"A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração." - Thomas Edison

Finalmente tomou a sábia decisão de iniciar aulas de informática. Isso é ótimo! Mas se esse é o caso, como em qualquer curso, é sempre preciso dar o seu melhor e investir tempo, fora das aulas.

Para poder assimilar permanentemente o conhecimento adquirido sobre, por exemplo:

  • Pacotes de escritório (Office, excel avançado ou iniciante, PowerPoint, caixas de e-mail, ...);
  • Programação;
  • Engenharia de software;
  • Segurança informática;
  • Criptografia...

A melhor solução é, sem dúvida, PRA-TI-CAR!

Para otimizar o aproveitamento e fazer render verdadeiramente o seu investimento nas suas aulas particulares de informática, aconselhamos o consumo constante de vídeos especializados em linguagem informática, conversas frequentes com especialistas em computação, a leitura de revistas, artigos e livros especializados ou, até, ver filmes e séries baseados nesse tema como Big Bang Theory!

Neste artigo tentamos reunir as melhores dicas para otimizar o seu estudo pessoal entre aulas de informática. Vamos ver?

Faça dos vídeos do YouTube os seus apontamentos sobre ciências e tecnologias

Se é o tipo de pessoa que anotam tudo num caderno para rever as suas aulas, saiba que existe outro método mais simples e, até, mais fiável. Para estudar e fazer revisões, uma das melhores soluções é ligar o seu computador e descobrir as centenas de vídeos, tutoriais e outros resumos de cursos com temas variados como curso de Excel online, curso de Powerpoint, etc.

Nada melhor do que a biblioteca virtual do YouTube para complementar as aulas mais tradicionais!

Senhor procura informação no Google
Com o YouTube a matéria que precisa está compilada em vários vídeos que podem ser uma ótima ajuda ao estudo! | Fonte: Unsplash

Os programadores vão gostar do "Lecture Programming Methodology", publicado no canal do Google pela famosa Universidade de Stanford da Califórnia: vários cursos de 50 minutos estão disponíveis.

Ou quem sabe, assistir ao CS50 Lecture with Mark Zuckenberg, o criador do Facebook, que fala sobre as aplicações de programação de computadores relacionados às funcionalidades das redes sociais mais famosas, não seja útil ao seu estudo!

Se gosta de ciências da computação, tecnologia e personalidades raramente vistas em entrevistas de TV, uma boa dica é acompanhar as publicações do canal TED do YouTube. As videoconferências TED (Technology, Entertainment and Design) são uma série de vídeos organizados internacionalmente pela The Sapling Foundation, organização sem fins lucrativos.

Não há necessidade de muito material de informática para este tipo de estudo, mas neste caso uns headphones de qualidade podem fazer toda a diferença tento em conta o tempo que vai passar a ver, mas principalmente a ouvir conteúdos.

É a oportunidade perfeita para descobrir artistas, grandes cientistas, políticos ou empresários "visionários" como Bill Clinton, Elon Musk ou ainda Tim Berners-Lee, responsável pela gigantesca e revolucionária Internet, mais precisamente criado da World Wide Web (www).

Atenção, esses dois últimos vídeos estão em inglês, mas assim pode aproveitar também para aperfeiçoar os seus conhecimentos na língua. Nada mais prático: aprender inglês e TI ao mesmo tempo!

Devore livros de informática!

Mas nem só os vídeos são ferramentas válidas no processo de aprendizagem da informática! Existem claro centenas de livros de informática em português, mas é um facto que a maioria está na chamada língua de Shakespeare. Afinal, o inglês é considerado como a língua oficial da tecnologia e a língua universal.

Alguns dos temas frequentemente encontrados nos livros de TI podem passar por:

  • Office: domine o editor de texto, a folha de cálculo e a criação de apresentações dinâmicas;
  • Informática para concursos públicos;
  • Segurança na informática;
  • Aprender linguagens de programação (Java, Python, C,...);
  • Aprender gestão de projetos de TI;
  • Compreender a estrutura dos computadores;
  • Navegar na Internet e proteger-se (curso de segurança na Web);
  • Assistência informática;
  • Tecnologias da informação;
  • Entre outros.
Pilha de livros sobre tecnologia
Sim! Pode parecer "oldschool", mas os livros continuam a ser indispensáveis ao estudo, até quando o curso é de tecnologia! | Fonte: Unsplash

Pode parecer tradicional e, por isso, contrário à digitalização inerente ao estudo de informática, mas todos sabemos que os livros continuam a ser uma ótima fonte de conhecimento e aprendizagem. Por isso, aqui estão algumas sugestões de livros e materiais didáticos, bem classificados, que pode encontrar em diversas livrarias e sites na web:

  • The Computer: The Essentials for Dummies de Dan Gookin - Esta série de livros com a capa preta e amarela e dirigida “para totós” é bem conhecida pelo público em geral. Como o próprio nome sugere, é uma introdução completa aos computadores. Seja totalmente desinibido, este livro dar-lhe-á todas as respostas para perguntas que nunca ousou fazer como:
    • Conectar e ligar um computador;
    • Usar um teclado de computador e um rato;
    • Conectar-se à Internet;
    • Usar o Windows;
    • Configurar a sua caixa de correio eletrónico;
    • Dominar um software de edição de texto;
    • ...
  • Python Programming : Your Step by Step Guide to Easily Learn Python in 7 Days d’iCodeAcademy - Este livro é um guia para aprender programação em Python em sete dias! Neste manual vai encontrar o passo a passo desta linguagem de código;
  • The Second Machine Age: Work, Progress and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies d’Erik Brynjolfsson et Andrew McAfee - Com quase 600 comentários na Amazon EUA e uma avaliação geral de 4,5 /5, este livro fala sobre tecnologia digital e de como esta transforma a nossa vida pessoal e profissional;
  • Cracking the coding interview: 189 Programming Questions de Gayle Laakmann McDowel - Best-seller no campo da segurança informática e da criptografia, este livro contém 189 questões de programação feitas durante entrevistas reais com engenheiros da computação. O autor explica como descodificar as questões, usar as ferramentas certas da ciência da computação graças à sua experiência de engenheiro de softwares e recrutador de "cérebros" na computação de ponta.

Não hesite em perguntar ao seu professor ou aos seus amigos, colegas e contactos vários do seu circulo social se também têm boas referências bibliográficas para lhe dar ou até se têm livros de computação e informática para lhe emprestar.

Também pode encontrar muitas obras de programação e livros introdutórios em bibliotecas e mediatecas públicas ou, até, casos de estudo e teses de mestrado que muitas universidades e investigadores publicam.

Criar a sua biblioteca pessoal de informática pode não ser simples nem imediato, mas é uma excelente maneira de estudar e rever todos os conhecimentos básicos, bem como esclarecer questões no futuro.

Ser "geek": um estilo de vida para aumentar as competências informáticas

Para se tornar um especialista em computação, é preciso viver, pensar e alimentar-se de tecnologia! Ok, estamos a exagerar um pouco, mas tornar-se um pouco geek pode contribuir para que entenda a cabeça de um cientista ou técnico de computação. Assim vai sentir-se mais à vontade fora das suas aulas de informática!

Peças de lego surgem por baixo da tecla de espaço de um teclado
O termo "geek" caracteriza pessoas com um forte interesse pelas novidades tecnológicas e pela cultura pop e digital | Fonte: Unsplash

A série que melhor representa esse mundo da ciência é, provavelmente, a The Big Bang Theory.

Esta é a história de Leonard (Johnny Galecki) e Sheldon (Jim Parsons), dois brilhantes físicos que dividem o mesmo apartamento. As suas vidas complicam­-se quando uma belíssima jovem, porém pouco inteligente, Penny (Kaley Cuoco, "8 Simple Rules", "Charmed"), se muda para o apartamento do lado. A chegada de Penny perturba um pouco Sheldon, já que ele prefere passar as noites a jogar Klingori Boggle com os seus amigos, colegas de trabalho e também cientistas, Wolowitz e Koothrappali. Contudo, Leonard vê em Penny a possibilidade de aprender a interagir com as mulheres e sente que ela é um novo mundo cheio de possibilidades e, quem sabe, de amor. Sheldon acha que isso é um sonho que nunca se realizará, porém, talvez nesta comédia estas mentes brilhantes possam aprender algumas coisas com uma jovem que trabalha num restaurante. Com um elenco e um enredo de elevada qualidade, esta série foi muito aclamada mundialmente e atingiu um sucesso quase ímpar. Vale muito a pena, mesmo que seja só para entretenimento, entre as pausas de estudo!

Mas sabe o que significa o termo geek? Segundo a Wikipedia, geek é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrónica, videojogos ou jogos de tabuleiro, histórias de banda desenhada, livros, filmes, animes e séries.

Embora possa ser considerado pejorativo, o termo é por norma usado em malícia e como uma fonte de orgulho, sendo bastante usual atualmente e muito bem-aceite até a nível internacional. O seu significado evoluiu e hoje é mais comum associar-se o termo geek a alguém que se sente atraído por tudo o que é novo/novidade, principalmente no campo tecnológico.

Por isso, o que outrora começou com uma conotação negativa, é hoje bem-visto por significar que alguém é curioso e bastante dedicado, especialmente aos desenvolvimentos de um sector que está em constante evolução e ascensão. É por isso que, se for geek, certamente já sabe tudo o que está neste artigo e é claramente um aluno de informática que aproveita todos os momentos livres para continuar a estudar.

Faça trabalhos de casa para aprender a programar

Se está a aprender programação e linguagens como Java, Visual Basic, C ++, Python ou MySQL (sistema de gestão de base de dados), nada melhor do que fazer exercícios de programação em casa e por conta própria, para não se esquecer do que aprendeu nas aulas! Tal e qual como os músicos, que precisam dedicar muitas horas ao seu instrumento para alcançar níveis profissionais.

Muitas listas de exercícios de programação podem ser encontradas na Internet. Selecionámos duas sugestões para si:

  • Caderno de Exercícios da USP: são 125 exercícios, em português, divididos em 9 seções, cada uma a visar o estudo de uma ferramenta diferente;
  • Project Euler: são 415 exercícios, em inglês, ordenados por dificuldade.

Uma riqueza de informações sobre o mundo da computação profissional!

Lembre-se também de pedir ao seu professor de informática para lhe passar alguns exercícios. A vantagem é que pode facilmente trocar informações por e-mail ou Skype, fora do horário das aulas de informática, caso tenha dúvidas para esclarecer.

Exercícios de programação
Quantos mais exercícios de programação fizer, mais rapidamente vai dominar a linguagem de código | Fonte: Unsplash

Converse com profissionais de engenharia informática

Ao conversar com especialistas de TI, pode obter uma melhor visão geral do mundo digital e conhecer mais sobre oportunidades de carreira nesta indústria dinâmica.

Se ainda está a avaliar a melhor forma de ter um curso e pensa em procurar um professor particular de informática, esta pode ser uma boa forma!

Essas trocas de experiências podem até dar-lhe ideias de formações e carreiras a seguir:

  • Ciências da computação;
  • Técnico de TI;
  • Gerente de departamento de TI;
  • Especialista em programação;
  • Administrador de Sistemas;
  • Coordenador de Help Desk;
  • Engenheiro de telecomunicações;
  • Consultor em infraestruturas;
  • Programador Oracle;
  • Programador Java;
  • Programador .NET;
  • Técnico em Segurança Eletrónica;
  • Web Designer;
  • Engenheiro informático;
  • Entre muitas outras hipóteses.

Com o desenvolvimento dos smartphones e das aplicações moveis, o Big Data está no centro de todas as preocupações do setor industrial do século XXI. Especialistas em extração, análise e visualização de dados são, portanto, cada vez mais procurados e valorizados no mercado.

Mas, no geral, todas as valências em ciências tecnológicas são valorizadas e por isso é tão importante continuar a estudar e a treinar, fora das suas aulas de informática.

Precisa de um professor de Informática ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Laura

Apaixonada por comunicação sob todas as suas formas, sempre soube que faria dela minha profissão. Sempre com as palavras e as pessoas no centro, tenho o privilégio de já ter sentido o poder transformador desta área nalgumas das suas múltiplas dimensões: no jornalismo, em marketing e em comunicação empresarial.