O Porto é uma cidade carregada de estudantes de todas as idades e um centro laboral cada vez mais cosmopolita e multicultural. Por isso, tal como quem procura aprender a falar e conjugar verbos em alemão em Lisboa – para que possa conversar com os seus colegas de turma ou de trabalho de nacionalidade alemã – também os que vivem na invicta cidade do Porto têm vindo a estar cada vez mais interessados em saber mais do que os dias da semana em alemão, dominando todos os meandros desta língua.

Ora, se o nosso leitor vive no Porto e a frase "quero aprender alemão" já anda a ecoar na sua cabeça há algum tempo, a Superprof tem uma boa notícia para si: embarcar no estudo do alemão no Porto é tão possível quanto aprender a falar alemão em Coimbra, Viseu, Faro, Beja ou Funchal. Em Portugal, o que não faltam são opções para quem quer ser um ás dos números e do alfabeto alemão.

Vamos, então, saber onde pode o aluno melhorar o seu vocabulário alemão e ir muito além dos números ou dos meses do ano em alemão?

Aprender alemão numa escola alemã

Se o aluno tem queda para as línguas e desde sempre mostrou interesse no mundo germânico, o nosso conselho é que é que procure ingressar, desde cedo, numa escola alemã.

No Porto, a opção adequada para quem procura aprender a dizer frases em alemão desde cedo é o Colégio Alemão do Porto. Aqui os alunos terão acesso ao ensino regular desde o ensino pré-primário ao ensino secundário, passando pelo ensino primário.

Além disso, com cerca de 120 anos de experiência, 80 professores e 680 alunos, este colégio é uma escola de encontro intercultural, isto é uma escola que promove «o encontro do Homem com o novo e com o desconhecido representa um ponto fulcral da nossa vida escolar» e que, sendo constituída por pessoas de duas nacionalidades – a portuguesa e a alemã – pretende estabelecer «uma relação estreita com outros países e com outras culturas».

Três alunos, numa aula, com umas folhas sobre a mesa.
Ingressando numa escola alemã como o colégio alemão do porto, o aluno terá acesso a um ensino de excelência num ambiente multicultural | Fonte: Pixabay

Mas, além de ensinar os alunos a conjugar verbos em alemão e a dominar o vocabulário alemão (sem a ajuda de um dicionário alemão), o que é que este colégio oferece a quem o frequenta? O Colégio Alemão do Porto oferece uma formação que:

  • ajuda o aluno a pensar e a agir em cooperação com os colegas;
  • incentiva tolerância e a mundividência nas relações interculturais;
  • incita o respeito como um aspeto inerente às competências sociais das pessoas;
  • procura criar nos alunos uma boa capacidade de trabalho, com base na oferta de diversas ferramentas que fomentam o crescimento dos alunos.

No colégio alemão do porto pretende-se muito mais do que ensinar os alunos a dizer olá em alemão ou bom dia em alemão. De facto, o objetivo deste colégio alemão é fomentar o gosto pela língua e cultura alemãs no aproveitamento dos alunos, fazê-los aumentar o seu nível de proficiência ao seu ritmo, fomentar o interesse na cultura geral.

Assim, ingressando numa escola alemã como o colégio alemão do porto o aluno fará um percurso de ensino regular onde aprenderá, simultaneamente, a falar alemão como ninguém. Desta forma, os alunos que terminem o ensino secundário neste colégio alemão terão adquirido todas as condições para prosseguir os estudos em Portugal, na Alemanha ou em qualquer outro país lusófono ou germanófono.

Estudar alemão na Cambridge School ou no goethe institut porto

Quer tenha optado por investir na aprendizagem do alemão desde cedo, quer decida optar por um dos numerosos cursos intensivos de alemão que há em Portugal, o aluno que viva na Invicta tem ainda duas outras opções importantes e bem cotadas por onde escolher: a Cambridge School ou o Goethe Institut Porto.

Na Cambridge School do Porto, além de cursos intensivos de inglês e francês, os alunos também poderão encontrar cursos intensivos de alemão que os farão brilhar na pronunciação das mais complexas frases em alemão.

Com cursos direcionados para alunos de todos os níveis – desde os que sabem pouco mais do que os dias da semana em alemão a0s que já se preparam para realizar exames internacionais –, a Cambridge School do Porto tem programas de ensino especialmente criados e adaptados a cada uma das idades. Além disso, o aluno poderá optar por ter aulas de alemão de 75 minutos duas vezes por semana ou aulas de 50 minutos três vezes por semana, num horário que se estende das 8h da manhã às 8h da noite, de segunda a sábado.

Ingressando num curso de alemão na Cambridge School do Porto o aluno avançará no alemão ao seu ritmo e poderá certificar o seu nível de proficiência fazendo os seguintes exames certificados:

  • Start Deutsch 1 A1
  • Start Deutsch 2 A2
  • ZD Goethe-Zertifikat B1
  • Goethe-Zertifikat B2
  • Goethe-Zertifikat C1

Por outro lado, o aluno também pode escolher aprender a conjugar verbos em alemão e dominar todas as particularidades desta língua germânica no goethe institut porto.

Uma estátua de Goethe, em Leipzig.
Estudar no goethe institut porto é garantia de sucesso para quem aprende a língua alemã | Fonte: Pixabay

Nesta escola alemã estão disponíveis:

  • cursos de alemão para crianças e jovens, dos 10 aos 13 anos de idade, e que procuram transmitir os primeiros conhecimentos gramaticais do alemão, bem como dar a conhecer os aspetos mais básicos do vocabulário alemão (dos dias da semana em alemão, às cores em alemão, passando pelos meses do ano e pelos números em alemão);
  • cursos de alemão para adultos (e jovens a partir dos 14 anos), dos níveis A1 a C2, cujos objetivos são definidos pelas diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas (QECR);
  • cursos de preparação para os exames do Goethe-Institut que garantem a certificação da proficiência linguística do aluno;
  • cursos de alemão para empresas;
  • cursos de alemão individuais (ou em grupos pequenos);
  • etc.

Aprender os verbos alemão com um professor particular

Se, por outro lado, o aluno não está interessado em ingressar na escola alemã de ensino primário a secundário, ou se também não tem disponibilidade para ingressar num dos cursos intensivos de alemão da cambridge school ou do goethe institut porto, saiba que há ainda outra forma de aprender a falar alemão fluentemente, dispensado os serviços de um intérprete ou tradutor alemão sempre que tiver de comunicar ou ler nesta língua.

Falamos das aulas de alemão particulares dadas pelos professores da Superprof!

Pois é, quer viva no Porto, quer queira estudar a alemão em Beja, os professores particulares da Superprof são sempre uma ótima opção dado que permitem que o aluno:

  • escolha o ritmo a que quer avançar no estudo da língua alemã;
  • decida quais as ferramentas e os materiais em que deseja trabalhar;
  • aprenda coisas mais básicas como os dias da semana em alemão ou as cores em alemão;
  • melhore a sua proficiência linguística em alemão, aperfeiçoando a sua oralidade e alargando o seu vocabulário alemão;
  • escolha os horários das aulas que lhe são mais convenientes;
  • decida a frequência com que pretende ter aulas de alemão.
Uma estante com livros de todas as cores.
Aprender as cores em alemão e, finalmente, poder descrever os livros pela capa | Fonte: Pixabay

Ora, no Porto existem muitos professores de alemão particulares disponíveis para dar aulas em sua casa, em casa do aluno, num local público ou mesmo via skype. Basta que o aluno aceda à plataforma, procure os professores disponíveis pela zona da Invicta e analise o perfil de cada um deles. Assim, e por uma média de 15€/hora, o aluno poderá ter acesso a um ensino de alemão personalizado, quer com um professor experiente, com um aluno de alemão avançado ou mesmo com um falante nativo de alemão.

E a grande vantagem é que, graças ao facto de muitos professores estarem disponíveis para lecionar à distância, mesmo que escolha um professor residente no Porto, poderá continuar as suas aulas de alemão em Faro ou no Funchal, mesmo quando estiver de férias.

Ser autodidata e aprender mais do que os meses do ano em alemão

Por último, independentemente do regime de aprendizagem que mais interesse ao aluno, saiba que quer viva no Porto quer queira aprender a falar alemão em Viseu, a cidade de Viriato, a verdade é que há pelo menos quatro dicas que todos os interessados em dominar o alemão devem seguir.

São elas:

  1. Procurar utilizar recursos que o ajudem a familiarizar-se com o vocabulário alemão mais básico e com as mais típicas frases em alemão. Começar a aprender alemão sozinho é possível procurando ver vídeos, lendo blogues, seguindo canais do YouTube, consultando um bom dicionário alemão português on-line, e muito mais. Por isso, o aluno deve ser criativo e procurar reunir todos os materiais e ferramentas que o ajudem a trabalhar as declinações e frases em alemão, fazendo de si um autodidata ou ajudando-o a completar o que aprende nas aulas de alemão;
  2. Mantenha-se em contacto com falantes nativos de alemão. Pois é, porque por muito que aprendamos uma língua com muito estudo, a verdade é que a melhor forma de a consolidar é praticando-a em contextos reais. Haverá melhor forma de decorar os números e as cores em alemão do que com um amigo alemão que, calmamente, nos obrigue a decorá-los?
  3. Ouvir programas de rádio e podcasts em alemão. Estas hipóteses são muito úteis para quem deseja praticar e aprender alemão sozinho, mesmo enquanto está a fazer outras coisas, acabando por incorporar esta nova língua no seu dia a dia. Além disso, o aluno não se pode esquecer que pode, por exemplo, ouvir um podcast sobre qualquer assunto que lhe interesse e em qualquer lugar. Por isso, quer viva nas grandes cidades portuguesas ou deseje aprender alemão no Funchal, esta será sempre uma boa ferramenta.;
  4. Por fim, se o aluno deseja aprender alemão sozinho ou se pretende completar tudo quanto aprendeu nos cursos intensivos de alemão, o nosso conselho é que seja persistente e nunca desista. Nesse sentido, é essencial procurar manter a motivação em alta, recorrendo a todas as ferramentas que se adequem ao seu dia a dia e, claro, que não o deixem perder de vista os seus objetivos.
Um microfone e uma mesa de controlo para gravar um podcast.
Ouvindo podcasts e programas de rádio é certo e sabido que o aluno aprenderá a reconhecer as mais complexas frases em alemão | Fonte: Pixabay

O nosso leitor está preparado para, finalmente, aprender a língua alemã no Porto como em qualquer outra cidade do país? Está ao alcance de todos, nós prometemos.

Precisa de um professor de Alemão ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.