Capítulos
Com a globalização, torna-se cada vez mais fácil aprender uma língua estrangeira, mesmo sendo considerada complexa. Um bom exemplo disto é o chinês. O curso de mandarim é cada vez mais procurado, já que esta é a língua mais falada do mundo, mais do que a língua inglesa.
É preciso, no entanto, determinação, motivação e paciência para aprender chinês fluentemente, pois, assim como no estudo de toda e qualquer língua estrangeira, é preciso algum tempo.
Tendo isto em consideração, muitos pais, pensando no futuro dos filhos, decidem colocá-los num curso de chines desde cedo. Afinal, o cérebro das crianças funciona como um esponja e é capaz de reter os ensinamentos relacionados ao mandarim de uma forma bem mais simples que o das pessoas em fase adulta.
Aprender chines pode ser feito de maneira lúdica e divertida. Professores especializados no ensino da língua chinesa para os mais novos apostam em metodologias e materiais específicos desenvolvidos para serem aplicados na aula de chinês para crianças.
No entanto, existem muitas outras maneiras de aprender a falar palavras em chines, como livros tradicionais, escolas de línguas, aulas particulares ou frequentando eventos de intercâmbio linguísticos.
Opções tradicionais para aprender mandarim
Segundo alguns estudos ligados à educação, o ensino de línguas é mais eficaz quando utilizados meios de comunicação tradicionais, ou seja, livros e publicações impressas. Tais materiais permitem tratar todos os aspectos relativos à teoria do chines, tais como:
- Escrita chinesa, com o repertório de ideogramas;
- Livros de civilização, língua e cultura chinesa;
- Exercícios divididos de acordo com as especificidades do idioma.
Estes suportes também têm a vantagem de serem úteis tanto para o professor quanto para o aluno. Com apenas um livro de chinês, poderá aprender a ler e a escrever, mesmo de forma independente.
Além disso, o mandarim é uma das línguas que chamamos de "língua tonal". Quer isto dizer que é uma língua falada. Como sabemos bem, também pode ser escrita, já que, de fato, a escrita chinesa é parte integrante da cultura chinesa!

Os livros também são uma boa maneira de mergulhar na história da República Popular da China, aprender mais sobre a Grande Muralha da China ou ler os textos fundadores de Confúcio, um filósofo-chave desta cultura.
Na Superprof poderá encontrar centenas de professores de chinês em todo o país prontos para ajudar no estudo do chines! Cerca de 250 professores por todas as cidades portuguesas, com os quais é possível aprender chines do nível iniciante até ao avançado. O valor médio das aulas do curso de chines é apenas de 12 euros e 99% dos professores oferecem a primeira aula gratuitamente!
A questão que surge também é em que contextos é possível aprender chinês através de ferramentas tradicionais. Embora alguns livros possam ser usados por autodidatas, outros são reservados para formatos específicos de ensino, tais como:
- Faculdades e universidades,
- Institutos privados,
- Aulas particulares com um professor.
Nos três casos mencionados acima, também é possível trabalhar sua entoação e a compreensão oral. Tais habilidades linguísticas são mais difíceis de ser praticadas utilizando apenas os materiais tradicionais de forma autodidata, ou seja, sozinho em casa.
Para melhorar o estudo do chines, é recomendável que tenha sempre um bom dicionário chinês português nas mãos.
Descubra a lingua chinesa em institutos de línguas
Com pelo menos 1,2 bilião sinófonos ao redor do mundo, o chinês é uma das línguas oficiais das principais organizações internacionais. Com tantas pessoas que a dominam, não poderia ser diferente. O chinês é uma língua plural: a escrita, as regras gramaticais, a pronúncia, entre outros. Dá para começar a entender porque o chines é uma das línguas vivas mais exigentes em termos de aprendizagem!

A vantagem das escolas de línguas é que oferecem vários suportes para todos os níveis:
- Para o nível iniciante, os cursos introdutórios à língua e à escrita chinesa são recorrentes;
- Para o nível intermediário, os critérios mais técnicos são abordados, como a transcrição fonética com um interlocutor (muitas vezes) nativo;
- Para o nível avançado, existem aulas de conversação.
Estes cursos de chinês também são lecionados em sala de aula, em computadores com o auxílio de educadores capacitados, como professores de chinês.
As escolas de línguas também são uma boa etapa a ser atravessada por aqueles alunos que querem ir para a China porque muitas delas oferecem materiais informativos e contactos diretos com pessoas e empresas que podem facilitar e viabilizar o processo.
Além disto, os institutos de línguas organizam atividades temáticas para os alunos, tais como:
- Curso de conversação em chinês (mandarim);
- Excursões guiadas em chinês;
- Sessões de cinema para ver um filme chinês
- Encontros gastronómicos focados na culinária chinesa.
São muitas as atividades possíveis que podem ser feitas para diversificar o estudo do mandarim. São organizados de acordo com a idade média dos alunos, assim como as possibilidades financeiras do grupo de aprendizes.
Através de um curso de língua chinesa numa escola de línguas, as crianças podem florescer com a língua chinesa, diversificando os estilos de estudo, ao socializar com outros alunos que possuam o mesmo interesse pelo chines!
Internet: um bom apoio para os jovens conseguirem aprender mandarim
Hoje, a internet é uma das melhores formas de aprender um novo idioma, já que oferece vários recursos:
- É possível inscrever-se ou fazer cursos de chinês online, com professores a distância;
- Numerosos conteúdos online, como tutoriais, videoaulas e vídeos, permitem o exercício regular da língua chinesa.
Algumas aplicações como Skype ou Facebook, por exemplo tornam possível conectar pessoas que desejam aprender uma língua, possibilitando a troca de prática oral e escrita (trocando mensagens). Isto é ideal para o estudo gradual, assim como para fazer novas amizades.

