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Podemos afirmar que no nosso país existe uma grande variedade de aulas dos vários estilos de dança. Além do hip-hop, da zumba, do sapateado, do ballet clássico, existem muitas outras modalidades menos conhecidas que podem ser aprendidas sem ter de levar o seu filho para fora da sua cidade.
Aprender a dançar com um professor particular ou numa escola de dança é uma atividade que traz muitos benefícios para as crianças. Contudo, a estrutura da aula de dança é algo que preocupa um pouco os pais dos futuros bailarinos.
Neste artigo falaremos de uma estrutura geral que deve ser adaptada aos objetivos e aptidões dos alunos em questão.
Conhecer o professor de dança
É de conhecimento geral que iniciar uma atividade extracurricular nem sempre é fácil para todas as crianças pois há muita coisa a assimilar: o professor de dança, os outros alunos, o lugar e a música. Assim, somos da opinião que a primeira aula pode ser um momento ou pouco desconfortável mas tem de ser o mais motivadora possível para que os alunos tenham o desejo de voltar.
É por isso que a maioria dos professores de dança começa o ano muito lentamente pois também não faz sentido apressar as crianças à aprendizagem das coreografias e técnicas, uma vez que, para tirar partido desta atividade, as crianças têm também que disfrutar do processo.
No entanto, os professores irão inicialmente, explicar a estrutura do seu curso de dança para que o aluno saiba o que esperar das próximas aulas. Porque, na verdade, a primeira aula é um momento de avaliação para que o instrutor (para perceber quem tem à sua frente) e para o aluno (que vai decidir se quer continuar a frequentar a aula de dança em questão).

Tendo isso em conta, o professor de dança começa pela sua apresentação e por pedir aos alunos que se apresentem.
Seguidamente, pode propor uma atividade mais lúdica relacionada com a dança, para criar espírito de equipa e empatia e também para que as crianças se conheçam. Somos da opinião que brincar é a melhor maneira para os bailarinos criarem laços entre si, enquanto aprendem algo inconscientemente.
Nesta aula, o professor vai também falar dos objetivos da aula de dança e conversar sobre o desempenho a conquistar no final de ano, se necessário.
Assim, podemos dizer que o objetivo da primeira aula de dança para crianças é, no fundo, trabalhar a integração dos alunos, assim como a sua vontade de se expressar, quer seja no esclarecimento das suas dúvidas, quer na realização dos exercícios propostos em tempo de aula.
O aquecimento é o início de todas as aulas de dança
Tal como nas aulas de dança para adultos, o aquecimento tem de ser o primeiro exercício proposto na aula de dança prática. O aquecimento vai permitir que os músculos alonguem e se preparem para os exercícios posteriores e são estritamente necessários para que não haja lesões durante e após a aula.
Para além de exercitar o corpo, o aquecimento é um momento muito importante para relaxar e começar a concentrar-se na aula de dança.
Por norma, as aulas de dança decorrem depois de um longo dia escolar o que pode ser traduzido em alguma fadiga ou cansaço. Assim, o aquecimento força os alunos a ouvirem o professor e a se concentrarem nas diferentes partes do corpo, como na meditação.

Os diversos exercícios de aquecimento não são feitos em silêncio mas sim, por norma, com uma música divertida para despertar a atenção dos alunos. Por outro lado, os alongamentos (exercício que deve ser proposto no final da aula de dança) são geralmente acompanhados por uma música mais calma e relaxante.
Durante o aquecimento, os bailarinos espalham-se pelo local da aula adequadamente, para que cada um tenha o seu espaço e aqueça todos os músculos do corpo, da melhor forma.
Aulas de zumba ou outros estilos de dança: qual escolher?
Dança contemporanea, aulas de hip hop, aulas de zumba... seja qual for o estilo de dança que o seu filho escolher, o objetivo desta aprendizagem é descobrir uma disciplina, envolver-se com a técnica e usufruir de todos os benefícios que esta prática tem para oferecer.
É de conhecimento geral que a maior parte da aula será reservada para aprender as coreografias e os passos específicos de um determinado estilo de dança.
O professor de dança particular ou aquele que leciona numa escola de dança mostra aos alunos os passos em frente ao espelho, para que os dançarinos possam segui-los. Isto significa que os dançarinos aprendem imitando e repetindo muitas vezes, sendo que, o objetivo principal é fazer com que os alunos sejam capazes de executar uma coreografia inteira após algumas sessões.
Com o decorrer normal das aulas, o aluno vai ser capaz de executar a coreografia cada vez melhor e de forma quase automática mas, realizar a coreografia não chega pois um bom dançarino deve acima de tudo dançar com a sua alma e não com seu cérebro. Isto significa que, não deve pensar muito durante a execução de uma coreografia mas sim forcar-se na sua expressão própria para conseguir conferir um cunho pessoal à coreografia.
Nas aulas de dança para crianças que estão no nível de aprendizagem inicial, o ritmo deve ser um pouco diferente pois neste tipo de lição, o objetivo é manter a atenção dos jovens estudantes. Aqui, os professores optam por alternar entre passos de dança, improvisação e descoberta de novas música que fazem parte do reportório do estilo de dança que estão a aprender.

Os professores de dança ensinam história e diversão
Por vezes, há uma parte dos melhores cursos de dança que é reservada para a improvisação ou à criação de uma coreográfica. Neste caso, os dançarinos, individualmente ou em grupo, inventam coreografias incluindo os passos aprendidos e, em seguida, apresentam a dança ao resto do grupo. Para além dos passos de dança que são de conhecimento geral, os bailarinos devem apresentar também passos novos, da sua autoria.
A improvisação na dança dá-se quando os bailarinos movimentam os seus corpos livremente, sem estarem a executar uma coreografia específica que foi ensaiada anteriormente. Mas, apesar deste tipo de expressão artística na dança ter um carácter espontâneo e livre, o resultado final deve ser harmonioso e respeitar o ritmo da música que acompanha a apresentação.
Esta é certamente a parte mais divertida de uma aula de dança e é neste momento que as crianças se devem expressar, libertar energia, conviver, trocar ideias e usar a sua criatividade para que, com o passar do tempo, estes bailarinos possam encontrar o seu próprio estilo de dança e a sua expressão artística.
Estes momentos de improvisação e apresentação em pequenos grupos também são importantes para preparar a apresentação de final de ano e trabalhar a extroversão e autoconfiança de cada aluno, porque, mesmo que o professor de dança seja o orientador dos alunos na realização da coreografia, esta será, certamente, mais rica se for inventada e organizada pelos próprios alunos.
Para além da técnica, é ensinado também, por vezes, um pouco da história da dança. É importante que os mais jovens saibam quais as evoluções que este tipo de expressão artística sofreu ao longo dos tempos e que tenham principalmente, nomes de referência como por exemplo, quais os melhores bailarinos portugueses da atualidade.

Alongamentos terminam a aula de hip hop ou outros tipos de dança
Todas as aulas de dança em lisboa devem terminar com um momento dedicado aos alongamentos. Assim como o aquecimento, esta parte é muito importante para o estado saudável do corpo, pois trata-se de um conjunto de exercícios que serve para alongar todos os músculos do corpo, especialmente as partes que mais foram trabalhadas. Aqui, o objetivo é também evitar dores no corpo no dia seguinte à aula de dança.
Esta parte do curso de dança também permite que a criança relaxe e se descontraia. Por norma, os professores de dança escolhem músicas que mais calmas para que o corpo e a mente fiquem relaxados depois de um dia de desafios escolares e corporais.
Temos de admitir que existem certos movimentos nem sempre são agradáveis, mas são necessários para terminar bem a sessão e não ter com dores musculares no dia seguinte.
Assim, o seu filho vai chegar a casa, depois das aulas de dança leiria, cansado mas também feliz e tranquilo.
Estes alongamentos também motivam os jovens a cuidar do corpo e a perceber quais os seus limites, uma vez que, cada dançarino tem um nível diferente de flexibilidade. Aqui o objetivo não é que todos os alunos façam os exercícios da mesma maneira mas sim, que cada um estique o seu corpo e os seus músculos, de acordo com as suas capacidades.
E agora? Já sabe qual o lugar onde o seu filho vai aprender a dançar? Na Superprof existem muitos professores de dança experientes que oferecem a primeira aula!
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