A pintura é poesia muda; a poesia, pintura cega.
Leonardo da Vinci
Manet, Van Gogh, Kandinsky, Cézanne, Rembrandt, Munch, Courbet, reconhece todos estes nomes que nos fazem sonhar?
Deseja torna-se num verdadeiro artista da pintura? Saiba que se trata de um longo caminho pavimentado com exposições, oficinas de pintura e trabalho (muito trabalho!) para melhorar a sua técnica e desenvolver o seu estilo pessoal. Mas com esforço e dedicação poderá lá chegar.
Para isso, é de máxima importância que todos os aspirantes a pintores estejam acompanhados do melhor material de pintura e desenho possível, bem como do professor mais indicado ao seu perfil como estudante para aprender a pintar, para expressar a sua arte e desenvolver a sua manifestação artística pessoal.

Pintura em seda, pintura em vidro, pintura sobre tela, pintura em aquarela, ou pintura em madeira, cada artista tem o seu próprio estilo e o material para pintura de eleição adequado às suas preferências.
As opções de material de pintura em tela que poderá utilizar são inúmeras, desde a tela, a material de desenho, a paleta de pintura, a espátula, ao spray de fixação, ao estojo de pincéis, à prancheta, etc. E deverá escolhê-los de acordo com os seus objetivos de aprendizagem e o que quer pintar!
Para o ajudar, compilamos algumas informações que deve ter em consideração quando for escolher o seu material básico e tiver que decidir entre comprar tinta a óleo ou guache. Continue e ler o nosso guia para se transformar em um pintor iniciante de sucesso, melhorando visivelmente de aula para aula!
Aulas de pintura: escolha a tinta adaptada ao estilo que quer aprender
O mundo da arte plástica é bastante versátil e, por isso, poderá experimentar vários estilos de pintura distintos, como a tinta acrílica, a tinta a óleo, a aquarela, o guache, entre outros, antes de decidir enveredar por uma modalidade específica e se dedicar a desenvolver as suas capacidades artísticas nessa área apenas.

No entanto, não se deixe desanimar pela complexidade de cada vertente artística, o seu sonho está mais perto de ser realizado do que imagina. Para o atingir ainda mais rápido, tem de praticar as técnicas de cada material a utilizar, e é aqui que as coisas ficam complicadas e levam muitos pintores aprendizes a ponderar desistir depois das primeiras aulas.
A escolha do material ideal a utilizar no curso pintura vai depender das suas preferências, e o mais adequado para o seu trabalho artístico, consoante o seu gosto pessoal e o estilo que pretende dar aos seus trabalhos.
Aquarela
Este tipo de pintura é frequentemente utilizado por novos pintores por ser uma tinta de fácil transporte e não requerer muitos acessórios para dar vida a belas imagens. Com apenas um pincel e um pequeno recipiente com água, é possível usar este tipo de tinta em qualquer lugar, até mesmo no meio da rua, devido à sua enorme praticabilidade.
A tinta para aquarela (ou aguarela) é feita a partir de pigmentos finos moídos e deve ser usada em papel especial, capaz de absorver a água sem enrugar ou deformar. Este tipo de papel é facilmente encontrado à venda em blocos de folhas de variados tamanhos em qualquer papelaria ou em lojas especializadas na venda de materiais artísticos. Como estes blocos são usualmente encadernados, acabam por ter uma excelente forma para serem levados para todo lado sem sofrerem grandes danos durante o transporte.
A aquarela é uma das várias tintas disponíveis para pintar. A sua particularidade característica é a possibilidade de ser misturada com água, dando ao artista a possibilidade de a manipular facilmente de acordo com o efeito que pretende dar à sua criação.
A tinta pode ser encontrada em forma de pequenos tubos ou cubos armazenados em caixas especiais de pequenas dimensões, também utilizadas como paleta para misturar os pigmentos com a água de forma a atingir a tonalidade cromática necessária.
Já pensou em fazer um curso de pintura online? Veja todas as ofertas de professores e tipologias de aula na Superprof e dê início à sua aprendizagem!
Guache
O guache é uma tinta composta de pigmentos misturados com água gomada. Este tipo de material é muito utilizado nas escolas e é a tinta mais fácil de ser manuseada, porque basta diluí-la um pouco em água e pintar em qualquer tipo de papel.

A sua aparência é muito mais opaca do que a tinta de aquarela, já que é mais espessa e precisa de menos água para ser utilizada.
O seu preço é relativamente baixo devido à sua composição e à grande quantidade em que é produzida, já que é adotada por todas as escolas como material de pintura para crianças nas suas aulas de educação visual e tecnológica em Portugal.
Conheça também as diferentes técnicas de pintura que deve saber para se tornar num pintor de sucesso do século XXI.
Acrílica
Esta tinta é uma mistura de pigmentos com um aglutinante de resina acrílica e água. Graças à água, a tinta acrílica pode ser lavada facilmente se cair na sua roupa. No entanto, este procedimento precisa de ser feito antes dela secar. Uma vez seca, ela adere ao tecido, sendo muito difícil tirar por se tratar de uma tinta que seca muito rápido.
Esta característica faz com que seja uma das tintas favoritas dos pintores mais impacientes que não querem passar dias à espera que um trabalho seque para finalizá-lo. Pelo mesmo motivo, é necessário agir rapidamente no que diz respeito à mistura das cores e à construção de camadas na sua obra.
Esta tinta é normalmente encontrada em tubos e existem muitas marcas com preços acessíveis.

Aprenda tudo o que precisa de saber para pintar com um cursos de pintura Porto!
Óleo
Tal como o nome indica, esta é uma tinta com base de óleo e pigmentos cromáticos, o que a torna muito popular entre os artistas mais experientes e que gostam de trabalhar durante muito tempo no mesmo projeto de pintura, à procura de atingir a perfeição.
Geralmente, são necessárias três camadas para que a pintura final fique com uma aparência organizada e os seus traços intencionais. A primeira camada é aplicada para traçar os contornos com os pigmentos misturados com óleo de terebentina, enquanto que as camadas seguintes são aplicadas com tintas que possuem cada vez mais e mais óleo, tornando-se mais espessas e com uma tonalidade cromática mais forte. A camada anterior deve secar durante várias horas antes da seguinte ser aplicada, para garantir que não se misturam.
Pintar em várias camadas tem o benefício de facilitar a correção de alguns erros que possam ter sido cometidos durante o processo de composição da sua pintura.
No entanto, tenha cuidado para ventilar suficientemente o seu espaço de trabalho, porque a tinta a óleo é bastante tóxica quando inalada durante muito tempo seguido.
Faça um curso pintura Lisboa artística com os melhores professores da nossa plataforma!
Equipe-se de pincéis para o seu atelier de pintura
Os pincéis são a ferramenta essencial na prática da pintura. Mesmo que alguns artistas pintem com os dedos ou outros utensílios menos convencionais, o mais comum é que eles façam uso de um ou vários tipos pincéis distintos para realizar os seus trabalhos e obras artísticas.
Se ainda não tem experiência neste no assunto, porque acabou de chegar a este mundo mágico da pintura, então saiba que existe uma enorme variedade de formas, materiais e tamanhos de pincéis que poderá utilizar para dar início ao seu percurso artístico!
Que tal recorrer aos cursos de pintura online para conseguir aprender todas as técnicas necessárias inerentes a um bom pintor e evoluir como artista plástico?
O cabo do pincel
Primeiro tem de escolher o cabo do seu pincel, uma vez que este tem influência direta no tipo de tinta que irá utilizar para pintar.
Enquanto que os pincéis de cabo curto são eleitos por aqueles que usam aquarela, os de cabo comprido são os preferidos dos pintores que trabalham com telas. De facto, quanto mais longo o cabo, mais distância para analisar será dada ao pintor durante o seu trabalho de pintura. Por outro lado, o cabo curto permite ao artista ter uma precisão maior enquanto atribui detalhes ao seu quadro.
O pincel é uma extensão do seu braço, por isso deve ter a melhor ferramenta possível ao seu dispor!
No que diz respeito ao material do cabo dos pincéis, também terá várias escolhas à sua disposição, tais como a madeira, o acrílico, o plástico, entre outros. Escolha aquele com o qual se sente confortável e o que se adapte melhor ao tipo de traço que quer alcançar.
As cerdas do pincel
As cerdas do pincel podem ser de diferentes tipos, entre os quais:
pelo natural extrafino
pelo fino natural de orelha de boi
de cabra
de porco
de pónei
Existe também uma enorme variedade de pelos sintéticos que poderá utilizar como alternativa ao pelo animal. Mais uma vez, a escolha do tipo de material para as cerdas dos seus pincéis deverá ser baseada no tipo de uso que lhes irá dar, bem como a sua sensação de conforto quando os utiliza.

A ponta do pincel
Existem vários tipos de pincéis que deverá comprar para conseguir ter um traço específico e adequado à sua visão artística. As cabeças dos pincéis possuem formas variadas para que consiga obter o efeito desejado, entre as quais a ponta redonda, a ponta plana, o ventilador, a escova, entre muitas outras opções que poderá utilizar para os seus quadros.
Escolher tipos de pontas diferentes para o seu estojo permite a utilização de cada um deles dependendo do que deseja obter para a sua criação: linhas finas para formar detalhes, pintar uma grande superfície e até pincéis mais ou mais densos de acordo com o efeito que deseja obter.
Como escolher o melhor pincel?
Se for a uma loja de arte comprar o seu material de pintura e desenho, peça ao vendedor o seu conselho, já que esta pessoa é alguém que conhece todo o material disponível e o poderá aconselhar quanto ao que escolher, guiando-o na sua escolha, e tendo em consideração o que pretende produzir.
Naturalmente, dependendo do tipo de tinta que usar, também terá a necessidade de optar por pincéis distintos. Por exemplo, recomenda-se pincéis de pelos de orelha de boi para a pintura em aquarela, enquanto que os pincéis de seda são os mais recomendados para a pintura a óleo.
Evite pincéis de baixo custo, porque estes normalmente são destinados para o uso recreativo das crianças, tendo pouca durabilidade.
Adicionalmente, deverá ter em consideração que os pincéis de pelos sintéticos caem muito e desgastam-se rapidamente, perdendo a sua eficácia e densidade, principalmente se forem utilizados regularmente.
Que tal inscrever-se num curso de pintura em tela?
Que tipo de suporte usar para os seus trabalhos nas aulas de pintura?
Muitos pintores usam uma tela como base para os seus trabalhos. As telas proporcionam uma ampla superfície para abrigar a sua pintura e são fortes o suficiente para serem expostas e transportadas frequentemente.
No entanto, poderá encontrar vários outros tipos de suporte que poderá utilizar de acordo com a sua visão. O que não falta são opções!
Tela de linho
Algumas telas são feitas de linho, um material bastante adequado para qualquer estilo por ser resistente e absorvente. No entanto, este tipo de tela é normalmente o mais caro de todos, precisamente por esse motivo.
Tela de poliéster
O tipo de tela mais utilizada pelos artistas com mais experiência é a de poliéster. O seu preço é razoável e a sua qualidade é adequada para o valor que custa. O tecido não relaxa facilmente, ao contrário dos tecidos baratos de algodão, podendo ser saturado de tinta sem enrugar ou perder a sua forma.
Tela de algodão
Por falar em telas de algodão, estas são as mais baratas, mas a sua qualidade geralmente deixa muito a desejar. A superfície deste material deteriora-se bastante com o tempo e com as diferentes mudanças de temperatura. Estas propriedades não são favoráveis quando o artista ou professor de pintura tem intenções de expor os seus trabalhos em ambientes com características variadas.
Papel
Se o seu interesse está voltado para a aquarela, então a melhor escolha é o papel. Neste caso, será necessário observar o tipo de espessura e o grão do mesmo para que não perca a sua forma enquanto vai adicionando água aos seus pigmentos. A boa notícia é que existe à venda papel específico para pintar com aquarela.
Outros
Para aqueles artistas que gostam de experimentar, o céu é o limite no que toca ao suporte das suas criações. Se este é o seu caso, que tal desenvolver testes de tintas sobre madeira, porcelana, vidro ou até mesmo em tecido? Deixe a sua imaginação fluir e vá experimentando dentro e fora das suas aulas de pintura!
Descubra mais sobre como é ter aulas particulares de pintura na Superprof.
Outros acessórios úteis para pintar bem no seu atelier de pintura
Para pintar retratos, paisagens ou qualquer outro tema do seu interesse, também pode utilizar outras ferramentas para facilitar o seu processo de criação.
Cavalete
Os pintores que escolherem usar telas ficam mais à vontade quando têm um suporte para trabalhar nos tecidos sobre os chassis. Os cavaletes são suportes essenciais para estes pintores, porque proporcionam uma base estável para segurar telas durante a criação artística.
O cavalete é essencial para quem trabalha com telas, de forma a garantir que esta permaneça imóvel e estável enquanto pinta.
Existem vários tipos de cavaletes, e cada um deles é adequado a diferentes estilos, técnicas e preferências artísticas:
- Cavalete de estúdio: o maior e mais robusto, usado por pintores que trabalham em telas grandes. Possui estrutura sólida, muitas vezes de madeira, e pode ser ajustável em altura e inclinação. É ideal para estúdios fixos devido ao seu tamanho e peso;
- Cavalete francês: mais leve e portátil, utilizado por artistas que preferem pintar ao ar livre. É normalmente dobrável e fácil de transportar, e muitas vezes vem com uma caixa de armazenamento embutida para pincéis e tintas;
- Cavalete de mesa: pequeno e compacto, perfeito para trabalhos menores e para ser utilizado em superfícies planas, como mesas. É portátil e ajustável, o que o torna indicado para artistas que trabalham em ambientes mais confinados ou para técnicas de detalhe fino;
- Cavalete em "H": tal como o nome indica, tem formato de "H", o que o torna muito estável e resistente. É adequado para grandes telas e oferece bastante suporte e pode ser ajustado vertical e horizontalmente;
- Cavalete em tripé: tem forma de "A", com três pernas, sendo mais leve e mais fácil de mover. É mais adequado para telas de tamanho médio a pequeno e dos mais utilizados devido à sua simplicidade e praticidade.
Paleta
Nem sempre pensamos nisso, mas a paleta é muito prática para qualquer pintor utilizar nas suas aulas de pintura. É ela que permite misturar e organizar tintas durante o processo criativo. Existem paletas em diferentes formas, tamanhos e materiais, cada uma com características específicas para corresponder às necessidades e preferências de cada pintor.

As paletas tradicionais são geralmente de madeira e possuem um formato oval com um buraco para o polegar, permitindo que o artista as segure confortavelmente enquanto pinta. Esse tipo de paleta é bastante popular em pinturas a óleo e acrílico. No entanto, existem paletas de outros materiais, como vidro, plástico, cerâmica ou até papel descartável, cada uma com vantagens próprias. As paletas de vidro, por exemplo, são fáceis de limpar e muito duráveis, enquanto as de plástico são mais leves e acessíveis.
As paletas de papel descartável são práticas para artistas que desejam uma solução rápida e sem a necessidade de limpeza, ideais para quem não gosta de sobrepor várias camadas de tinta nas suas misturas. No que diz respeito ao formato, além das paletas ovais, também existem paletas retangulares e planas, que são usadas nas mesas de estúdio. Estes modelos costumam ainda ter compartimentos para tintas, facilitando a organização e a separação das cores.
A escolha da paleta também depende do tipo de tinta que vai utilizar. Para tintas a óleo, a madeira tratada ou o vidro são ideais, porque não absorvem a tinta e podem ser limpos com solventes. Já para acrílico, as paletas de plástico ou cerâmica são mais comuns, porque evitam que a tinta seque muito rapidamente. Além disso, para aquarela, é aconselhado o uso de paletas com compartimentos para manter a água e controlar a mistura das cores.
Uma mala de artista
Quando tem equipamentos e vários materiais de pintura artística distintos associados à sua arte, deve guardá-los e transportá-los de uma maneira adequada, especialmente porque cada pincel pode durar muitos anos se for bem cuidado.
Uma pequena mala onde transporta o seu kit de pintura em tela para iniciantes pode desempenhar este papel de proteção, permitindo-lhe um transporte fácil de tudo o que precisa para pintar.
Se a vertente artística da pintura sempre o seduziu, que tal ter aulas com um dos nossos professores e aprender mais sobre esta matéria? Inscreva-se na nossa plataforma e tente pintar o seu próprio quadro! E se ainda tem muitas dúvidas, aproveite para ler abaixo as perguntas mais frequentes dos nossos alunos para saber tudo o que precisa para começar.