Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Desporto Artes e Lazer
Partilhar

Dificuldades com os teus exercicios de matematica? Encontra os melhores professores de matemática em Lisboa!

De Marta, publicado dia 30/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como encontrar aulas de matemática particulares em Lisboa?

Aprender matemática e passar com distinção nessa disciplina não é fácil. Na verdade, a matemática costuma até causar pesadelos a muitos alunos e várias memórias desagradáveis vêm à cabeça de muitos deles, quando pensam em todos os exercícios de matemática em que reinam as equações, a geometria, a trigonometria, os cálculos de área e de volume, e tantas outras operações.

Mas o que tem de ser, tem muita força… E como é absolutamente essencial aprender matemática, há que superar todas as dificuldades, mesmo que isso implique procurar a ajuda de um profissional por meio de aulas de matemática particulares!

Mas não há nada a temer. Em Lisboa, o que não faltam é opções que obriguem os alunos a enfiar o nariz nos livros e os dedos na caneta e na calculadora!

Assim, quer pretendam apenas passar na disciplina que tanto lhes pesa, preparar-se para os exames de matematica ou até ingressar no ensino superior na área da matemática, aqui, na Superprof, os alunos podem ficar a saber tudo sobre as melhores formas de aprender matemática na capital portuguesa.

Aulas de matemática particulares em Lisboa

Para assegurar um ótimo domínio da matéria e aprofundar algumas noções de aritmética, álgebra, trigonometria ou geometria, as aulas de matemática particulares são uma excelente alternativa.

Isso porque, muitas vezes, mesmo que o estudante seja muito aplicado, nem sempre é possível aprender todo o conteúdo do plano curricular de matemática no ambiente da sala de aula. Na verdade, quer seja devido à abordagem do professor de matemática, quer seja pelo ambiente barulhento criado pelos alunos menos interessados, há vários fatores que geram dificuldades na aprendizagem do aluno.

Além disso, a disciplina dos números e do raciocínio tem uma caraterística muito importante que a diferencia das restantes: para continuar a aprender novos conceitos, é absolutamente necessário que o aluno tenha consolidado os conceitos anteriores. Em matemática, os conteúdos estão extremamente interligados — o que quer dizer que o aluno não consegue avançar na matéria lecionada se não dominar os conteúdos anteriores.

 

Um professor de matemática, um quadro escrito e uma sala de alunos. Em contexto de sala de aula, por vezes pode ser difícil estar concentrado | Fonte: Unsplash

 

Então, se o estudante não conseguir aprender algo em contexto de sala de aula ou tiver muitas dúvidas sobre determinado conteúdo da matéria, um professor de matemática particular pode ser a opção ideal! E na Superprof o que não faltam são ótimos professores e explicadores disponíveis para se deslocarem à casa do estudante, responder às suas dúvidas e acompanhar o programa, criando uma abordagem totalmente adaptada às suas necessidades!

Os nossos profissionais conhecem o conteúdo programático de matemática do ensino básico, médio e secundário e, por isso, podem ajudar o aluno a compreender cada um dos aspetos abordados em aula e até antecipar as suas preocupações.

Mas como é que um professor de matemática particular pode, de facto, ajudar um aluno em apuros?

Ao contrário do que alguns possam pensar, recorrer a um professor particular ou a um explicador de matemática não é, de maneira nenhuma, motivo para sentir vergonha. É, sim, um investimento no futuro do estudante, já que um professor de matemática totalmente dedicado ao aluno pode não só ajudá-lo a melhorar as suas notas, mas também a aumentar sua motivação e autoestima.

E, como referimos, a principal vantagem de ter um professor de matemática particular é que este desenvolve soluções totalmente personalizadas, que permitem ajudar à compreensão de cada aluno, de forma individual.

De facto, ao contrário do que acontece nas aulas em grupo — onde o professor de matemática precisa de dar atenção a 30 alunos —, ter aulas particulares permitirá que o aluno tenha um tutor dedicado exclusivamente à sua aprendizagem. Isso vai, com certeza, fazer com que progrida a olhos vistos.

E a boa notícia é que não faltam plataformas em que o aluno possa entrar em contato com um professor particular e escolher aquele cujo currículo e abordagem se pareça adequar melhor à sua aprendizagem.

Na Superprof, por exemplo, é possível encontrar inúmeros professores de matemática na zona de Lisboa que estão dispostos a ajudar os alunos e que prometem transformar a matemática numa disciplina mais fácil e interessante.

Basta fazer uma pesquisa no site da Superprof e facilmente se perceberá que há um amplo leque de perfis à escolha do freguês. Mas o mais importante é que o aluno encontre um professor na companhia de quem se sinta bem. Sobretudo porque um estudante, com ou sem dificuldades, precisa de se sentir seguro e de confiar na pessoa com quem está a aprender — e, para que isso aconteça, as aulas devem ser personalizadas e cativantes.

E sim, com a Superprof isso é possível, porque na nossa plataforma sabemos onde encontrar os melhores professores de matemática da capital. Eles procurarão ajudar o aluno a compreender as suas dificuldades e, depois, a superá-las através de uma boa pedagogia, muita paciência e inúmeros exercícios de matemática. O aluno não tem com que se preocupar: o professor saberá orientá-lo para que melhore os seus resultados e, quem sabe, se transforme num aluno de excelência com um gosto particular pela matemática.

Quanto custa ter explicações de matemática em Lisboa?

É acessível ter um professor de matemática particular em Lisboa? Valerá a pena?

A resposta a estas duas perguntas é simples: sim, ter explicações ou aulas de matemática particulares em Lisboa é bastante acessível! E é um ótimo investimento no futuro de qualquer aluno.

É claro que o preço por hora pode variar consoante vários critérios, nomeadamente a formação do professor e o nível do aluno que procura orientação individual.

Contudo, o aluno rapidamente reparará o quão em conta será escolher esta opção. Assim, quer procure aulas particulares de matemática para o 1.º ciclo de ensino, quer deseje terminar o 12.º ano em grande e, consequentemente, preparar-se para os exames nacionais, a média de preços para as aulas de matemática na Superprof ronda os 13€/hora!

Este é um preço muito acessível, sobretudo tendo em conta que a nota final da disciplina de matemática poderá determinar a formação básica do aluno e, no final das contas, a média com que termina o ensino secundário e faculdade em que ingressará.

Além disso, a maioria dos professores registados na Superprof oferece a primeira aula! Assim, o aluno pode testar a pedagogia e a abordagem metodológica de diferentes professores, escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e, claro, optar por aquele que apresenta um preço mais em adequado ao orçamento de cada um.

Quem disse que a matemática não está ao alcance de todos? Sim, por estes preços todos poderão investir nesta disciplina, quer queiram estudar matemática em Aveiro, junto à ria, ou aprender cálculo no Porto, nas terras do Norte!

Que outros recursos pode o aluno utilizar para aprender matemática?

Também é possível aprender matemática através de muitos recursos diferentes, e sem que o estudante tenha de sair de casa!

Existem, por exemplo, vários sites que disponibilizam aulas de matemática on-line para estudantes de todos os níveis, materiais de apoio que podem auxiliar o estudo da matemática e servir como base para as explicações ou aulas particulares agendadas pela Superprof. Alguns deles são:

  • IXLonde os mais novos, do ensino pré-escolar até ao 6.º ano de escolaridade, podem encontrar diversos jogos e exercícios de matemática que pretendem fazer da matemática divertida e envolvente!

 

  • Academia aberta — onde o aluno pode encontrar vários tipos de exercícios de matemática, exames, exemplos e vídeos explicativos de todos os temas abordados ao longo do ensino secundário (do 10.º ao 12.º ano) e até durante o ensino superior.

