Capítulos
Muitas vezes, dar aulas de japonês pode ser um grande desafio pois existem sempre alunos com mais dificuldades que outros e isto poderá deixar o professor um pouco inseguro mas, um professor seguro do que está a fazer passará também essa segurança para os seus alunos e além disso, com trabalho e dedicação, os alunos conseguirão aprender japones e o professor será um sucesso, devido ao sucesso dos seus alunos.
Ser professor de japonês é não só ensinar a língua japonesa mas mostrar aos seus alunos um outro lado, do outro lado do mundo. Embora sejamos todos humanos, os hábitos são diferentes, as tradições também, a gastronomia que tanto adoramos nada tem a ver com a nossa e no fundo, a cultura japonesa também é bastante diferente da portuguesa.
Moldando as mentes dos seus alunos os professores conseguem fazer com que estes vejam o mundo de oura forma, com uma mente mais aberta e curiosa, pronta para absorver todo o conhecimento posível sobre a língua japonesa.
Planear e estruturar as aulas de japonês
Este é um passo que poderá chegar a ser decisivo quando um aluno estiver a avaliar se se inscreve ou não e depois de inscrito, se conseguirá aprender japones numas aulas de japonês específicas.
Antes de iniciar, caso os alunos não tenham nenhum conhecimento ou conheçam apenas o alfabeto japones, fazer um mini teste para ver o nível em que o aluno se encontra para poder planear o que irá aprender a seguir ou rever, é sempre uma excelente ideia.

Uma vez visto o conhecimento e nível desse aluno na escrita japonesa e no conhecimento de vocabulário e frases em japones, a estruturação e planeamento de aulas de japonês personalizadas poderá iniciar. Pode ter um plano já feito, ver onde se encontra o aluno e começar por aí ou então pode fazer uma extensa análise e estruturar um curso de japones apenas para esse aluno.
Mas, pelo menos a nível de vocabulário, este deve ser adequado ao objetivo que o aluno tem ao querer aprender japones! Se o aluno quiser emigrar para o Japão para conhecer mais sobre o mundo tecnológico ou para fazer um curso na área informática, certifique-se que percorre todo o vocabulário dessa área presente no dicionario japones!
Utilizar a internet e as ferramentas tecnológicas para melhorar o curso de japones
Sabemos que hoje em dia tudo o que sejam relacionado com a internet, com o estar online é muito apreciado não só pelos jovens, mas por todos!
Utilizar a internet, equipamentos como computador, tablet e telemóvel nas aulas de japonês, deve, ao contrário do que tem sido até agora, não só ser permitido como incentivado, ainda mais se as aulas de japones forem online, aqui a internet será obrigatória.
Caso as aulas de japonês sejam presenciais, permitir que os alunos levem o seu computador pode trazer várias surpresas e alunos mais produtivos:
- Ao estarem à frente do computador, local onde normalmente estão focados a olhar para o ecrã, pode levar a que os alunos se foquem com mais facilidade na aula de japonês;
- Ao mesmo tempo a atenção à matéria de japones pode ser muito maior já que a maioria das pessoas hoje escreve com mais facilidade e rapidez no teclado do computador do que com um lápis ou caneta;
- Enquanto dá a aula de japonês, poderá ser interessante que os alunos possam fazer algumas pesquisas do que está a ser dito e quem sabe até possam ouvir outros sotaques e várias formas de dizer as palavras em japones ditas por pessoas dessa nacionalidade;
- Poderá permitir aos alunos gravarem pelo menos o áudio das aulas de japonês, isto pode facilitar muito o estudo em casa libertando os alunos da preocupação em escrever tudo o que estão a ouvir que por vezes leva a que ouçam apenas metade.
Fazer exercícios e colocar filmes na língua japonesa
Os filmes japoneses são adorados, principalmente se forem anime japoneses! Colocar um filme ou um episódio poderá mudar a atmosfera da aula de japonês enquanto está a expor os alunos à forma de falar dos personagens, à forma como pronunciam cada palavra, quais as palavras em japones mais adequadas a cada situação, etc.

Aproveitar a cultura japonesa presente em Portugal
Temos restaurantes japoneses com sushi, ramen e outros pratos típicos da gastronomia portuguesa, bandas desenhadas, mangás, eventos de cosplay, o famoso Iberanime, festivais de cinema japones...
Uma lista de eventos sem fim de celebração da cultura japonesa em Portugal, porque não aproveitá-los e levar os alunos? Ou então, caso não seja possível fazê-lo, pode encontrar vídeos desses locais e mostrá-los.
Propiciar um ambiente onde a língua japonesa possa fluir
Esta será uma das melhores ferramentas que poderá ser utilizada dentro de uma sala de aula de japonês. Ninguém consegue aprender algo sem o treinar, embora o conhecimento teórico seja importante, como a escrita japonesa, a língua japonesa, a fala e a sua fluência devem ser treinadas para que os alunos comecem desde cedo a compreender como aplicar as várias palavras em japones nos mais diversos contextos. Para dar aulas de japonês, a imaginação e criatividade devem ser colocadas a trabalhar para encontrar mais formas de ajudar os alunos a aprender japones!
Conversar e incentivar uma conversa apenas em japones poderá ainda trazer mais vantagens a cada um dos alunos que querem aprender japones.
Se tiver mais do que um aluno no mesmo nível de aprendizagem, poderá organizar uma aula em conjunto com 2 ou 3 alunos e organizar um debate ou uma troca de ideias geral acerca dos conhecimentos de cada um da cultura japonesa ou até que cada um conte experiências pessoais, que partilhe coisas que goste, tendo apenas uma regra: só se pode falar em japones

Sendo um professor particular, pode e deve fazer com que as aulas de japonês sejam algo diferente daquilo a que todos estão habituados: o professor fala e os alunos escrevem. Já foi provado que esta não é a melhor forma de ensinar ou sequer de aprender uma nova língua. Caso as aulas de japonês sejam online, poderá ser mais difícil, mas não é impossível.
Existem actividades online e vídeos interessantes sobre a língua japonesa que podem ser feitas com os alunos, relacionadas com a língua japonesa.
Contactar um amigo de longa data de nacionalidade japonesa para se juntar uns minutos à aula, é uma forma simples de a dinamizar e ao mesmo tempo, motivar os alunos!
Utilizar a tecnologia como ferramenta para fazer chegar a língua japonesa a mais alunos
A língua japonesa, é sem dúvida uma das mais complicadas para alguém de nacionalidade portuguesa aprender e por isso, as aulas de japones são importantíssimas! Existem poucos professores e poucos alunos interessados em conhecer a escrita japonesa, em conhecer as letras em japones e a língua japonesa mas, sabemos que depois de aprender japones, não faltam oportunidades de todo o tipo para os alunos que as saibam aproveitar.
Por serem tão importantes, devem ser tratadas pelo professor como tal, já que ele irá comandar tudo, desde o planeamento, ao que irá ser ensinado aos alunos e também o local que irá ser o curso de japones, devendo este último ser combinado também consoante os alunos e a sua disponibilidade.
Além da capacidade de se adaptar aos diferentes alunos, diferentes níveis de conhecimento e até diferentes feitios, um bom professor deve sem dúvida arranjar forma de permitir que mais alunos assistam às suas aulas, podendo desta forma fazer com que mais alunos consigam aprender japones.
Existem cidades em Portugal onde não há professores disponíveis para aulas de japonês presenciais e então, os alunos que querem mesmo aprender a língua japonesa, procuram a única opção que lhes é dada, aprender japones online.
A adaptação de um professor aos seus alunos passa também por aí. As aulas de japonês à distância foram a salvação de muitos, mesmo durante o confinamento, mas já antes de toda a atual situação com o coronavírus, o ensino online era importante e procurado porque:
- Evita que se perca tempo em trânsito ou em transportes;
- É mais económico pois basta ligar o computador para assistir à aula de japonês, não tendo de se deslocar;
- O aluno pode morar em Viseu e assistir às aulas de japonês de qualquer cidade
E claro que para os professores, isto também traz muitas vantagens, as mesmas referidas para os alunos e outra, bastante importante: ensino à distância significa mais possíveis alunos que se traduz em mais rendimento extra.

Mas, como fazer para ter mais alunos a assistirem às aulas de japonês? Onde encontrar os fãs de anime japoneses, os que se dedicaram a aprender o alfabeto japones, os que compraram um dicionário japones para irem estudando algumas palavras enquanto não iniciavam o curso?
O melhor local para isso, será encontrar o sítio onde os alunos procuram um professor e esse sítio, é a Superprof. São mais de 60.000 pesquisas diárias e muitas delas à procura de um professor de japones por todo o país.
A inscrição na Superprof é completamente grátis e o professor deve apenas criar um perfil apelativo, com toda a informação sobre o seu percurso académico e profissional relacionado com a língua japonesa, explicar a sua metodologia e como é que são as suas aulas de japonês, colocar um preço às aulas de japonês e publicar o perfil para que a equipa Superprof o verifique!
Lembre-se: um perfil mais completo, com todas as informações importantes que um aluno procura, aumenta as probabilidades de receber pedidos para marcação de aulas de japonês!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos