O português, é uma das línguas mais intrigantes e que despertam o interesse de muitas pessoas em todo o mundo.

As razões são muitas e variadas: amor, investimento profissional, turismo, escolha pessoal, entre outras; Seja qual for a motivação, é possível aprender a falar português sem sair de casa.

Bem, não é tão simples quanto parece...ainda estamos a lidar com uma das línguas mais sofisticadas (para não dizer complicada) que existe, mas não há motivo para desmotivar. Hoje, além da vasta gama de material didático dedicado ao ensino de portugues lingua estrangeira, ainda se pode contar com a tecnologia para aprender esta língua de muitas facetas.

Falado em pelo menos 10 países distribuídos em continentes diferentes, a língua de Florbela Espanca, continua uma incógnita para a maior parte dos seus falantes. Cheia de segredos, exceções e regras quase incompreensíveis, o português apaixona os amantes das línguas latinas.

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!

Este poema de Bilac deixa claro que, assim como a rapadura, o português é doce mas não é mole. Metáforas à parte, o português é sim uma língua cheia de mistérios, mas quando é falado torna-se fácil pela sua sonoridade.

Aprenda português pelo celular
Pode  aprender o português através de um momento de convívio.

O portugues de Portugal ou do Brasil, encanta sobretudo pelo seu charme. Não é incomum ouvir por parte dos estrangeiros que aprendem a língua, que "o português soa como música".

Pois bem, com o objetivo de dar ainda mais o que falar do nosso português, facilitaremos, com dicas de ouro, a aprendizagem para os nossos amigos estrangeiros interessados ou que já fazem curso de portugues para estrangeiros.

Neste artigo, daremos dicas aos alunos estrangeiros que desejam começar ou aperfeiçoar a sua aprendizagem quer do português Europeu quer do Brasil como segunda língua/língua estrangeira e também aos professores que desejam dinamizar o seu curso de portugues lingua estrangeira, e tornar as suas aulas mais atrativas para os alunos.

Procurando curso de português para estrangeiros? Acesse o Superprof!

Fala brasileiro? Como praticar o português do Brasil pelo smartphone!

Sabia que em alguns países, como na frança, por exemplo, referem-se ao português do Brasil como "brasileiro". Muito comum você ouvir "tu parles brésilien?" (fala brasileiro?). Existem algumas explicações para tanto, sendo a mais provável o fato de que o português do Brasil difere do português do Portugal tanto do ponto de vista vocabular mas sobretudo fonético. Muitos estrangeiros acreditam que o "brasileiro" é uma língua diferente do Português (de Portugal).

Conheça os termos mais usados no português no Brasil
Se já aprendeu a dizer brigadeiro, já é um inicio!

Bem, voltando ao que interessa, trazemos boas notícias: é possível aprender Portugues lingua estrangeira de forma rápida e prática. Na realidade aprender português nunca foi tão fácil e acessível. Aliás aprender uma língua estrangeira tem se tornado cada vez mais simples. Isto acontece, devido ao estreitamento cultural entre os povos, consequência da globalização, e claramente devido aos avanços da tecnologia.

E é justamente sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia quando o assunto é aprender um idioma que viemos falar hoje. Se for um professor de portugues lingua estrangeira ou se é um estudante interessado em aprender o portugues do Brasil, pois bem, esta notícia pode lhe interessar:

Saiba usar o seu smartphone em prol da aprendizagem de português língua estrangeira!

O seu telefone já o ajudou de muitas formas possíveis, e esteja convencido de que pode ajudar ainda mais. Através do seu smartphone, consegue conectar-se a pessoas do mundo inteiro com a ajuda de apps com esse efeito. Através destas, pode dar os seus primeiros passos na língua de Camões e, claro, na língua de João Cabral de Melo Neto, basta que esteja conectado.

É possível aprender a gramática do Português, conhecer as variações e aspectos culturais dos diferentes países que falam o português e, obviamente, quando estiver pronto é possível praticar com um falante nativo do seu país lusófono de preferência. Alguns aplicativos permitem que converse em tempo real com o seu interlocutor, ou seja, além de possibilitar a troca línguística, ainda faz um amigo no outro lado do mundo, não é fantástico?

Continue a ler e descubra como aprender português de graça ou gastando muito pouco!

Algumas aplicações para aprender o Português segunda língua/língua estrangeira

Como já perceberam, frequentar um curso de portugues língua estrangeira já não é obrigatório, se pretender comunicar de forma básica em português. É por isso, que a Superprof fez um apanhado de uns apps espetaculares para aprender a se "desenrascar" em português, se for um aluno aplicado, vai poder ter férias no Brasil ou em Portugal sem ser surpreendido com dificuldades de comunicação.

Aprenda português com a ajuda dos aplicativos de idiomas
O seu smartphone pode lhe ajudar a ir mais longe!

Aqui vai:

  • Duolingo: Aprenda a comunicar em português

Esta app gratuita, funciona tanto para o iOS, sistema operacional dos iPhones, quanto para o Android e também pode ser usado no computador. A aplicação faz a tradução e ajuda com a pronúncia das palavras em 10 idiomas, incluindo o inglês, francês, alemão, português e sueco. Se está apenas a dar os seus primeiros passos em português, não se preocupe: é possível escolher o seu nível de conhecimento do idioma e estabelecer metas diárias para superar.

Cada lição disponível inclui exercícios diferentes para falar, ouvir e traduzir. O método tem como base, estimular o utilizador a construir uma espécie de árvore de conhecimento, em que após concluir com sucesso uma etapa, avança para a seguinte. O criador da app, Luis von Ahn, nascido na Guatemala,  diz que a ideia de Duolingo, é que todo o mundo tenha um acesso igualitário à aprendizagem de idiomas.

O criador reconhece, no entanto, que muitas pessoas não têm acesso a telemóveis ou smartphone e que esta aplicação, não substitui as aulas com um professor. Não se preocupe Luis von Ahn, os professores de idiomas da superprof estão disponíveis para ajudar os estudantes de PLE a preencher as lacunas deixadas pela aprendizagem básica do português através de apps como o Duolingo.

  • Busuu: falar português de forma rápida

Se está procurando um curso de portugues gratuito, esta app é mais uma possibilidade de aprender português de forma rápida e sem custos. O busuu está disponível tanto para Android quanto para IOS e figura a lista das aplicações mais completos no campo de aprendizado de línguas.

Para começar, o utilizador aprende o vocabulário, escrita e pronúncia, e em seguida passa a fazer os exercícios que incluem diálogos com frases completas. Ideal para quem quer já começar a falar desde os primeiros cursos. Além de prática, a app motiva os utilizadores, pois à medida que acerta os exercícios propostos, acumula pontos, que servem para libertar as próximas lições.

  • Tandem: pratique português com um falante nativo

    Esta aplicação, embora só esteja disponível em IOS, parece muito promissora, pois trata-se de uma comunidade de aprendizagem de línguas. A app é interativa e funciona assim: faz um registo e deve responder a algumas perguntas sobre os seus hábitos, como os assuntos que mais gosta de conversar e as suas metas para aprender um novo idioma.

    Aprenda português conversando com um nativo
    Tandem não é uma app e relacionamento! Lembre-se de que o seu objetivo é aprender português

Deve ainda formar as línguas que fala e a que deseja aprender. Com base nisso, o seu pedido deve ser aprovado e só então, encontra um parceiro nesta aventura de aprender português - alguém que fala a língua que deseja aprender e irá ensiná-la a si - ou seja, aprende portugues com um nativo. Nada mais prático e dinâmico do que isso!

  • Ditados Populares do Brasil: fale português como um brasileiro

Se o seu nível de português já está mais avançado e deseja falar de forma mais descontraída, incorporando frases populares e construções coloquiais no seu vocabulário, esta aplicação, disponível em Android, é para si. Falar português vai muito além das regras da gramática. Esta é justamente a proposta do Ditados Populares do Brasil, uma app que reúne alguns ditados brasileiros, dos mais famosos aos mais raros.

Consultar as frases é uma boa forma de expandir o seu vocabulário ao mesmo tempo que aprende mais sobre cultura brasileira e da língua portuguesa, já que os ditados populares dizem muito sobre os costumes e história dos países lusófonos. A aplicação é bem intuitivo e permite até, partilhar os ditados diretamente nas redes sociais, ainda vai fazer sucesso entre os seus amigos do Brasil ou de Portugal.

Encontre a app que melhor o corresponda!

Com a ajuda de uma ou várias aplicações e trabalhando de forma regular, irá aumentar as suas oportunidades de aprender portugues. Pode aprender portugues de graça, mas é preciso ter foco e ser bastante persistente. Saiba avaliar as suas necessidades de aprendizagem e o seu nível de portugues, para escolher a melhor app que irá lhe ajudar a progredir no idioma.

De acordo com os seus objetivos e o seu nível no idioma, poderá escolher a app que mais lhe convém;

  • Quer falar de forma autónoma no dia-a-dia;
  • Melhorar a sua expressão escrita;
  • Progredir na sua expressão oral;
  • Aprender português para negócios?

Seja qual for a sua necessidade, encontrará uma aplicação que o ajudará a alcançar os seus objetivos. E quando estiver pronto a aprender português de forma progressiva, duradoura e com toda eficiência, pode contar com os nossos professores de portugues lingua estrangeira.

Precisa de um professor de Português para estrangeiros ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.