O boxe é uma das mais antigas formas de artes marciais, sendo um dos desportos de combate que já era bastante popular sete séculos antes de Cristo. No século XVII, já se lutava por dinheiro nas ruas de Inglaterra, no entanto, nesta época, o boxe ainda não era um desporto reconhecido como modalidade oficial.

Na verdade, antes do século XX, o boxe era praticado com as mãos nuas e de forma clandestina, durante lutas ilegais realizadas em lugares ocultos da polícia. Foi apenas quando a disciplina foi reconhecida como um dos desportos de combate que começaram a surgir regras para regulamentar as sessões de luta e, com elas, os equipamentos de proteção para os seus participantes. Os atletas começaram a calçar luvas, botas e protetores bucais, genitais e de cabeça para preservar a sua integridade física e evitarem lesões graves aquando das suas sessões de treino e lutas formais. Prepare-se para começar o usar o seu saco de boxe e calçar as luvas de boxe.

aula de boxe, tudo que precisa saber
O que é que sabe sobre a prática do boxe? Veja aqui tudo o que precisa de conhecer antes de começar a praticar esta modalidade.

Existem duas formas de definir o vencedor de uma luta de boxe: pela contagem de golpes executados, aferida pelos juízes; ou pelo knock out (ou K.O.), que é quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir com o combate.

O boxe tornou-se num dos desportos de combate mais populares nos últimos anos e foram surgindo uma infinidade de modalidades derivadas das artes marciais bastante populares entre os diferentes tipos de atletas. Outro fenómeno interessante ligado ao boxe é o crescente número de mulheres adeptas, de diferentes faixas etárias. O sucesso entre o público feminino é de tal forma elevado, que hoje em dia existem modalidades desenvolvidas especialmente para elas, com regulamentos e eventos específicos para este género.

Se deseja começar a praticar boxe, é preciso que se informe antes sobre todas as variáveis do seu curso e, caso seja possível, deve experimentar fazer uma primeira aula sem compromisso para conseguir avaliar se este é um dos desportos de combate mais indicado para si.

Veja o nosso guia sobre esta modalidade que o irá ajudar a conhecer um pouco mais sobre o boxe.

E se precisa de inspiração, saiba que até o Cristiano Ronaldo é um dos admiradores do boxe!

Preparado para usar o saco de boxe e as suas luvas de boxe?

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Qual a frequência adequada de aulas de boxe para progredir no boxe?

E se optasse por fazer aulas de muay thai? Com a Superprof é possível! Basta ver a nossa seleção de professores especializados nesta modalidade, selecionar o seu favorito, e poderá dar início às suas sessões de treino ainda hoje.

A frequência das suas aulas irá depender muito do seu objetivo, capacidade física e resistência atual. A verdade é que nem todos os praticantes de boxe têm o mesmo perfil e as mesmas motivações. Alguns procuram praticar este desportos de combate a nível profissional e participar em campeonatos e outras competições, enquanto que outros querem apenas dedicar-se à prática de uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Algumas pessoas também pretendem inscrever-se em aulas de boxe para emagrecer ou recuperar a boa forma física. De facto, nem sempre começamos a praticar boxe com a intenção de nos tornarmos no melhor pugilista nacional.

Apesar disso, este é um dos desportos de combate em que os seus praticantes costumam ganhar gosto muito rapidamente. Esta atitude e vontade de melhorar provoca, consequentemente, um maior investimento por parte do desportista ao longo dos seus treinos com o intuito de progredir, de melhorar a sua técnica e de desenvolver a resistência necessária para ser bem-sucedido em combate.

aula ce boxe, quantas vezes devo praticar por semana
A frequência dos seus treinos é importante para o desempenho e melhoria do lutador.

Para ver uma evolução física de forma rápida, é preciso manter uma frequência semanal nas suas aulas de forma bastante assídua. A duração dos seus treinos de boxe é igualmente importante e, para ter uma ideia do que esperar, saiba que os lutadores profissionais treinam de 3 a 5 horas a cada sessão. Essas rotinas de treino costumam ser divididas da seguinte forma:

  • Aquecimento;
  • Exercícios no saco de pancadas;
  • Exercícios de shadowboxing ou sparring;
  • Exercícios de musculação e de condicionamento físico;
  • Abdominais, squats, burpees, e outros exercícios focalizados;
  • Alongamentos para evitar dores musculares.

Já os praticantes das modalidades fitness do boxe, ou seja, atividades com inspiração na prática profissional da luta, costumam seguir outros tipos de treinos, menos exigentes na sua natureza física que duram, em média, apenas 1 hora.

Para obter bons resultados no boxe, seja do ponto de vista da técnica ou do condicionamento físico, é preciso praticar o desporto pelo menos 2 vezes por semana. Este é um bom começo para quem deseja entrar em forma e ver os resultados dos seus treinos a surgir cada vez mais facilmente de sessão em sessão.

A preparação física do pugilista é muito importante para estes desportos de combate, por isso, considere alternar entre os seus exercícios de musculação (tríceps, bíceps, peitorais, quadríceps, etc.), com lutas simuladas no ringue de boxe para ganhar agilidade, conhecer o espaço disponível para os seus movimentos e treinar a sua técnica tanto de ataque como de defesa.

O seu treinador irá aconselhá-lo sobre os melhores exercícios para aperfeiçoar os seus movimentos, respeitando o seu ritmo de aprendizagem. Para avançar ainda mais rapidamente na sua aprendizagem, preste especial atenção aos seus hábitos quotidianos que poderão o influenciar diretamente na sua performance: durma bem, beba muita água, alimente-se de forma saudável e evite o álcool e o tabaco.

Quer-se tornar num pugilista profissional, usar um saco de boxe ou luvas de boxe? Saiba qual é a frequência ideal de aulas de boxe por semana para o seu caso em particular!

O saco de boxe é essencial para a prática do desporto
O saco de boxe é um dos elementos mais procurados pelos adeptos dos desportos de combate! É essencial para aprender e aperfeiçoar a sua técnica! | Fonte: Pixabay

Qual o regime alimentar mais adequado para um praticante que realiza treino de boxe?

Alguma vez ponderou fazer aulas de aeroboxe? Há muitas variáveis deste desporto aqui na Superprof, que poderá experimentar para escolher aquela que for mais adequada às suas motivações pessoais.

No boxe, a alimentação tem um papel primordial, pois ela vai influenciar não apenas a sua forma física, mas também a performance do lutador.

Um treino de boxe implica um grande esforço físico, e, por isso, nunca deve ser realizado em jejum. Não comer antes de uma aula de boxe, ou competição, pode resultar em perda de energia e de massa muscular, limitando o desempenho do pugilista, aumentando consideravelmente o seu tempo de recuperação e o risco de potenciais lesões.

Tal como acontece com todos os desportos de combate, o boxe, quando praticado regularmente, requer uma dieta especial. Trata-se, na realidade, de uma reeducação alimentar, para que o atleta aprenda a comer de forma saudável, cumprindo sempre o número de calorias ingeridas necessárias para praticar o seu desporto de forma responsável e conseguir manter uma dieta equilibrada a longo prazo.

 

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Uma alimentação rica em legumes, frutas e proteínas é a mais indicada para quem pratica boxe.

Está à procura de aulas de muay thai em Lisboa? Veja as diferentes opções que tem à sua disposição na Superprof independentemente da sua área geográfica.

Os praticantes deste desporto precisam de mais nutrientes para obter a energia necessária durante os seus treinos e para ajudar os seus corpos a desenvolverem-se e a recuperarem mais rapidamente dos seus esforços físicos aquando das suas sessões. Por isso, o regime ideal para um pugilista deve:

  • Fornecer energia durante o seu treino;
  • Incluir todos os nutrientes necessários para promover o ganho de massa magra e manter o percentual de gordura baixo;
  • Ser pobre em gorduras, em especial as gorduras transformadas, para facilitar a sua digestão;
  • Ser rico em proteínas e carboidratos de qualidade para ajudar na construção muscular.

Saber qual será o momento certo para cada uma das suas refeições também é muito importante! O corpo usa energia constantemente, mas, obviamente, o pico do consumo de energia será apenas alcançado durante os seus treinos.

Para manter o corpo com energia suficiente durante o dia, o mais recomendado é comer a cada 3 horas. Isso irá garantir que nunca tenha quedas muito bruscas de glicemia, e lhe dará a força necessária para enfrentar os seus treinos, que podem ser mais ou menos intensos dependendo do seu objetivo.

Um nutricionista poderá orientá-lo de uma forma mais precisa, mas nós recomendamos que tente fazer cerca de 5 a 6 refeições por dia. Obviamente, estas refeições devem conter todos os macro e micronutrientes essenciais ao bom funcionamento metabólico, sendo ainda necessário encontrar um equilíbrio entre quantidade e qualidade nutricional para não comer nem de mais, nem de menos.

Tenha as suas próprias luvas de boxe
Já sonhou em calçar as suas luvas de boxe? Muitos dos adeptos dos desportos de combate adoram ter as suas próprias livas de boxe para poderem praticar! | Fonte: Pixabay

A refeição pré-treino é também de extrema importância para o desempenho do pugilista. Se ele comer menos do que o recomendado, pode não ter energia suficiente para terminar o seu treino, e, caso coma demais, pode sentir-se demasiado pesado e indisposto, o que o influenciará negativamente na sua performance.

Se treina à tarde, o ideal é fazer um lanche leve, mas que lhe garanta energia suficiente, antes de ir treinar. Por outro lado, se treina logo depois do almoço ou do jantar, faça as suas refeições de forma habitual, preferindo optar por alimentos leves e digestos, para evitar sentir-se mal ao longo da sua sessão.

Para se aprofundar ainda mais neste assunto, veja aqui o nosso artigo sobre o que comer antes do seu treino de boxe.

Com uma alimentação adequada poderá usar o seu saco de boxe e luvas de boxe!

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Existe uma idade limite para ter treino boxe?

O boxe praticado como atividade desportiva de lazer é destinado a um público muito amplo e pode ser praticado desde os 8 aos 80 anos de idade. Assim sendo, caso esteja a ponderar matricular-se na prática de um novo desporto, o boxe pode ser a solução ideal para si já que traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos seus praticantes e, ao contrário do que muitos acreditam, não incita a violência.

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De forma geral não há um limite de idade para a prática de boxe, basta ter motivação e força de vontade.

De igual forma, é ainda possível iniciar-se no boxe depois dos 40 anos, com algumas ressalvas. Quando envelhecemos, quer seja um desportista experiente ou não, o corpo perde vitalidade e algumas das nossas capacidades físicas diminuem, podendo encontrar alguns problemas para a sua prestação tais como flacidez, diminuição da sua resistência, força e da velocidade dos movimentos, por exemplo.

Apesar disso, não é incomum ver atletas na casa dos 40 participarem e vencerem as mais prestigiosas maratonas e campeonatos em vários tipos de modalidades. Quando aos ex-pugilistas, que querem voltar a praticar o seu desporto depois dos 40, o primeiro conselho a seguir é que não retomem os seus treinos com os mesmos hábitos que tinham quando lutavam aos 20 ou 30 anos, pois o corpo provavelmente não responderá da mesma maneira e só estará a aumentar o seu risco de lesões.

Outro ponto importante a mencionar serão os cuidados a ter com o seu corpo. Se antes podia – na medida do aceitável – negligenciar o seu regime alimentar de vez em quando, perder algumas horas de sono, ou mesmo não respeitar os seus dias de repouso, fazer isso depois dos 40 deixará de ser possível se quiser manter uma vida saudável.

Em suma, para recuperar o nível de prestação física que tinha aos 20 anos, é necessário ouvir e interpretar os sinais que o seu corpo lhe dá ao longo dos seus treinos. Mas não se preocupe, esta é uma característica que, felizmente, adquirimos com o tempo e maturidade.

De forma geral, é bastante fácil manter uma atitude saudável: dê ao seu corpo o descanso que ele precisa, preze pelas suas horas de sono, alimente-se bem e evite o álcool e o tabaco. Estes conselhos são válidos para qualquer idade, mas depois dos 40 são uma obrigação.

Saiba que os idosos também podem aproveitar os benefícios que o desporto traz para a saúde. O boxe para esta faixa etária é um pouco diferente e não há confronto direto. Os seus treinos irão então consistir numa série de atividades funcionais, bem como exercícios cardiovasculares e os seus benefícios concentram-se na melhoria da flexibilidade das articulações, o que impede que atrofie os seus movimentos, proporcionando ainda uma melhoria na estrutura muscular e, consequentemente, isso irá ajudá-lo a conservar a sua autoestima tornando-se mais confiante no final de cada sessão.

Quer descobrir até que idade pode praticar boxe? Leia aqui o nosso artigo sobre este tema!

Desporto é importante para uma vida saudável
O boxe é um dos desportos de combate que irá permitir que tenha uma vida saudável, cheia de energia! | Fonte: Pixabay

Ferramentas didáticas para descobrir mais sobre treino boxe!

Existem várias alternativas que pode utilizar para continuar a aprender mais sobre o seu desporto para além das suas sessões de treino com o seu professor. Com a democratização da internet, existem diferentes plataformas que oferecem materiais adicionais, nos mais diversos formatos, para que não precise deixar de treinar e aprender mal saia das suas sessões.

Algumas das suas opções podem passar por ver vídeos no Youtube de personal trainers, ou praticantes dedicados a esta modalidade, que queiram partilhar as suas dicas e metodologias de treino e terá igualmente a oportunidade de seguir lutadores profissionais e acompanhar as suas lutas em canais de televisão desportivos. Caso prefira, existem diversos livros que pode comprar para aprender mais sobre esta temática, estudando os diferentes tópicos que irão influenciar a sua prestação - desde a sua alimentação, rotinas de treino e exercícios de alongamento, por exemplo - e ainda várias aplicações gratuitas na Apple e Google Store que pode utilizar para complementar as suas sessões de treino com exercícios focados em diferentes grupos musculares.

Qualquer que seja a sua preferência, não lhe vão faltar alternativas para continuar a informar-se cada vez mais sobre a sua modalidade para que consiga ter uma atitude mais proativa ao longo da sua jornada e para que veja progressos ao longo da sua formação, tornando-se assim num verdadeiro praticante de boxe de sucesso, usando o seu saco de boxe e luvas de boxe!

O boxe e desportos de combate são cada vez mais comuns
Leia o mais que puder sobre o boxe e os desportos de combate! Irá informar-se e conhecer mais sobre esta fascinante modalidade! | Fonte: Pixabay

Quais as modalidades disponíveis para ter aulas de boxe?

Dependendo das suas motivações para praticar este desporto em específico, a sua disponibilidade horária para as suas sessões de treino, a sua experiência no mundo das artes marciais e o seu perfil enquanto desportista, poderá escolher entre vários tipos de tipologias de sessões para praticar boxe da forma que considerar ser a mais indicada para si.

Ao ser uma modalidade dos desportos de combate mais populares, hoje em dia é possível encontrar várias soluções para as suas aulas em diferentes tipos de regimes sem ter de pôr a sua rotina diária em suspenso. Por isso, para que escolha aquele que melhor se irá adaptar aos seus objetivos, considere as suas diferentes opções antes de tomar a sua decisão final:

  • Ginásios: se já se encontra inscrito num ginásio perto de sua casa, veja se tem acesso a aulas de artes marciais no seu pacote de aulas já adquirido. Atualmente, são muitas as sessões de diferentes modalidades promovidas pelos ginásios que desejam prestar um atendimento mais completo aos seus atletas, e o boxe poderá ser uma delas;
  • Academias de artes marciais: de forma semelhante às sessões promovidas num ginásio, existem escolas especializadas no ensino de artes marciais espalhadas por todo o país. Com este tipo de alternativa poderá obter um aconselhamento mais especializado, já que os treinos são, por norma, lecionados por alguém com um grau profissional neste desporto, garantindo assim uma melhor prestação e evolução ao longo do seu percurso;
  • Aulas particulares: se, por outro lado, está à procura de um tipo de orientação mais customizável e adaptável às suas necessidades particulares, ao mesmo tempo que é seguido de forma privada pelo seu professor, então as aulas particulares serão a escolha mais acertada para as suas motivações. Ao escolher esta metodologia de ensino estará a garantir uma independência incapaz de ser obtida noutro tipo de regime.

Quaisquer que sejam os seus objetivos pessoais para praticar este desporto, usar o saco de boxe e luvas de boxe, não lhe irão faltar ofertas para que encontre o tipo de aulas mais adequado para si, tendo em atenção a sua experiência prévia, disponibilidade, resistência atual e ainda as suas metas enquanto pugilista. Por exemplo, se acabar por optar por um tipo de acompanhamento particular, basta aceder à página da Superprof que irá facilmente encontrar um leque infindável de ofertas à sua disposição através de um simples clique.

Então, pelo que espera? Não há mais tempo a perder! Comece já a sua pesquisa pelo seu tipo de aulas favorito e comece as suas sessões de boxe o quanto antes para que consiga ver resultados positivos desde o primeiro treino, para que comece a praticar um um dos desportos de combate novo de enorme sucesso e ainda para que se se torne numa pessoa mais saudável, tanto a nível físico como mental.

Como escolher o personal trainer mais adequado para as suas aulas de boxe?

Se está agora a começar a praticar artes marciais, é de enorme importância que escolha um professor adequado à sua experiência para que consiga obter o melhor tipo de resultados possíveis a cada sessão, sem correr o risco de criar lesões seriamente graves para a sua saúde. Este tipo de acompanhamento personalizável pode ser facilmente obtido ao contratar um professor particular para o orientar ao longo do seu progresso e para lhe dar a motivação necessária para frequentar os seus treinos de forma assídua, o que irá, por sua vez, resultar em resultados cada vez mais positivos ao longo da sua jornada enquanto praticante desta modalidade.

Ao optar pela nossa plataforma para encontrar o seu professor de boxe, recomendamos que faça uma introspeção quanto às suas necessidades em particular e que responda a algumas questões relativamente ao seu percurso individual antes de tomar a sua decisão final, tais como: qual a sua disponibilidade horária para as suas sessões de treino? Que tipo de orientação é que está à procura: presencial, online ou ao domicílio? Já tem alguma experiência prévia na prática de artes marciais? Pretende levar os seus treinos mais a sério para se tornar num pugilista profissional e participar em campeonatos nacionais, ou está simplesmente à procura de uma ferramenta divertida para se tornar menos sedentário?

Estas são apenas algumas questões exemplo que deve ponderar antes de escolher o seu treinador. Se quiser analisar mais a fundo a sua opção, recomendamos ainda que opte por alguém cuja personalidade seja compatível com a sua de forma a que consiga manter a sua motivação ao longo dos seus treinos e para que não desista e se esforce cada vez mais nos exercícios propostos pelo seu professor.

Para tal, alguns professores oferecem uma primeira sessão de uma forma completamente grátis para que possam falar sobre as suas motivações e dificuldades, para que consiga ter uma ideia do tipo de orientação que lhe espera, e para que consiga avaliar se existe uma atitude de colaboração entre ambos sem ter de incorrer em qualquer prejuízo monetário. Se achar que a sua primeira escolha não foi a mais adequada, não há qualquer problema! Ao não haver qualquer tipo de compromisso, poderá sempre voltar à estaca zero e tornar a ponderar sobre as diferentes características que procura no seu professor antes de retomar a sua pesquisa por uma opção mais adequada.

Irá adorar começar a usar o seu saco de boxe e as luvas de boxe!

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Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.