Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Desporto Artes e Lazer
Partilhar

Viver no Porto e ser o melhor nos exercicios de matematica? Sim, é possível!

De Marta, publicado dia 30/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Onde aprender matemática na cidade do Porto

A matemática faz parte das nossas vidas, quer queiramos, quer não.

Na verdade, nós utilizamo-la diariamente para fazer compras, para ir à padaria, para criar um novo projeto em nossa casa, para calcular o nosso salário líquido, e em tantas outras situações.

Assim, independentemente da atividade que exercermos ou da idade que tivermos, a matemática estará sempre presente na nossa rotina e, por isso, temos de saber conviver bem com ela.

Então, o que fazer para melhorar o nosso nível de matemática? Como correr atrás do tempo perdido quando as aulas de matemática da escola já lá vão ou não são suficientes para que, hoje, possamos dominar todos os conteúdos práticos desta disciplina? Existem formas de ajudar os alunos a aprender matemática qualquer que seja o seu nível de escolaridade?

A resposta a estas perguntas está ao alcance de todos, quer estejam interessados em estudar matemática em Lisboa, ou aprender a linguagem dos números no sul do país, em Faro. E a cidade do Porto também não é excepção!

Porquê aprender matemática no Porto?

Esta questão pode parecer não fazer muito sentido, dado que aprender matemática é evidentemente importante em qualquer lugar do mundo!

Na verdade, o que a Superprof pretende salientar neste artigo não é necessariamente a importância de aprender matemática numa das cidades mais importantes do Norte de Portugal, mas sim explicar como a matemática é essencial no dia a dia de todas as pessoas (onde quer que residam) e, além disso, que pode ser aprendida em qualquer parte do mundo!

 

Uma mapa do mundo rodeado de notas de todo o mundo. É necessário aprender matemática para viver bem em qualquer lugar do mundo | Fonte: Unsplash

 

Claro, não é necessário ser-se doutorado em matemática para se ser capaz de fazer contas à vida. Porém, se o aluno tiver um gosto particular por esta disciplina e quiser seguir uma carreira académica através de um curso de matemática, certamente que a sua rotina diária acabará por se tornar muito mais fácil de gerir.

O certo é que, no que diz respeito à matemática, os esforços e investimentos de cada estudante dependem sempre dos seus objetivos!

Ou seja, se o aluno quiser apenas melhorar o seu nível e domínio da matemática durante o ensino básico, ou, estando a terminar o ensino secundário, quiser apenas ter uma nota razoável nesta disciplina, terá de ter um nível de investimento médio. Já se o aluno é um ás a matemática e quiser ingressar num curso de matemática numa boa faculdade, é evidente que o seu nível de investimento terá de ser muito maior.

Em todo o caso, há muitas vantagens para se investir na aprendizagem da ciência dos números e das formas geométricas, quer queiramos aprender matemática junto à ria de Aveiro, estudar matemática em Coimbra, a cidade dos estudantes, ou na poderosa cidade invicta. Seguem-se algumas dessas vantagens.

As vantagens da matemática

Quais são as principais motivações para se aprender matemática?

Esta é uma boa questão para todos os que gostam de um bom desafio intelectual e para todos os que tenham alguma capacidade de análise.

A resposta é simples: se o aluno se inscrever num curso de matemática, vai entrar num universo em que é absolutamente fundamental desenvolver certas competências intelectuais essenciais à rotina diária, como:

  • o pensamento crítico;
  • o pensamento lógico;
  • a capacidade de resolução de problemas.

Além disso, um curso de matemática – qualquer que seja o seu nível de dificuldade – exige sempre um certo rigor científico que não só abre muitas portas no mercado de trabalho, como transforma qualquer aluno num indivíduo prático, desembaraçado e analítico.

As profissões ligadas à matemática

Para confirmar o quão pertinente é investir na aprendizagem da matemática, a Superprof selecionou algumas das profissões que, de uma forma ou de outra, utilizam cálculos matemáticos de forma muito frequente, e em grande ou pequena escala. São elas:

  • O ensino e a investigação – quando falamos de ingressar num curso de matemática, muitas pessoas pensam nos que se formam para assumir o cargo de professor de matemática no ensino básico ou no ensino secundário. Contudo, a verdade é que a matemática também abre portas para os que desejam ser professores de matemática na universidade.

 

  • Além disso, um curso de matemática também permitirá que o aluno ingresse em investigação: uma área onde há a matemática surge ligada a inúmeras oportunidades relacionadas com o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a astronomia, a física, a engenharia etc.

 

  • Informática – grande parte dos estudantes de matemática acaba por ingressar no mundo do trabalho no setor da informática. Isto porque as aplicações da matemática estão a crescer cada vez mais entre os domínios do conhecimento associados à internet, à programação, à visualização gráfica ou aos cálculos formais.

 

  • Finanças – é impossível trabalhar na área financeira ou bancária se não se for bom a matemática. É simples: os cálculos e as finanças andam sempre lado a lado. Assim, quer se lide diretamente com o dinheiro de um cliente (como num banco), ou se seja responsável por realizar estudos de mercado que fundamentem os investimentos de uma empresa, a matemática é sempre insubstituível.

 

  • Saúde – desde a indústria química e farmacêutica, a laboratórios e clínicas de análises ou de radiologia, a verdade é que existem inúmeros serviços e profissionais que lidam, diariamente, com a matemática, e que precisam dominar certos aspetos desta ciência.

 

  • Indústria – diversos setores industriais empregam profissionais que precisam de ter competências em matemática para realizarem corretamente o seu trabalho. Alguns desses setores são o da aeronáutica, da indústria automóvel, da energia, da engenharia aeroespacial, da construção naval, da mecânica e, ainda, da logística.

 

Uma imagem de um monitor com código de programação e a silhueta dde quem está a trabalhar nele. A matemática é essencial em inúmeras áreas do conhecimento, como é o caso da programação | Fonte: Unspash

 

Onde aprender matemática de alto nível na cidade do Porto

Quando se fala em escola, a primeira coisa que vem à cabeça de muitas pessoas é o martírio que foi estudar matemática ao longo ensino básico e do ensino secundário.

Contudo, e como não é difícil de imaginar, todos estes conteúdos são mil e uma vezes mais complexos na faculdade. E é precisamente por isso que é essencial que o aluno adquira as bases fundamentais da matemática até ao ensino secundário para que, depois, esteja mais à vontade com certas matérias que possa vir a enfrentar no ensino superior, nomeadamente a mecânica, a ótica, a eletrónica, a relatividade ou a física quântica.

Consolidadas as bases, o que não faltam são opções para quem queira aprender matemática de alto nível na cidade “antiga, mui nobre, sempre leal e invicta”.

Assim sendo, caso o estudante pretenda ingressar numa licenciatura (mestrado e ou até doutoramento) em Matemática, a grande aposta na cidade do Porto é a licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Aqui, no curso de matemática, o aluno terá acesso a uma “boa formação fundamental em Matemática”, mas também terá um grande contacto com as suas inúmeras aplicações.

Em particular, no curso de matemática da FCUP, os estudantes poderão optar por unidades curriculares de diferentes tipos, que os encaminhem para uma formação científica para futuros professores de matemática, para a formação em áreas da matemática mais aplicadas à estatística e à gestão, ou até para uma formação mais tecnológica, que direciona o ensino da matemática para a sua aplicação em setores como o da saúde, das finanças ou da indústria.

Ou seja, nesta licenciatura o aluno poderá beneficiar de inúmeras vantagens que lhe permitirão melhorar o seu nível de matemática, aprendendo a:

  • abordar problemas mais complexos;
  • relacionar fenómenos macroscópicos com fenómenos microscópicos;
  • seguir um protocolo experimental em laboratório;
  • utilizar ferramentas e aparelhos tecnológicos;
  • calcular estatísticas para o tratamento de dados;
  • utilizar a linguagem da programação;
  • etc.

O curso de matemática da FCUP vai, certamente, ajudar todos os seus alunos a ter pensamentos analíticos, a decifrar facilmente os problemas e a saber resolvê-los de uma forma lógica.

 

Uma fotografia da invacta cidade do Porto, Portugal. Dá gosto estudar numa cidade tão bonita quanto o Porto | Fonte: Pixabay

 

Caso o aluno goste da ideia de aprender um pouco mais de matemática, mas não esteja necessariamente interessado em ingressar numa licenciatura na área, a verdade é que a FCUP também oferece muitos outros cursos em que a matemática é indispensável.

Sim, no campus da FCUP os estudantes podem ingressar em muitas outras licenciaturas. E em algumas delas precisarão de dominar muito bem matemática:

  • Licenciatura em Bioquímica — que procura formar profissionais aptos a desempenhar funções técnicas em indústrias de diversos setores, dominando a Matemática a Bioquímica, a Biofísica, a Biologia Molecular e Celular, a Fisiologia e a Microbiologia.

 

  • Licenciatura em Ciência de Computadores — que pretende ensinar a estudar a construção e os métodos de utilização dos computadores e, em particular, formar profissionais com um conhecimento sólido em matemática e programação.

 

  • Licenciatura em Engenharia Geoespacial — que alia a formação em ciências fundamentais, como a matemática, e em informática, com a formação em outras áreas tecnológicas mais específicas (como a gestão de satélites e o domínio de sistemas de informação geográfica).

 

  • Licenciatura em Física — que pretende, sobretudo, preparar os alunos para o domínio de certos métodos utilizados na projeção e implementação de experiências, ao mesmo tempo que garante sólidas competências matemáticas e computacionais absolutamente essenciais para a aplicação das fórmulas físicas.

Aulas de matemática particulares no Porto

Quer o estudante esteja inclinado para ingressar num curso de matemática no ensino superior, quer deseje trabalhar em setores como o energético ou o informático ou pretenda apenas terminar a ensino secundário em matemática com uma boa nota que não manche a sua pauta, então o reforço escolar e as aulas de matemática particulares são ótimas opções para aprender e acompanhar a matéria.

Então, porquê ter aulas de matemática particulares? Porque as aulas individuais, que são geralmente dadas ao domicílio, permitem que os alunos tenham a exclusiva atenção do professor de matemática, beneficiando de dicas personalizadas.

As aulas particulares de matemática estão cada vez mais em voga e os melhores professores de matemática da capital portuguesa e da internet estão a multiplicar-se a olhos vistos! E na cidade do Porto não é diferente, dado que existem dezenas e dezenas de professores, desde estudantes de ciências exatas que estão prontos para transmitir os seus conhecimentos de matemática, a professores de matemática experientes que, com a uma metodologia trabalhada, podem fazer com que estudar matemática se torne muito mais fácil.

Basta que o aluno consulte a plataforma Superprof e procure o professor de matemática particular cuja abordagem se ajuste melhor às suas necessidades e cujos honorários estejam mais de acordo com as suas possibilidades. Sim, na Superprof localizamos os professores de matemática na região em que o aluno pretende ter apoio escolar e, além disso, asseguramos a mediação entre o professor e o aluno.

 

Uma pessoa com uma pasta e um livro da mão, em frente a um quadro verde repleto de fórmulas e figuras matemáticas. Procurar um professor de matemática particular pode ajudar qualquer aluno a passar no exame de matematica | Fonte: Pixabay

 

Cada professor deve ser escolhido com atenção, em função da sua motivação para ensinar, do seu currículo e dos seus projetos. Se o aluno aprovar o perfil de um professor de matemática inscrito no site da Superprof, nós fazemos a ponte entre as duas partes interessadas. Depois, é só combinar o local, a duração e o horário das aulas de matemática.

Neste modelo, o aluno pode aproveitar cada um dos conhecimentos e competências pedagógicas do seu professor. Além disso, pode interromper as aulas sempre que precisar – o que, na Superprof, normalmente só acontece quando o aluno conquista os objetivos por ele estabelecidos.

Assim, e porque é importante que se instale uma verdadeira relação de partilha de conhecimentos entre o aluno e o professor de matemática, é necessário que os alunos confiem no seu potencial e no do professor: só assim se alcançam resultados formidáveis.

Aprender matemática no Porto, com um professor de matemática independente, ajudará o aluno a melhorar as suas notas, mas também a candidatar-se (e a sobreviver) a uma estrutura de ensino superior com um programa mais avançado.

Além disso, se o aluno quiser apenas tratar uma vertente específica da matemática (em que tenha mais dúvidas, por exemplo), na Superprof o estudante encontrará, na região do Porto, professores disponíveis para dar aulas de matemática que podem ser focadas no cálculo, na aritmética, na álgebra, na geometria, na trigonometria, nos limites e derivadas, no cálculo integral, nas equações diferenciais, na álgebra linear… E em tantos outros conteúdos!

Além disso, o professor de matemática particular pode ajudar o aluno a desenvolver competências que serão úteis em qualquer curso ou profissão, como:

  • o trabalho em equipa;
  • o cumprimento de prazos;
  • a realização de uma autoavaliação consciente;
  • o reconhecimento dos seus pontos fortes e fracos;
  • o preenchimento das suas lacunas;
  • o estudo autónomo;
  • a identificação dos bons e maus recursos disponibilizados, gratuitamente, na internet.

Pronto para escolher a opção mais adequada às suas necessidades, prosseguindo nos estudos da matemática? No Porto encontrará uma das Universidades mais importantes do país e, através da Superprof, os melhores professores de matemática particulares!

Mas não só quem vive ou ama a cidade do Porto pode aprender matemática! Saiba onde e como aprender matemática nas várias cidades de Portugal com a Superprof!

Partilhar

Os nossos leitores adoram este artigo
Este artigo contêm as informações que procura?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar