Gostaria de uma aula de matematica à distância com o seu professor? Sem problemas!

"A Matemática apresenta invenções tão subtis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens." - Descartes

Procura uma aula particular de matemática online: na Superprof, claro!

Na Superprof, tem o auxílio dos nossos professores diretamente online. Para ter acesso aos nossos cursos de matemática à distância, é necessário estar conectado à internet. Porém, o aconselhado é sempre contar com um bom professor por perto: para poder tirar dúvidas, obter materiais escolares, exercicios de matematica ou jogos de matematica específicos, vídeos, imagens etc.

Ter uma boa conexão e uma webcam é algo recomendado!

Caso queria obter aulas de matemática à distância, saiba que os preços das aulas diferem de acordo com a região e o nível do professor.

Mas não se preocupe! Os preços das aulas particulares online variam e podem ser encontrados no nosso site com uma média por aula de 12€/h. Ou se preferir, entre em contato com um professor mais perto de si!

Mas tenha atenção! O primeiro passo para fazer um curso de matemática com um professor à distância é obter o programa Skype, que proporciona uma vídeo conferência (ao vivo) entre si e o professor. Veremos a seguir.

Todas as ferramentas necessárias para um super curso de matemática

Como verificamos anteriormente, a ferramenta Skype não só garante uma comunicação entre aluno e o professor, como também é útil para trocar informações, documentos via mensagem além do serviço de vídeo conferência.

Este ferramenta é um meio de comunicação super fácil e rápido de ser instalado, além do que, pode ser transferido em quase todos os computadores, tablets e smartphones. Para usar o Skype, basta criar uma conta com seu endereço de email e criando uma senha, assim já terá o seu perfil instalado e basta somente atualizar sempre que precisar.

A vantagem do Skype em relação aos outros serviços de comunicação é que ele é 100% gratuito!

Diferentes plataformas tecnológicas
Informações que podem auxiliar na aprendizagem pela web. | Fonte: Unsplash

Ao utilizar este aplicativo, pode fazer chamadas de áudio com o seu professor ou mesmo videochamadas para tirar as suas dúvidas, como por exemplo:

  • aritmética;
  • trigonometria;
  • sistemas lineares;
  • cálculos complexos;
  • logarítmos e exponenciais;
  • probabilidades;
  • primitivo e integral;
  • cálculo da matriz etc...

Não hesite em pedir auxílio ao seu professor em caso de dúvidas de um conteúdo específico ou sobre uma revisão aritimética!

Também pode fazer os seus exercícios de matemática e enviá-los via scanner em formato jpeg ou até melhor, em pdf, pois é bem mais fácil partilhar arquivos pelo Skype com o seu professor.

Conhecendo o funcionamento do Skype: se usa um software como o Word ou específico um curso de matematica online como GeoGebra, pode ser interessante partilhar o seu ecrã com o seu professor para que o seu progresso evolua, ajudar na sua reflexão e para que faça correcções, se necessário e ao vivo!

Observe que a versão mais recente da extensão do Skype está disponível pelo navegador Google Chrome. Pode transferir e adicionar o Skype às suas ferramentas favoritas (email, navegador etc.)

E quanto ao WhatsApp?

Esta aplicação, muito popular para conversar com os seus amigos e trocar fotos / vídeos também pode ser ótima para conversar com o seu professor numa aula de matemática online.

Disponível no Mac ou no PC, o WhatsApp também permite que troque arquivos de graça com o seu professor, mesmo que seja noutro país. As chamadas de voz e vídeo do WhatsApp usam a conexão da internet do seu telefone ou wi-fi, então assegure-se de ter um plano com uma quantidade suficiente de dados.

A outra solução é conectar-se via wi-fi, neste caso a conexão é completamente gratuita! Fique atento, especialmente se trocar arquivos "pesados" via WhatsApp!

Softwares que auxiliam no aprendizado

Hoje em dia, existem muitos sites de lições de matemática online. Então, para variar os programas de revisão, vamos conhecer esses programas pensados inteiramente para o aprendizado:

GeoGebra

É um software de matemática dinâmica, o GeoGebra reúne geometria, álgebra e cálculo.

Possibilita desenvolver e modificar construções que compreendam pontos, vetores, segmentos, linhas retas, cônicas e até mesmo curvas de função representativas. Pode funcionar com variáveis numéricas ou vetoriais, bem como com pontos, encontrar derivados e integrais de funções e propor comandos como raiz quadrada, entre outros.

Explicações e aulas online
Como usufruir da internet para um melhor aproveitamento dos seus estudos. | Fonte: Unsplash

Tornou-se o principal fornecedor de software de matemática dinâmica, englobando ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O software de código aberto é facilmente utilizável pelos utilizadores não comerciais (que não sejam empresas).

O GeoGebra é uma calculadora gráfica real para estudar funções, geometria, álgebra, cálculo diferencial, estatísticas e visualizações 3D!

Este software está disponível para computadores (compatível com Windows, Mac e Linux), para tablets (Windows Store, App Store e Google Play) e também com Apps para smartphones (somente no Google Play).

Uma das vantagens do GeoGebra é ter um recurso chamado Geogebra Groups para criar um espaço de trabalho colaborativo. Então, pode começar um exercício, lição de casa matemática e, em seguida, convidar seu professor particular para se juntar ao seu grupo com um simples código. Pode partilhar os seus textos, imagens, vídeos, pdfs e outras atividades do GeoGebra e até mesmo conversar com todos os membros do grupo. Para compreender um cálculo literal, uma resolução de uma equação diferencial ou um cálculo de matriz complicado! Super útil para a dar aula particular de matemática online!

Também pode encontrar muitos tutoriais para dominar esta poderosa ferramenta de lições de matemática online em diversos canais do YouTube.

Solumaths

Este site oferece várias ferramentas gratuitas para fazer matemática online:

  • Software de exercícios de matemática online,
  • Software de cálculo online, incluindo computação numérica, mas também cálculo formal (literal),
  • Software de desenho de linha online (funções, curvas, curvas de parâmetros, curvas polares, ...)
  • Uma seleção de jogos de matematica online (e se é possível se divertir com um triângulo e uma esfera

Solumaths oferece exercícios de matemática online para a faculdade, ensino preparatório (segundo e terceiro ciclos) e final para todas as séries do Ensino Secundário.

Mathematics

É um software livre, uma multiplataforma que pode ser transferida em Windows, Mac OS e Linux e ajuda com o desenvolvimento e a execução de algoritmos, tendo como base a concepção de um programa para aprimorar a aprendizagem da matemática no Ensino preparatório. Infelizmente, a sua versão é em inglês, mas podemos obter diversas funcionalidades: desde ferramentas mesmo úteis para o dia-dia, até a construção de gráficos e tabelas.

O programa é constituído a partir de um algoritmo que foi projectado para ser fácil de entender e de usar, proporcionando ao utilizador, uma fácil compreensão.

Pode desenhar gráficos, úteis para representar funções afins ou parábolas representativas de funções de segundo grau, além de ser um excelente editor de equações, estatísticas e álgebra.

Cursos de matemática no YouTube

O YouTube é um site de diversos vídeos e canais que oferece não só entretenimento, como também conhecimento. Para navegar no YouTube, sugerimos um bom navegador, assim como uma boa conexão de internet. Além de proporcionar cultura, pode-se aprender bastante com essa página.

Caso o seu interesse seja abrir os horizontes quando se fala de aprender matemática, ou seja, para não ficar somente nos livros didáticos, experimente esta nova ferramenta de aprendizagem que faz com que a sua aula seja mais interativa. O YouTube oferece muitos cursos de matemática e exercícios com aulas online na sua cadeia de cursos de matemática completos.

As explicações podem ajudar
Por que não pedir auxílio nos estudos? | Fonte: Unsplash

Os vídeos são bem feitos e seguem o padrão de uma boa e completa aula de matemática com exercícios e exemplos coerentes e formas dinâmicas.

São propostos diferentes temas, tais como:

  • aulas sobre funções básicas: adição, subtração, divisão e multiplicação;
  • radiciação;
  • produtos notáveis;
  • mdc e mmc;
  • frações algébricas;
  • equações de primeiro e segundo graus;
  • conjuntos numéricos.

Se quiser saber mais sobre o tutorial de matemática na web: encontre aulas de matemática online connosco: no site Superprof.pt ou compare as melhores organizações oferecendo tutoria em matemática, do ensino preparatório até cursos preparatórios (de matemática) para concursos ou exame nacional matematica.

Dificuldades encontradas numa aula de matemática online

Mesmo que estas ferramentas digitais possam ser uma boa maneira de trabalhar a matemática, nada como uma aula com um professor de matemática competente ou um pedagogo, que poderá seguir o seu desempenho de perto, esclarecer as suas dificuldades em matemática e questões e solucionar os pontos do curso que ficaram incompreendidos.

A formula de Einstein e a teoria da relatividade
Para um melhor rendimento, é sempre bom ter um professor por perto! | Fonte: Unsplash

Lembre-se que a tutoria baseada em casa, com um professor acompanhando de perto, permite o desenvolvimento de 5 benefícios principais:

  1. Uma presença física reconfortante para o aluno;
  2. Uma possibilidade de explicação mais fácil e rápida quando se fala ao vivo;
  3. Maior concentração para o professor e para o aluno;
  4. O aluno sente-se mais motivado, o seu interesse pela disciplina é levado em consideração;
  5. À distância, pela webcam, a aula de matemática sempre será menos proativa que um curso presencial.

O tempo que leva em enviar os arquivos, abre e os partilha no seu ecrã, para não mencionar as desconexões e as quedas da rede sempre possíveis, pode realmente fazer com que perca o fio de raciocínio, até mesmo o arquivo poderá ser excluído dependendo da sua conexão, fazendo com que o aluno perca a sua reflexão e a sua concentração e até mesmo o seu tempo.

No entanto, para prevenir, o melhor a fazer é procurar uma aula de matemática online para evitar mais dúvidas que influenciem a aprendizagem e assim para não e ver as suas notas diminuírem!

Precisa de um professor de Matemática ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.