Outras aplicações, como Babbel ou Lingq, oferecem oportunidades de ensino, dependendo do nível do aluno. É possível aprender vocabulário chinês através de novas palavras ou frases prontas. É óptimo para quem deseja preparar-se para uma viagem para a China. Além disso, as aplicações de tradução, como o Google Tradutor, podem ajudar a evitar uma situação constrangedora se for necessário ler ou escrever algo em mandarim!
Um aprendiz de chinês deve ser capaz de alternar materiais de aprendizagem, para maximizar a memorização e assimilação dos conceitos estudados.
Além de suportes virtuais disponíveis através da internet, lembre-se também de todas as outras ferramentas para estudar chinês: a combinação entre duas ou várias delas torna o estudo ainda mais eficaz.
Mas então, que suportes virtuais? Poderá escolher entre:
- Canais gratuitos do Youtube de chineses que desejam ensinar sua língua nativa;
- Canais do Dailymotion de professores que ensinam chinês com humor,
- Canais de TV que transmitem programas de todos os tipos, desde reality shows até programas de culinária,
- Podcasts de programas de rádio ou televisão, para ouvir lingua chinesa em todos os lugares.
A principal vantagem destes meios de comunicação? São gratuitos em 95% dos casos! Isto oferece boas oportunidades para começar e conhecer o básico, sem precisar gastar muito caso o orçamento para investir num curso de chinês seja limitado. Um computador nunca ensinará as subtilezas de um idioma (para isto, só um professor será capaz), mas poderá começar a construir algumas bases até chegar o momento em que poderá fazer aulas presenciais!

A internet é uma boa maneira de descobrir e conhecer mais a cultura chinesa, os costumes e estilo de vida! Resumindo: uma imersão total numa nova cultura, sem ter de sair do sofá!
Porque é que a internet é amplamente usada pelos iniciantes em chinês? Simplesmente porque é super acessível e muitas vezes, totalmente gratuita!
Além disso, as crianças que estudam chines preferem, sem a menor sombra de dúvidas, vídeos e aplicações disponíveis na internet quando decidem começar a aprender uma nova língua. Tal ferramenta é muito mais fácil, especialmente aprender em casa, no transporte ou em qualquer outro momento!
Intercâmbio na China para jovens: boa forma de aprender chines
Falar de uma viagem como apoio pode parecer surpreendente, mas é, sem sombra de dúvidas, o melhor formato para se tornar um fluente na língua chinesa! Os estudos em solo chinês são geralmente divididos em várias partes:
- Aulas teóricas, geralmente de manhã;
- Aulas práticas, muitas vezes à tarde;
- Oficinas de descoberta, para absorver a cultura chinesa local;
- Excursões para desfrutar de um momento único.
Tal investimento permite aos jovens fazerem cursos intensivos, possibilitando um estudo rápido e eficaz da lingua chinesa. O intercâmbio linguístico pode tornar viável a estadia e a frequência de aulas numa universidade, um instituto privado ou um centro cultural.
O aluno, em conjunto com os seus pais também pode optar por morar numa república de estudantes internacionais na China. Fazendo-o, além de aprender a língua chinesa, também poderá aprender a gerir a sua vida quotidiana fora da casa dos pais, tornando-se mais independente! Depois de tal experiência, o jovem vai crescer e ter uma melhor experiência na prática da língua.
Existem formatos muito semelhantes vocacionados para públicos diferentes, como acampamentos de verão acessíveis desde o ensino da escola primária, para as crianças descobrirem a língua chinesa. Estágios profissionais para estudantes do ensino secundário e superior ou um formato de trabalho de férias para adultos são também opções que podem ser consideradas e são facilmente encontradas.
Além disso, que crianças não gostam de viajar? Esta ferramenta é, portanto, ideal para deixá-los envolvidos na língua e na cultura chinesa de maneira duradoura!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos