Quem nunca pesquisou como se dizem os dias da semana em espanhol? Lunes, Martes, Miércoles, Jueves, Viernes, Sábado e Domingo.

Esta é fácil. Mais difícil é conhecer o vocabulário, a gramática, as diferentes pronúncias e todos os pormenores da língua espanhola. O espanhol é uma das línguas mais faladas em todo o mundo e isso faz com que aprender a falá-lo seja importante para toda a gente, não apenas para quem vive ou planeia viver num país de língua espanhola.

Dominar o espanhol pode ser essencial para quem viva em Portugal e trabalhe numa empresa com boas relações comerciais com empresas que têm o espanhol como língua nativa. Ou para quem precisa de consultar livros, artigos ou outros documentos escritos nessa língua.

E porque é importante saber falar espanhol e ter uma prova disso, existe o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE). É um exame com diferentes níveis, que lhe vai permitir validar os seus conhecimentos em espanhol.

Neste artigo, vamos explicar-lhe o que precisa de saber sobre este exame e como se pode preparar para ele.

Diploma de Espanhol como língua estrangeira - nível A1

Existem diversos exames indicados para quem deseja certificar o seu nível de espanhol, mas o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) tem a vantagem de poder ser feito a qualquer momento, esteja em que nível estiver. O A1 é o primeiro nível que lhe permite alcançar o diploma.

 

Se está a aprender espanhol e tem o nível A1, pode tirar o diploma de espanhol como língua estrangeira | Superprof
Sabia que a língua espanhola é das mais faladas em todo o mundo? Tire já o diploma de espanhol como língua estrangeira | Fonte: Unsplash

Conseguir este primeiro nível significa que é capaz de comunicar em espanhol com um vocabulário simples. Os assuntos em que estará mais à vontade serão, em princípio, temas relacionados com as necessidades imediatas: comer, beber, dormir e temas do quotidiano (cartão de identificação, idade, etc.).

O exame para conseguir o certificado de espanhol como língua estrangeira é constituído por várias provas, divididas em 2 grupos:

  • Grupo 1 - Habilidade para a leitura e escrita
    Compreensão de leitura: 45 minutos, 4 provas
    Expressão e interação escrita: 25 minutos, 2 provas
  • Grupo 2 - Habilidades orais
    Compreensão auditiva: 20 minutos, 4 provas
    Expressão e interação orais: 15 minutos

Para obter um diploma de nível A1, é preciso ter no mínimo 30 em 50 pontos possíveis em cada grupo. Com essa pontuação, já é possível ser declarado apto e obter o DELE A1.

DICA: siga exatamente as instruções no enunciado da prova escrita, principalmente o número de palavras e o formato do texto.

Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - nível A2

Se já fez algumas aulas de espanhol online, ou já tem algum conhecimento básico da língua, pode tirar o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) para o nível A2, o segundo possível.

Neste nível, já deve ser capaz de compreender frases recorrentes e expressões comuns da vida quotidiana (informações sobre si, a sua ocupação profissional, o que gosta de fazer, como ocupa os tempos livres, etc.).

Faça o exame de língua espanhola para o nível A2 se já for capaz de perceber algumas expressões do quotidiano | Superprof
O Superprof explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) | Fonte: Unsplash

 

O exame do DELE A2 é semelhante ao do nível A1. A diferença é que as provas são mais longas:

  • Grupo 1 - Habilidade para a leitura e escrita
    Compreensão de leitura: 1 hora, 5 provas
    Expressão e interação escrita: 50 minutos, 2 provas
  • Grupo 2 - Habilidades orais
    Compreensão auditiva: 35 minutos, 5 provas
    Expressão e interação orais: 15 minutos

O mínimo exigido aqui também são os 30 pontos em 50, para cada grupo.

Os níveis A1 e A2 são os mais fáceis de obter e são os mais importantes em termos de motivação. Aprender uma língua estrangeira é como uma maratona, exige esforço! E os primeiros quilómetros, ou os primeiros níveis de aprendizagem, são aqueles em que é mais difícil manter o foco e a determinação. Para isso, a ajuda do professor é essencial! Comece já a ter aulas de espanhol.

Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - nível B1

Se já tem conhecimentos de vocabulário, ortografia e alguma gramática deverá ser capaz de conseguir o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) para o nível B1.

O nível B1 do DELE certifica que conseguirá:

  • Compreender as ideias principais de um texto simples em espanhol padrão (não um espanhol latino-americano ou catalão), tratando de assuntos comuns.
  • Compreender a língua espanhola em situações simples de contexto turístico (perguntar o caminho, pedir algo no restaurante, etc.).
  • Escrever um texto coerente sobre temas familiares ou próximos da sua ocupação ou interesses.
  • Descrever experiências, eventos, desejos e ambições e justificar brevemente suas opiniões.

O exame é dividido em 2 grupos:

  • Grupo 1 - Habilidade para a leitura e escrita
    Compreensão de leitura: 1h10, 5 exercícios
    Expressão e interação escrita: 1 hora, 2 exercícios
  • Grupo 2 - Habilidades orais
    Compreensão auditiva: 40 minutos, 5 exercícios
    Expressão e interação orais: 15 minutos + 15 de preparação
Consegue escrever um texto em espanhol sem erros ortográficos ou gramaticais? Faça o exame e tenha o diploma de espanhol como língua estrangeira | Superprof
Vai trabalhar para um país de língua espanhola? Se tem já alguns conhecimentos de espanhol faça o exame e fique com um certificado | Fonte: Unsplash

O sistema de notas é o mesmo: o mínimo exigido é 30 pontos em 50, para cada grupo. Ou seja, 60 em 100 pontos, no mínimo, para conseguir o diploma.

Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - nível B2

Já tem bastante vocabulário em espanhol? Conhece e sabe utilizar diferentes adjetivos, provérbios e conjugar bastantes verbos? Aposte num Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) nível B2 – o nível normalmente exigido pelas empresas – ou opte por realizar o exame de espanhol BULATS.

O certificado neste nível assegura que será capaz de trabalhar ou fazer um estágio num país de língua espanhola.

Deverá ser capaz de:

  • Comunicar com falantes nativos de espanhol, sem grande esforço e de maneira fluida, de forma a que a conversa se desenvolva naturalmente.
  • Escrever textos claros e detalhados sobre temas variados e defender o seu ponto de vista sobre um tema geral, indicando as vantagens e desvantagens.
  • Compreender as ideias principais de textos complexos, concretos ou abstratos e igualmente técnicos, que tenham uma relação com a sua área específica.

O tempo do exame para o nível B2 é superior aos dos níveis inferiores.

  • Grupo 1 - Habilidade para a leitura e escrita
    Compreensão de leitura: 1h10, 4 exercícios
    Expressão e interação escrita: 1h20, 2 exercícios
  • Grupo 2 - Habilidades orais
    Compreensão auditiva: 40 minutos, 5 exercícios
    Expressão e interação orais: 20 minutos + 20 de preparação

Para ser declarado como apto deve conseguir, pelo menos, 30 em 50 pontos possíveis em cada grupo de habilidades avaliadas.

Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - nível C1

Se já estudou ou viveu alguma temporada num país de língua espanhola, conhece as particularidades culturais e sociais, deverá ser capaz de conseguir um certificado do nível C1 do DELE e, quem sabe, até já estará pronto para optar por outro dos certificados de espanhol indicados para quem os deseja utilizar em contexto profissional.

O C1 do DELE é o segundo nível mais avançado e implica que já tenha várias competências linguísticas:

  • Compreender textos longos e de um certo nível de exigência, assim como os segundos sentidos escondido em alguns deles.
  • Expressar-se com fluidez, espontaneidade e sem esforço para encontrar a expressão adequada.
  • Utilizar a língua de maneira eficaz no seu ambiente social, académico e/ou profissional.
  • Escrever textos estruturados e detalhados sobre temas complexos, utilizando de maneira correta os mecanismos de organização, articulação e de coesão do texto, como para a sua língua materna.

Como para os outros níveis, o exame para o DELE C1 divide-se em dois grupos. O tempo, a quantidade de exercícios e sua complexidade aumentam em relação aos outros níveis:

  • Grupo 1 - Habilidade para a leitura e escrita
    Compreensão de leitura e uso da língua: 1h30, 5 exercícios
    Compreensão auditiva e uso da língua: 50 minutos, 5 exercícios
  • Grupo 2 - Habilidades orais integradas
    Compreensão auditiva e interação orais: 20 minutos e 20 minutos de preparação
    Compreensão de leitura, expressão e interação orais: 20 minutos e 20 minutos de preparação

A nota mínima mantém-se: 30 pontos em 50, para cada grupo.

Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - nível C2

Está a preparar-se para ser professor usando esta língua para lecionar? Tem o domínio completo da língua espanhola, particularidades e segredos e é capaz de se expressar espontaneamente em todos os contextos?

Está a pensar ir morar para um país de língua espanhola? Tire já o seu diploma de espanhol como língua estrangeira | Superprof
O nível C2 de espanhol é próprio para quem está a preparar-se para ser professor e usar esta língua para lecionar | Fonte: Stockvault

Então obtenha o seu Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) nível C2. Este exame será mais difícil do que os dos níveis anteriores. Terá 3 provas:

  • Uso da língua, compreensão de leitura e compreensão auditiva: 1h45, 6 exercícios
  • Habilidades integradas: compreensão auditiva, compreensão de leitura, expressão e interação escritas (2h30, 3 exercícios)
  • Habilidades completas: compreensão de leitura, expressão e interações orais (20 minutos e 30 minutos de preparação).

A nota máxima é de 100 pontos e é necessário concluir, pelo menos, 60% de cada prova. Para ser considerado apto, deverá ter, no mínimo, 20 pontos em cada uma das três provas.

Exame para jovens dos 11 aos 17 anos – níveis A1 e A2/B1

É professor de espanhol? Então proponha aos seus alunos que façam as provas júnior A1 e A2/B1. Estes exames são para jovens de 11 a 17 anos que estejam a estudar espanhol e os conteúdos são adaptados às situações que enfrentam nessas idades. O exame é constituído por 4 provas:

  • compreensão de leitura,
  • compreensão auditiva,
  • expressão
  • e interação escrita e oral.

Os DELE juniores são oficialmente reconhecidos internacionalmente e de maneira permanente pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha, tal e qual como os DELE clássicos.

Para jovens dos 11 aos 17 anos – nível A1

Este primeiro nível de competências linguísticas é a base para compreender e utilizar as frases simples do dia-a-dia e algumas relacionadas com necessidades imediatas.

Este diploma estimula os alunos a continuar a aprendizagem da língua espanhola, validando as suas competências e incitando-os a aperfeiçoar os seus conhecimentos.

O exame é composto por 4 provas:

  • Compreensão de leitura: 45 minutos
  • Compreensão auditiva: 20 minutos
  • Expressão e interação escrita: 25 minutos
  • Expressão e interação oral: 10 minutos + 10 minutos de preparação

Pode encontrar guias, modelos de exame e mais informações sobre o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira no site oficial do DELE.

Para jovens dos 11 aos 17 anos – nível A2/B1

Este exame avalia dois níveis ao mesmo tempo e também é composto por 4 provas:

  • Compreensão de leitura: 50 minutos
  • Compreensão auditiva: 30 minutos
  • Expressão e interação escrita: 50 minutos
  • Expressão e interação oral: 12 minutos + 12 minutos de preparação

Se o nosso leitor não se encaixa em nenhum dos cenários que aqui propomos, mas deseja investir nas aulas de espanhol e certificar a sua proficiência linguística na língua de Cervantes, outra hipótese será realizar o teste de espanhol SIELE, um teste igualmente reconhecido que tem a vantagem de ser realizado on-line e, por isso, representar uma facilidade para quem não sabe em que ponto está o seu nível de espanhol.

Precisa de um professor de Espanhol ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.