá ser uma oportunidade para compreender melhor a matéria. Por outro lado, se os seus colegas tiverem dúvidas e lhe pedirem a si ajuda para as esclarecer, o facto de ter de raciocinar sobre uma forma como lhes expor os conceitos, também lhe permitirá assimilar melhor a matéria e por consequência melhores avaliações.
O propósito de estudar em grupo é a cooperação mútua e não ficar a aguardar que alguém faça tudo por si!

Também aconselhamos a que, além de refazer as partes práticas das aulas, procure tarefas de matemática novas e diferentes, desafie-se! Na internet poderá encontrar uma enorme variedade de conteúdo gratuito, que poderá utilizar para os seus estudos, como complemento aos manuais escolares.
Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como aumentar sua média em matemática, através de explicações.
Ter explicações de matemática? É uma aposta segura?
Se está a pensar na possibilidade de ter explicações matematica por ter algumas dificuldades e dúvidas, ou porque se está a preparar para o exame nacional de matemática, em qualquer uma das opções, ter aulas particulares ou aulas online com um explicador matemática, poderá fazer toda a diferença e determinar o seu sucesso!
Ter acesso a explicações com um professor de matemática, qualificado e experiente, disponível em exclusivo para si, ou para um grupo muito restrito de alunos, permite-lhe ter acesso uma metodologia de aprendizagem adaptada às suas necessidades e objetivos.

Para os jovens estudantes que procuram o acesso à universidade e irão realizar o exame nacional de matemática, a nota destes exames pode ter um coeficiente significativo para entrada ou não no curso superior desejado. Assim, as explicações e aulas particulares serão uma ótima forma de se exercitar e se preparar, descobrindo se os conceitos importantes estão assimilados e qual a melhor forma de os rever.
Prepare-se bem de antemão e evite estar demasiado stressado no dia "D", o dia das avaliações.
Professores com experiência também podem ser uma grande ajuda para os seus resultados e na sua educação!
Uma das formas de se preparar é através da prática e da revisão de exercícios de matemática, até que lhe pareçam fáceis. Com a prática descobrirá que são mais ou menos semelhantes e que é fácil encontrar alguma consistência entre eles e a forma de os resolver. Desta forma, isso permitirá que identifique um problema matemático imediatamente durante a prova. Por outro lado, reserve tempo para poder raciocinar sobre cada exercício e encontra o raciocínio correto. Reserve também algum tempo para, no final, rever toda a prova de perceber se houve alguma pergunta por responder ou que pode refazer.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos