Capítulos
- 01. Dica 1: Aplicações para aprender chinês online
- 02. Dica 2: Materiais tradicionais para começar a aprender mandarim
- 03. Dica 3: Aulas particulares de chinês
- 04. Dica 4: Conhecer os canais chineses na internet
- 05. Dica 5: Workshops sobre cultura chinesa
- 06. Dica 6: Suportes lúdicos para aprender chinês facilmente
- 07. Dica 7: Oficinas de conversação em mandarim
- 08. Dica 8: Aulas de chinês em escolas de língua
"Longa viagem começa por um passo." - Provérbio Chinês
Muitas pessoas consideram que aprender chinês e aprender mandarim é uma tarefa quase impossível para quem tem o português como língua nativa. Tal maneira de pensar exerce muita influência na nossa forma de pensar.
A cultura chinesa é extremamente rica e a língua utilizada na maior parte da China - o mandarim - é a mais falada no mundo, ficando à frente do inglês, a mais popular enquanto língua estrangeiro.
Por que são tão poucas as pessoas que se aventuram a fazer um curso de mandarim? Por que muitas famílias preferem investir em cursos de espanhol ou inglês para as crianças em vez de colocá-las em aulas de chinês?
A verdade é que, realmente, é preciso mais tempo de dedicação e motivação para conseguir aprender chinês do que espanhol ou inglês.
Devemos saber que aprender uma língua estrangeira como a chinesa requer entre 3 e 10 anos de estudos e prática. Quando o assunto é um curso infantil, requer muita pedagogia específica quando ensina as crianças como falar mandarim, pois é preciso mantê-los interessados, caso contrário, a atenção irá dispersar!
Dica 1: Aplicações para aprender chinês online
Muitas crianças preferem passar o tempo a jogar num tablet em vez de aprender mandarim. Uma óptima dica para ter sucesso ao ensiná-los facilmente chinês é dirigir a atenção para a área que mais seduz os jovens de hoje em dia: a do mundo de jogos digitais.
Utilizando aplicações pagas ou gratuitas, a aprendizagem será muito mais simples se os mais jovens estiverem interessados a praticar através de tablets ou de smartphones!
Aplicações de mandarim para crianças: aprender chinês do zero em qualquer lugar!
Os dispositivos móveis tornaram-se parte da aprendizagem, dentro ou fora de casa, na sala de aula ou durante aulas particulares. E isto inclui a aprendizagem do mandarim.
As apps oferecem grande flexibilidade e variedade para quem os usa, sendo possível praticar línguas estrangeiras, exercícios de matemática, física, biologia, entre outros. Podemos encontrar praticamente tudo dentro do mundo das aplicações, incluindo atividades destinadas a crianças que desejam aprender e praticar mandarim.

Muitas apps chinês têm opções de idioma para que se possa alternar entre chinês e uma outra língua. Infelizmente, a maior parte deles ainda não possui o português. No entanto, isso não deve ser um problema para os pequenos, já que as atividades são super interativas e com muitas ilustrações, o que dá às crianças a oportunidade de compreender mesmo sem ter acesso ao português como opção de tradução.
Lingu Pinguin
Este é um dicionário interativo de imagens inglês-chinês com áudio. Os temas do vocabulário são animais, transporte, comida, rosto e corpo, fazenda, brinquedos, natureza, roupas e casa.
Há uma seção de teste para revisão e os áudios apresentam a pronúncia do chinês mandarim padrão.
Flashcards chineses por INKids
Esta é uma aplicação flashcard com ilustração muito agradável para crianças pequenas. Um aspecto interessante e benéfico é que ele apresenta caracteres chineses incluídos em cada um dos cartões.
É importante que selecionar a opção “Mandarin Chinese” na configuração de idioma para ouvir a pronúncia correta.
Chungaboo - Language Series
Apresenta um conjunto bonito e divertido de imagens e atividades. As crianças podem tocar nas fotos e esperar para ver o que acontece!
Quando selecionar chinês na configuração de idioma, verá que existe a opção Pinyin (guia de pronúncia) com marcas de tom em cada cartão. Este conjunto possui 20 cartões interativos.
Fun Chinese
Baseado em jogos com uma combinação de 15 idiomas diferentes. Significa que a instrução do jogo aparece no idioma selecionado como sendo o base.
Fun Chinese pode ser muito útil para famílias que falam outros idiomas além do chinês e do português. Palavras e frases temáticas são o conteúdo principal, que apresenta algumas frases simples da versão gratuita e opções um pouco mais complexas na versão paga.
Dica 2: Materiais tradicionais para começar a aprender mandarim
Para ensinar chinês facilmente, é necessário ter todas as ferramentas úteis num curso de chines, como:
- Um dicionário chinês-português,
- Uma transcrição dos escritos de Confúcio,
- Um livro de vocabulário chinês ilustrado.

Desta forma, terá um excelente material de apoio para começar as aulas particulares de chinês. As aulas particulares de mandarim ou chines poderão ser feitas com um professor particular Superprof já que existem mais de 200 professores em Portugal. O preço médio das aulas do curso de chines é de apenas 12 euros e 99% dos professores oferece a 1ª aula gratuitamente!
Dica 3: Aulas particulares de chinês
Seja para progredir rapidamente ou simplesmente para se familiarizar com o ambiente da cultura e da língua chinesa, as aulas de chinês com professores particulares é uma maneira excelente para crianças conseguirem aprender com facilidade pois o professor em questão adaptará o programa às necessidades e habilidades da criança.
Dica 4: Conhecer os canais chineses na internet
Uma das melhores maneiras de possibilitar os jovens a trabalhar a compreensão oral, a fonética, a entonação em chinês é oferecendo-lhes o que mais os interessa: acesso ilimitado ao conteúdo audiovisual em chinês disponível na internet.

Fonte inesgotável de material na língua chinesa, os pais podem influenciar os filhos a acompanharem canais de vídeos em chinês que são constantemente atualizados:
- Filmes com atores chineses famosos, como Jackie Chan;
- Canais do Youtube com temas diversos;
- Sites com podcasts sobre a cultura chinesa.
Variar o conteúdo é uma estratégia perfeita para manter um forte interesse na língua.
Ao dedicar-se a atividades virtuais ligadas à língua chinesa, o jovem será capaz de ler e escrever sozinho de maneira rápida, assim como praticar o quanto antes as habilidades linguísticas com nativos chineses.
Dica 5: Workshops sobre cultura chinesa
Para ensinar chinês às crianças facilmente, é preciso saber diversificar as ferramentas de aprendizagem de línguas. Nada melhor do que oferecer aos mais novos a oportunidade de participar em atividades variadas. Para o chinês, as possibilidades são muitas:
- Caligrafia chinesa ou escrita chinesa, feita de sinogramas,
- Jogos para trabalhar a memorização de signos e significados,
- Cursos teóricos com imersão total (durante o Ano Novo Chinês, por exemplo).
Dica 6: Suportes lúdicos para aprender chinês facilmente
O chinês tem a vantagem de estar associado a uma cultura linda, o que possibilita a oferta de diversão para quem deseja aprender chinês de maneira mais lúdica.
Quer alguns exemplos mais concretos?
Então por que não abordar a pintura chinesa, presente no coração da cultura ancestral da China? As jovens almas artísticas irão sem dúvida apreciar tal iniciativa.

Os jovens mais hiperativos também poderão desfrutar da descoberta das artes marciais chinesas, através de módulos desportivos de iniciação ao combate.
Os pais ainda se podem juntar, participando em workshops. Esta é uma boa oportunidade para praticar em conjunto o vocabulário chinês ligado aos temas escolhidos!
Aprenda chinês com seu filho e divirtam-se juntos
Ser bilíngue tem muitos benefícios. Pesquisas mostram quão facilmente as crianças pequenas podem aprender uma língua diferente quando estão expostas a ela.
Vivemos numa era onde os jovens são criados para se transformarem em cidadãos globais. Aprender uma língua é aprender uma cultura, pois através dela o mundo das crianças pode ser expandido.
Se quer aprender chinês ao mesmo tempo que o seu filho, use palavras e frases recém-aprendidas, mesmo não sendo nativos do idioma.
Dicas para aprender mandarim junto com as crianças
Aprender mandarim em conjunto torna a experiência de aprendizagem ainda mais divertida.
Cantar, brincar e conversar
Cantar é uma ótima maneira de introduzir uma nova língua para crianças de todas as idades. Cantar e fazer movimentos pode ser ainda mais divertido, alegre e excitante para crianças pequenas. É sempre gratificante ver a alegria das crianças quando elas cantam.
Sempre que houver a oportunidade, junte-se aos mais novos no momento de dançar, cantar e falar palavras e frases em chinês.
Dica: Leia as letras das músicas em pinyin ou zhuyin.
Seja consistente e mantenha a diversão
Brincar faz parte da vida das crianças. Quando a aprendizagem é lúdica e alegre, as crianças conseguem aprender melhor.
Uma boa sugestão é a criação de um "cantinho do idioma" - ou "área de aventura do chinês" - dentro de casa. Preencha o local com vários materiais de mandarim, como livros com personagens e sobre cultura chinesa, jogos de tabuleiro em chinês, CDs de música, aplicações e programas de áudio para crianças em dispositivos móveis (no YouTube encontramos vários vídeos super educativos e divertidos).
Dica: É muito importante que a aprendizagem de línguas seja consistente. Crie uma rotina de estudo de chinês. Mesmo que sejam apenas 15 minutos por dia, no final verá o resultado!
Dica 7: Oficinas de conversação em mandarim
Qual é a melhor maneira para progredir no conhecimento de um novo idioma e ainda fazer novas amizades? Através de aulas de conversação, é claro! Esses tipos de aula são organizadas em grandes cidades por escolas de línguas. O acesso é normalmente pago mas nada impede que também encontre oportunidades de acesso gratuito!
É aconselhável praticar pelo menos 2 horas por semana de chinês para manter o nível e conseguir progredir.
Dica 8: Aulas de chinês em escolas de língua
Se procura aulas de chinês para crianças, irá perceber rapidamente que o mandarim não é a única variante do idioma que pode ser aprendida: existe ainda o cantonês, wan, entre outros. Num nível muito básico, (uma sílaba ou algumas expressões) eles seguem o mesmo rumo linguístico, pois quase nada muda.

Em determinadas escolas de línguas, a aquisição de tal consciência é possível. Nelas existe um desejo real em partilhar conhecimento e aprender. Entre os jovens, é sempre mais atraente aprender em grupo do que como um autodidata, sozinho em casa.
Os institutos de línguas é um bom lugar para construir amizades duradouras, pois alunos com o mesmo interesse pela língua e cultura chinesas partilham bons momentos em conjunto.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos