Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Desporto Artes e Lazer
Partilhar

A linguagem dos números e os exercicios de matematica em Faro

De Elsa, publicado dia 30/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Estudar matemática com o mar no horizonte, em Faro

De norte a sul do país, milhares de alunos temem a matemática. Por isso interessa saber quais são as opções oferecidas no nosso país para preencher as lacunas matemáticas. Hoje focamo-nos nas terras do sul: Faro, no Algarve.

Na verdade, que melhor cidade poderia haver para conjugar uma disciplina algo rígida — repleta de fórmulas e regras — com a descontração que o mar transmite?

Alguns leitores poderão pensar que entre o bom tempo, o sol e a praia, encaixar os números e as operações matemáticas pode parecer difícil, mas, se o estudo for organizado, atempado e eficiente, há tempo para uma manhã de estudo e uma tarde de mergulhos e banhos de sol.

Aversão à matemática?

Sabemos que a matemática trabalha com a linguagem dos números e é precisamente isso que a diferencia de outras disciplinas — como a história ou a geografia —, sendo, à partida, uma barreira para muitos alunos.

Também a física e a química são disciplinas que derivam, em parte, dessa linguagem numérica. Afinal, o que seria delas sem os cálculos da matemática?

Estão, de facto, muito interligadas. Por isso, quando um aluno tem dificuldade em matemática, não é raro ter também problemas em física ou em química — o que muitas vezes leva a que o estudante crie mesmo uma certa aversão às ciências exatas.

Rapariga tapando a cara com livros. São muitos os alunos que criam uma certa aversão à matemática, física ou química. | Fonte: Unsplash

Essa aversão é, por vezes, avolumada pelo método usado por determinados professores, já que muitos simplesmente não conseguem que esse seu método uniforme tenha uma aplicação eficaz numa turma de muitos alunos – e em que cada estudante aprende de uma forma específica e possui dificuldades diferentes.

A matemática na sala de aula tradicional

Facilmente se compreende que a hercúlea tarefa dos professores do ensino regular não seja fácil porque lidam com um grande número de alunos e, simultaneamente, com a pressão de cumprir um programa.

Ainda que se trate de um professor competente, às vezes, continua a ser difícil esclarecer as dúvidas de todos os alunos, no contexto de uma sala de aula tradicional — em que o ambiente nem sempre é propício à concentração e o barulho, as diferentes personalidades ou tão somente o excessivo número de alunos não permitem que um só professor dê resposta a todos.

Sala de aula com vários alunos, professor e quadro com equações. Muitas vezes na escola ou na universidade, não há tempo para esclarecer as questões de todos os alunos. | Fonte: Unsplash

Porém, não é necessário entrar em desespero!

Para lidar com a matemática, os “monstros” das frações, as estatísticas, os ângulos geométricos ou com outro qualquer conteúdo matemático, a Superprof oferece inúmeras opções de professores particulares de matemática que esclarecem dúvidas, explicam e reformulam a matéria, de modo personalizado, de maneira a que o aluno a compreenda, melhore as suas notas e ultrapasse, finalmente, as dificuldades que pareciam intransponíveis.

Pessoa a estudar, com papéis sobre a mesa, pegando numa caneta. Um estudo regular e a prática de exercícios permitem manter a matéria em dia. | Fonte: Unsplash

Como escolher as aulas e explicações de matemática ideais em Faro?

Antes de iniciar as aulas e as explicações de matemática em Faro, ou em qualquer outro ponto do país, é fundamental o aluno definir se precisa de:

  • uma ajuda pontual numa determinada matéria, ao invés de um acompanhamento mais contínuo.

 

  • um acompanhamento constante para tirar dúvidas de matemática — o que se aplica a um aluno com notas mais baixas ou mesmo a um aluno com notas altas, que, eventualmente, sinta que há ainda margem para melhorar.

 

  • um apoio escolar direcionado à preparação de um exame específico como o exame nacional de matemática b.

Passada esta fase de escolha do tipo de apoio escolar pretendido, os fatores abaixo mencionados devem também ser tidos em consideração no momento de escolher um professor Superprof. São eles:

  • A metodologia pretendida. O aluno pretende um professor de matemática com uma abordagem mais tradicional, seguindo o programa? Ou antes um método que se foque exclusivamente nas dúvidas e nos pontos problemáticos do aluno?

 

  • A formação do professor. Muitos professores têm formação superior: pós-graduações, mestrados e doutoramentos. Além do mais, também existem autodidatas dispostos a ensinar. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, muitos destes professores também são muito competentes — até porque desenvolvem os seus próprios métodos de ensino e, normalmente, por serem pessoas jovens, criam uma relação de comunicação aberta e descontraída com os alunos.

 

  • O tipo de aulas: individuais ou de grupo? As aulas individuais são mais personalizadas enquanto que as aulas de grupo oferecem outras vantagens, como um preço mais baixo e a convivência com outros estudantes — ainda assim a uma escala menor (e mais apropriada) do que no ensino regular.

 

  • O orçamento. Convém verificar o preço de cada aula ou de um pack de aulas proposto pelo professor escolhido. É também importante lembrar que a maioria dos professores oferece a primeira aula, o que permite ao aluno avaliá-la, decidindo se pretende ou não prosseguir.

 

  • A localização, importante no caso de aulas presenciais. Em Faro encontra uma grande oferta de professores que poderão deslocar-se até à casa do aluno, ou vice-versa.

 

  • Uma boa conexão wi-fi, no caso de aulas via Skype. Este tipo de aulas não pede mais nada senão uma boa ligação à internet e um certo desembaraço no uso do computador!

 

Depois de responder a cada um destes tópicos, o aluno poderá mais facilmente filtrar o perfil de professor ideal para si e decerto encontrará, no Algarve, na cidade de Faro, um professor Superprof que se adeque a 100% às suas necessidades e expectativas.

Pessoa a fazer medição sobre uma mesa com um caderno e um telemóvel. As aulas Superprof permitem colmatar dificuldades e conseguir notas de excelência. | Fonte: Unsplash

Dicas para fazer frente aos desafios da matemática

Além de um professor de matemática Superprof, é fulcral manter um estudo regular fora do horário da aula/explicação de matemática, assim como seguir algumas dicas que permitam desmistificar esta disciplina e ultrapassar os desafios a ela inerentes.

As nossas sugestões Superprof são essencialmente seis!

São elas:

  • Rever diariamente (ou com regularidade) a matéria dada, completando esse estudo com exercicios de matemática. Estudar ao longo do ano letivo é muito mais produtivo do que estudar sob pressão, durante pouco tempo, na véspera de um teste, por exemplo!

 

  • Fazer resumos da parte teórica da matéria de matemática, que deverão, mais tarde, ser relidos para consolidar os conhecimentos.

 

  • Não deixar acumular dúvidas. Seguir a máxima: “não esclarecer amanhã o que se pode esclarecer hoje” é de extrema importância!

 

  • Fazer fichas ou modelos de testes/exames nacionais de matemática para testar conhecimentos.

 

  • Fazer jogos de matemática como sudokus, ou exercícios de apps, como a Math | Rid,que nos permitem contactar com uma faceta mais divertida da matemática, exercitando o raciocínio lógico — tão relevante nesta disciplina.

 

  • Ter confiança e pensamento positivo, e não desanimar perante uma matéria mais difícil ou um teste que tenha corrido menos bem.

Ensino superior em Faro na área da matemática

Se, por um lado, existem muitos alunos que não gostam de matemática, existe também uma percentagem deles que tem uma inclinação especial para lidar com integrais, derivadas, equações diferenciais e outros conceitos de uma matemática mais avançada.

Estudante, na praia, a observar o mar. Em Faro, existem diversos cursos com uma grande componente de matemática. | Fonte: Unsplash

Ora, se a afeição pela matemática é tanta que leve o aluno a escolher um curso desta área (ou relacionado), também existem diversas opções no Algarve, e, por exemplo, em Faro.

Uma delas é o curso de Matemática aplicada à Economia e Gestão, na UALG (Universidade do Algarve), que resulta de uma pareceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e a Faculdade de Economia (FE).

Dotada de cadeiras como Cálculo Infinitesimal, Economia, Introdução à programação ou Contabilidade Geral (entre muitas outras), esta é a licenciatura ideal para quem pretende, no futuro, exercer funções em bancos, empresas de consultoria, em empresas de estudos de mercado e sondagens (etc.), sempre em redor da —não mais enigmática — linguagem dos números.

Além do mais, licenciaturas como Bioengenharia, Biotecnologia, Bioquímica, Economia, Engenharia Civil, Engenharia informática, entre tantos outros estão também à espera dos craques da matemática.

Mas porque também os ases da matemática têm por vezes dúvidas e pontos a melhorar, a Superprof também oferece explicações e aulas de matemática — bem como de outras disciplinas e cadeiras a ela associadas — ao nível do Ensino Superior.

No contexto universitário, a exigência e o rigor requeridos são maiores, por isso convém que a preparação para testes, exames ou apresentações orais de trabalhos de grupo sejam feitas sob a supervisão e orientação de um professor particular que esteja à vontade com cadeiras universitárias.

Com a ajuda de um professor de matemática da Superprof aliada a um estudo regular regado com a beleza das paisagens de praia da cidade de Faro, a matemática — quer a mais simples quer a mais complexa — só pode mostrar a sua faceta mais sorridente!

Se o Sul de Portugal não é a sua praia, não se preocupe – com a Superprof todos poderão saber onde e como aprender matemática em Portugal.

 

Partilhar

Os nossos leitores adoram este artigo
Este artigo contêm as informações que procura?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar