Aprender alemão é uma ótima oportunidade para qualquer pessoa, quer more em Faro ou noutra cidade qualquer. Os cursos de alemão podem ajudá-lo a evoluir na carreira, mudar de cidade ou até de país! Podem também ser uma boa desculpa para mudar de cidade. Quer morar na Invicta? Que tal procurar um curso de alemão no Porto como no goethe institut Porto? Aprender alemão no Porto irá dar-lhe as mesmas hipóteses de treino com turistas, já que ambas as cidades recebem bastantes ao longo de todo o ano.

Em Faro os cursos de alemão são muito procurados. Porquê?

Os cursos de alemão em Faro são bastante procurados exatamente pelo mesmo motivo que os cursos de alemão no Funchal são também procurados, por causa do turismo. Faro é um dos destinos de férias preferidos dos portugueses mas, de muitas outras nacionalidades também. Anualmente estima-se que Faro recebe mais de 10 milhões de turistas entre os quais uma grande percentagem é de nacionalidade alemã, no ano de 2017 contaram-se mais de 42 milhões de turistas. Isto é equivalente a toda a população portuguesa vezes 5! Faro é também conhecida por ser "a maior e mais importante região turística nacional".

Mas, o que tem esta cidade algarvia que leve a que tantos milhões de turistas e também outros portugueses a procure?

Aprender alemão em Faro e ajudar os turistas alemães a chegarem à praia
Faro é uma das cidades onde o curso de alemão é mais procurado, sabe porquê? | Fonte: Pixabay

Faro é considerada por muitos uma cidade paradisíaca para portugueses e estrangeiros! Existem mais de 150 praias que se pode visitar e conhecer coisas diferentes em todas elas.

A leste de Faro encontrará lagoas fantásticas que parecem saídas de um conto de fadas, no lado oposto, uma costa deslumbrante. Entre as suas muitas praias destacamos a Praia do Cavalho, muito próxima das famosas cavernas de Benagil. Aqui existem praias para todos os gostos, desde as mais visitadas como a da Arrifana, que está sempre cheia de banhistas até às mais vazias, como a Ilha da Fuseta, nesta ilha a água faz lembrar uma piscina.

Depois, claro, o surf. Faro não só agrada pelas praias mas também pelas atividades aquáticas como bodyboard, kitesurf e até mergulho!

Com tantos milhões de turistas de tantas nacionalidades diferentes, é mais que óbvio que os algarvios têm de conseguir dominar algumas das línguas mais faladas entre os turistas nomeadamente: inglês, espanhol, alemão e francês. Cada vez mais a procura por um curso de alemão em Faro aumenta e com isso, os cursos de alemão aparecem também cada vez em menor número. É a lei da procura e da oferta. Se formos avaliar o número de cursos de alemão em Viseu, certamente serão inferiores comparados ao do Algarve.

Na realidade, conseguir arranjar emprego ou ter uma vida profissional estável em Faro, passará por fazer cursos de línguas e o curso de alemão, tem um grande peso já que é considerada uma língua difícil, a maior parte prefere seguir por aprender inglês ou francês. Mas fazer o curso de alemão e conseguir ultrapassar as dificuldades iniciais como aprender as horas em alemão e os dias da semana, conseguirá responder com facilidade aos que lhe perguntem: "wo ist der Strand?" (onde é a praia?).

Expressões alemãs que não vai aprender no curso de alemão

Todos conhecemos as famosas expressões idiomáticas, que quando traduzidas à letra não fazem qualquer sentido. Dando o exemplo do inglês "it's rainings cats and dogs" (está a chover cães e gatos), já em português, dizemos que chove a potes. Na língua alemã, existem também estas expressões e em algumas, não haverá dicionário alemão que ajude pois sabemos que traduzindo estas expressões à letra ficamos a saber exatamente o mesmo!

Exemplo de algumas expressões utilizadas e os seus significados:

  • Ich bin fix und fertig- Significa que alguém está cansado, completamente exausto;
  • Bock haben- tradução literal- Ter uma cabra- esta é utilizada quando se tem uma vontade enorme de fazer algo;
  • Das ist nicht mein Bier- Esta não é a minha cerveja- utilizada quando queremos dizer que algo não é um assunto nosso;
  • Tomaten auf den Augen haben - Ter tomates nos olhos- uma expressão utilizada quando alguém age como cego;
  • Aus einer Mücke einen Elefanten machen- Fazer de um mosquito um elefante- uma tempestade num copo de água;
  • Hinter dem Mond leben- Viver atrás da lua- igual ao viver no mundo da lua;

Já imaginou ler uma destas expressões e deparar-se com "ter tomates nos olhos"? ia ser uma grande confusão de certeza! Conhecer as expressões alemãs é tão importante quanto conhecer as palavras do dicionário alemão, afinal se quiser um dia falar como um alemão, ou até trabalhar na Embaixada Alemã, irá ter de as conhecer.

Placa apartamentos na Alemanha
Existem várias expressões idiomáticas que podem não nos fazer muito sentido, assim como a construção frásica alemã pode ser um pouco confusa inicialmente | Fonte: Pixabay

Depois, claro, existem as expressões que traduzidas à letra dizem exatamente o mesmo que nós em português como é o caso de:

  • Besser spät als nie- Antes tarde que nunca;
  • Bellende Hunde beißen nicht- Cão que ladra não morde;
  • Einem geschenkten Gaul schaut man nicht ins Maul- A cavalo dado não se olha o dente;
  • Kein Rauch ohne Feuer- Onde há fumo há fogo (Embora em alemão a tradução seja "Sem fumo, sem fogo");

Como escolher o melhor professor de alemão

Existem os professores com quem poderá aprender os dias da semana em alemão e outras coisas básicas da língua alemã e depois, existem os professores que mais parecem um dicionário de alemão e que o conseguirão ajudar a chegar ao nível mais alto do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, o C2.2.

Alguns professores conseguirão ser prós na língua e serem uns verdadeiros tradutor alemão portugues ambulantes e no entanto, não conseguirem ter tanto sucesso a ensinar tudo o que sabem enquanto que outros podem não ter a mesma capacidade ou conhecimento total da língua e no entanto, conseguirem que os seus alunos sejam um sucesso no curso de alemão!

Mas a questão principal mantém-se, como saber que se está a escolher um bom professor e com boa capacidade para ensinar alguém a falar alemão do zero? Existem algumas dicas que pode utilizar!

Escolher o melhor tipo de aulas de alemão para si
Os cursos de alemão podem ser online ou presenciais, qual o melhor para si? | Fonte: Unsplash

Primeiro, deverá avaliar qual será o melhor método para si, um curso de alemão online ou um curso de alemão presencial? Embora hajam os professores que disponibiliza ambos os formatos, existem muitos que preferem apenas presencial ou então apenas online. Pois online permite que o professor more em Beja e consiga dar cursos de alemão em Coimbra por exemplo!

Depois de decidido que quer assistir às aulas de alemão presencialmente ou online, existem outros fatores a ter em conta para a escolha do seu professor de alemão, nomeadamente:

  • O currículo académico do professor: Se o professor em questão estudou alemão na Universidade e até esteve na Alemanha uns meses, a probabilidade dos seus conhecimentos da língua serem bastante superiores comparativamente a outros, é grande;
  • A nacionalidade do professor: Se o professor em questão for alemão nativo, como acontece muitas vezes com a Superprof, por exemplo, na cidade de Lisboa onde os cursos de alemão podem ser dados por muitos professores nativos, assim como em Faro, caso os procure online e esta poderá ser para si uma grande oportunidade de conhecer não só a língua mas também as suas expressões e como aplicar corretamente os verbos e as frases a cada situação do dia a dia;
  • Comentários e avaliações ao professor: Se pesquisar os professores de alemão Superprof, irá ver que existem classificações e comentários de alunos que já tiveram aulas de alemão com os mesmos e poderá guiar-se pela opinião deles, pelo menos para perceber se o professor é bom ou se deixa a desejar (informamos já que isso dificilmente acontece já que os nossos professores têm uma classificação de 5 em 5!)
  • Aproveitar a primeira aula de oferta: Na Superprof, a maioria dos professores oferece a primeira aula gratuitamente e poderá usufrui-la não só para aprender as cores em alemão como para avaliar se o professor e o seu método de ensino se adequam a si e às suas expectativas de um curso de alemão;

Caso depois de avaliar os perfis disponíveis, verifique que o professor ideal para si se encontra em Beja, poderá perfeitamente fazer o curso de alemão com um professor de Beja caso este aceite fazer a formação online!

Onde encontrar os cursos de alemão em Faro

Para fazer o seu curso de alemão em Faro, poderá encontrar vários institutos e academias de línguas, assim como cursos livres na Universidade do Algarve. Utilizando as técnicas para encontrar o melhor professor e o melhor curso de alemão para si, irá tomar a melhor decisão e dentro de dois ou três anos, estará a falar alemão fluentemente e a sua vida estará bastante diferente!

Literatura alemã
Quer ser capaz de ler livros na sua língua original sem perder nada na tradução? Encontre o curso de alemão ideal para si | Fonte: Unsplash

Mas, para encontrar um local que lhe permita fazer qualquer curso de alemão em Portugal, com qualquer professor, ao seu ritmo com aulas de alemão particulares ou então em grupo, aceda à plataforma Superprof. Aqui irá encontrar os melhores professores de alemão para qualquer que seja o seu objetivo: explicações de alemão, curso intensivo de alemão, curso de alemão online ou então, presencial. Em Faro, o valor médio do curso de alemão é de 15 euros por aula e poderá ainda usufruir da oferta da primeira aula com a maioria dos professores.

Encontrar o curso de alemão ideal para si não é dificil, tem apenas de se questionar, está pronto para estudar e dar o litro para aprender alemão? Os dias da semama em alemão são fáceis, já os verbos alemão e a gramática, exigem um pouco mais de esforço, estará à altura do desafio? Nós acreditamos que sim!

Precisa de um professor de Alemão ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.