Primeiramente, saiba que dá para aprender português de forma gratuita, saiba como clicando através de dicas de aprendizagem rápida e de graça.

Se começou a ler este artigo é porque está interessado no tema português para estrangeiros. Quer seja professor de PLE ou mesmo um estrangeiro interessado em aprender português, encontre aqui as dicas que irão revolucionar a sua relação com o ensino/aprendizagem do portugues lingua estrangeira, segunda língua ou língua de herança.

Reza a lenda que o português, com a sua gramática complexa, minúcia e regras que fogem ao domínio dos próprios falantes nativos, é uma das línguas mais difíceis do mundo. Mito ou verdade? Deixaremos essa resposta para algum historiador responder. Uma coisa é certa, para falar português tem que existir dedicação da sua parte!

Mas... dá para aprender a língua portuguesa de Portugal ou o português do Brasil sendo um estrangeiro? Claro que sim! A tarefa não é fácil mas também não é impossível.

Então, qual o método utilizar para aprender a língua de Fernando Pessoa, Camões, Machado de Assis e João Cabral de Melo Neto e Ronaldinho 🙂?

Estas e outras questões relacionadas a curso de portugues para estrangeiros serão respondidas pelo oráculo Superprof!

PLE: português língua estrangeira - por onde começar?

O português é uma língua das mil faces. "O que querem dizer com isso? " Queremos dizer que o português estando presente em cinco continentes e sendo a quinta língua mais falada do mundo com aproximadamente 273 milhões de falantes não poderia ter-se mantido numa língua uniforme.

O português é falado em nove países distribuídos pelo mundo
Esses 8 países e o Macau constituem o quadro dos 9 países de língua portuguesa.

O idioma de Camões sofreu inúmeras influências e modificações e, embora tenha guardado o nome de Português por todos os 9 países onde é mantido como língua oficial, apresenta variações na escrita e na fala, na semântica e na sintaxe.

Devido a isto, muitos estrangeiros acabam por confundir e chamar de "brasileiro" ou língua brasileira, o português do Brasil, por exemplo. Outros ousam dizer que se fala espanhol no Brasil, dada as diferenças existentes entre o português de Portugal e o falado nas terras tupiniquins.

Sendo assim, para os estrangeiros que desejam aprender o português como segunda, terceira língua, o ideal é definir, desde o princípio, qual a variação que deseja dominar. Isso é muito importante para otimizar a aprendizagem do português já que as diferenças existentes entre as duas variantes podem ser bastante remarcáveis e confundir o aluno.

Uma pausa para alegrar o seu dia: pode aprender português pela internet!

Continuando... Quando o aluno possui uma motivação específica, por exemplo imigração profissional, turismo num determinado país, relacionamento com um nativo de país de língua portuguesa, certamente ele escolherá a variante presente no seu país alvo. Já para os amantes de idiomas estrangeiros que desejam aprender o português sem possuir um objetivo concreto relacionado a essa aprendizagem, a escolha pode ser mais complicada.

Neste caso, a nossa dica é: escolha aprender o português de Portugal.

Bem, brincadeiras à parte, sugerimos que um estrangeiro faça um levantamento das suas motivações, considerando o mercado internacional e a procura pelo português, caso a motivação seja profissional, verificar os interesses pessoais com qual o país desejaria visitar no futuro, etc. Este exercício vai ajudar a delimitar qual a variante do português que deve estudar.

Mas não se preocupe, seja qual for a variante escolhida, poderá comunicar com todos os falantes de português com algumas pequenas ou grandes dificuldades que não atrapalharão o contexto geral da comunicação.

Saiba que ao estudar com um professor particular de portugues para estrangeiros, terá um panorama geral sobre as mais recorrentes diferenças entre as duas variantes e poderá, futuramente, evitar os erros! Contacte um dos nossos superprofessores e fique tranquilo.

Eu não falar português, eu ser "gringo" mau: Como aprender português sendo um estrangeiro?

É sempre bom lembrar que o termo "gringo ou camone" é, aqui, desprovido de sentido negativo, sendo referido somente como um sinónimo de estrangeiro, para fazer oposição aos nativos da língua. Bom já entendeu...

Vamos ao que interessa... para essa questão recorrente " como aprender português sendo estrangeiro" e practice portuguese, a resposta é bastante simples: o português pode ser aprendido como qualquer outra língua. Logo, se já fala uma língua estrangeira, já conhece as técnicas que funcionam para si, então poderá aplicar as mesmas para a aprendizagem do português.

Faça um curso de português para estrangeiros
Aprenda português e expanda os seus horizontes!

Se está a aprender português como segunda língua, algumas dicas podem lhe ser úteis:

  • Tenha interesse pelo mundo lusófono, incluindo costumes e cultura dos países;
  • Compre um bom material didático de introdução ao português língua estrangeira
  • Contrate um professor de português e faça um curso de português para estrangeiro
  • Leia livros e revistas, ouça músicas em português
  • Pratique com um falante nativo! Confira aqui como praticar usando as aplicações disponíveis para o seu telefone.
  • Faça anotações!

Estas são dicas básicas para aprender qualquer idioma, incluindo o português. Aqui na Superprof, confira o nosso conjunto de artigos sobre como aprender francês, falar inglês, aprender espanhol e usar as dicas sobre os métodos e técnicas para facilitar a sua aprendizagem de português!

Aprender português língua estrangeira: Qual é a sua motivação?

Toda tarefa fica mais fácil quando temos uma motivação para realizá-la. O mesmo se aplica para a aprender um idioma, inclusive o português. A sua motivação em aprender português vai determinar o sucesso da sua aprendizagem. Um estrangeiro que não esteja realmente motivado a aprender o português, vai acabar por "morrer na praia", isto é, não terá sucesso nesta aventura.

Como se motivar para aprender um idioma
E você, o que o motiva a aprender português?

A motivação é motor que te ajudará a se manter focado na sua aprendizagem de português. Para aprender português sendo estrangeiro, é preciso manter o foco e organizar-se bastante, desenvolvendo um método de estudo próprio. Digamos que precisa aprender português para a vida profissional, ou para morar no Brasil, em Portugal ou em Moçambique. Está apaixonado por um(a) lusófono(a)? Todas essas razões vão o motivar para que se mantenha focado em aprender línguas. Para facilitar as coisas para si, aqui vão algumas dicas para otimizar a sua aprendizagem de português:

  • organize o seu tempo - para aprender português, precisa dedicar parte do seu tempo para se manter em contato com a língua!
  • qual a sua deadline? - a sua chegada no país lusófono é daqui a 6 meses? Então precisa correr, criar um plano de estudo e manter-se fiel a este. Tente dedicar pelo menos 2 horas do dia para fazer uma imersão completa no estudo do português, conte com um professor especializado em português para estrangeiros.
  • qual o seu nível de português? - já "arranha" um pouco o português, consegue compreender o seu interlocutor? Então não perca mais tempo e treine, pratique cada vez mais. Pesquise tudo sobre materiais para aprender português para estrangeiros e devore tudo que encontrar pela frente. Sabia que dá pra aprender português de graça?
  • descubra o seu método de aprendizagem - Descobrir como aprende, é a melhor forma de otimizar a sua aprendizagem. Por exemplo, se é do tipo que aprende ouvindo? observando? com a ajuda de recursos visuais? Se prefere anotar para se lembrar? descobrir e dominar o seu método de aprendizagem vai certamente ajudar a aprender português mais facilmente e em menos tempo!

Com motivação e dedicação, aprender portugues lingua estrangeira será um sucesso absoluto e poderá viajar , trabalhar e viver no mundo lusófono com mais facilidade.

Material necessário e investimento em aprender português língua estrangeira

Como já foi dito, o tempo que vai investir em aprender português língua estrangeira é que vai ditar se terá sucesso ou não.

Invista tempo para aprender portugues para estrangeiro
Quanto tempo tem para aprender a falar português?

Por outro lado, é preciso investir em bons materiais e bons cursos. A aula particular sendo uma das opções com o melhor custo benefício já que irá aprender português com um professor qualificado. Como consequência irá não só saber falar e compreender o português, mas, também, entender as diferenças entre as variantes do português. Além, é claro, de se aprofundar na cultura dos povos de língua portuguesa. Existem muitas atividades para ensinar portugues para estrangeiros.

Se o dinheiro tá curto, não se preocupe, aqui na superprof vai encontrar um professor de português para estrangeiro e com este, poderá negociar o valor do curso para que seja incluido no seu orçamento. Lembre-se, que grande parte dos nossos professores oferecem a primeira hora de aula, isso quer dizer que não terá que pagar nada!

Na internet, encontra materiais gratuitos que te ajudarão a progredir em português e dizer algumas portuguese phrases. E poderá incluir na sua rotina coisas que o manterão em contato com o português, como ouvir música em português, ler livros, ver filmes, falar com um nativo através de aplicações de troca linguística, participar em algum evento ligado ao país lusófono, da sua preferência, escutar podcasts em português, acompanhar uma novela da televisão portuguesa ou TV em Portugal...

As possibilidades são variadas para quem quer aprender português. Seja anglófono, hispanofônico, germânico, Eslavo...poderá aprender português sem dúvida alguma, para além do simples hello in portuguese!

Precisa de um professor de Português para estrangeiros ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.