Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Desporto Artes e Lazer
Partilhar

Onde e como treinar exercicios de matemática com acompanhamento profissional em Lisboa?

De Elsa, publicado dia 30/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Os melhores professores de matemática na capital e na internet!

Lisboa, a cidade das sete colinas, apresenta várias opções para ajudar a domar aquele que muitos julgam ser um bicho de sete cabeças — sobretudo no contexto da educação em portugal — a matemática.

Apesar de muita gente pensar que não vai precisar dos números e dos cálculos depois da escola, a verdade é que as noções matemáticas são extremamente usadas no quotidiano.

Por exemplo, nas contas do dia a dia, para saber quanto se vai ganhar de desconto numa determinada promoção dos saldos ou para negociar o salário com um patrão mais forreta… Em suma, no contexto escolar, e, mais tarde, pela vida fora, o contacto com a matemática é quase diário.

 

Conceitos matemáticos como as percentagens estão muito presentes no dia a dia Conceitos matemáticos como as percentagens estão muito presentes no dia a dia | Fonte: Unsplash

 

A boa notícia é que entender a matéria, passar de ano, tirar uma nota acima da média ou mesmo fazer um bom exame nacional são metas possíveis de alcançar, desde que com a preparação certa!

Mas como? Há um enorme leque de possibilidades que se ajustam às necessidades e às expectativas dos estudantes.

 

A metodologia ideal para aprender matemática

O primeiro passo para escolher aulas e explicações de matemática implica conhecer a qualidade do ensino proposto. Nem todas as opções de apoio e reforço escolar são boas ou sequer correspondem às expetativas dos alunos.

Por isso, há que procurar saber qual a metodologia utilizada pelos professores e explicadores de matemática, saber se possuem qualificações académicas e que mais-valias pessoais e profissionais detêm.

De modo a que o aluno gira bem o seu orçamento e tempo, convém também saber quanto é cobrado por hora, que planos oferecem, se há descontos, quais os horários possíveis de aula, entre outros aspetos. Na capital portuguesa, através da Superprof, encontra uma ampla oferta de professores de matemática.

 

Escolher o perfil do professor de matemática

É sabido que o ensino regular não pode, muitas vezes, dar resposta a todas as necessidades pessoais dos alunos. Principalmente tendo em conta que muitas turmas possuem mais de 30 alunos e, às vezes, uma atmosfera algo caótica que não favorece a concentração!

Deste modo, é compreensível que os professores do ensino tradicional não tenham, geralmente, tempo para esclarecer as dúvidas de todos os alunos, de forma personalizada, ou de entender o que motiva as diferentes dificuldades de cada um.

Ora, não entender a matéria dada a cada aula e não estudar em casa regularmente pode levar a uma acumulação de dúvidas — o que se torna numa verdadeira bola de neve e, consequentemente, numa verdadeira avalanche numérica!

Isto porque, no que toca à matemática, não saber bem um determinado conteúdo pode interferir com outras matérias, já que muitas delas estão interligadas.

Então, é importante entender tudo a tempo e horas, sem deixar que as dúvidas aumentem e nos confundam ainda mais. Quando há bloqueios e questões, há que encontrar, o quanto antes, a ajuda de um profissional competente.

A vantagem de fazer aulas particulares é a preparação das sessões de modo personalizado para o aluno em questão, de acordo com suas necessidades. Além disso, o professor dedica inteiramente aquele tempo a um só estudante, às suas dúvidas e dificuldades.

Conhecendo todos os conteúdos programáticos de qualquer nível escolar, o professor de matemática particular orientará e insistirá nos conteúdos em que existam mais dificuldades. Além disso, contribuirá para a autoestima e motivação do aluno — e sabemos que são muitos aqueles que desanimam perante esta disciplina com teoremas, ângulos agudos e sistemas de equações!

 

Rapariga a estudar, sobre uma mesa Alunos motivados estudam mais e melhor | Fonte: Unsplash

 

Existem diversos tipos de professor e de aula na Superprof, do ensino básico e do ensino secundário ao ensino superior, nomeadamente professores de matemática muito experientes e com as devidas qualificações, que facilmente identificam as lacunas do estudante.

A experiência de ensino destes profissionais será extremamente útil para ensinar e aconselhar os alunos, ajudá-los na preparação para o exame nacional ou até com cadeiras difíceis, no ensino superior —para quem seguiu um curso em que cadeiras como a Álgebra e o Cálculo estão presentes no plano de estudos.

Há também professores mais jovens, alguns ainda a concluir a sua formação — com quem provavelmente será fácil manter uma relação descontraída e próxima —, e que poderão ter uma abordagem particularmente divertida e original dos conteúdos, ajudando, por exemplo, na resolução e compreensão daqueles exercícios de matemática que nos põem os cabelos em pé de tanto pensar!

 

Sala de aula e rapariga, de pé, a sorrir. Estudar com um professor particular conduz ao sucesso nos testes de matemática e no exame nacional | Fonte: Unsplash

 

Na capital, quer em zonas centrais quer em zonas periféricas da cidade, encontras um grande leque de escolha com diferentes professores.

Trata-se de encontrar um que vá ao encontro das tuas preferências em termos de método, horário, disponibilidade e distância (no caso de optares por aulas presenciais).

 

Aulas de matemática particulares presenciais ou via Skype

As aulas presenciais permitem ao aluno expor as dúvidas de forma evidente, com recurso a materiais como canetas, cadernos, livros etc. Esta é também a opção indicada para aqueles que preferem os benefícios de uma interação direta com o seu professor.

No caso da opção de aulas presenciais, é possível encontrar aulas de matemática em Lisboa, mas também em várias outras cidades do país.

Basta explorar a plataforma Superprof e encontrar um professor de matemática que esteja perto da residência do aluno — que lhe permita ir a pé ao encontro do professor, evitando, assim, o trânsito da cidade.

Porém, no caso de não haver tempo para ir ao encontro do professor, este também pode ir ao encontro do aluno!

Isto porque, na Superprof, é também possível encontrar um professor de matemática independente, isto é, que trabalhe ao domicílio, deslocando-se até à casa do estudante — que pode usufruir do conforto e descontração do seu lar ao mesmo tempo que aprende, por exemplo, a resolver frações.

Se o estudante tem à vontade com as novas tecnologias, as aulas por Skype são uma excelente opção.

Práticas e interativas, estas aulas têm a vantagem de poderem ser dadas em qualquer lugar do país e do mundo, desde que exista uma ligação à internet. Quer estando na capital portuguesa, num sítio remoto ou num lugar paradisíaco, não há mesmo desculpas para faltar à explicação!

 

Rapaz com auscultadores a olhar para o computador portátil As aulas por Skype são práticas e eliminam distâncias | Fonte: Unsplash

Aulas de grupo de matemática

Se o orçamento disponível não for muito amplo, ou se houver preferência por um ambiente mais sociável, de partilha de conhecimentos, as aulas de grupo podem ser a opção ideal.

Na Superprof, grupos de três, quatro, ou cinco pessoas podem constituir uma pequena turma, na qual será possível ao aluno expor dúvidas e treinar pontos fracos com os colegas — mas, ainda assim, sem a confusão que uma turma de dezenas de estudantes possa gerar.

Como complemento, existem inúmeras aulas virtuais no youtube — como o canal MathGurl — que apresenta uma abordagem descontraída e divertida da matemática, alguns dos seus usos quotidianos e a aplicação de determinados conteúdos em verdadeiros jogos matemáticos!

Materiais como este podem complementar o estudo, apesar de não substituírem uma aula com um professor particular de matemática nem, obviamente, permitirem uma interação aluno – “professor”. Contudo, para isso existe a Superprof!

Com as várias opções da Superprof, dita-se o fim do monstro de sete cabeças, notas mais altas e o início de uma relação mais sorridente com a matemática!

Se o estudante não residir em Lisboa e quiser saber mais sobre onde aprender matemática na capital, a Superprof pode ajudar. Saiba mais sobre onde e como aprender matemática em Portugal.

 

Partilhar

Os nossos leitores adoram este artigo
Este artigo contêm as informações que procura?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar