Recém-chegado ao Brasil e quer melhorar o seu nível de português de modo eficaz através de um curso de português lingua estrangeira? Então você está no lugar certo!!!

Sabia que a história deste idioma é centenária, fundindo-se com a evolução dos países europeus e da latim, assim como os portugueses entraram na disputa por novos territórios com outros países durante o período da expansão marítima, deixando um pouquinho da sua herança cultural, e a maior delas a língua portuguesa?

No caso do Brasil, o novo idioma foi-se misturando, sendo influenciado pelas línguas indígenas, africanas e de imigrantes europeus, se "abrasileirando", ganhando o sotaque típico brasileiro e tornando-se o que é orgulhosamente chamado por muitos hoje de brasileiro, com as suas peculiaridades e as suas diferenças regionais.

O português é a quinta língua mais falada no mundo. Há diversas maneiras de aprender o português brasileiro, mas nem todo mundo tem condições financeiras para se matricular numa escola de línguas e pagar um curso ou um professor de PLE particular. No entanto existe outras alternativas que lhe darão possibilidades de fazer um curso de português para adultos gratuitamente.

E nos cursos do Superprof, gentis que somos, decidimos reunir neste artigo um apanhado de dicas para si, que está interessado em aprender portugues de forma gratuita.

Fique atento nas nossas dicas! E veja também onde encontrar aulas de português para estrangeiros.

E quanto a si, gosta mesmo da língua portuguesa?  

É natural que quando desejamos aprender uma língua, nos questionamos como e por onde começar para em aprendê-la sem precisar gastar uma fortuna com o investimento linguístico...

Aprenda portugues para estrangeiro com professor particular
Guarde os seus euros: aprenda português de graça

No entanto, não iremos enganá-lo. Para aprender uma lingua estrangeira, sobretudo uma lingua latina cheia de charme (pra não dizer complicações) é preciso investir! Primeiramente é preciso se investir, dedicar-se e focar na aprendizagem da lingua.

Por onde começar?

Decidir qual o seu interesse na aprendizagem da língua é um passo importante para começar. Se o seu objetivo for se tornar fluente na língua, dominar a escrita e o oral, um professor será a sua melhor escolha. Neste caso, um investimento financeiro será mais do que necessário, mas não se preocupe: aqui na superprof, encontrará um professor de portugues para estrangeiros por um preço amigo.

Mas se vai viajar por algum tempo por um dos dez países que falam o português e quer aprender o suficiente para comunicar no quotidiano, nesse caso não precisa pagar nada!

Graças às nossas super dicas vai aprender portugues gratuitamente , basta apenas que se dedique!

Se é dado a tecnologia, veja aqui como aprender português usando o seu telemóvel ou smartphone!

Quais são os organismos que oferecem um acompanhamento linguístico gratuito?

No Brasil ou em Portugal, é possível  ter aula de português de grátis, graças às iniciativas privadas e associativas. Em ambos os países, a imigração é uma realidade e muitos imigrantes recorrem as associações de apoio para aprender português já que estes muitas vezes não possuem meios para pagar aulas de portugues.

Onde aprender portugues gratuitamente em Portugal

Em Portugal, principalmente nas grandes cidades, há muitos estrangeiros que precisam aprender o português para conseguir trabalhar, mas não têm condições de pagar as aulas.

Descubra onde aprender português gratis em Sao Paulo
Estrangeiros podem aprender português de graça em todas as grandes cidades portuguesas

Muitos cidadãos da Europa de leste, Alemanha, França, EUA, Espanha, Reino Unido, África do sul, Turquia, China, Índia, entre outros, atraídos pelas oportunidades de trabalho ou de investimento em Portugal, nos últimos anos. Embora a crise política e económica em Portugal e no mundo não permitisse criar condições favoráveis, estes estrangeiros ainda vêem no país, oportunidades para ter uma vida melhor.

Felizmente, há algumas associações que dão aulas presenciais de português para imigrantes nessas condições. Seguem alguns exemplos:

  • A CIBERESCOLA DA LÍNGUA PORTUGUESA
    Permite que tenha cursos online ou aulas online e em videoconferência.
  • EASY PORTUGUESE
    Consegue ter aulas online desde o nível básico – através de exercícios de conversação e gramática do nosso dia a dia.
  • MY LANGUAGE EXCHANGE
    Nada melhor do que realizar o intercâmbio de correspondência com nativos e aulas de conversação online, tudo com a maior das tranquilidades.

Outros locais para aprender português de graça

Uma boa técnica para aprender portugues de graça é procurar as universidades de línguas da cidade onde está instalado. Algumas universidades oferecem aulas de línguas, inclusive aula de português para estrangeiro de forma gratuita. Estas aulas são normalmente ministradas pelos estudantes dos últimos períodos dos cursos de Letras e é uma ótima maneira para aprender português e também se integrar na cultura.

Se quer aprender portugues para estudar em Portugal, ou em outros países lusófonos, estar no ambiente universitário é um ponto muito positivo. Muitas vezes a universidade que deseja frequentar oferece gratuitamente o curso de portugues para os estrangeiros matriculados.

A dica é que se informe! Fale com as pessoas que o rodeiam e, certamente, vai achar o local ideal para começar a praticar o seu português.Cursos de Português em escolas de línguas

Aqui também podemos referir algumas instituições ou centro de cursos como por exemplo:

  1. a ALLIANCE FRANÇAISE, que permite ter cursos pagos, de português para estrangeiros através de aulas individuais ou de grupo e também, caso seja o caso uma formação profissional adaptada ao contexto empresarial;
  2. A afamada CAMBRIDGE SCHOOL que lhe atribui um um certificado inicial ao seu diploma que obteve na universidade de português como língua estrangeira.
  3. LUSA LANGUAGE SCHOOL com cursos de Português intensivos ou em regime parcial, assim como cursos nas universidades.

De igual forma, apresentamos algumas instituições de ensino como:

  1. A UNIVERSIDADE DE LISBOA, que realiza um curso anual e um de Verão, só para estrangeiros.
  2. A UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, apenas com o curso de verão.
  3. A UNIVERSIDADE DO PORTO, na invicta pode realizar um curso anual e verão no mesmo recinto ou através de outras instituições.
  4. O nobre INSTITUTO CAMÕES, com diversos formatos de ensino, quer aulas presenciais quer aulas domiciliares, abrangendo níveis técnicos e de especialização nos cursos que disponibilizam.
  5. Finalmente, a titulo governamental o PROGRAMA PORTUGUÊS PARA TODOS, onde permite que aceda a cursos de Português para imigrantes, fruto da Iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações.

Aprender português gratuitamente graças à internet

Todos os dias, em diferentes momentos e situações eu penso "felizmente que a internet existe". Pois é, esta ferramenta que ocupa cada vez mais as nossas vidas e que toma cada vez mais o nosso tempo cumpre o seu objetivo. A internet veio com o objetivo de facilitar a vida das pessoas, aproxima-las e proporcionar conhecimento. "Fale mal, mas fale de mim" poderia ser o lema da internet.

Aprenda português online gratuitamente
Esta será a sua cara quando descobrir as minúcias da gramática do português!

Pois bem, através desta ferramenta maravilhosa é possível estudar um idioma, seja ele qual for, pagando muito pouco ou nada. E não seria diferente com o português. Aprender português online sem gastar nada é possível utilizando a internet. Com a ajuda do seu telemóvel ou smartphone, pode dar os seus primeiros passos na língua da Camões, estudar a gramática, a fonética, aprender a formar frases básicas do quotidiano, melhorar o seu vocabulário e finalmente praticar com um falante nativo do português.

Na web, irá encontrar cursos online lecionado por professores nativos. Existe hoje na internet uma variedade de possibilidades. No youtube, poderá acompanhar ótimos canais de professores de português com dicas sobre língua e cultura lusófona.

Escolas de idiomas e algumas universidades também disponibilizam aulas gratuitas de português, geralmente as primeiras lições de um curso básico. Com um pouco de esforço da sua parte, estas lições podem ser bem aproveitadas e, pode aprender as suas primeiras frases em português.

Se decidir que quer aprender o português de forma mais aprofundada, então não hesite em fazer um pequeno investimento e apostar num professor de portugues para estrangeiros. Para a sua alegria, aqui na Superprof, vai encontrar um professor de português língua estrangeira que saberá se adaptar às suas necessidades e objetivos.

Quer saber quanto custa uma aula de portugues para estrangeiro? Espreite o nosso site e fique surpreso com a poupança que pode fazer em contratar um professor de português para estrangeiro aqui na Superprof. Para que sorria ainda mais, a maioria dos nossos professores oferecem a primeira hora de aula gratuitamente! Poderá então, fazer um teste antes de comprometer com um professor!

As aplicações mais queridas dos estrangeiros que aprendem o português

Ainda sobre o projeto de aprender português de forma rápida e gratuita, a Superprof decidiu revelar para os seus leitores algumas apps que ajudam os alunos estrangeiros que aprendem o português. Aprender a falar português utilizando a internet é muito real e muitos estrangeiros já relataram as suas boas experiências tentando aprender português online gratuitamente com a ajuda de aplicações e sites direcionados ao estudo do português língua estrangeira.

Aprender português de forma rápida e prática
Flexibilidade para aprender em qualquer lugar

Bom, deixemos de conversa fiada e passemos a lista dos apps e sites mais requisitados pelos estrangeiros que aprendem o português ( learn european portuguese ) como segunda, terceira...língua.

  • Ta falado 

Trata-se de um site focado no ensino do português para falantes de espanhol. O site oferece lições de gramática gratuitamente, além de podcasts com diálogos que e exemplos ilustrativos que se concentram principalmente na diferença de sons entre o português e o espanhol. O site possui dicas excelentes para facilitar a aprendizagem do português para hispanofônicos. Acabou aquela história de falar "portunhol"!

  • Talk Portuguese

Talk Portuguese é o material online criado pela BBC para facilitar a aprendizagem do português para os alunos anglófonos. O material conta com um vídeo de introdução composto por 11 partes e inclui frases chaves do quotidiano. Ideal para quem vai viajar pelos países de língua portuguesa por um curto tempo, pois aprende-se a falar frases básicas em um contexto do dia-a-dia como OLÁ em Português ( hello in portuguese ). Estas são as " portuguese phrases " mas para isso deverá " practice portuguese ...".

  • Portuguesonline.com

É uma plataforma paga. No entanto oferece um curso de imersão básica de português que dura 14 dias e promete dar um "up" na aprendizagem do aluno. Se está com os dias contados para a sua viagem, visite a nossa plataforma e aprenda o máximo que puder do português nos 14 dias que antecedem a sua viagem!

E lembre-se... Se deseja uma evolução real na língua portuguesa, temos um professor de português para estrangeiro à sua espera aqui na Superprof.pt!

Precisa de um professor de Português para estrangeiros ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.