 

  • Situações matemáticas — site do professor Roberto Oliveira, onde os professores podem aceder às orientações de gestão curriculares para o programa de cada ano letivo, e os alunos podem aceder a fichas de exercícios e a modelos de exames para cada ano escolar.

 

  • OmegaMat — site do professor Francisco Cabral, onde os alunos podem encontrar muitos livros de apoio ao estudo da matemática do ensino básico ao secundário, exercícios de preparação para exames, módulos do ensino da matemática no ensino profissional e até uma página dedicada a outros sites que podem ser consultados. Para os mais curiosos, há também uma secção dedicada às curiosidades e quebra-cabeças da matemática.

 

Uma mesa, dois estudantes, um smartphone e um tablet. É possível estudar para os exames de matematica com o auxílio das mais recentes tecnologias | Fonte: Unsplash

 

Além disto, há também uma enorme oferta de aplicações para smartphones e tablets úteis para o estudo da matemática e que ajudarão os estudantes a tirar o máximo proveito das suas aulas particulares, com recurso às tecnologias mais inovadoras. Eis algumas delas:

  • Matemática Elementar — aplicação ideal para os que querem pôr os conhecimentos matemáticos mais básicos à prova, resolvendo as dúvidas mais persistentes. Ademais, é uma aplicação que oferece resumos sobre os principais conteúdos de matemática, em português e de graça!

 

  • Rei da Matemática — esta aplicação funciona como um reino onde o aluno começa como estar na base da cadeia hierárquica. Depois, deve fazer cálculos matemáticos para avançar e ganhar terreno no jogo. Assim, o aluno vai aprendendo matemática de forma interativa!

 

  • iMathematics — aplicação em inglês (mas com uma linguagem muito simples e intuitiva) em que o estudante pode, com a ajuda do seu professor particular, esclarecer vários conteúdos do plano curricular de matemática e aceder a um resumo de cada um dos tópicos abordados.

 

  • MathYou — uma aplicação desenhada para fazer cálculos mais avançados e, assim, verificar os conhecimentos de alunos com o mais alto nível de preparação. Aqui, o estudante (e o professor) podem confirmar todos os seus raciocínios, fazendo cálculos diversos: equações, potências, multiplicação, adição, raízes etc.

Estudar matemática nas instituições de ensino superior de Lisboa

Se o objetivo do aluno não for apenas ‘passar’, mas sim tornar-se um ás em matemática e aprender matemática ao mais alto nível, então, além das aulas particulares da Superprof, é necessário que procure a opção adequada para ingressar no superior em matemática!

Nas instituições de ensino superior de Lisboa, o aluno poderá ingressar em diversos cursos de licenciatura, mestrado ou doutoramento na área da matemática e, sobretudo, aprender num espaço carregado de recursos, com colegas que partilham o mesmo gosto pelos números, e com professores de matemática altamente especializados!

E com tantas opções, o difícil será escolher a melhor instituição e o curso de matemática que se adapta melhor às expectativas do aluno. Assim, como existem inúmeras instituições altamente reputadas em Lisboa, abaixo listamos apenas três das melhores.

Faculdade de Ciências — Universidade de Lisboa

 A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tem um dos melhores departamentos de matemática do país, e é o local ideal para os que pretendem aprender matemática ao mais alto nível e ingressar numa licenciatura com o plano curricular mais diversificado.

Aqui, o aluno terá cadeiras como:

  • Álgebra Linear e Geometria Analítica
  • Análise Matemática
  • Análise Numérica
  • Geometria
  • Investigação Operacional
  • Matemática Finita
  • Álgebra
  • Probabilidade
  • Estatística
  • Introdução aos Modelos Matemáticos

Aqui, a licenciatura em Matemática tem por objetivo adquirir conhecimentos básicos nos vários ramos desta ciência e em todas as suas aplicações noutras áreas.

Além disso, neste curso o aluno poderá aprender com os melhores professores de matemática e adquirir uma capacidade de aprendizagem autónoma das teorias e modelos matemáticos, aprender a utilizar bem a bibliografia disponível e entrar em diálogo com inúmeros especialistas. O grande objetivo é que o aluno obtenha competências de ponderação, sistematização, argumentação e comunicação que o auxiliem na resolução de problemas.

Uma vez terminada a licenciatura em matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o aluno estará apto a ingressar em qualquer formação complementar da área, a trabalhar em investigação, no mundo empresarial e até no ensino da matemática.

Faculdade de Ciências e Tecnologias — Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA)

Outra opção para quem pretende ingressar no ensino superior em Portugal e especializar-se em matemática, é a licenciatura em Matemática da FCT Nova.

Nesta instituição, que se sustenta na ideia de que a matemática “serve de base a todas as áreas científico-tecnológicas e ainda às ciências económicas e sociais”, os objetivos, altamente direcionados para o mundo do trabalho, são os que se seguem:

  • oferecer uma formação sólida em matemática, com base nas suas diferentes vertentes e ramos;
  • proporcionar os conhecimentos necessários para o seguimento dos estudos nos campos da Matemática Aplicada, da Matemática Pura e da Matemática Educacional;
  • garantir o acesso ao mundo do trabalho, formando alunos aptos a trabalhar:
  • na gestão de grandes e médias empresas;
  • em empresas de gestão de fundos de pensões e de investimento;
  • em seguradoras;
  • no sector financeiro;
  • em empresas de informação;
  • em laboratórios;
  • em educação.

Assim, desejando que os seus alunos também possam ser exímios em áreas como o atuariado, a álgebra e a lógica, a investigação operacional e a otimização, a matemática financeira, a matemática educacional, entre tantas outras, na FCT-NOVA o plano curricular conta com cadeiras como:

  • Álgebra Linear;
  • Análise Matemática;
  • Competências Transversais para Ciências e Tecnologia;
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade;
  • Introdução à Física;
  • Otimização Linear;
  • Análise Complexa;
  • Medida, Integração e Probabilidades;
  • Cálculo Financeiro;
  • Álgebra Computacional.

 

As cadeiras de um auditório de uma universidade. Há muitas opções para quem quer aprender matemática nas melhores faculdades da capital portuguesa | Fonte: Unsplash

 

Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL)

Se o aluno deseja tornar-se professor de matemática para poder incutir o gosto pela disciplina aos mais novos, então a opção ideal na capital portuguesa é a ESEL.

Aqui, o aluno poderá ingressar numa licenciatura em Educação Básica, que tem por objetivo formar licenciados nas diversas áreas do saber — científico, artístico, técnico e pedagógico —, tornando-os aptos para trabalhar em ação educativa em ambientes como:

  • escolas;
  • centros de explicação;
  • museus;
  • autarquias;
  • bibliotecas.

Nesta licenciatura, o aluno poderá adquirir os conhecimentos básicos do ensino da matemática através de cadeiras como:

  • Números e Operações;
  • Análise de Dados;
  • Geometria;
  • Didática da Matemática em Educação Básica.

Depois, poderá ingressar num mestrado estritamente dedicado ao ensino da matemática e aprofundar o seu conhecimento teórico, prático e pedagógico desta disciplina, tornando-se no professor de matemática entusiasta e divertido que sempre sonhou ter!

Como estudar matemática de forma eficiente?

Mas Lisboa não é a única cidade do país recomendada para prosseguir os estudos em matemática! Sim, o aluno pode estar, por exemplo, interessado em aprender matemática no sul de Portugal, em Faro, ou em juntar-se à comunidade dos números na cidade académica de Coimbra!

O certo é que, qualquer que seja o nível em que o aluno queira investir, há muitas maneiras de tornar a aprendizagem da matemática mais fácil e interativa.

Aprender matemática não é tão difícil quanto parece! Tudo o que o estudante precisa é de disciplina e de um bom método de estudos. Os exercícios de matemática exigem uma estratégia simples, mas também um bom nível de pensamento crítico e analítico.

Por isso, aqui vão algumas dicas que ajudarão qualquer estudante na hora de planear o seu estudo ou a próxima sessão de dúvidas com o seu explicador de matemática:

  • fazer resumos;
  • estabelecer uma rotina de estudos;
  • fazer muitos exercícios;
  • reconhecer e enfrentar os seus pontos fracos;

Fazer resumos

Para ajudar no esclarecimento de todas as suas dúvidas, o estudante de matemática deve fazer uma lista de tópicos e temas que orientem as suas perguntas e a revisão de cada tema. Depois, feita essa lista, os alunos devem abordar cada um desses ‘problemas’, fazendo um resumo da matéria, conceitos e teorias matemáticas relacionados com cada um.

Recolhendo as informações mais importantes sobre cada um dos conteúdos, cada vez que o aluno precisar de rever algum conceito, bastará verificar os seus resumos, sem precisar de reler todas as notas tiradas em aula.

Estabelecer uma boa rotina de estudo

Para quem pretende ser um aluno de matemática brilhante, é muito importante estabelecer um momento do dia exclusivamente reservado à revisão da matéria. Para isso, há que estabelecer um horário para se dedicar aos estudos, e o ideal é dar preferência aos momentos em que o aluno esteja com a mente mais descansada, como no início da manhã.

Quando o aluno estiver a estudar, também deve estar concentrado a 100%. Para isso, é não só necessário que seja persistente, mas também que encontre um lugar calmo e confortável onde não se sinta constantemente tentado a interromper a sua tarefa e possa estar inteiramente dedicado ao estudo.

 

Uma secretária, material de estudo, um computador e um candeiro. Para passar no exame nacional matematica, é essencial estabelecer uma rotina de estudos | Fonte: Unsplash

Fazer muitos exercícios

O bom estudante de matemática tem de praticar imenso, já que a matemática é uma disciplina em que a consolidação de conhecimentos depende, sobretudo, da aplicação da teoria a diversos contextos práticos.

Assim, há que procurar fazer sempre exercícios de matemática novos, diferentes dos que o aluno está habituado a fazer na sala de aula. Para isso, pode recorrer aos sites e aplicações acima mencionados, ou pedir ao seu professor de matemática particular que o ajude a encontrar livros, manuais e exercícios de matemática que possam enriquecer o seu estudo.

Reconhecer e enfrentar os seus pontos fracos

Se um aluno quiser ser bom a matemática, deve começar por saber admitir os seus erros, as suas dificuldades e os seus pontos fracos. Só assim poderá enfrentá-los, quer o faça autonomamente ou com a ajuda de um professor de matemática particular.

O objetivo não é perder horas e horas do dia a rever conteúdos básicos que continua sem compreender, mas tentar identificar quais são os conhecimentos que não consolidou e remediar a situação. Só assim as revisões da matéria farão sentido, porque só assim o aluno poderá avançar e compreender a ligação entre todos os tópicos, avançando na matéria com sucesso.

 

Está provado que a matemática não tem de ser um ‘bicho de sete cabeças’, não está?

Aliás, é até possível que qualquer estudante se transforme no melhor aluno da turma, seja qual for o nível de ensino que frequenta. O primeiro passo é reconhecer as suas dificuldades. O segundo é perder a vergonha e, investindo no futuro, contratar um professor de matemática particular da Superprof que assegure o acompanhamento personalizado do aluno!

Ah! E se o aluno não viver na capital portuguesa também não há que temer: na Superprof contamos-lhe tudo sobre todas as cidades portuguesas onde aprender matemática!

Partilhar

Os nossos leitores adoram este artigo
Este artigo contêm as informações que procura?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar