Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Desporto Artes e Lazer
Partilhar

Em Aveiro há exercicios de matematica para miúdos e graúdos

De Elsa, publicado dia 30/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como ser um mestre da matemática em Aveiro?

Sabemos que a matemática é importante nas nossas vidas. Porém, é muito comum os alunos terem dificuldades nesta disciplina cuja presença é tão forte no nosso quotidiano: em qualquer trabalho, numa série de tarefas diárias ou nos gestos mais comuns do dia-a-dia.

Quando negociamos o nosso salário, quando fazemos um empréstimo no banco, quando calculamos o desconto daquela roupa que não nos sai da cabeça. De facto, estamos rodeados de números!

Mas a matemática tem assim tanta importância?

Se ninguém parece questionar a importância de saber fazer uma adição, uma subtração, uma multiplicação, ou de calcular uma percentagem e fazer uma regra três simples, por outro lado, as razões pelas quais precisamos de aprender matrizes, equações de 2º grau, probabilidades ou o teorema de Pitágoras, nem sempre são muito claras.

Admitimos que pode não parecer evidente a importância destes conceitos, mas, na verdade, sem a matemática, hoje, vários avanços tecnológicos não existiriam e o mundo não seria, de modo nenhum, tal como o conhecemos.

Ao longo da História, ficou comprovada a importância e a aplicação prática de uma série de preceitos matemáticos. Listamos apenas alguns:

  • Na navegação e na cartografia: a matemática, principalmente a geometria, é muito útil nos domínios que utilizam a triangulação para a localização no espaço. Desde a antiguidade que a matemática serve para tal. Primeiro, utilizámos os pontos de referência no céu, através das estrelas e das constelações. Depois, usámos o sextante, o astrolábio, o compasso, a bússola e, mais recentemente, o GPS — todos eles devedores de uma lógica matemática.

 

  • Na arquitetura e na pintura: já que depois da renascença e nos séculos seguintes, a arte se inspirou muito na matemática. Os pintores utilizavam figuras geométricas para fazerem os seus traços. Lembre-se, por exemplo, o trabalho de perspetiva e de movimentos que é feito no cubismo.

 

  • Na arquitetura a matemática é uma base incontornável e uma referência fulcral: novas formas emergem dos espíritos criativos dos arquitetos (basta pensar na Mona Lisa, composta de triângulos, na pirâmide do Louvre e nos seus losangos, etc.).

 

  • Na música: contrariamente ao que possamos pensar, a matemática está também muito presente na música: os sons mais harmoniosos são aqueles que respeitam uma certa relação matemática, bem como o tamanho e a frequência da onda de som.

 

  • Na informática: a matemática transformou-se numa referência e as aplicações são múltiplas, sobretudo nas imagens de síntese e nos efeitos especiais em 3D.

Estes são apenas alguns exemplos entre tantos outros que mostram como a matemática está, desde há muito tempo, por todo o lado, nas mais diversas áreas — das mais técnicas às mais artísticas.

Edifício branco com formas triangulares Conceitos matemáticos como ângulos estão por todo o lado. | Fonte: Unsplash

Sabia, por exemplo, que, no caso da Literatura Brasileira, houve uma fase da Poesia Concreta chamada a “fase matemática”. Poemas enigmáticos com formas mais ou menos geométricas, que podiam ser lidos de diversas orientações, são alguns dos exemplos destes “poemas matemáticos” que, na época, mudaram o paradigma da forma poética.

É caso para dizer que nem a literatura escapa aos números!

A matemática em contexto escolar

Contudo, quando ainda se está na escola, muitos alunos não partilham desta visão da matemática como a disciplina fascinante que se plasma em tantas áreas diferentes.

Quando ainda estamos a crescer, a disciplina dos números, por vezes, amedronta, causando nervosismo antes dos momentos de avaliação, como testes e exames de matematica.

E muitos são aqueles que, no âmbito académico, veem a sua autoestima diminuída pelos baixos resultados que obtêm nesta disciplina — ou em cadeiras relacionadas —, agravados por uma série de pensamentos negativos que, obviamente, não ajudam a lidar com a linguagem dos números.

Estudante com a mão na cabeça, em frente ao computador, sentado. Muitos estudantes ficam particularmente nervosos antes de exames de matematica. | Fonte: Unsplah

Ora, de modo a que a matemática se descomplique, e de forma a que as dificuldades sejam ultrapassadas, é necessário:

  • um estudo regular que inclua revisões diárias da matéria;
  • não deixar uma dúvida sem resposta, já que os conteúdos matemáticos estão muito interligados;
  • a realização de vários exercícios;
  • a resolução de testes e exames com tempo cronometrado — de modo a reproduzir um cenário semelhante ao de um exame de matematica.
  • a discussão com amigos sobre a matéria e eventuais dúvidas comum a todos;
  • um bom professor particular de matemática ou aulas e explicações de matemática em pequenos grupos — opções que se encontram na Superprof!

Aulas particulares de matemática

Para aprender a matemática de maneira diferente da sala de aula — do ensino básico secundário ou mesmo da faculdade — porque não considerar aulas particulares com um professor exclusivamente dedicado a um aluno?

Se, da parte do aluno, há uma certa vontade de trocar ideias com o professor, encontrá-lo ou simplesmente ter uma aprendizagem e um estudo acompanhados, em qualquer momento do ano letivo – seja por uma semana, um mês ou durante todo o ano – as aulas particulares e o reforço escolar são a opção ideal!

São, de facto, muitas as vantagens que as aulas particulares oferecem. Aqui listamos apenas algumas:

  • O estudante contará com o conhecimento e as diversas competências pedagógicas de um profissional experiente, que domina o conteúdo do ensino básico e secundário, ou, se for o caso, do ensino superior.

 

  • O aluno terá aulas feitas especialmente para si: o professor pode deslocar-se até à sua casa e, desde a primeira aula, avaliar o seu nível. Por meio de pequenos exercícios e perguntas, vendo as suas anotações e conhecendo os seus objetivos e expectativas  — como passar no exame nacional de matematica, num teste da faculdade, ou tão somente passar de ano —, ele determinará quais são os seus pontos fortes e fracos, quais os aspetos a melhorar, e de que forma otimizar os seus conhecimentos sobre  matemática.A partir dessa avaliação, o professor irá propor um número de horas de aula que corresponderá às necessidades de aprendizagem do aluno.

 

  • Contrariamente a uma aula tradicional da escola ou até da universidade, os alunos poderão usufruir de uma verdadeira relação de partilha com o seu professor, que os deixará à vontade para fazer perguntas, esclarecer dúvidas e, quem sabe, desenvolver um maior apreço pela matemática.

 

  • Além do simples facto de aprender a matéria, a empatia e simpatia ajudam muito na hora de ensinar. Por exemplo, se o aluno encontrar um obstáculo ou se não estiver motivado, o professor particular ajudá-lo-á a superar todos esses entraves à aprendizagem. Além disso, os alunos poderão contar com várias dicas de estudo. No fundo, um professor particular trata-se de alguém que estará sempre pronto a mostrar que existem diversas formas de se abordar a disciplina dos números.Afinal, toda a gente sabe que, em matemática, “se existe um problema, existe uma solução”!

Onde encontrar aulas de matemática em Aveiro?

Na Superprof, é possível encontrar várias modalidades de aulas de matemática, desde uma aula de matemática básica a uma aula de matemática de nível intermédio, avançado ou, simplesmente, uma aula adaptada às necessidades do estudante em questão.

Existem também duas modalidades de aulas: presenciais ou on-line, via Skype. E quanto ao orçamento, é possível encontrar vários preços — sendo que professores com mais experiência cobram, habitualmente, um pouco mais.

Além disso, os professores oferecem diferentes horários, pelo que será fácil para o aluno encontrar alguém que se ajuste às horas e dias de estudo pretendidos.

Aveiro não é exceção! Por isso, também nesta cidade do centro do país existem diversas opções de apoio escolar na área da matemática, oferecidas pela Superprof.

Já se imaginou, depois de uma tarde de estudo, a dar um merecido passeio pelos canais aveirenses, enquanto degusta uma caixinha de ovos moles? Não podia haver melhor compensação depois de umas horas de equações, problemas e frações!

Afinal, para entender melhor o mundo onde vive, para colmatar uma determinada necessidade profissional, ou para quem ainda frequenta a escola ou universidade – em suma para os mais miúdos e para os mais graúdos — Aveiro é um sítio perfeito para os alunos encontrarem o tipo de aula de matemática mais adequada ao seu perfil.

Computador, telemóvel, folhas e caneta Com uma simples pesquisa na Superprof é possível encontrar o professor de matemática ideal em Aveiro. | Fonte: Unsplash

Ensino superior de matemática em Aveiro

Muitos cursos superiores exigem conhecimentos de matemática ou ligados a esta disciplina, como: estatísticas, arquitetura ou as várias engenharias. Por isso, nunca é tarde para procurar ajuda ou apoio escolar, mesmo se já tiver ingressado na universidade, de modo a ultrapassar dificuldades ou conseguir obter notas de excelência.

Para aqueles que, de facto, decidirem ingressar num curso superior de matemática na cidade de Aveiro, a licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências, da Universidade de Aveiro, pode ser uma excelente escolha.

O objetivo desta licenciatura assenta em formar “profissionais com a capacidade de modelar e resolver problemas com recurso a instrumentos matemáticos e a meios computacionais”.

Daí o curso contemplar uma grande componente estruturante de matemática, sendo que, no último ano da licenciatura, existe a possibilidade de escolher uma determinada área de especialização dentro da matemática — que, na estrutura deste curso, se designa “Menor”. Dentro das opções de escolha figuram:

  • Menor em Gestão,
  • Menor em Informática;
  • Menor em Matemática;
  • Menor em Automação Industrial.

Além disso, o aluno pode escolher a opção “sem Menor”, podendo, antes, optar por uma série de cadeiras individuais, de modo a seguir um plano de estudos mais transversal a todas estas áreas.

Saídas profissionais de cursos de matemática

Já no final do curso, a oferta, da parte dos recém-formados, de um emprego que implique conhecimentos matemáticos ou de áreas adjacentes é, ainda, vasta.

Folha com números e lápis No âmbito profissional, são muitas as saídas profissionais ligadas à matemática. | Fonte: Unsplash

Assim, das várias saídas profissionais que se vislumbram para alguém com esta formação académica ou uma similar, destacamos as funções e postos nas seguintes instituições, organismos e estabelecimentos:

  • seguradoras
  • empresas de consultoria
  • bancos
  • empresas de sondagens e estudos de mercado
  • empresas de transportes e logística
  • empresas de informática
  • gabinetes de planeamento
  • empresas de Gestão de Fundos de Pensões e de Investimento
  • empresas de Informação (de Programação e Análise Numérica-Computação)
  • grandes laboratórios

Ora, no caso de o nosso leitor decidir estudar matemática ao nível do Ensino Superior e chegar a trabalhar em algumas destas áreas supracitadas, terá, sem dúvida, que se debruçar sobre os conhecimentos de trigonometria, de álgebra e de geometria — só para mencionarmos alguns. Vemos, portanto, a importância primordial que a matemática ocupa em tantas profissões!

Contando com o apoio de um professor de matemática Superprof, em qualquer altura da vida académico e/ou profissional, Aveiro promete, decerto, criar grandes mestres da matemática. E com tal aura numérica pela cidade, quem sabe se os ovos moles em forma de números não viram moda!

Vive noutra região de Portugal? Não desanime! A Superprof também pensou em si e, por isso, conta-lhe onde e como aprender matemática em Portugal.

 

Partilhar

Os nossos leitores adoram este artigo
Este artigo contêm as informações que procura?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar