A química é um assunto cujo funcionamento você vê ao seu redor. Apenas pense por um momento e você poderá ter certeza de que cada coisa que o rodeia - natural ou artificial - funciona ou existe por causa das descobertas que fizemos nesta ciência. Lâmpadas? Isso é química. Reabastecer um carro? Química. Fritando ovos? Enquanto cozinha, você está literalmente assistindo reações químicas em tempo real.

Realmente, é difícil exagerar o papel que a química desempenha em nossas vidas. Particularmente, nós próprios somos constituídos por átomos e moléculas que estudamos nessa disciplina. Toda a biologia também é química, o que significa que há apenas uma matéria a agradecer pela maneira como respiramos, vemos, nos movemos e comemos.

Portanto, se você está sentado no seu curso de química na escola pensando em quanto odeia o assunto, em quanto não gostaria de ser incomodado, em como é chato ou sem sentido - lembre-se de que não há nada mais fundamental para o mundo do que as coisas que você estudará lá. Química é tudo, menos inútil.

Para provar isso, retiramos do livro as coisas mais interessantes do mundo da química. Desenvolvemos uma introdução à química que engloba todos os grupos funcionais, estrutura atômica, ácidos e bases. Embora a química do ensino médio ou os assuntos de química que mais caem no enem possam não ser, queremos mostrar que a química no mundo real é divertida.

Os conceitos básicos de química

Vamos dar uma olhada rápida em algumas das idéias mais importantes em química geral que você precisará entender - o tipo de coisa que qualquer cientista considera que é um dado adquirido. Por onde começamos? Você adivinhou: a tabela periódica dos elementos.

A tabela periódica

É claro que você já viu isso em todas as aulas de laboratório ou de química em que você já esteve. Nenhum departamento de química está completo sem uma. Mas para que ela serve, afinal?

Você já ouviu falar de elementos, certo? As substâncias puras a que nos referimos com nomes como oxigênio, nitrogênio, carbono ou potássio são substâncias que não podem ser reduzidas a nada diferente - e esses são os itens mostradas na tabela periódica.

A tabela está organizada em ordem da reatividade de cada elemento, do menos reativo ao máximo, e em ordem do número atômico de cada um. Lembre-se dela, como você a verá em todos os lugares.

Reações químicas

Mas o pão-com-manteiga da físico-química é a reação química. Este é o nome do que acontece quando você queima torradas, quando respira, quando acende uma fogueira - quando faz praticamente qualquer coisa. Isso é realmente o que você estuda em sala de aula.

A troca de elementos químicos no nosso corpo
Até mesmo o ato de respirar envolve reações químicas.

Sabemos que tudo ao nosso redor é constituído de relações entre um tipo de molécula ou átomo e outros tipos diferentes, geralmente formados em conjunto com ligações (aqui as moléculas puras formam compostos). No entanto, essas relações moleculares nunca são estáveis, pois mudam quando o calor ou outra substância específica pode estar presente.

Quando essas mudanças - e quando as moléculas, ou os íons ou elétrons que as compõem, são rearranjados - acontece o que chamamos de reação química.

Ácidos e bases

Todos nós já encontramos ácidos e bases alguma vez na vida. Alguns de nós provavelmente usam ácidos na maioria dos dias - como limões e vinagre.

Bases podem muito bem ser menos familiares. Mas se você já lavou as mãos com sabão ou usou alvejante para limpar a pia, entrou em contato com uma base (geralmente conhecida como alcalina).

A teoria diz que, nas reações químicas, os ácidos liberam um próton para o reagente, enquanto as bases os roubam. Acredite ou não, esse processo aparentemente simples é a principal razão por trás dessa diferença.

Se você quiser obter mais detalhes sobre qualquer uma dessas ideias, consulte nosso artigo sobre os conceitos mais importantes em química!

Alguns termos chaves da química

Como estudante de química, talvez você já tenha percebido que o assunto está cheio de termos teóricos e analíticos que você só precisa sentar e aprender. Se você quer ser um químico de sucesso, basta fazê-lo - e todos sabemos que essa pode ser uma das partes menos interessantes de se aprender algo!

Então, você sabe o que é um polímero ou um hidrocarboneto? Você sabe a diferença entre uma ligação covalente e uma ligação iônica? Alguma ideia do que pode ser um catalisador ou um produto químico? Ou o que oxidação, destilação ou titulação podem significar?

Reunimos um glossário de terminologia essencial de química em um artigo que descreve termos cruciais em seu currículo de química, especialmente se você está pensando em estrutura química, em estados da matéria ou em seus primeiros experimentos de química.

E o Superprof pode ajudá-lo a encontrar um professor de química para aprender tudo isso.

O que você precisará em seu kit de química

Falando em realizar um experimento, você poderá ter grandes dificuldades, sem o equipamento correto.

Você provavelmente já se perguntou em algum momento por que exatamente seu departamento de química está tão cheio de coisas que você nunca viu fora do laboratório de química. A resposta para isso é que você precisa de todos os tipos de ferramentas para realizar um experimento químico com eficiência e - crucialmente - com segurança.

Proteja-se a si e aos outros
Alguns equipamentos de física permitem você entender a matéria e vê-la funcionar.

O dispositivo mais conhecido de química básica é o queimador de Bunsen, um tubo de gás que produz uma chama muito quente, limpa e clara. O calor geralmente induz a alteração química ou física que você estará observando e analisando, de modo que o queimador de Bunsen se tornou a principal ferramenta da química moderna.

Mas para estudar qualquer processo químico, é provável que você precise de tubos de ensaio, um balão, pipetas e buretas - e certamente óculos e luvas para garantir que você não se machuque.

E para entender a composição da substância com a qual você está trabalhando, algumas ferramentas o ajudarão a obter uma explicação: papel de tornassol, um termômetro e um modelo molecular.

Confira a lista completa de equipamentos de química em nosso artigo dedicado ao assunto!

Os químicos mais importantes de todos os tempos

Se disséssemos Lavoisier, Dalton ou Berzelius, você saberia do que estávamos falando? Que tal Mendeleev ou Nobel? Linus Pauling lembra alguma coisa? Todas essas pessoas têm algo em comum: são alguns dos químicos mais importantes que já existiram!

Você já pensou em quem descobriu os elementos químicos? Ou como todas essas teorias estranhas de propriedades químicas ou análises químicas foram parar nos seus livros? Bem, você tem a quem agradecer (ou culpar!).

Desde o século XVIII, as pessoas têm estado ocupadas pensando, escrevendo e experimentando, para entender o que realmente acontece na Terra quando você aquece gases ou como podem acontecer as ligações químicas. Seu livro de química não caiu do céu cheio de conhecimento. As pessoas trabalharam para desenvolver essas idéias e a sua contribuição para a ciência tem sido surpreendente.

Que tal verificar quem eram essas pessoas e quem foram os químicos mais importantes de todos os tempos?

Quem descobriu o que na química?

Como dissemos acima, tudo ao nosso redor é química, desde medicamentos até o material que usamos para cultivar alimentos. Mas vale a pena repetir: tudo o que você toca é o resultado de um processo químico.

Considere a tela na qual você está lendo isso como um exemplo. Do que ela é feita? Como aparecem essas palavras que você está lendo agora? Como pode ser tão pequeno - quando pensamos nas enormes telas de televisão que tínhamos apenas uma década atrás?

os cristais de um ecrã do seu telefone
Você já parou para pensar que a tela do seu celular surgiu da química?

Essas são questões de química, e o que você está vendo é feito de compostos químicos que são o resultado de experiências dedicadas. Você pode agradecer a um homem chamado George Gray pela invenção dessa tecnologia específica. Sua pesquisa química mudou, não apenas a maneira como lemos as informações, mas também o modo como conversamos com nossos amigos e familiares, como compramos coisas e como trabalhamos. Nada disso seria possível sem Gray, que nos permitiu colocar nossos computadores nos bolsos!

Dos elementos radioativos que tratam do câncer ao plástico maleável em que embalamos tudo - você encontrará detalhes sobre alguns dos cientistas que mais mudaram a vida com suas descobertas químicas neste artigo.

Fatos da química para surpreender sua mente

Para finalizar, compilamos uma pequena lista de alguns dos fatos mais surpreendentes sobre a química.

A química é muito mais do que a palestra que seu professor lhe dá nas aulas, muito mais do que a equação e a notação que você precisa praticar para fazer a lição de casa.

Então, você provavelmente não ficará surpreso ao ouvir agora que coisas como Coca-Cola e fogos de artifício são invenções químicas (e suas histórias são incríveis!).

Mas, por outro lado, você pode não saber que os elementos químicos do seu corpo valem apenas cerca de sessenta centavos - ou que apenas o carbono do seu corpo pode produzir quase dez mil lápis!

Possuímos os mesmos elementos em diferentes circunstâncias
Nosso corpo é uma verdadeira fonte de matéria prima para lápis.

De abelhas e vespas, água, xadrez e vidro, a química surge em alguns lugares realmente surpreendentes.

Deu vontade de aprender? Então acesse agora mesmo a nossa plataforma Superprof e encontre um professor de química particular perto da sua casa.

Precisa de um professor de Química ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.