Aprender uma língua estrangeira é o sonho de muita gente. Aprender português quando se é estrangeiro é um ato de coragem e resiliência. Isso por que o português figura entre as línguas mais complicadinhas para se aprender.

O português possui uma gramática quase indecifrável, misteriosa e obscura até mesmo para os falantes nativos. O ensino de português nas escolas toma uma grande parte da carga horária dos alunos... bem disse Olavo Bilac em seu poema dedicado a língua portuguesa:

"Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma"

...E Olavo Bilac sabia bem o que estava a dizer. Não é raro, somos surpreendidos enquanto falantes nativos de português, com erros que infligem as regras gramaticais.  O português não é fácil mas não é impossível de se aprender, principalmente se o objetivo estiver relacionado à comunicação oral. A fonética do português é bastante simples já que falamos, quase sempre, da mesma maneira que escrevemos. Isto é, todas as sílabas de uma palavra são pronunciadas, o que facilita a aprendizagem oral da língua.

Difícil ou não, o português continua a ser uma língua bonita, cheia de sonoridade e charme, a famosa "complicada e perfeitinha". Aprender português abre portas para o mundo, já que se trata da quinta língua com o maior numero de falantes do mundo sendo falada em cinco continentes no Globo.

Seja para viajar, estudar ou emigrar para um dos países onde o português é falado, aprender este idioma vai dinamizar a sua experiência. Logo, aprender português para estrangeiros vai abrir portas e enriquecer o seu currículo.

Convencido de que aprender português fará toda a diferença na sua vida? Pois bem, saiba que as possibilidades para aprender essa língua são muitas. Sendo a mais prática delas, a aprendizagem pela internet ou na web!

Curioso para saber como aprender português online, continue a ler...

Como usar a internet para aprender um idioma?

E preciso investimento pessoal para se aprender uma língua estrangeira. A falta de tempo é vista como a maior dificuldade pelos alunos que querem aprender um novo idioma. Ligado a isto, existe também o investimento financeiro a ser realizado como pagar um curso de línguas ou um professor privado.

Saiba como aprender português pela internet
Aprender português de graça pela internet é possível!

O que muita gente não sabe, ou pelo menos ignora, é que existe a possibilidade de aprender uma lingua estrangeira de forma gratuita, utilizando a nossa tão amada: a internet!

Como assim? 

É isso mesmo que leu. A internet oferece-nos milhares de possibilidades, entre elas a de aprender uma ou varias línguas estrangeiras. Se está a ler este artigo, é porque quer aprender portugues para estrangeiros, certo? Pois bem, é muito possível que aprenda o português pela internet, tudo depende de si.

Aprender português pela internet é uma boa ideia sobretudo se não tem tanto tempo para se dedicar à aprendizagem típica. Na internet, faz os seus horários! Estudar português 15 minutos por dia, na sua hora de almoço ou no seu tempo livre é possível com atividades para ensinar portugues para estrangeiros !

Recordamos que, se quer realmente ser fluente em português, terá ótimos resultados em contratar um professor de portugues para estrangeiros "practice portuguese" ou praticar português. Um profissional da área vai certamente otimizar a sua forma de aprender português. Este conhece as técnicas necessárias para que aprenda rapidamente o português. Quer seja  hispanofônico, anglófono ou outro, aprenda o português escrito e oral mais rapidamente com a ajuda de um professor particular.

O grande benefício em estudar pela internet, é que existe muitos cursos gratuitos. Poderá aprender as lições básicas de português para estrangeiro gratuitamente, não é demais?

Graças à internet, aprender português, tornou-se acessível a todos! Saiba que para além de aprender a gramatica do português, na internet, vai poder praticar com um falante nativo deste idioma!

Continue connosco e desvende as várias possibilidades para se aprender português online!

Lições gratuitas de português online

Aprender português pela web é mais prático do que se pensa. Sites, aplicações e canais no youtube, dedicam-se a transmitir lições básicas do português para os estrangeiros que querem dominar o idioma.

Desenhos animados apara aprender português
Mesmo as crianças podem aprender português utilizando a internet!

Quer aprender a se "desenrascar" em português e não sabe por onde começar? Veja aqui algumas das lições básicas de português para estrangeiros, facilmente encontradas na internet!

Quem sou eu? (Who am I?)

 Apresentação pessoal (Introducing yourself)

- Olá! Meu nome é Joao dos Santos. Eu sou português , solteiro, tenho 25 anos e sou estudante.

- Oi! Meu nome é Maria de Oliveira . Eu sou também sou portuguesa, tenho 33 anos e sou dentista.

- Quem é você? ( who are you?)

Saudações (greetings!)

 Olá! Oi! E aí?

Tudo bem? Tudo bom? Como vai? (Muito) Prazer!

Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite!

Até mais (tarde)! Até amanhã! Até logo! Bom fim de semana!

Tchau!

Hello, what´s your name? – Olá, qual é o seu nome?

Nice to meet you! – Prazer em conhecê-lo(a).

Nice to meet you too! – Prazer em conhecê-lo(a) também.

My pleasure! – O prazer é meu.

Estas e outras lições como, as "portuguese phrases" estão disponíveis online para os estrangeiros que desejam aprender o português mas, também,  para os professores de português que pretendem dinamizar as suas aulas de português língua estrangeira.

Aprender português para estrangeiros: Ouça músicas e podcasts em português, fale com um nativo!

Se está à procura da melhor solução para aprender português gastando pouco, está no lugar certo. Aqui na superprof, tem a possibilidade de escolher o seu professor nativo de portugues para estrangeiro. A sua primeira hora de aula será gratuita e pode negociar diretamente com o professor os valores das suas aulas.

Aprenda português online gratuitamente
Ouvir músicas em português ajuda a aprender o idioma

Agora se o dinheiro está realmente curto e, deseja aprender portugues para estrangeiro de graça, então aproveite as nossas dicas:

Escute músicas em português para melhorar o seu "listening"

É sabido que a melhor forma de compreender uma língua estrangeira é ouvir, o mais frequente possível. Então ouça o telejornal, fale com um nativo, ouça músicas em português. Escutar música ajuda a memorizar as palavras e, claro, ajuda a aprender novos termos e frases. Todo mundo gosta de ouvir música e a música brasileira é maravilhosamente incrível!

Prepare uma boa playlist, por exemplo, composta pelos grandes nomes da música portuguesa e música brasileira como:

  • Tom Jobim
  • Mariza
  • Amor Electro
  • Amália Rodrigues
  • Rui veloso
  • David Fonseca
  • Djavan
  • Chico Buarque
  • Maria Bethania
  • Vinícius de Morais
  • Gilberto Gil
  • Gal Costa
  • Seu Jorge

Além de aprender português, vai também aprender sobre a cultura portuguesa através da músicas destes cantores que traduz em palavras o espírito do povo português e brasileiro!

Se está mais interessado em aprender o português com o sotaque europeu, então prefira escutar músicas de cantores portugueses e africanos de língua portuguesa!

Escute jornais e podcasts em língua portuguesa, ou assista a uma novela!

Hey, já deve saber que assistir/ouvir os jornais são uma excelente forma de aprender uma língua estrangeira, sobretudo se tem interesse em aprender a linguagem formal. Pois bem, se quer aprender português com objetivo profissional comece desde já a acompanhar os jornais brasileiros e portugueses. Além de aprender a língua, treinar os seus ouvidos, conhecerá um pouco da realidade dos países lusófonos. Mas atenção pois os mídia não são a verdade absoluta! É preciso ir para crer e ver com os seus próprios olhos e tirar as suas próprias conclusões...

Já ouviu falar em "novelas"? As novelas são as "soap operas" brasileiras e nos últimos anos novelas portuguesas. Uma espécie de "serie" tipo Netflix, uma narrativa que conta uma ou várias histórias em torno de um determinado número de personagens. No caso do Brasil, as novelas são uma paixão nacional então, se quer entender como uma grande parte da população brasileira se diverte e, além disso, aprender diferentes estilos do português falado, comece por assistir a uma novela!

Sites de relacionamento para aprender o idioma, será que dá certo?

Calma pessoal que não é isso que estão a pensar não! Aliás...é sim! Que tal praticar o seu português utilizando aplicações e sites de relacionamento disponíveis?

Aprenda português utilizando os aplicativos de relacionamento
Encontre a sua alma gémea na aprendizagem e fique fluente noutro idioma!

Todo mundo conhece alguém que aprendeu uma língua estrangeira devido a um relacionamento amoroso, certo? Esta prática é mais comum do que se imagina! E convenhamos...existe motivação maior do que o amor?

Os sites e apps de relacionamentos são na realidade uma excelente forma de se fazer uma troca linguística e cultural. Embora não tenham sido criados com este efeito, esses sites permitem que se faça um intercâmbio cultural. Basta sabermos aproveitar a oportunidade.

Se prefere uma forma mais direcionada, saiba que existem aplicações feitas exclusivamente para a troca linguística e cultural. Nestas, basta criar um perfil, preencher com as suas informações  pessoais, sobretudo com as informações referentes as línguas que fala e as que deseja aprender. A app encarrega-se de lhe sugerir pessoas com as quais pode fazer um intercâmbio linguístico. Muitas vezes acaba em relacionamento amoroso também, então por que não aproveitar todas as oportunidades para se aprender português certo?

Existem milhares de maneiras para aprender português, sendo que, a melhor delas ter aulas particulares com professor especializado. Se esta for a sua escolha, contacte um dos nossos professores de PLE agora mesmo!

Precisa de um professor de Português para estrangeiros ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.