Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Desporto Artes e Lazer
Partilhar

Guia para o desenho de um retrato

De Ricardo, publicado dia 01/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como desenhar um rosto?

“Este desenho me levou 5 minutos, mas demorou 60 anos para eu chegar lá”, Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), pintor francês.

Pegando o exemplo de Renoir, sabia que os franceses gostam muito de pintar e desenhar? De acordo com um levantamento sociológico das práticas culturais dos franceses feito pelo Ministério da Cultura e da Comunicação do país, em 2008, 14% das pessoas com 15 anos ou mais praticaram o desenho nos últimos  doze meses.

Um bom exemplo para seguir? Nós aqui no Brasil? Quantos brasileiros pintam e desenham? Mais ou menos que na França?

Mas uma coisa é certa, a maioria dos amadores de desenho pensa que reproduzir um rosto é um dos exercícios mais difíceis.

Como passar para o papel as expressões humanas Uma pose, um suspiro, tudo pode ser representado na ilustração

Independente se você é um aprendiz de desenhista, iniciante em sala de aula em casa, artista autodidata, caricaturista, pintor, desenhista especializado em personagens femininas, respeitar as proporções, dar volume através das sombras, desenhar um olhar expressivo, são tarefas que precisam sempre ser superadas.

Para desenhar (as mãos?) um rosto em três quartos, face ou perfil, fazer algumas marcas no esboço, saber a distância entre os olhos, como apagar o suficiente para fazer a sombra ideal para o seu desenho, requer um bom golpe de lápis. Para isso, não há segredo. A palavra mágica é: treino!

Como desenhar as diferentes formas de um rosto bonito sem se desencorajar e aprender os conceitos básicos de desenho?

Para adquirir uma base sólida, há pouca alternativa, como dizemos acima. A não ser fazer aulas de desenho, treinar, treinar e treinar novamente.

Não ter medo de erros, não ficar frustrado por não conseguir partes iguais de um braço levantado, isso é fundamental para o aprendizado do desenho.

Como aprender também os diferentes ângulos para poder desenhar em perspectiva (qual enquadramento, ponto de fuga, linha d0 horizonte, etc)?

Vamos descobrir juntos algumas técnicas simples para aprender sobre a arte do retrato. Seja para desenhar (em 3D?) o rosto de um personagem de mangá ou fazer um retrato realista, o básico é o mesmo.

Tudo depende de prática, perseverança e observação.

A redação do Superprof perguntou para um professor de desenho quais são as técnicas de desenho para fazer um rosto.

Como desenhar um rosto realista? Quais ferramentas?

Com quais ferramentas você pode desenhar um retrato facilmente? O que é necessário para desenhar um mangá e desenhos para crianças?

Existem várias ferramentas para fazer as diferentes partes de um desenho figurativo.

Alguns vão favorecer o carvão quanto outros trabalharão com a sanguínea ou lápis. Em todos os casos, o material utilizado depende do resultado desejado, mas também do domínio das diferentes técnicas de desenho.

Isso sem contar com o orçamento para se equipar com os materiais de desenho: infelizmente, as atividades manuais e artísticas são caras.

Procure por um bom curso de desenho artistico no Superprof!

Os olhos arredondados são uma marca do Japão Você vê alguma influência japonesa nesta ilustração?

Aqui está uma lista de materiais de desenho que um iniciante precisa para desenhar (uma logo?) um rosto:

  • Lápis macios tipo B (2B, 4B…): esse modelo de lápis de grafite é muito útil para fazer degradês. Basta você apoiar mais firme ou menos com o grafite para ter uma representação uniforme,
  • Lápis de pontos rígidos tipo H (2H, 4H até 10H),
  • Uma borracha esfuminho: é o acessório essencial para trabalhar as sombras em particular. Isso ajuda a suavizar, aliviar o carvão e os lápis. Essa pasta macia pode ser modelada para funcionar em uma superfície grande ou pelo contrário, para entrar em detalhes,
  • Uma borracha em vinil: essa borracha é usada para apagar completamente as linhas de lápis. Ela é útil especialmente para corrigir as linhas e apagar as primeiras marcas do desenho,
  • Um borrão: essa ferramenta evita desfocar as linhas com um pano ou com o dedo. É um dos elementos essenciais,
  • Papel de Bristol.

Geralmente, para fazer um retrato, você precisa adquirir:

  • Um carvão: graças às diferentes técnicas de desenho de carvão vegetal, é possível fazer traços muito precisos, mas também aplicá-lo no plano para fazer traços espessos. Essa técnica permite dar efeitos de textura ao desenho, mas também criar borrões para trabalhar os degradês e produzir efeitos borrado.
  • Sanguínea: existem em forma de giz ou lápis de sanguínea. As cores variam de laranja a bege. A sanguínea é comumente usada para retratos porque oferece um volume e resultados muito bons.

Proporções para desenhar um rosto

Em primeiro lugar, para aprender a desenhar (uma tatuagem) um rosto passo a passo, é essencial ter marcas confiáveis.

  • Quais são as proporções de um rosto?
  • Como colocar a boca, o nariz, os olhos no lugar certo?

Algumas dicas simples ajudarão você a realizar seus retratos!

Mas saiba que para se tornar um bom desenhista, a observação é a chave para o sucesso!

Alguns pontos em comum para desenhar um rosto

Cada face tem suas próprias características (finas, redondas, quadradas, alongadas…). Mas, para fazer um desenho de retrato, podemos ter uma orientação traçando uma forma oval e dividindo-a em 4 partes.

Uma das partes mais difíceis de fazer em um desenho, a face Os traços e as proporções devem corresponder ao modelo

Essa é a fase preparatória comum aos desenhos infantis, ao rosto da mulher e ao rosto de homem.

Para fazer isso, desenhe o que são chamados de linhas de divisão: uma linha vertical no meio do círculo oval e as linhas horizontais.

Desenhe o nariz

A primeira linha desenhada horizontalmente corresponde àquela em que é necessário colocar os olhos, mas não imediatamente. Primeiro, desenharemos uma segunda linha horizontal, dividindo a parte inferior do oval em duas partes.

É no ponto de interseção entre essa linha e a linha vertical que a base do nariz deve ser desenhada: coloque uma narina de cada lado da linha vertical.

Faça a sua boca

A boca se localiza em um terceiro eixo desenhado horizontalmente, de modo que o quarto inferior do círculo oval seja dividido em dois.

O fundo dos lábios inferiores deve estar nestas demarcações: desenhe a linha de separação dos dois lábios, depois o lábio superior e, finalmente, termine com o lábio inferior.

Desenhe os olhos

Ao nível da linha horizontal colocada primeiro – no meio do oval – desenhe dois círculos grandes em cada lado da linha horizontal: estas são as órbitas dos olhos.

Para desenhar (quadrinhos) um personagem, você deve fazer a órbita e a íris. Os olhos são muito importantes para a expressão de um rosto!

Marque brevemente as sobrancelhas no topo desses dois círculos, então desenhe duas amêndoas pequenas dentro de cada uma delas: os contornos dos olhos, espaçados da largura de um terceiro olho.

Desenhe cada íris, depois a pupila cada vez no centro de cada “círculo” e no eixo dos olhos. Colora cada pupila de preto para marcar o branco do olho.

Em seguida, vá para as pálpebras: de alguma forma, faça uma segunda amêndoa no primeiro, cercando a íris.

Desenhe as orelhas, o cabelo, o pescoço, os detalhes

O fundo de cada orelha deve estar no mesmo nível que a base do nariz.

As orelhas superiores, no entanto, estão nas sobrancelhas.

É, então, necessário desenhar o cabelo, o pescoço e adicionar alguns pequenos detalhes básicos: algum sombreamento, algumas definições no nível do nariz, no queixo, nas características da expressão.

Ao esboçar, quanto mais seco, rígido e marcado, mais velho o rosto vai parecer. Para criar um personagem bastante jovem, é preciso fazer linhas arredondadas e flexíveis.

Uma vez que essas marcas são desenhadas, poderemos refinar a forma do rosto, especialmente a do queixo, e por que não adicionar os ombros e roupas?

Saiba também como encontrar um bom professor para um curso de pintura em tela!

Dicas para desenhar um rosto humano

Para desenhar um personagem imaginário, é a criatividade do desenhista que deve prevalescer.

Por outro lado, se o objetivo é fazer um retrato de um modelo vivo ou uma foto, é preciso observá-lo com muito cuidado para reproduzir esses elementos, levando em consideração as proporções do original.

Observar e enquadrar para reproduzir um rosto

Esse é o mesmo processo que desenhar: o ilustrador que quer desenhar uma mão deve observar muito precisamente a forma dos dedos e das unhas, a cor e os pigmentos da pele, etc, antes de delimitar os contornos, o mais fiel possível.

Nem sempre é necessário desenhar fielmente o real Você também pode estilizar o seu desenho!

Outra técnica:

Faça pequenos quadrados para reproduzir fielmente um rosto em uma folha de desenho.

É necessário conhecer a anatomia humana para fazer o esboço de um personagem, não é?

Seja qual for a técnica de desenho (conheça as várias!) que se escolhe, o importante aqui é encontrar uma maneira de respeitar fielmente as proporções do modelo e de cada parte do rosto.

Alguns elementos essenciais para observar:

  • A largura da boca em relação ao nariz,
  • O posicionamento dos olhos em relação à boca,
  • As características e a posição das sobrancelhas no rosto.

Entre as dicas úteis, incluem:

  • O espaçamento dos dois olhos corresponde à largura de um terceiro olho imaginário,
  • A base do nariz está alinhada com o canto interno dos olhos,
  • As comissuras dos lábios estão alinhadas com a borda interna da íris.

Se essas proporções são gerais, estar atento a esses detalhes permite fazer bem as marcas para começar os primeiros traços.

Então, tudo o que resta é refinar as linhas para reproduzir todos os detalhes observados.

Como desenhar um rosto mais real que a realidade? Os desenhos dos retratados parecem uma imagem!

Encontre um curso de desenho online ou então um bom professor para seu curso de desenho presencial no Superprof!

Técnicas para fazer o desenho de um rosto masculino

O rosto masculino tem algumas peculiaridades que o faz ser diferente dos outros rostos, como barba, cavanhaque, bigode, linhas de expressão, face mais marcada, etc.

Nos desenhos de rosto masculino, a face normalmente é o ponto focal, assim cada traço necessita ter uma grande relevância na expressão final do desenho.

O rosto define diferentes expressões.

Sendo assim, aprender a desenhar um rosto masculino, respeitando suas peculiaridades é essencial para se tornar um grande desenhista.

Vamos começar?

  • Comece desenhando um círculo;
  • Corte esse círculo com um linha ao meio, iniciando do topo e encerrando no lugar onde seria o queixo. Obs: essa linha vai indicar que o rosto está virado para frente;
  • Desenhe os contornos para definir o formato da mandíbula, queixo e bochecha, na parte inferior;
  • Faça um pequeno rascunho para delimitar a altura e largura das orelhas, nariz, boca e olhos;
  • Agora faça os traços mais definidos das sobrancelhas, nariz, olhos, orelhas e boca;
  • Desenhe com muita suavidade os fios de cabelo, eles devem ser desenhados saindo de trás da cabeça e de cima;
  • Aproveite para fazer os desenhos mais detalhados do rosto como a barba, com o lápis afiado;
  • Faça os acabamentos do rosto usando o sombreado nos pontos certos para tornar o desenho mais realista;
  • Apague os traços que não fazem parte do desenho para que ele fique limpo:

Técnica para desenhar um rosto feminino

Um rosto feminino sempre tem um aspecto oval, nunca circular.

como desenhar um rosto de mulher Conheça todas as técnicas para desenhar um rosto feminino.

Contorno do rosto feminino

Comece pelos contornos do rosto, desenhando um formato oval, deixando o desenho menos largo na parte inferior. Um conselho é não exercer muita pressão no lápis para que os detalhes fiquem o mais real possível, e mais fácil de apagar os traços errados.

Linhas e divisórias

Inicie o desenho fazendo duas linhas divisórias, uma na vertical e outra na horizontal, como uma cruz. É importante se certificar de que ambas as linhas estejam no centro do contorno oval do rosto.

Desenhando o nariz feminino

O nariz costuma dá um pouquinho mais de trabalho, mas segue a dica: divida a metade da parte inferior, fazendo uma linha horizontal. A base do nariz deve ser desenhada no ponto onde a nova linha horizontal encontra a vertical. Comece com um esboço, colocando cada narina em cada lado da linha.

Desenhando a boca feminina

A boca feminina é mais delicada do que a boca masculina, por isso, merece muita atenção para que esbanje delicadeza. Então, mais uma vez divida a parte inferior do desenho ao meio, os lábios precisam ficar acima da linha que você acabou de fazer, desenhe contornando o lábio superior um pouco mais carnudo e o inferior bem harmônico.

Desenhando olhos femininos

Comece fazendo as órbitas oculares, desenhando dois círculos grandes atravessando a linha central horizontal. Na parte superior aos olhos ficará a sobrancelha, e logo abaixo ficara a maçã do rosto.

Mas nesse momento, se concentre nos olhos.

Você já deve ter reparado que existem vários formatos de olhos: maiores, menores, amendoados, puxados, etc. Entretanto, a maioria dos olhos tem formato de amêndoas. Sendo assim, faça os olhos dentro dos círculos, levando em conta a característica que deseja destacar e ajuste se necessário. Atenção para a distância entre os dois olhos que equivale a ter um outro terceiro olho entre eles.

Desenhando a íris dos olhos

A íris é o círculo colorido no centro do olho, é nela que você precisa se concentrar para que o desenho fique mais real. A pupila devera ser desenhada logo após fazer a íris. Fique atento para que os olhos fiquem harmônicos, preencha a íris de preto e deixe uma pequena parte sem preencher.

Com o lápis na horizontal, vá sombreando a pupila e a íris para que fiquem o mais real possível. Use sombras médias e leves, usando linhas curtas pouco espaçadas para a íris. Para que o desenho do rosto feminino fique ainda mais realista, faça sombreados leves em outras áreas.

Desenhando as sobrancelhas

Desenhe as sobrancelhas um pouco mais finas para que pareçam mais femininas, elas devem fica na parte superior dos círculos grandes, acima dos olhos. Em seguida, apague com muito cuidado o rascunho que não faz parte do desenho final

Desenhando as pálpebras

Ainda na parte superior dos olhos, desenhe a pálpebra, ela deverá descer sobre a íris e cobrir uma pequena parte dela. A pálpebra necessita ficar acima do formato da amêndoa dos olhos.

Sombreamento dos olhos

Chegou o momento de trazer mais realidade para o seu desenho de rosto feminino, faça sombreamento sob os olhos, vá adicionando sombreado próximo ao nariz. Se almeja conferir ao desenho um expressão de cansaço, capriche no sombreamento em formato de ângulo agudo do nariz em direção até a pálpebra inferior.

Desenhando as orelhas

As orelhas precisam ficar alinhadas e junto da lateral da cabeça, por isso o melhor é começar na altura da sobrancelha e sua base precisa ficar na mesma direção na base do nariz.

Desenhando o cabelo

Os fios do cabelo devem ser desenhado saindo de cima e de trás da cabeça, caindo delicadamente no rosto do desenho, quanto mais leveza tiver, mais feminino vai ficar.

Desenhando o pescoço

Lembre-se que você está desenhando um rosto feminino, logo o pescoço não pode ficar muito grosseiro, sendo assim, faça o desenho de duas linhas vindo bem próximo da última linha horizontal que se encontra com a borda da face.

Os últimos detalhes

Um rosto feminino não é um rosto perfeito sem as linhas de expressão, né! Por isso, desenhe algumas linhas de expressão ao redor da boca, deixando o desenho mais realista. Vá sombreando os cantos da boca, evidenciando o queixo e sombreie um pouco mais o nariz. Só tenha muita cautela ao sombrear, pois quanto mais acentuado forem os detalhes, mais será a aparência de envelhecido no rosto.

Apague os traços desnecessários

Com um movimento mais leve nas mãos, vá apagando tudo que não deve fazer parte do seu desenho.

Técnicas para fazer um bom sombreamento

O sombreamento é uma técnica que requer o conhecimento de misturas suaves, talvez seja essa uma das maiores reclamações dos iniciantes em desenho.

como fazer sombreado para desenhos de rosto A técnica do sombreamento ajuda a criar contrastes para obter um desenho mai realista.

Para resolver isso, o truque que selecionamos aqui é simples, ele consiste na realização de movimentos bem firmes do pulso, mas com uma pressão constante do lápis ou até mesmo carvão. Parece difícil, mas não é! Essa técnica só necessita de algum tempo de dedicação a alguma prática para dominar a técnica.

Como iniciar?

Você pode começar realizando linhas suavemente e sempre na mesma direção com o seu lápis para desenho. Ao final, utilize a técnica do esfuminho para o acabamento perfeito.

O que é a técnica do esfuminho?

O esfuminho nada mais é do que um rolo de forma cilíndrica de papel macio, enrolado muito apertado, com as duas pontas aparadas para esfumar as sombras dos desenhos de lápis grafite e desenhos a carvão.

Esse rolo cilíndrico é usado por desenhistas para esfumar os desenhos, principalmente retratos ou caricaturas.

O uso do esfuminho pode permitir criar os semi tons e graduações nos desenhos, assim como sombras e efeitos de desfoque.

Dominar essa técnica também requer tempo, por isso, comece realizando as linhas juntas, na mesma direção e com pressão constante, não se preocupe com os espaços entre as linhas, elas vão sendo preenchidas a medida que você avança no exercício. Obtemos uma superfície mais suave, usando o esfuminho nessa atividade.

Realize essa atividade várias vezes até aprender dominar a pressão exercida no lápis, e utilize o esfuminho.

Usar os dedos para fazer um bom sombreamento

Aproveite para aprender a usar os dedos para manobrar o lápis ou realizar o sombreamento. Essa técnica com dedos dá um efeito mais profissional ao desenho.

Como fazer?

O mais indicado é mover os dedos, mantendo o pulso firme. O resultado será melhor se você aprender a mover a mão no sentido correto, mantendo a firmeza do pulso.

Faça um exercício!

Tente segurar um lápis ou carvão para desenho, use só o seu pulso para movê-lo. Agora mude, deixe o pulso firme e utilize apenas os dedos para mover o lápis. Notou alguma diferença?

Vamos a prática!

Iremos iniciar com uma atividade simples para melhor o seu sombreamento, comece realizando longas bandas de sombreado, começando exercer um força maior no lápis pra ficar com um valor mais escuro e vai diminuindo a intensidade da força para ficar mais claro. Quanto mais comprida a banda, mais degradação de cores poderá fazer.

Como objetivo, essa prática simples irá:

  • Ajudá-lo a controlar a pressão do lápis;
  • Ajudá-lo a flexibilizar os músculos dos dedos e do pulso
  • Ajudá-lo a treinar a sua percepção para ficar mais sensível as mudanças de tons
  • Controlar seus movimentos da mão e do pulso.

Os desenhista aconselham a aplicar sombreamento suficiente antes de utilizar o esfuminho, e nunca vincar o lápis ou carvão em demasia para que não fique marcas que o esfuminho não possa suavizar. Outra dica, além do esfuminho, você pode suavizar o desenho com a ponta dos dedos com um algodão.

Não existe limite para a imaginação de um bom desenhista!

A técnica de sombreamento não é  diferente dos outros tipos de aprendizado, ela requer prática e tempo. Uma vez que você se permite aprender, você ganha experiência realizando o sombreamento com linhas em uma, duas direções ou movimentos circulares. Então, seja paciente e pratique!

Dicas para ser um bom desenhista

Lembre-se que nosso artigo é um guia para que você tenha uma noção de como desenhar um rosto. Para se aprofundar no assunto, siga nossas dicas:

  • O lápis é o melhor amigo do desenhista, por esse motivo use lápis especiais destinado para essa finalidade, eles são mais macios. Esses lápis têm o objetivo de ser mais fácil de apagar sem danificar o papel;
  • É normal que o desenho reflita o estilo do desenhista;
  • Se ainda é iniciante, alertamos que não é necessário desenhar rostos fielmente como um desenhista profissional, se dê tempo para aperfeiçoar sua técnica;
  • Sendo assim, não fique preocupado com detalhes específicos, como proporções exatas  e simetria;
  • O desenho realista precisa de um bom sombreado nos lugares certos, assim ele fica com muita expressividade;
  • Faça aulas de desenho com um professor particular:

Materiais fundamentais para fazer um bom desenho:

  • Lápis e/ou carvão de desenho;
  • Borracha;
  • Papel;
  • Esfuminho…

Lembre-se que além desses materiais, o desenhista precisa ter muito foco, boa iluminação e muita criatividade.

Partilhar

Os nossos leitores adoram este artigo
Este artigo contêm as informações que procura?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar