Sabe que os seus conhecimentos em computação estão um pouco desatualizados ou que são insuficientes? Ou que as suas competências nos programas do pacote Office, por exemplo, podem ser superiores?

Se procura simplesmente uma formação em informática para dominar a edição de texto, fazer uma apresentação bonita no Powerpoint ou se o que precisa é de um curso intenso e avançado para aprender a programar, saiba que pode adquirir essas capacidades com aulas de informática. Poderá escolher entre aprender a programar sozinho, como autoditada, ou inscrever-se em aulas, seja numa escola ou com um professor particular.

Bom e seja qual for o objetivo que quer atingir com uma nova formação, o mínimo para começar é estar munido do equipamento necessário! Por isso descubra connosco quais são os materiais e as ferramentas indispensáveis para ter as melhores notas no curso de informática online ou presencial.

Equipe-se para dar ou para ter aulas de informática

Portátil e outros equipamentos e materiais pousados
O seu primeiro investimento deve ser num bom computador! | Fonte: Unsplash

Antes de começar a sua primeira aula de informática, vamos rever quais são os elementos mínimos necessários:

  • O computador. Nada é feito sem este equipamento, é claro. Tem a opção entre uma máquina PC ou um Mac (Apple). Hoje em dia, não é necessário investir uma fortuna neste dispositivo tecnológico: já consegue encontrar bons computadores a partir de sensivelmente 300 euros. Se quer utilizar o seu computador sobretudo para ver filmes ou fazer edição de imagem (para este último pode pensar em fazer uma formação de Photoshop!), os Macs da Apple são uma boa opção. Bastante mais caros do que os seus concorrentes PC, compensam com um design de topo, facilidade e velocidade de uso e com os seus ecrãs de qualidade muito superior (retina). Alguns professores da Superprof também oferecem cursos específicos de informática para aprender a utilizar correta e profissionalmente os produtos da Apple, já que há muitas diferenças de usabilidade em relação aos PCs, até porque o sistema operativo é diferente. Mas vamos falar sobre isso mais abaixo;
  • Programas: A maioria dos softwares de escritório (Excel, Word, Powerpoint) estão disponíveis para os sistemas operativos dos PC ou dos Mac e podem ser pagos com um sistema de licença anual. Há também softwares online gratuitos, como o Apache Open Office, que é um pacote de escritório (editor de texto, folha de cálculo e software de apresentação gráfica) grátis para download.
    A maioria dos sistemas operativos requer o download de um software específico, como o Microsoft Visual Basic ou os programas de gestão administrativa e financeira. Alguns são gratuitos, outros são pagos, mas nada que não descubra rápida e facilmente com uma busca na internet. Se é ou quer vir a ser um designer - gráfico ou web - e quer ter aulas de edição de fotos (formação em Photoshop) ou de produção de layouts (Indesign, Illustrator), vai ter de investir nesses softwares que são, muitas vezes, dispendiosos e têm por base uma assinatura mensal ou anual;
  • Internet: item obrigatório! Seja para encontrar o seu futuro professor particular de informática, receber ou dar as suas aulas por webcam ou trocar e-mails e documentos com todas as pessoas. Se quer ter acesso à rede, deve comprar o serviço a uma das operadoras de telecomunicações nacionais. E para ter ou dar aulas de informática em casa sem complicações, é fundamental escolher um bom serviço de internet que poderá ser sob a forma de um pacote mais vantajoso, com outros serviços incluídos. Estão são as principais operadoras que podem dar-lhe resposta a esta necessidade, através de pacotes ou serviços contratados – nada como pedir mais informações a cada:
    • NOS
    • VODAFONE
    • MEO
    • NOWO
  • Câmara e Headphones: Se vai dar ou receber aulas pelo computador à distância (via webcam), também precisa de investir numa câmara para ver e ser visto e de uns bons headphones. É verdade que atualmente todos os portáteis já trazem tanto câmara, como microfone incorporados, apesar de por vezes não terem a qualidade necessária ou desejada o que pode influenciar diretamente na sua experiência, sobretudo se esta é de ensino. Os headphones, por exemplo, são um dispositivo altamente relevante, não apenas para conversar mais à vontade, bem como para ouvir conteúdos sejam eles pedagógicos, didáticos e de entretenimento ou de utilidade profissional;
  • Tablet: Para aulas de informática em casa, pode ainda considerar adquirir um tablet, pois é um instrumento muito prático de transportar e com muitas funcionalidades.

Ganhe competências informáticas: do básico à programação!

O computador de mesa "clássico" consiste numa torre central e num ecrã de computador.

Hoje em dia, existem muitos modelos que são "três em um", ou seja, integram tudo na mesma máquina, o que permite economizar espaço nas suas aulas de informática em casa, mas, como pequena desvantagem, podem significar uma reparação menos direcionada e fácil em caso de problema ou falha no computador o que faz com que fique sem nada quando o seu computador for para para manutenção.

Lembre-se de investir num disco rígido externo para salvar os seus documentos e, pelo sim pelo não, tenha sempre consigo uma Pen Drive caso alguma coisa corra menos bem e precise de realizar uma salvaguarda.

Vários ecrãs para trabalhar em programação
Além de um computador portátil, pode trabalhar com uma torre centros e um ecrã, ou vários! | Fonte: Unsplash

Uma vez que todo este material estiver em sua casa, estará pronto para finalmente ter as suas primeiras aulas e começar a formação de computação mais adequada.

Alguns exemplos de conteúdos para o nível iniciante ou básico:

  • Descubra e compreenda o funcionamento do seu computador;
  • Conecte uma impressora por Wi-Fi;
  • Aprenda a navegar na Internet;
  • Configure uma caixa de e-mail;
  • Realize um projeto de computação (editor de texto, apresentação, folhas de cálculo ou outro...).

Aqui estão alguns exemplos concretos do que o computador pessoal e as aulas via webcam certas lhe podem trazer:

Aprender mais sobre informática também significa entender como o seu PC ou Mac funciona fisicamente - isso é chamado de hardware -, bem como tudo o que engloba e diz respeito a programas ou softwares (uso de Internet, software, sistemas operacionais, etc.).

O básico, como ligar/desligar o computador ou abrir um software, é possível aprender rapidamente e com uma formação semanal. Pode tornar-se autónomo na utilização básica e diária de um computador em cerca de um ou dois meses de prática, dependendo da sua afinidade natural com o equipamento informático.

Sabia que existem milhares de cursos introdutórios de informática oferecidos na plataforma Superprof a um preço por hora variável, de acordo com vários fatores, mas muitos bastante acessíveis?

Pode começar as suas aulas de informática em qualquer idade: dos mais jovens aos mais idosos. Aliás, dizemos que as gerações mais jovens já nascem a saber manusear smartphones e tablets. Muitos educadores defendem a utilização da tecnologia para fins pedagógicos. No ensino básico, por exemplo, é possível utilizar um software lúdico para aprender uma língua estrangeira e existe até a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Já no ensino secundário, existe uma diversidade grande de programas, cursos e softwares: há possibilidade de ter aulas com metodologias certificadas para aprender a fazer uma pesquisa otimizada e a recolher informações relevantes, com fontes seguras na Internet, que podem ser muito úteis para trabalhos e estudos em geral.

Se a informática é a sua profissão e quer aprender ou aprofundar uma linguagem de programação com os algoritmos mais recentes ou tornar-se um especialista em segurança ou criptografia, na plataforma da Superprof também vai encontrar os melhores geeks do mercado, que é como quem diz os professores particulares mais competentes para lhe dar essas aulas.

Com a Superprof pode entrar em contato com especialistas experientes em linguagens de programação e algoritmos (C++, Python, Java, Scilab, Fortran, Visual Basic, HTML, CSS…) e outros programadores e developers, caso trabalhe ou pretenda iniciar carreira em desenvolvimento e gestão de sites, desenvolvimento de aplicações web e mobile ou sistemas de informação ou segurança informática.

Como vê, do mais básico ao mais avançado, a base do material é a mesma porque, no fundo, o computador é a grande estrela desta história. O que por vezes deve mudar é a sua capacidade e especificações. Claro que para um programador, a máquina precisa de ter certas características que suportem as árduas tarefas a desempenhar.

Aulas de TI presenciais ou à distância?

Os cursos introdutórios são recomendados em casa, pelo menos inicialmente, para que seja possível corrigir o aluno "ao vivo" e interagir com mais facilidade.

Mulher a teclar num computador
Pode escolher ter aulas de informática à distância, com a ajuda das muitas plataformas de vídeo-chamada que existem e de um bom material | Fonte: Unsplash

Conteúdos como programação (algoritmos, linguagens...) e outros cursos mais avançados podem ser ensinados a distância via Skype ou outro software gratuito de videoconferência.

Em qualquer um dos modelos, para escolher o seu professor particular de informática tem ao seu dispor uma ferramenta muito útil que é a plataforma da Superprof em que pode fácil e rapidamente conhecer um pouco o perfil do profissionais disponíveis, conversar com eles e depois escolher, sendo que pode avaliar alguns pontos que poderão ser vantajosos para si, como:

  • Escolher profissionais que já estão empregados no setor das TI ou em departamentos de tecnologia de uma grande empresa que possam aconselhá-lo profissionalmente e, até, referenciá-lo eventualmente quando já tiver ganho mais conhecimentos;
  • Estudantes que possuem mestrado em ciência ou engenharia da computação ou que estão a terminar estuds nas principais escolas de ciências e tecnologias também são uma opção interessante. Talvez você possa até mesmo negociar aulas gratuitas em troca de aulas de inglês ou francês, por exemplo, caso tenha essas competências.

As aulas particulares presenciais podem também focar-se no conhecimento aprofundado do computador em casos de avaria, para que possa executar tarefas como fazer um backup correto num disco rígido ou na cloud, aprender a reiniciar um computador com comandos, reinstalar um software, e muito mais!

Na verdade, este curso pode ser dado também à distância recorrendo à partilha de ecrã para demonstrar alguns passos neste processo.

Vai economizar um tempo precioso e sobretudo muito dinheiro se souber cuidar da manutenção do seu computador!

Se acabou de descobrir os produtos da Apple e já se tornou um fã, porque não ter aulas de informática sobre o sistema operativo MAC OS com um dos Superprofs que encontrar? Existem especialistas que oferecem cursos introdutórios e avançados para produtos Apple (iPhone, iPad, Mac, Apple TV), em português e inglês. Vai aprender editar vídeos e fotografias como um profissional ou quem sabe aprender a passar os filmes do seu Mac diretamente para a sua TV. Também pode ser uma oportunidade para entender o sistema operacional da Apple: o iOS, aquele que pede tantas atualizações no seu smartphone!

Informática: a melhor amiga dos empreendedores!

Se é um empreendedor ou tem um projeto de criar a sua própria empresa, em quase todos os casos vai precisar de um site para apresentar o seu negócio, promovê-lo ou até mesmo realizar vendas numa loja online.

Para ter um site e destacar-se entre os concorrentes, é necessário:

  • registar um domínio;
  • hospedar o seu site;
  • construir o seu site, o que pode exigir o trabalho de um programador, de um webdesigner, de um especialista em User Experience e de um Content Manager / Especialista em SEO;
  • alimentar e atualizar o conteúdo e garantir que este é relevante;
  • monitorizar os resultados.
Valores e gráficos no ecrã do computador
Há muitos processos que podem ser feitos diretamente pela Internet para criar uma empresa, por isso tem de dominar a navegação na web! | Fonte: Unsplash

Para realizar estas funções pode contratar parceiros ou agências especializadas, mas também pode fazer um curso de informatica e criar o seu site, conhecer programas de CMS (content management system/sistema de gestão de conteúdo, como o WordPress) e aprender a usá-los, gerir uma base de dados, redimensionar fotos para otimização da web, aprender a escrever para a web com otimização de SEO (Search Engine Optimization), etc.

Para criar uma empresa atualmente, há muitos processos que podem ser feitos diretamente pela Internet. Portanto, lembre-se de dominar a navegação na web, identificar sites seguros, plataformas de redes profissionais e crowdfunding, se desejar arrecadar fundos de investidores ou pessoas singulares.

Existem aulas de informática com conteúdos extremamente variados (dominar os materiais informáticos, aprender linguagem de programação ou otimizar o tempo gasto na web...). Do estudante ao idoso: dominar a computação e estar à vontade com a utilização de um computador é conhecimento útil para todas as idades!

Não se esqueça de estudar fora das aulas de informática, como quando estava na escola! Se calhar, a esta lista de materiais, recursos e plataformas essenciais, devíamos acrescentar um bloco de notas e uma caneta… Mesmo que o tema seja informática e que o futuro passe pela digitalização, há coisas que não se substituem!

Boas aulas.

Precisa de um professor de Informática ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Laura

Apaixonada por comunicação sob todas as suas formas, sempre soube que faria dela minha profissão. Sempre com as palavras e as pessoas no centro, tenho o privilégio de já ter sentido o poder transformador desta área nalgumas das suas múltiplas dimensões: no jornalismo, em marketing e em comunicação empresarial.