Se quer começar a cozinhar e entrar na cozinha com o pé direito, há várias coisas que deve saber e fazer. Se já é uma ideia que tem há algum tempo, certamente que já sabe quais são as receitas que mal pode esperar por preparar ou todas as técnicas de pastelaria que quer dominar, mas isso não é o suficiente.
Tal como em muitas outras áreas, cozinhar requer alguns equipamentos específicos, que são indispensáveis para poder ser um chef de qualidade e preparar e confecionar todos os pratos que tem que dominar, se quer ter futuro na restauração.
Provavelmente está a pensar que até já sabe quais são, mas na verdade são poucas as pessoas que sabem todos os recursos que devem ter para poder garantir o sucesso do seu curso ou workshop de cozinha. Este artigo é especialmente dedicado a esses aspirantes a cozinheiros, que querem saber quais são os materiais de que precisam para entrar na cozinha e ter sucesso no curso ou workshop de culinária.
Saiba tudo o que é preciso para começar um curso de cozinha!
Equipamento necessário para a preparação dos ingredientes
Certamente que já sabe que existem alguns materiais que são obrigatórios para quem quer aprender a cozinhar. São equipamentos essenciais á prática de receitas na cozinha e que são necessários para pôr em prática todas as técnicas necessárias para a confeção dos pratos. São estes que deve garantir que possui quando for começar as aulas, mesmo que vá fazer um curso numa escola profissional. Se tem intenções em se tornar um chef de qualidade, não o pode fazer sem possuir estes materiais, mesmo que a escola lhos proporcione durante as aulas de culinária enquanto aprende.

Vai precisar deles quando estiver a praticar em casa e, depois, quando estiver pronto para se aventurar sozinho no mundo da gastronomia e da restauração e assegurar-se que tem este equipamento é uma das coisas que deve fazer antes de começar o curso de culinária.
Facas
As facas estão são os objetos principais da lista de equipamentos obrigatórios e, também os mais caros. A verdade é que mesmo que queira poupar dinheiro, as facas são um elemento onde deve investir, uma vez que é fundamental que sejam de boa qualidade.
Idealmente devem ser uma peça única de metal, sem ter cabo de madeira ou de plástico porque este pode partir. E ainda que possa ter uma faca preferida que utilize mais vezes, deve possuir um conjunto completo, com uma faca destinada para cada tarefa. Entre elas:
- uma de serra, para fatiar pães e massas;
- uma grande, para cortar, picar e decorar alimentos grandes;
- uma pequena, para cortar, picar e decorar alimentos pequenos;
- uma de desossar, para tirar os ossos das aves;
- uma de fazer filetes, para escalar os peixes.
Tábua de corte
Depois de investir numa ou várias facas de cozinha dignas de serem utilizadas por um chef, não se pode esquecer da tábua onde vai cortar os alimentos. Quer seja para o corte de vegetais, de carne ou de peixe, deve escolher uma tábua grande, que lhe permita trabalhar com espaço na cozinha.
Durante as aulas de cozinha, no decorrer do curso, poderá ter contacto com tábuas de madeira ou de plástico e ambas as opções são indicadas para pôr em prática todas as técnicas de corte que está a aprender. Mas tenha em atenção qual permite uma limpeza mais fácil e profunda, para que não se desenvolvam bactérias que contaminem outros alimentos.
Se for possível, deve até ter mais do que uma tábua, para que não exista contaminação entre os alimentos. Uma para carne e peixe e outra para legumes.
Descascador
O descascador é essencial para ajudar a remover a pele dos vegetais, desperdiçando o menos possível. Ainda que várias frutas e legumes possam (e devam!) ser consumidos com casca para terem mais nutrientes, existem várias receitas que pedem para que esta seja removida.
Nesses casos, e mesmo que os vegetais sejam orgânicos ou biológicos, faça uso do descascador para a retirar e aproveite para a utilizar em caldos caseiros, por exemplo, para evitar o desperdício.
Tigelas
Não é possível organizar corretamente a sua preparação dos alimentos se não tiver recipientes na cozinha onde os colocar, por isso ter um pequeno conjunto de tigelas é essencial. Deve ter opções mais pequenas e outras maiores, dependendo da quantidade com que está a trabalhar no momento.
Balança
Todas as receitas especificam quantidades e, principalmente no início, deve segui-las á risca para garantir que tem o resultado final de que está à espera. Mas se no caso dos pratos salgados, é possível ir retificando à medida que cozinha, no caso da pastelaria todas as medidas devem ser exatas enquanto faz a mistura.
Por isso, e para garantir que os ingredientes têm o peso exato que é pedido, deve também investir numa balança digital (para que pese à grama) para se aventurar na pastelaria. Não é necessário que seja muito tecnológica ou cara, desde que lhe permita pesar o ingrediente para a receita sem problemas.

Sabe como se preparar para os workshops e cursos de cozinha?
Equipamento necessário para a confeção de pratos
Além do equipamento essencial para preparar todos os ingredientes como está indicado na receita, também vai precisar de possuir material para a confeção dos pratos, independentemente do local onde tiver as aulas de cozinha. Podem ser variados, e quanto mais técnicas de cozinha quiser testar, mais quantidade terá que comprar.
Mas se ainda está a começar a aprendizagem do mundo da gastronomia, ficam aqui só os mais essenciais.
Tachos, panelas e frigideiras
Tal como com as facas, os tachos, as panelas e as frigideiras são um elemento essencial na cozinha para a confeção dos alimentos e terá contacto com vários exemplos nos cursos, workshops ou aulas. Deve investir numa variedade grande destes equipamentos, porque vai necessitar de vários e de vários tamanhos para confecionar diferentes elementos de um prato.
Como tem que comprar um conjunto, serão sempre um investimento maior, mas deve sempre comprar o conjunto com mais qualidade que poder pagar. Sabemos que juntamente com o valor do workshop de cozinha, isto pode afetar as suas poupanças, mas se investir num bom material logo no início irá poupar mais a longo prazo e terá melhores resultados.
Tabuleiros de forno
Parte da sua formação num curso ou workshop de cozinha passará também pode aprender como confecionar os ingredientes de variadas formas, o que inclui a utilização de um forno.

Para isso, terá que possuir alguns tabuleiros, que sejam indicados para cozinhar a altas temperaturas, onde possa colocar os ingredientes dentro do forno. Se for possível, deve investir num pequeno conjunto, com tamanhos variados, dependendo da receita que estiver a cozinhar.
Avental e luvas
Outra parte importante da sua formação, e de que não se pode esquecer quando estiver a cozinhar fora do workshop, é a utilização de elementos de proteção, de forma a garantir que não se suja, magoa ou queima. Quando vê os programas de culinária ou nos workshops de gastronomia, os cozinheiros utilizam sempre esse tipo de equipamentos correto?
Por isso, quer esteja a cozinhar dentro ou fora dos cursos, deve garantir que utiliza sempre um avental enquanto prepara e cozinha as refeições e também luvas, se tiver que tocar em elementos que estejam muito quentes.
Onde comprar o equipamento necessário para as aulas de culinária?
Tendo em conta o papel que a gastronomia desempenha na nossa vida, e as inúmeras vantagens de saber cozinhar e ter uma alimentação equilibrada, não é de surpreender que consiga comprar equipamentos de cozinha em praticamente todos os supermercados e lojas de equipamento para casa do país.
Entre lojas físicas e lojas online, são centenas as opções de locais onde pode comprar o material mais básico que vai utilizar no curso de cozinha e com centenas de escolhas diferentes. Vai encontrar opções mais baratas e mais caras, dependendo do material e da qualidade do equipamento, o que também afeta a sua durabilidade.

Qualquer uma destas lojas tem equipamento acessível para aqueles cozinheiros que ainda estão a começar e podem ser a solução ideal para aqueles alunos que se veem obrigados a comprar muitas coisas ao mesmo tempo e que não necessitam obrigatoriamente de equipamentos que durem muitos anos.
Por outro lado, se estiver interessado em fazer um curso numa escola profissional para seguir carreira na área da gastronomia ou da restauração, deve procurar por lojas específicas de material de cozinha e fazer as suas compras aí. Assim garante que investe em equipamentos com qualidade e que serão uma mais-valia para depois de terminar o curso.
No caso de ter dúvidas sobre que material deve comprar, pergunte ao professor do curso ou do workshop para que este o possa aconselhar. Um chef profissional com esse tipo de formação será a pessoa indicada para questionar sobre que tipo de equipamento compensa o investimento.









