Capítulos
Praticado tanto em ginásios como treinamento funcional e também profissionalmente por desportistas experientes, o boxe tem grandes atletas femininas conhecidas mundialmente. No boxe Portugal, nomes como Juliana Rocha, e Nair Fernandes destacam-se!
Apesar dos preconceitos que muitas boxeadoras ainda sofrem e da falta de patrocínio, esta é uma atividade que continua a destacar-se entre as mulheres. Segundo dados da Associação de Boxe do Porto, mais de 40% dos seus atletas inscritos são mulheres.
Os tempos mudaram (felizmente!) e as mentalidades estão a evoluir. Hoje em dia muitas mulheres escolhem o boxe e brilham nos ringues do mundo. Vem descobrir quem são elas!
Quer saber tudo sobre o universo do boxe?
Uma breve história sobre o boxe
Historicamente, o boxe foi por muito tempo considerado como campo masculino. Esta antiga arte marcial surgiu na Grécia por volta do século VIII a.C, e possui suas origens na luta do pugilato e do pancrácio. No pugilato, os lutadores podiam atacar somente com os punhos. Já o pancrácio era uma combinação da luta e do pugilato, sendo o seu resultado uma prova extremamente violenta.
Desde a antiguidade até o surgimento do boxe moderno, esta era uma disciplina totalmente reservada aos homens, pois estava associada à preparação física para a guerra ou ao entretenimento masculino. Apenas em meados do século XIX o boxe foi classificado como um desporto de combate, fazendo sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de 1920.
Em Portugal, o boxe surgiu em 1909, quando se realizou um combate de boxe que opôs o inglês Drumond ao norte-americano Sam MacVea e isso suscitou o interesse e a curiosidade de todos os adeptos da modalidade.
Aula de boxe feminino: as boxeadoras mais famosas do mundo!
Elas lutam boxe profissional, adoram vestir suas luvas e acertar um saco de pancadas! São mulheres com vários anos de prática treino pesado, assim como uma extraordinária preparação física.
E elas conquistaram medalhas e títulos! Ficou curiosa(o) para saber quem são? A seguir preparamos um breve compilado com nomes de destaque internacional. São elas:
- Myriam Lamare;
- Sarah Ourahmoune;
- Cecilia Braekhus;
- Christina Martelo;
- Ikram Kerwat;
- Estelle Mossely;
- Mariana Juarez;
- Laila Ali;
- Ronda Rousey.
Procurando por uma aula de muay thai?
Myriam Lamare
Sabia que as atletas mulheres só passaram a ter acesso às grandes competições de boxe no final da década de 1990? Não é a toa que essas garotas com força no braço ainda estão lutando pelo reconhecimento... literalmente!
Uma delas é a francesa Myriam Lamare, campeã mundial de pesos-leves que ganhou títulos como WBA (entre 2004 e 2006), WBF (2009 a 2011) e IBF (2011). Atualmente aposentada dos ringues, existe um boato de que ela poderia se tornar a guarda-costas da atriz Charlize Theron. Se isso for verdade, daqui uns anos a vida dela já estará digna de roteiro de filme!

Sarah Ourahmoune
Outra francesa boa de luta é Sarah Ourahmoune, que foi vice-campeã olímpica em 2016. Sua carreira como atleta é impressionante, já que ela participou de mais de 260 lutas de boxe. Além disso, ela não é apenas o tricampeã europeia de boxe francês, mas também campeã de boxe amador (2008).
Hoje, ela é porta-voz do comitê olímpico de Paris 2024, já que a capital francesa é a sede dos Jogos Olímpicos deste ano. Em paralelo, ela dirige um blog de saúde e bem-estar, dando conselhos para quem busca informações práticas sobre o assunto.
Que tal fazer um treino de boxe?
Cecilia Braekhus
Nascida originalmente na Colômbia, mas de nacionalidade norueguesa (após uma adoção com a idade de dois anos), Cecilia Braekhus tornou-se rapidamente uma apaixonada pelo boxe, e começou a praticá-lo desde muito nova.
No Mundial de 2005, ela terminou com uma medalha de prata. Este mesmo Campeonato Mundial de Boxe marca o início de uma longa série de títulos, já que a campeã europeia totaliza 29 lutas profissionais sem derrota, assim como 8 vitórias por K.O. (knockout), um recorde na história das boxeadoras femininas.
Sucessivamente, entre 2009 e 2014, ela mantém seus títulos mundiais na WBA, WBC, WBO e IBF, o que a coloca no mesmo patamar de grandes boxeadores do sexo masculino que conquistaram todos os cinturões, como Terence Crawford.
Quer fazer uma aula de muay thai em São Paulo?

Christina Hammer
De origem cazaque, a boxeadora alemã está hoje entre os grandes invictos do ringue. De fato, durante suas 22 lutas, ela não sofreu nenhuma derrota e ganhou 10 vezes por K.O.
Apaixonada pela musculação e pelo mundo da beleza, Christina levou por muitos anos uma carreira de modelo em paralelo com suas competições de boxe.
Seu primeiro título, Christina Hammer levou contra outra alemã em 2009. Esta luta de boxe terminou em uma vitória de Christina, assim como muitas de suas lutas subsequentes. A tal ponto que em 2011 e 2013 ela ganhou o prêmio de boxeadora do ano pela WBO.
Além disso, ela é a única boxeadora feminina na Europa a ganhar o Prêmio Diamond Ring da WBO. Hoje, sem se afastar das aulas semanais de boxe, dedica seu tempo livre ao seu negócio pessoal: um cassino online, doando uma parte dos lucros a uma associação de caridade, o World Boxing Cares.

Ikram Kerwat
Recentemente campeã do mundo de boxe pela WBU nos Estados Unidos (2017), Ikram Kerwat, de descendência tunisino-alemã, não parecia ter sido destinada ao boxe.
Ela começou com a prática de judô, para ser então levada sob a asa de um campeão de kickboxing. Sua primeira luta profissional aconteceu em 2010, na Alemanha, na qual terminou em terceiro lugar no pódio.
As artes marciais não têm segredos para esta apaixonada pelo combate. Para ela, o confronto é importante! Ela faz parte do hall de nomes do boxe a serem seguidos de perto e não é para menos. A moça conta com 8 lutas profissionais e 7 vitórias, incluindo 6 por KO. Só isso!
O boxe feminino tem crescido e se destacado cada vez mais nas mídias. O cinema contribuiu fortemente com a popularização da categoria graças ao filme Million Dollar Baby (Menina de Ouro) de Clint Eastwood.
Este é o caso de várias pugilistas, cujas aventuras podem ser seguidas em sua conta no Instagram ou em seus blogs pessoais.
Conheça os maiores boxeadores do mundo!
Estelle Mossely
Renomada boxeadora francesa, Estelle Mossely fez parte da delegação da Federação Francesa de Boxe para os Jogos Olímpicos no Rio e levou a medalha de ouro.
Sua consagração em 2016 conferiu a ela reconhecimento internacional, embora antes disso ela já tenha acumulado muitos títulos de boxe amador na categoria peso-pena.
Mariana Juarez
A mexicana nascida em 1980 seguiu um caminho atípico: depois de várias lutas livres em seu país de origem, ela pede a seu agente que encontre adversários a sua altura nos Estados Unidos.
Especializada em full fight, ela experimentou algumas derrotas, sem nunca desistiu de continuar nos esportes de combate. Ela é apelidada de "Barbie do ringue", pois está sempre maquiada e impecável, mesmo durante uma grande luta de boxe.

Laila Ali
Agora afastada dos ringues, esta campeã mundial por K.O (21 vezes) permaneceu invicta. Seu nome talvez seja familiar para vocês e não é à toa. Ela é nada mais, nada menos que a filha do grande campeão Mohamed Ali.
Tão tática quanto seu pai, Laila Ali conseguiu construir seu próprio nome no meio. Além disso, a luta entre ela e Avril Fowler permanecerá nos anais, com seus 31 segundos de duração!
Ela detém muitos prêmios, um sinal de regularidade constante: Campeã Mundial WIBA (2002 - 2007), IWBF (2002 - 2004) e WBC (2005 - 2007). Ela também é campeã de peso-pesado (meio-pesado) IWBF , em 2004.
Seu último combate a colocou sob os projetores e desde então ela participou de reality shows, filmes e apresenta programas de TV.
Ronda Rousey
Ronda é uma das atletas mais populares da última década, graças ao sucesso que obteve no UFC (Ultimate Fighting Championship). Ela é uma das lutadoras de MMA mais conhecidas do mundo - senão, a mais conhecida. Ela sabe como lutar e colocar suas adversárias K.O. no primeiro round.
Ronda Rousey é debochada e gosta, particularmente, de desafiar suas oponentes e derrotá-las. Sua atitude e personalidade forte, assim como seu desempenho são tais que ela é regularmente solicitada para participar de campanhas publicitárias, participar de filmes ou até mesmo fazer trabalhos como modelos.
Melhores do boxe feminino no Brasil: inspiração para aulas de boxe na academia
Chega de falar de boxeadoras profissionais e premiadas que são estrangeiras, pois chegou a hora de jogar os holofotes nas meninas que vestem as luvas pelo nosso Brasil! De acordo com o site AinsworthSports.com, listamos as melhores e mais bem classificadas boxeadoras brasileiras de todos os tempos. Vale ressaltar que a data indicada na frente de cada nome corresponde ao ano em que elas começaram a competir profissionalmente.
- Adriana Salles (1997);
- Halanna Dos Santos (2007);
- Rosilete Dos Santos (2003);
- Rose Volante (2014);
- Geovana Peres (2017);
- Aline de Cassia Scaranello (2014);
- Beatriz Ferreira (2017);
- Michelle Larissa Bonassoli (2007);
- Roseli Feitosa (2011);
- Silvana Lima da Silva (2007);
- Simone Aparecida da Silva (2005);
- Vanessa Guimarães (2008);
- Adriana Araújo (2019);
- Viviane Obenauf (2014);
- Ana Santos (2019);
- Clélia Marques (2019);
- Danila Ramos (2017).
Roseli Feitosa, Adriana Araújo e Rose Volante: as brasileiras que brilham no boxe
O desempenho das boxeadoras brasileiras tem enchido de orgulho e de esperança os torcedores brasileiros. A paulista Roseli Feitosa e a baiana Adriana Araújo são as responsáveis pelo otimismo. Elas já conseguiram um feito inédito na história do pugilismo feminino nacional ao conquistarem medalhas de ouro no Pré-Pan.
Roseli foi eleita revelação do Pré-Pan em 2011 e melhor atleta da competição - entre homens e mulheres. Outra brasileira que se destacou no boxe foi Rose Volante, de 35 anos. Ela alcançou uma façanha inédita para o boxe nacional em 2017 ao vencer a argentina Brenda Carvajal por pontos no país da adversária, se tornando a primeira mulher nascida no Brasil a conquistar um título da OMB, a Organização Mundial do Boxe.
Você sabe como funcionam as Federações Internacionais de Boxe?
Adriana Salles, a brasileira número 1 do boxe
Com uma atualização feita em fevereiro de 2022, o site AinsworthSports.com indica que Adriana Salles é a brasileira mais bem colocada no ranking mundial do boxe na categoria feminina, ocupando o lugar 302 no ranking geral.
Competidora na modalidade peso pena, Salles teve o início da sua carreira profissional em 1997 e, desde então, já participou de 6 disputas de títulos mundiais, foi bicampeã brasileira, campeã paulista, além de ter sido a primeira boxeadora brasileira a ter status de atleta profissional no esporte.
Não bastasse todas as conquistas nos ringues, a fera dos jabs é ex-modelo e continua super fotogênica, como podemos ver nas suas fotos e vídeos publicados em seu Instagram oficial (@adrianasalles).
Bia Ferreira, fazendo história nas olimpíadas
Como mencionamos no inicio da matéria, Bia Ferreira (Beatriz Ferreira no nosso ranking, ocupante do sétimo lugar) fez história na equipe olímpica do Brasil durante os jogos de Tókio em 2021. Ocupante do lugar 434 no ranking mundial de boxe, a atleta brasileira que começou seu trajeto profissional em 2017 chegou à primeira final do Brasil no boxe feminino em uma olimpíadas! E mesmo não tendo conseguido subir no lugar mal alto do pódio, seu nome já está gravado no painel de medalhas olímpicas brasileiras, já que a grande trouxe uma bela medalha de prata para casa!
Benefícios do boxe para a saúde feminina
Agora que já conhecemos os nomes nacionais e internacionais das melhores boxeadoras da atualidade, que tal ficarmos por dentro dos pontos positivos que um treino funcional de boxe na academia ou com um professor particular podem trazer para si?
Afinal de contas, nada tão bom quanto se inspirar em todas estas boxeadoras de sucesso e experimentar uma aula de boxe, não é mesmo? Antes de mais nada, vale ressaltar que na plataforma Superprof encontra os melhores professores e as melhores professoras da sua cidade, além de ter a possibilidade de conseguir a primeira aula gratis!
Confira nossa compilação das lutas de boxe mais lendárias.
Os benefícios físicos do treinamento de boxe
Praticado regularmente, o treino de boxe traz efeitos positivos para o corpo. Mas será que sabe exatamente qual o impacto físico que este treinamento pode ter na sua saúde?
1. Melhoria da vitalidade cardiovascular
Somos constantemente lembrados que cuidar do nosso coração é essencial para nos proteger de doenças cardíacas e permanecermos saudáveis.
Para manter o coração saudável, é necessário fazer exercícios cardiovasculares (também conhecido como cardio) regularmente. Aos adultos, é recomendado fazer um mínimo de 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados por semana.
E o boxe é uma ótima fonte desses exercícios! Isso porque ele faz com que o seu coração e seus pulmões trabalhem mais, ajudando ainda que queime mais calorias e atinja um limite de queima de gordura. O exercício cardiovascular coloca stress adicional no seu corpo de maneira segura, o que resulta em mudanças benéficas para suportar esse aumento do nível de exercício.
Portanto, quaisquer que sejam os exercícios que faça quando estiver a treinar, desde que eles mantenham a sua frequência cardíaca alta, estará a trabalhar para melhorar a sua saúde cardiovascular e, consequentemente, beneficiar de um coração mais saudável.
2. Melhoria da força geral do corpo
Não é segredo para ninguém que as melhores boxeadoras profissionais são super fortes. Mas já pensou em quanta força usa durante um treinamento fitness, em uma academia especializada ou em uma aula particular com um professor?
Seja fazendo sparring, usando um saco de pancadas, correndo circuitos ou fazendo movimentos em circuitos, acaba puxando as reservas de força do seu corpo para executar a atividade.
Se considerar que o saco de pancadas médio pesa cerca de 25kg e pode bater centenas de vezes durante uma sessão de treinamento, pode ver rapidamente quanta força é necessária para se concluir um treino repleto de golpes!
E o melhor deste treinamento é que, à medida que exerce força para concluir cada exercício, também fica mais forte e, consequentemente, ganha mais músculos. Quase todos os exercícios das aulas de boxe aumentam a força do corpo, seja nos músculos dos braços, do core, dos glúteos ou das pernas.
Os benefícios do treinamento de boxe para a mente
Os efeitos do treino de boxe vão muito além do bem-estar físico. Exercitar-se regularmente e melhorar a condição física geral também pode melhorar o bem-estar mental.
3. Diminuir o stress
Seja em casa, no trabalho ou apenas na vida cotidiana, todos nós experimentamos stress de uma forma ou de outra, pois ele é uma constante em nossas vidas. Mas, com exercícios regulares, pesquisas apontaram que o stress pode ser reduzido.
Isso porque a prática de exercícios aumenta os níveis de produção de endorfina, também conhecida como sendo o o hormónio da felicidade responsável pela manutenção do bom-humor. Exercícios regulares, de intensidade moderada a intensa (como o boxe, obviamente) podem ajudar a liberar essas endorfinas e, consequentemente, a reduzir a sensação de stress.
Embora qualquer tipo exercício físico seja bom para liberar endorfinas, o boxe é particularmente bom quando o assunto é o combate ao stress. Facto é que, se está a sentir-se frustrado ou reprimido, nada melhor que uma hora na academia dando socos em um saco de pancadas para ajudar a liberar os sentimentos reprimidos e reduzir qualquer tensão presa no organismo.
Exercícios repetidos no quais concentramos a atenção no movimento do corpo e na coordenação entre mãos e pés, permitem que esqueçamos qualquer coisa que esteja fora da academia.
Quando limpamos a nossa mente e concentramos-nos apenas nos movimentos, todas as tensões externas desaparecem.

4. Melhoria da qualidade do sono
Além de menos stress, o treino regular de boxe também ajuda a melhorar a qualidade de sono. Pesquisas apontam que o exercício cardiovascular de alta intensidade tem efeito benéfico na qualidade do sono e na rapidez com que as pessoas adormecem.
Depois de uma sessão pesada no ringue, o corpo fica fisicamente esgotado, precisando de mais horas de sono do que o normal para se recuperar do trabalho feito na academia.
E, como as ações repetitivas de bater em um saco de pancadas ou de lutar com um parceiro podem ajudar a limpar a mente, adormecer pode acabar ficando ainda mais fácil e sem stress, já pensamentos sobre trabalho ou quaisquer outros problemas ficarão em segundo plano.
Resumindo, os pontos positivos ao bem-estar físico e mental proporcionados pelos treinos de boxe são:
- Melhoria da vitalidade cardiovascular;
- Melhoria da força corporal geral;
- Diminuição do stress;
- Melhoria na qualidade do sono.
E então, depois de conhecer todas essas feras do boxe feminino e de ficar por dentro de seus pontos positivos, o que está à espera para começar hoje mesmo uma aula de boxe Lisboa com uma professora particular?
A plataforma que conecta profes particulares e alunos